• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cometa Neowise passa por Stonehenge e rende foto de tirar o fôlego

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Cometa Neowise passa por Stonehenge, no Reino Unido  - Declan Deval/Nasa

Cometa Neowise passa por Stonehenge, no Reino Unido Imagem: Declan Deval/Nasa

O cometa Neowise foi fotografado no começo da semana passando sobre o misterioso monumento de Stonehenge, na Inglaterra e virou a imagem do dia da Nasa na terça-feira (14). A foto de tirar o fôlego foi feita pelo fotógrafo Declan Deval durante o amanhecer quando o cometa, oficialmente conhecido como C/2020 F3, "passou" por lá.

O Neowise é primeiro cometa visualizado a olho nu da Terra em 2020 —mas só no Hemisfério Norte. Lá, o cometa aparece se você olhar para a direção noroeste um pouco antes do amanhecer, ou depois do entardecer. Quanto mais baixo na linha do horizonte, melhor.

Ele é "novinho": foi descoberto em março desse ano pelo telescópio espacial da Nasa (agencia especial americana) de mesmo nome, e vai alcançar o ponto mais próximo da Terra no próximo dia 23 desse mês, a 103 milhões de quilômetros de distância.
Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional presenciaram um espetáculo parecido com o visto por Deval. No dia 5 de julho, eles viram o Neowise surgir no horizonte um pouco antes do amanhecer terrestre.

"Logo antes da alvorada, o cometa se tornou visível durante aquele curto período de tempo em que ainda estava perto do Sol, mas o Sol ainda estava oculto para a Terra. (...) Foi uma cena incrível de ser vista", contou o astronauta da Nasa Bob Behnken, lançado recentemente à ISS, ao podcast "The Daily" do The New York Times, no dia 7 de julho.

O Neowise surpreendeu muitos astrônomos por ter sobrevivido apesar de uma trajetória tão próxima do Sol, mas ele se iluminou dramaticamente, desenvolvendo caudas impressionantes de íons (tons azuis) e poeira (tons brancos).

 

dermeister

Ent cara-de-pau
Tem essa outra foto muito legal do cometa sobre o Mont-Saint-Michel, na França, que eu vi nesse tweet do Thierry Legault (que também tem muitas outras fantásticas no site dele: http://www.astrophoto.fr/ ).

neowise-c2020-f3-mont-saint-michel.jpg

Se você pensou em sair por aí falando "The beacons are lit! Gondor calls for aid!", você não está sozinho :D

Pena que estamos no hemisfério errado. Quando ele aparecer por aqui (uns poucos dias lá por 25 de julho), já estará com magnitude 8 e bem baixo no horizonte logo após o pôr do Sol. Impossível a olho nu e não acho que o céu ainda meio claro vai permitir vê-lo em fotos de longa exposição.
 

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Pena que estamos no hemisfério errado. Quando ele aparecer por aqui (uns poucos dias lá por 25 de julho), já estará com magnitude 8 e bem baixo no horizonte logo após o pôr do Sol. Impossível a olho nu e não acho que o céu ainda meio claro vai permitir vê-lo em fotos de longa exposição.

O que acho interessante é pra quem mora próximo a linha do Equador. Acaba as vezes sendo bem interessante pra observação de alguns fenômenos por se beneficiar do plano de visão dos dois hemisférios e nem tanto de outros.
 

Valinor 2021

Total arrecadado
R$200,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo