• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como você adquiriu o hábito da leitura?

Minha mãe é professora de português, formada em letras então sempre leu muito e sempre cultivou o costume. Desde antes de entender o que letras juntas faziam, eu tentava ler. Aí fui lendo aos poucos quando aprendi a ler, vários livrinhos, e daí pra frente nunca parei. Comecei, no entanto, a ler mais mesmo quando li O Xangô de Bakersville, do Jô Soares, com uns 11 ou 12 anos. Aí ferrou.
 
E eu tenho só duas amigas que gostam mesmo de ler, só que começaram depois de mim... Uma delas leu toda a obra "O tempo e o vento" de Érico Veríssimo em três dias.

Para mim foi pela descoberta mesmo... Fui apresentado a coleção vaga lume no colégio, passei para Sheldon e depois começei a ler os clássicos :roll:

Eu comecei a gostar de ler na escola. A professora deu um trabalho sobre literatura brasileira e aí fui ler "Olhai os lírios do campo" de Érico veríssimo. Eu que até então tinha preguiça de ler adorei e acabei lendo quase todos os livros desse autor que acabou se tornando o meu autor preferido. O que mais gostei foi a trilogia "O tempo e o vento".
"Harry Potter" também me ajudou a gostar de ler, principalmente a ter paciência com livros muito grandes.
 
Eu comecei com revista em quadrinhos. Homem-aranha. Depois não parei mais.

De fato.

Comecei a ler com revistinhas do Homem Aranha que comprava nas bancas logo que aprendi a ler.

Dpois fui passando a pegar uns livros na escola e descobri os livros de fantasia. De meus 11 aos 13 anos era umd evorador assiduo de Tolkien e lendas arturianas que colecionava.

Nunca me estimularam realmente, mas também nunca me censuraram, o que é o maior estimulo para alguém que esta desenvolvendo o hábito da leitura, ao meu ver.
 
Eu comecei a gostar de leitura bastante cedo...
Acho que uma maneira de me "refugiar" por pouco tempo que fosse, do nosso mundo real.
É uma maneira de nos podemos imaginar que podemos ser herois ou viloes, coisa que nenhuma TV pode.
Neste momento vejo bastante Tv, mas prefiro um bom livro.
*yams*
 
Eu comecei a ler por um motivo realmente idiota. Achava os nomes dos escritores muito legais! Tinha uns 10 anos... E vi um nome assim: Nietzsche. "Pô, que nome legal, esse cara deve ser bom". Daí me quebrei pra entender qualquer coisa dali...

Daí, tive a sorte de ter um avó leitor, com uma boa biblioteca e que sempre me incentivou muito. Daí pro curso de História foi um pulo, e de criar hábito de ler, idem.
 
Eu sempre gostei de ler revistinhas, porque tinham figuras. Os livros eu achava legal, mas como eu era apaixonada por gravuras preferia ler algo que eu pudesse - também - ver.

Foi quando eu estava na 4º série que eu comecei a me interessar por esses livros juvenis. Daí não parei mais de ler. Mas como livros não são baratos, não leio muitos. O ideal seria eu ir a biblíoteca. Acho que vou dar um jeito...
 
Criei o hábito de ler por volta da Terceira série(+/- 9 anos) ,mas antes já gostava muito da hora do conto.Lembro que a Blibliotecaria sempre que me via perguntava : já estas aqui denovo guria.
Também comecei como a maioria(suponho) com a coleção vagalume e gibis.Já li clássicos ,mas tenho preferencia por livros de fantasia,que considero um lazer.
 
Por causa de uma tia minha, professora de português e literatura. Ela foi muito esperta. :yep:

Quando eu tinha oito, nove anos, ela sempre me comprava gibis. Com dez, ela me dava de presente aqueles livrinhos de detevive em que o leitor é questionado sobre o que aconteceu, o que vai acontecer, etc. Com onze anos, ela me deu de presente Um estudo em vermelho, o primeiro das aventuras de Sherlock Holmes. Ainda nessa época, ela me deu Harry Potter e a Pedra Filosofal, e aí eu nunca mais parei de ler. Isso sem falar que foi ela que indicou O Senhor dos Anéis como opção pro cinema, e também foi ela que me deu o livro da Sociedade do Anel, pouco tempo depois.

