• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

como se fala

eu sei que "c" tem sempre som de "k" e "g" tem sempre som de "gu" na frente de "e" e de "i" .
Agora quanto a sílaba tonica eu não sei...
 
A sílaba tônica é determinada de maneira bastante simples. Nas palavras de duas sílabas, é a primeira. Três ou mais, é a antepenúltima quando a última não tiver vogal longa, ditongo ou vogal seguida de duas ou mais consoantes. Mas se a penúltima tiver vogal longa, ditongo ou vogal seguida de grupo consonantal, ela é a tônica. (resumido da UFdJRR Tokien nº 2)

segundo Thorin: Nada como procurar quando se quer achar alguma coisa
que Elfo o que! sou Anão
<= quem diria que o Gimli gostaria dele!
 
Sem querer ser muito chata, acho que dá até para deixar um pouquinho mais claro

As palavras em Quenya nunca são oxítonas. Única excessão conhecida: Avá [interjeição não! ]. Logo, palavras como Aman, Arwen, Haldir, etc, etc, etc... são todas paroxítonas

Nas palavras com três sílabas ou mais, elas serão proparoxítonas a não ser que:
1. Haja um ditongo na segunda sílaba. Da direita para a esquerda. Como em "Valarauco" [Quenya de Balrog]
2. Uma vogal longa (á; é; í; ó; ú) na segunda sílaba. Como "palanTÍri"
3. Um encontro consonantal. Como em "paLANtír"


Tipo, Glóin, só acho que assim fica mais fácil de entender.


Ok, ok, eu realmente não sei a separação de sílabas por causa do radical. Sem crise. ;)

:: A Única Elfa Dinha em Arda ::
 
Galadriel, ficou igual só que diferente, entendeu?

segundo Thorin: Nada como procurar quando se quer achar alguma coisa
que Elfo o que! sou Anão
<= o Gimli lutando!!!
 
quote:
Sem querer ser muito chata, acho que dá até para deixar um pouquinho mais claro

As palavras em Quenya nunca são oxítonas. Única excessão conhecida: Avá [interjeição não! ]. Logo, palavras como Aman, Arwen, Haldir, etc, etc, etc... são todas paroxítonas

Nas palavras com três sílabas ou mais, elas serão proparoxítonas a não ser que:
1. Haja um ditongo na segunda sílaba. Da direita para a esquerda. Como em "Valarauco" [Quenya de Balrog]
2. Uma vogal longa (á; é; í; ó; ú) na segunda sílaba. Como "palanTÍri"
3. Um encontro consonantal. Como em "paLANtír"


Tipo, Glóin, só acho que assim fica mais fácil de entender.


Ok, ok, eu realmente não sei a separação de sílabas por causa do radical. Sem crise. ;)

:: A Única Elfa Dinha em Arda ::


ok, valewwwww

Eu faço Parte do Clube dos Solitários da Valinor

Um Anel para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Um Anel para a todos governar, Um anel para encontrá-los
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
 
Gente eu nunca me dou mto bem com essas coisas de línguas! Sempre odiei português na escola e nem me liguei nas explicações! Agora me ferro todo para aprender o Quenya!

One Ring to Rule Them All...
One Ring To Find Them...
One Ring To Bring Them All...
And In The Darknes Bind Them
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo