Turgon
犬夜叉
Lista muito boa do Neithan!
Sou extremamente saudosista, então encontrarão nessa lista jogos um pouco antigos. E também sempre amei jogos de estratégia, por isso tenho 3 jogos desse estilo. São 4 jogos que marcaram minha infância/adolescência, e outro que, mesmo sendo antigo, só comecei a jogar esse ano.
Faltou muita coisa boa nessa lista, tive de deixar de lado jogos muito fodas, mas acho que coloquei os que mais me marcaram mesmo.
PS: Não tenho um favorito.
-Super Mario World (Super Nintendo)
![]()
É o único dos 5 jogos da minha lista que eu joguei num video-game, o resto foi no PC. Mas Super Mario World é um jogo inesquecível, para qualquer um. Jogava todo dia, lá para os meus 10 anos, e nunca enjoei. 96 fases, diversos cenários diferentes, e o personagem mais importante da história dos games já bastam para deixar esse jogo encantador. Eu sou até hoje viciado nessa tranqueira, mas jogar em emulador não é a mais coisa. Fica a saudade de um tempo onde jogos eram bem mais simples e inocentes, e onde nossa única preocupação na vida era como passar da Tubular.![]()
-Age of Empires II (PC)
![]()
Sempre fui fã da saga Age, do I até o Mithology, mas a obra prima foi o Age Of Empires II - The Age of Kings (incluo aí a expansão Age of Conquerors). A jogabilidade, seus gráficos artesanais, e diversos impérios para comandar me encantaram. Jogava por horas, fazia questão de zerar todas as suas campanhas, e passava madrugadas em cenários tamanho Huge size com 8 players. Já o instalei diversas vezes, e nunca enjoei de nada. A não ser dos bizantinos apelôes.
![]()
-Civilization III (PC)
![]()
Conheci a saga ainda no Nintendo, no Civilization I, mas o III sempre foi o melhor, para mim. Mesmo com um gráfico "fraco", e sendo em turnos, sempre me deixou vidrado. Conforme sua pequena Civilização começa a tomar força de grandes impérios, e alianças começam a surgir num mundo prestes a estourar em guerra, cada turno é decisivo, e cada tática errada pode acarretar em graves problemas alguns anos (turnos) depois. Uma falha num planejamento de guerra a outro continente, por exemplo, e você perde um cenário. O engraçado é que você começa um novo jogo, e só termina ele após algumas semanas, mesmo jogando por horas, diariamente. Cansativo, mas ao final, ver sua civilização lançando um foguete ao espaço, ou conquistando o mundo todo com sua força cultura ou militar faz você até se achar alguém importante.![]()
-GTA Vice City (PC)
![]()
Outra saga que acompanhei desde seu primeiro jogo, foi o Vice City que me prendeu (embora o GTA 2 tenha feito eu perder muitas horas também. :lol). É o jogo que me fez ficar mais de 24h jogando, parando apenas para beber água, ir ao banheiro e comer bolacha.(isso é sério). A liberdade que o personagem tem, as opções de missões, a dificuldade em algumas missões "chave" e toda a história de Tommy Vercetti são fodásticas. Começar o jogo tendo de roubar uma moto, e terminar sendo "dono" de Vice City (uma Miami dos anos 80) é muito legal. Outra coisa que sempre curti foram os "mini jogos" dentro de Vice City, como as corridas de Nascar ou de aviões de controle remoto, por exemplo. Enfim, sempre amei esse jogo, e só parava de jogar depois de fechar o jogo, achar os 100 Hidden Packages, completar os Rampages, etc...
-Rome Total War (PC)
![]()
Comecei a jogar só esse ano, mas viciei em algumas horas. Com uma mistura perfeita entre turnos e ação, Rome Total War tem dois lados: o primeiro lembra muito Civilization, na questão de administração de cidades, diplomacia, recrutamento de exércitos e deslocamento de tropas. Mas o bicho pega mesmo quando você vai batalhar. A jogabilidade para comandar seu exército numa batalha é simplesmente perfeita. Você tem de levar em conta vários detalhes, como experiência das tropas, elevação do terreno, moral do exército, e (principalmente, para mim) a segurança do seu comandante. Comandar legiões romanas contra elefantes de cartago, ou bigas egípcias é simplesmente demais. E a recíproca também, Elefantes são fodas.. O jogo é tão "real", que você pode até subornar capitães e diplomatas de outras facções!! Não tem como eu não amar essa joça.
![]()