1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ciência... Estranha Ciência

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Úvatar, 30 Nov 2004.

  1. Úvatar

    Úvatar Meow? Miau! Usuário Premium

    Idealizei esse tópico para postarmos notícias e comentários sobre novidades tecnológicas, pesquisas científicas e afins, que simplesmente não tem utilidade nenhuma na nossa vida... :D

    O lado nonsense da ciência e tecnologia...

    :pula:
     
  2. Úvatar

    Úvatar Meow? Miau! Usuário Premium

    Telefone celular biodegradável se transforma em flor
    da Folha Online
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Um celular biodegradável pode resolver a questão da reciclagem dos equipamentos: o aparelho transforma-se em flor quando é plantado. A invenção foi criada a partir de uma parceria entre a Universidade de Warwick, no Reino Unido, a empresa britânica PVAXX Research e a Motorola.

    "Os telefones móveis são, entre os acessórios eletrônicos, os que devem ser substituídos mais rapidamente. Isso porque a evolução constante da tecnologia e dos costumes estimula os consumidores a mudarem sempre de telefone", diz um comunicado da universidade.

    O aparelho ecológico é fabricado a partir de polímeros biodegradáveis que transformam-se em pó quando são enterrados. Na composição do celular, os fabricantes também inserem uma semente de flor. "Ela pode ser vista por uma pequena janela, mas não germinará até que o usuário decida reciclar seu telefone, plantando-o na terra", afirmam os pesquisadores

    Ainda falta encontrar uma aplicação comercial para esta invenção. "A tecnologia funciona. Qualquer fabricante de celular pode usá-la se acreditar em seu futuro comercial", explicou um porta-voz da universidade.


    :lol:
     
  3. :lol: :lol: :lol:
    Aposto que irá fazer sucesso entre as garotas...

    Só tem um problema: ao se tornar uma flor o celular irá se tornar um telefone FIXO :lol: :lol: :lol:
    A menos, é claro, se você jogá-lo em um vaso... (e estaremos de volta à era dos Mega-Celulares...) :lol:
     
  4. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Espinafre energiza eletrônicos

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Uso de proteína do cloroplasto permitiu obter energia de forma parecida com a fotossíntese


    Imagine ligar lap tops e telefones celulares por meio de um dispositivo eletrônico feito de espinafre. Pode parecer impossível, mas pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) já conseguiram desenvolver o "sanduíche de espinafre", que permite converter, como as plantas, a luz do sol em energia.

    No coração do aplicativo existe uma proteína chamada Fotosistema I (PSI). Derivada dos cloroplastos do espinafre, a PSI tem cerca de 10 a 20 nanômetros de largura. Cerca de 100 mil PSI equivalem ao tamanho da cabeça de um alfinete. "Eles são os menores circuitos eletrônicos que eu já conheci", diz o pesquisador Marc A. Baldo, professor assistente da área de ciência e engenharia Eletrônica no MIT.

    A PSI consegue exercer sua atividade junto ao dispositivo eletrônico sem utilizar água, graças a uma solução especial denominada "detergente peptídico". Ela foi desenvolvida pelo pesquisador Shuguang Zhang, diretor associado do Centro de Engenharia Biomédica do MIT.

    Utilizando essa solução, foi possível estabilizar os complexos de proteína num ambiente seco por no mínimo três semanas. "O detergente peptídico é um maravilhoso material que permite manter as proteínas intactas na superfície dos eletrônicos", diz Zhang. Ele especula que o material detergente detém água em seu interior, como as sementes das plantas que acumulam óleo e mantêm sua atividade em condições secas.

    "Nós atravessamos a primeira barreira ao conseguir integrar com sucesso a proteína molecular fotossintética a um aplicativo eletrônico", disse Baldo.

    Os pesquisadores plantaram espinafres simples e os purificaram numa centrífuga para isolar a proteína da célula. O resultado foi que as bolinhas verdes escuras que tinham cheiro de grama cortada foram ainda purificadas e colocadas num estado de água solúvel. Um dos desafios foi manter as proteínas na mesma configuração na qual elas apareciam naturalmente no organismo.

    Com isso, as proteínas se fragmentaram e derivaram diversos tipos de peptídeos. A partir daí, nanomateriais foram desenhados, e se tornaram os principais agentes do "detergente peptídico", responsáveis em manter a proteína PSI funcionando numa superfície dura e fria, como o dispositivo eletrônico.

