• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[COLUNA] Por que as celebridades brasileiras não sabem rir de si mesmas?

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Fernanda Young estava ótima no "Saturday Night Live" de domingo passado. Parecia absolutamente à vontade no monólogo de abertura, como se fosse uma atriz com muitos anos de estrada (o que de certa forma é). Mas o que realmente me chamou a atenção foi sua desenvoltura em tirar sarro de si própria.

Ela comparou o fracasso de audiência da estreia do "SNL" com a baixa vendagem da "Playboy" para a qual posou. Não foi exatamente novidade: em seus programas no GNT, Fernanda sempre foi muito sarcástica consigo mesma.

Isto é saudável, e também bastante raro no showbiz brasileiro. Semana passada comentei aqui na coluna como os nosso famosos lidam mal com paródias e gozações. E aí aconteceu um fato que só confirmou a minha tese.

Silvio Santos conseguiu uma liminar proibindo os humoristas do "Pânico" não só de se aproximarem dele, como também de imitá-lo. Acho até compreensível que um artista não queira sofrer o assédio implacável da trupe do programa da Band: os caras frequentemente exageram na dose, e o que era para ser engraçado se torna simplesmente agressivo.

Não querer ser imitado já é outra história. E mais incrível ainda é existir juiz que emita este tipo de decisão. É um sintoma perverso da nossa cultura, ainda extraordinariamente patrimonialista e patriarcal.

Coisa parecida jamais aconteceria nos Estados Unidos. A versão original do "SNL" foi cruel com Sarah Palin durante a campanha eleitoral de 2008, quando ela era candidata a vice-presidente pela chapa republicana. E como foi que a ex-governadora do Alasca reagiu? Não, não acionou seus advogados. Foi participar do programa, o que só pegou bem para sua imagem.

Por aqui é o contrário. A intolerância com piadinhas não atinge só as celebridades. Agora todo mundo tem os brios feridos e se sente no direito de reclamar de qualquer piadinha na TV. A reação exagerada dos jogadores de polo aquático ao quadro que o "SNL" veiculou semana passada me fez suspeitar de que eles são mesmo uns dodóis.

O mais grave é a possibilidade da decisão judicial em favor de Silvio Santos abrir um precedente. Vai estar assim de gente querendo calar a boca dos humoristas, principalmente entre os políticos. Já houve uma tentativa nas eleições de 2010, felizmente abortada. Mas não duvido que voltem à carga este ano.

É normal que qualquer pessoa com exposição na mídia queira controlar a própria imagem. O que não é normal são juízes que fazem uma interpretação antiquada da lei, passando por cima da liberdade de expressão. Pois é --ainda falta um bocado para que o Brasil seja uma democracia plena.

Fonte
 
Mais um mito foi por terra, de que o brasileiro tem senso de humor. Sabe rir da desgraça dos outros, mas quando é o alvo da piada, aí quer advogado e meter processo por danos morais.

Saudade dos anos 80...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo