Melian
Período composto por insubordinação.
A relação com a leitura é uma relação da qual não se sai impune, imune. Há uma transformação do sujeito leitor e uma transformação da história lida. Ao passarmos os olhos pelas justificativas do Zorba para escolher seus cinco livros favoritos, é esta impressão que fica. De modo geral, ele escolheu obras que têm a capacidade de mudar o mundo de quem as lê, mesmo que elas estejam diante de adversidades, para que tais pessoas, impulsionadas por essas mudanças, sejam uma centelha de esperança no mundo. E a esperança, já dizia Emily Dickinson, é aquela coisa com penas, que se empolera na alma e canta a melodia sem palavras e nunca para.
1. Sidarta (Hermann Hesse)
Li esse livro apenas uma vez (até agora, pois pretendo comprar e reler várias vezes) e isso já bastou pra ele entrar na minha lista. Os pontos mais legais na minha opinião são: a relação com a natureza de uma forma "divina" e também a abnegação de status e dinheiro por uma vida simples em busca da espiritualidade!
2. A arte da guerra (Sun Tzu)
Li esse pequeno livro apenas uma vez também até o momento e, por mais que várias lições ali pareçam de sentido figurado, eu consegui encaixar algumas coisas sobre o lidar com a vida e o dia-a-dia de forma disciplinada e mantendo sempre a mente forte!
3. O Silmarillion (J.R.R. Tolkien)
Escolhi O Silmarillion, dentre todas as obras do Mestre, por ele ser o mais abrangente sobre o universo de Tolkien como um todo, falando desde a criação do universo e do mundo até os contos individuais de Homens, Elfos, Anões,etc... Não tem como não sentir a grandeza épica da criação de todo um universo completo com várias eras e vários casos complexos e fortes. Alguns acontecimentos ali são pesados demais e, mesmo depois de já ter lido várias vezes, a cada nova leitura eu ainda me surpreendo.
4. O Iluminado (Stephen King)
Ainda não tive o prazer de ler outros livros do S.K., mas O Iluminado bateu certeiro no meu gosto. Tensão do começo ao fim de uma forma bem sutil e peculiar, nada muito forçado ou escrachado, o que me fez gostar bastante.
5. O Cavaleiro da Estrela Guia - A Saga Completa (Rubens Saraceni)
Cara esse livro é simplesmente espetacular. Claro que ele é um livro espírita (e muito bom nesse sentido para quem curte esse tipo de leitura, diga-se de passagem) porém se vc quiser ler apenas como uma aventura ele também é incrível. Com reviravoltas surpreendentes e com o "sofrimento" do protagonista em suas vidas e buscas, esse livro, creio, é o número 1 da minha lista no geral (se tratando de apenas 1 livro, pois a obra do Tolkien como um todo nada supera). Enfim recomendo essa leitura, seja acreditando na espiritualidade ou não, apenas como uma história das boas!