1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

como se fala

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Dagorlad, 17 Jan 2002.

1. Dagorlad

Dagorlad Usuário

celeborn se fala seleborn ou keleborn. existe alguma regra para os noms? tipo silaba tonica e tal?

2. Erdemië

Erdemië Usuário

eu sei que "c" tem sempre som de "k" e "g" tem sempre som de "gu" na frente de "e" e de "i" .
    Agora quanto a sílaba tonica eu não sei...

3. Gloin moicano

Gloin moicano Usuário

A sílaba tônica é determinada de maneira bastante simples. Nas palavras de duas sílabas, é a primeira. Três ou mais, é a antepenúltima quando a última não tiver vogal longa, ditongo ou vogal seguida de duas ou mais consoantes. Mas se a penúltima tiver vogal longa, ditongo ou vogal seguida de grupo consonantal, ela é a tônica. (resumido da UFdJRR Tokien nº 2)

segundo Thorin: Nada como procurar quando se quer achar alguma coisa
    que Elfo o que! sou Anão
    <= quem diria que o Gimli gostaria dele!

4. Endorel

Endorel lerodnE

aham é isso q o legolas falow

Endorel,

5. Galadriel

Galadriel Meditando

Sem querer ser muito chata, acho que dá até para deixar um pouquinho mais claro

As palavras em Quenya nunca são oxítonas. Única excessão conhecida: Avá [interjeição não! ]. Logo, palavras como Aman, Arwen, Haldir, etc, etc, etc... são todas paroxítonas

Nas palavras com três sílabas ou mais, elas serão proparoxítonas a não ser que:
    1. Haja um ditongo na segunda sílaba. Da direita para a esquerda. Como em "Valarauco" [Quenya de Balrog]
    2. Uma vogal longa (á; é; í; ó; ú) na segunda sílaba. Como "palanTÍri"
    3. Um encontro consonantal. Como em "paLANtír"

Tipo, Glóin, só acho que assim fica mais fácil de entender.

Ok, ok, eu realmente não sei a separação de sílabas por causa do radical. Sem crise. ;)

:: A Única Elfa Dinha em Arda ::

6. Gloin moicano

Gloin moicano Usuário

Galadriel, ficou igual só que diferente, entendeu?

segundo Thorin: Nada como procurar quando se quer achar alguma coisa
    que Elfo o que! sou Anão
    <= o Gimli lutando!!!

7. quote:
    Sem querer ser muito chata, acho que dá até para deixar um pouquinho mais claro

As palavras em Quenya nunca são oxítonas. Única excessão conhecida: Avá [interjeição não! ]. Logo, palavras como Aman, Arwen, Haldir, etc, etc, etc... são todas paroxítonas

Nas palavras com três sílabas ou mais, elas serão proparoxítonas a não ser que:
    1. Haja um ditongo na segunda sílaba. Da direita para a esquerda. Como em "Valarauco" [Quenya de Balrog]
    2. Uma vogal longa (á; é; í; ó; ú) na segunda sílaba. Como "palanTÍri"
    3. Um encontro consonantal. Como em "paLANtír"

Tipo, Glóin, só acho que assim fica mais fácil de entender.

Ok, ok, eu realmente não sei a separação de sílabas por causa do radical. Sem crise. ;)

:: A Única Elfa Dinha em Arda ::

ok, valewwwww

Eu faço Parte do Clube dos Solitários da Valinor

Um Anel para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
    Um Anel para a todos governar, Um anel para encontrá-los
    Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los

8. PHN

PHN Usuário

Gente eu nunca me dou mto bem com essas coisas de línguas! Sempre odiei português na escola e nem me liguei nas explicações! Agora me ferro todo para aprender o Quenya!

One Ring to Rule Them All...
    One Ring To Find Them...
    One Ring To Bring Them All...
    And In The Darknes Bind Them

Compartilhar