Se eu leio alguma coisa, é tudo por culpa dela. Brigadão, tia! :abraco:

^^
 
Bem, desde de pequena eu costumava ler gibis ou tbm aqueles livrinhos bem fininhos...
Minha madrinha sempre, sempre mesmo, me dava livros de presente (Dia de criança, aniversário, natal, e até mesmo quando ela encontrava um livro que era a minha cara!)...
Ai, depois veio meu cunhado um nerd-mor sempre compra livros e me impresta *EEE!!!* Ele me emprestou O Guia Mochileiro das Galáxias, As Cronicas de Narnia (que estou lendo no momento), Peter Pan...
Em Breve, Guerra dos Mundos e Eragon...
Amo ter meu cunhado nerd perto de mim ;)
Bem, ai começou a minha obssesão por livros... Comprava mil livros e invés de comprar maquiagem esse coisas que uma garota de 13 anos precisa... Eu tenho uma biblioteca aqui em casa, empresto livros pras minhas amigas... Mais elas não leêm o mesmo quanto eu.. Pena pq ler é demais... Eu até estou me distanciando do PC pra me entregar mais aos livros... Eles são bons amigos além de q eu esqueço meus problemas com eles...
^^
 
Meu pai sempre leu muito. Era socio do circulo do livro, então sempre que comprava um livro para ele, comprava um para as filhas. Ganhei meu primeiro livro logo depois que andei. Um dicionário com imagens gigantes e palavras idem. Acho que o fato de ver todo mundo a minha volta lendo, manipulando livros, jornais e afins fez nascer um desejo de ler também. Nunca esqueço que aprendi a ler antes dos 6 anos porque minha irma tinha um livro que eu queria ler sozinha :D.
A partir dai virou vicio e se eu nao estiver lendo algo tenho crises de abstinencia...
 
Quando eu tinha 10 anos de idade sofri um acidente sério que me deixou dois meses internada no hospital e mais dois meses de cama em casa.

No início eu me entediava horrores porque não tinha nada para eu fazer o dia inteiro além de ver televisão (que na época só tinha uns poucos canais) e olhar para o teto. Um dia minha avó apareceu no hospital com vários livros debaixo do braço e como eu não podia segurar os livros e ler porque o acidente tinha machucado minhas mãos e meus olhos ela começou a ler em voz alta para mim. Aos poucos eu fui melhorando e quando tive alta e fui terminar a recuperação em casa já estava lendo sozinha. O único problema é que eu comecei a ler em uma velocidade absurda e como ficava lendo o dia todo os livros acabavam muito rápido.

Eu já tinha falado sobre isso aqui. Desculpem o post repetido, mas como foi a mesma situação achei mais fácil copiar e colar.
 
Hum ... deixa eu lembrar ...


...

já sei !!!
de primeira odiava livros ... acha sem graça só aquele monte de letras sem desenhos nem nada ... uma perca de tempo ...
mais um dia ... a minha vida mudou :yep: ... conheci um livro muito legal pelo qual me apaixonei de primeira ... foi só ver o titulo e me interessei ...
è o livro "Lagrimas da Lua" ... pra quem demorava 3 meses p/ ler um livro (quando lia!) ... eu me superei acabei de ler o livro em 5 dias !!!!

Ai depois nao consegui mais parar de ler (principalmente no onibus) ...
até comecei a trabalhar numa biblioteca! :jive: :uhu:



**************************************
*** Deuses são como sonhos se nao acreditamos neles deixam de existir***
 
Eu ouvi Blind Guardian, então procurei saber do cara que fazia as capas dos álbuns, aí numa entrevista ele disse que teve de ler O Senhor dos Anéis para fazer a capa de um dos álbuns, pois era uma obra de muita influência na banda... aí meu primo tinha e eu peguei emprestado, no dia que ele me emprestou ele me disse que estavam fazendo o filme e me mostrou um trailer que ele pego na internet... desde então foi que foi... opsaokpsakopasokpsa... :joy:
 
minha mae sempre leu para eu dormir.... e quando fiz 8 para 9 anos passei a ter MUITOS pesadelos ai comecei a ler para me manter acordado.
 
Não lembro
Minha mãe disse que um dia ela falou pra mim brincando que mal podia esperar eu aprender a ler pra ela não ter mais que me contar historinha e eu falei pra ela me ensinar...
Eu tinha quatro anos... E desde então meus pais sempre apoiaram que eu lesse =D
O que quer que seja
 
Comecei com os gibis, ai eu ganhei ums livrinhos infantis e vi que gostava daquilo.Depois eu descobri a biblioteca e não parei mais...
 
Minha vida em evolução hehehe
Ler/escrever aos 4 anos + ou -
Gibi aos 5 anos
Livros infantis 6 anos
Vaga lume 9 anos
Paulo coelho e clássicos brasileiros 16 anos
Literatura estrangeira 18 anos em diante

sempre fui meio preguiçoso hehehe

ainda gosto de Gibi heheh
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo