• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cometas

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Cometa Neowise passa por Stonehenge, no Reino Unido  - Declan Deval/Nasa

Cometa Neowise passa por Stonehenge, no Reino Unido Imagem: Declan Deval/Nasa

O cometa Neowise foi fotografado no começo da semana passando sobre o misterioso monumento de Stonehenge, na Inglaterra e virou a imagem do dia da Nasa na terça-feira (14). A foto de tirar o fôlego foi feita pelo fotógrafo Declan Deval durante o amanhecer quando o cometa, oficialmente conhecido como C/2020 F3, "passou" por lá.

O Neowise é primeiro cometa visualizado a olho nu da Terra em 2020 —mas só no Hemisfério Norte. Lá, o cometa aparece se você olhar para a direção noroeste um pouco antes do amanhecer, ou depois do entardecer. Quanto mais baixo na linha do horizonte, melhor.

Ele é "novinho": foi descoberto em março desse ano pelo telescópio espacial da Nasa (agencia especial americana) de mesmo nome, e vai alcançar o ponto mais próximo da Terra no próximo dia 23 desse mês, a 103 milhões de quilômetros de distância.
Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional presenciaram um espetáculo parecido com o visto por Deval. No dia 5 de julho, eles viram o Neowise surgir no horizonte um pouco antes do amanhecer terrestre.

"Logo antes da alvorada, o cometa se tornou visível durante aquele curto período de tempo em que ainda estava perto do Sol, mas o Sol ainda estava oculto para a Terra. (...) Foi uma cena incrível de ser vista", contou o astronauta da Nasa Bob Behnken, lançado recentemente à ISS, ao podcast "The Daily" do The New York Times, no dia 7 de julho.

O Neowise surpreendeu muitos astrônomos por ter sobrevivido apesar de uma trajetória tão próxima do Sol, mas ele se iluminou dramaticamente, desenvolvendo caudas impressionantes de íons (tons azuis) e poeira (tons brancos).

 
Tem essa outra foto muito legal do cometa sobre o Mont-Saint-Michel, na França, que eu vi nesse tweet do Thierry Legault (que também tem muitas outras fantásticas no site dele: http://www.astrophoto.fr/ ).

neowise-c2020-f3-mont-saint-michel.jpg

Se você pensou em sair por aí falando "The beacons are lit! Gondor calls for aid!", você não está sozinho :D

Pena que estamos no hemisfério errado. Quando ele aparecer por aqui (uns poucos dias lá por 25 de julho), já estará com magnitude 8 e bem baixo no horizonte logo após o pôr do Sol. Impossível a olho nu e não acho que o céu ainda meio claro vai permitir vê-lo em fotos de longa exposição.
 
Pena que estamos no hemisfério errado. Quando ele aparecer por aqui (uns poucos dias lá por 25 de julho), já estará com magnitude 8 e bem baixo no horizonte logo após o pôr do Sol. Impossível a olho nu e não acho que o céu ainda meio claro vai permitir vê-lo em fotos de longa exposição.

O que acho interessante é pra quem mora próximo a linha do Equador. Acaba as vezes sendo bem interessante pra observação de alguns fenômenos por se beneficiar do plano de visão dos dois hemisférios e nem tanto de outros.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo