• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Zorba

• Criador do tópico Criador do tópico Melian
  • Data de Criação Data de Criação

Melian

Período composto por insubordinação.
A relação com a leitura é uma relação da qual não se sai impune, imune. Há uma transformação do sujeito leitor e uma transformação da história lida. Ao passarmos os olhos pelas justificativas do Zorba para escolher seus cinco livros favoritos, é esta impressão que fica. De modo geral, ele escolheu obras que têm a capacidade de mudar o mundo de quem as lê, mesmo que elas estejam diante de adversidades, para que tais pessoas, impulsionadas por essas mudanças, sejam uma centelha de esperança no mundo. E a esperança, já dizia Emily Dickinson, é aquela coisa com penas, que se empolera na alma e canta a melodia sem palavras e nunca para.
1. Sidarta (Hermann Hesse)
1746105030657.webp
Li esse livro apenas uma vez (até agora, pois pretendo comprar e reler várias vezes) e isso já bastou pra ele entrar na minha lista. Os pontos mais legais na minha opinião são: a relação com a natureza de uma forma "divina" e também a abnegação de status e dinheiro por uma vida simples em busca da espiritualidade!​
2. A arte da guerra (Sun Tzu)

1746105155328.webp
Li esse pequeno livro apenas uma vez também até o momento e, por mais que várias lições ali pareçam de sentido figurado, eu consegui encaixar algumas coisas sobre o lidar com a vida e o dia-a-dia de forma disciplinada e mantendo sempre a mente forte!​

3. O Silmarillion (J.R.R. Tolkien)

1746105316827.webp
Escolhi O Silmarillion, dentre todas as obras do Mestre, por ele ser o mais abrangente sobre o universo de Tolkien como um todo, falando desde a criação do universo e do mundo até os contos individuais de Homens, Elfos, Anões,etc... Não tem como não sentir a grandeza épica da criação de todo um universo completo com várias eras e vários casos complexos e fortes. Alguns acontecimentos ali são pesados demais e, mesmo depois de já ter lido várias vezes, a cada nova leitura eu ainda me surpreendo.​

4. O Iluminado (Stephen King)

1746105525721.webp
Ainda não tive o prazer de ler outros livros do S.K., mas O Iluminado bateu certeiro no meu gosto. Tensão do começo ao fim de uma forma bem sutil e peculiar, nada muito forçado ou escrachado, o que me fez gostar bastante.​

5. O Cavaleiro da Estrela Guia - A Saga Completa (Rubens Saraceni)

1746105704550.webp
Cara esse livro é simplesmente espetacular. Claro que ele é um livro espírita (e muito bom nesse sentido para quem curte esse tipo de leitura, diga-se de passagem) porém se vc quiser ler apenas como uma aventura ele também é incrível. Com reviravoltas surpreendentes e com o "sofrimento" do protagonista em suas vidas e buscas, esse livro, creio, é o número 1 da minha lista no geral (se tratando de apenas 1 livro, pois a obra do Tolkien como um todo nada supera). Enfim recomendo essa leitura, seja acreditando na espiritualidade ou não, apenas como uma história das boas!​

Que listinha peculiar, só não conheço desta o Sidarta e O Cavaleiro da Estrela Guia (parece nome de filme da xuxa :lol: ), juro que não entendo essas paixões pelo King, o que li dele me soou tão fraco e com resoluções previsíveis, que as vezes penso que sou exigente demais com livros de terror, (torre negra não conta como terror, mas é fraca do mesmo jeito) mas ainda acredito que ele é superestimado.

A relação com a leitura é uma relação da qual não se sai impune, imune. Há uma transformação do sujeito leitor e uma transformação da história lida. Ao passarmos os olhos pelas justificativas do Zorba para escolher seus cinco livros favoritos, é esta impressão que fica. De modo geral, ele escolheu obras que têm a capacidade de mudar o mundo de quem as lê, mesmo que elas estejam diante de adversidades, para que tais pessoas, impulsionadas por essas mudanças, sejam uma centelha de esperança no mundo. E a esperança, já dizia Emily Dickinson, é aquela coisa com penas, que se empolera na alma e canta a melodia sem palavras e nunca para.​

Poxa eu nunca tinha pensado por esse lado, mas gostei, obrigado 😃 Me sinto um amador perto de tantas obras gigantescas e pesadas, que eu nunca nem tinha ouvido falar, que já vi em outras listas aqui, mas é meio o que a Melian falou mesmo, eu escolhi pelo tamanho do sentimento que me causou!

Sidarta é realmente muito bom!

Que listinha peculiar, só não conheço desta o Sidarta e O Cavaleiro da Estrela Guia (parece nome de filme da xuxa :lol: )

Pior q parece mesmo :rofl:mas é um excelente livro.
, juro que não entendo essas paixões pelo King, o que li dele me soou tão fraco e com resoluções previsíveis, que as vezes penso que sou exigente demais com livros de terror, (torre negra não conta como terror, mas é fraca do mesmo jeito) mas ainda acredito que ele é superestimado.

Na vdd não tenho "paixão" pelo SK, mesmo pq como disse na justificativa "O Iluminado" foi o único livro dele que li até agora 😁. E como leigo em livros de terror eu gostei bastante e pretendo ler outros ainda.

Como espírita, não conhecia O Cavaleiro da Estrela Guia. É um livro mediúnico? É um romance ou uma biografia?

do hesse eu só li demian e lobo da estepe. minha sobrinha é doida pelo hesse, faz coleção dos livros dele (aliás, eu nem sabia que ele tinha um monte de título além desses três). vou puxar sidarta para frente da lista de livros para ler e aproveito para pedir um favor: se cruzarem com um livro do hesse com uma edição de 2002, por favor, me avisem. 2002. eu acho que aqui no brasil não saiu nada dele nesse ano, mas pode se em inglês tb. :yep:

o iluminado é bom demais. eu acho incrível que mesmo o filme sendo excelente - empata com a espinha do diabo na minha lista de filmes de terror favoritos) - ele tem um monte de coisa diferente e aí você consegue sentir medo e se surpreender com muita coisa do livro (ou seja, vale a pena ler, mesmo que você já tenha assistido ao filme.)

o iluminado é bom demais. eu acho incrível que mesmo o filme sendo excelente - empata com a espinha do diabo na minha lista de filmes de terror favoritos) - ele tem um monte de coisa diferente e aí você consegue sentir medo e se surpreender com muita coisa do livro (ou seja, vale a pena ler, mesmo que você já tenha assistido ao filme.)

É vdd mesmo, eu li depois de ter visto o filme e isso não "brochou" em nada a leitura!!

Desses só li Sidarta e O iluminado.
É difícil errar com Hesse. É um dos meus autores favoritos e acho que na minha lista de 5 livros aqui citei O lobo da estepe.
Agora, sobre O iluminado... Não curti tanto o livro, mas adoro o filme.

Valinor 2025

Total arrecadado
R$0,00
Termina em:
Back