    A escolha do espinafre nessa pesquisa deve-se ao fato de ele ser extremamente eficiente em liberar energia de acordo com seu tamanho e peso. Mas combinar materiais biológicos e não biológicos num aplicativo já preocuparam muitos pesquisadores no passado, pois materiais biológicos precisam de água e sal, ambos mortais para a sobrevivência dos eletrônicos.

    Além de Baldo, colaboraram com a pesquisa outros pesquisadores do MIT, a Universidade do Tenessee e o Laboratório norte-americano de Pesquisa Naval, incluindo engenheiros elétricos e biomédicos, especialistas em nanotecnologia e biólogos. O trabalho foi divulgado na NanoLetters, uma publicação da Sociedade Química Americana.

    Os pesquisadores usaram uma luz a laser num aplicativo para criar uma excitação óptica, e então mediram o resultado. A maioria da excitação óptica passou através do aplicativo sem ser absorvida. Mas, em uma das luzes absorvida, foi possível converter 12% em energia.

    Os pesquisadores esperam atingir uma força de conversão de 20% ou mais (o que representa uma força extremamente eficiente) ao criar múltiplas camadas de PSI ou juntá-las numa grossa superfície, como se fossem arranha-céus que concentram uma grande quantidade de área numa superfície espacial relativamente pequena. (Fabiana Pio)
     
  5. Ei, isto não é, NEM DE LONGE inútil!

    Inusitada, concordo, mas suas aplicações serão de grande valia em portáteis (para nós, meros mortais) ou em equipamentos de pesquisa remotos.

    Interessante, obrigado pelo post, Berserk!
     
  6. Gil-Galad

    Gil-Galad Wii - DS Player

    Hehehe, a idéia é interessante, mas tem uma cara de Cocadaboa e Dia do Caos.
     
  7. Úvatar

    Úvatar Meow? Miau! Usuário Premium

  8. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Roupas inteligentes se alteram conforme a temperatura
    Britânicos se inspiram em pinhas para desenvolver vestimentas do futuro

    Roupas inteligentes que se adaptam rapidamente às mudanças de temperatura já estão sendo desenvolvidas por duas instituições no Reino Unido. Com base nos fenômenos da natureza e nas mais recentes descobertas da microtecnologia, os novos tipos de casacos, chapéus, luvas, shorts, calças, vestidos e camisas em poucos anos poderão ser usados na vida diária.


    A idéia é permitir que o ar entre pela roupa para refrescar o usuário em dias quentes e bloquear a entrada do ar para mantê-lo aquecido quando estiver frio.


    As pinhas foram as grandes inspiradoras do projeto. Quando elas estão nos pinheiros, permanecem fechadas, mas quando secam e caem, a parte de dentro se expande, fazendo com que suas escamas curvem-se para fora, liberando assim as sementes.


    A roupa inteligente segue esse mesmo princípio. Ela será formada por uma camada com pequenas pontas que absorvem água, provavelmente serão feitas de lã, e cada uma terá 1/200 de milímetro de largura. Quando o usuário ficar com calor e suar, as pequenas pontas irão reagir com a umidade e automaticamente se abrirão, então o ar poderá passar pela roupa e refrescar o usuário. Quando a pessoa parar de suar, as pontas irão fechar novamente para impedir que o ar entre. A camada mais baixa será feita de material não poroso, portanto a água da chuva nunca poderá passar, mesmo se as pontas estiverem abertas ou fechadas.


    A Universidade de Bath e a Escola de Moda de Londres estão pesquisando em conjunto o material. O projeto foi escolhido para representar a Ciência do Reino Unido na Expo 2005 no Japão, que acontecerá de março a setembro no próximo ano, cujo tema é a "Sabedoria da Natureza". São esperados cerca de 15 milhões de visitantes.


    "A roupa inteligente irá tornar a vida das pessoas muito mais confortável, pois elas poderão ajustar automaticamente suas roupas de acordo com a temperatura de seu corpo", diz o professor Julian Vincent, da Universidade de Bath, o líder do projeto.


    "Todos nós sabemos o quanto é difícil se vestir em dias que o tempo se altera rapidamente. Sempre é o caso de estarmos com muito calor ou muito frio, ou ter de tirar e colocar um agasalho. A roupa inteligente irá fazer com que tudo isso seja desnecessário, e nós estamos felizes em poder combinar nossa tecnologia com a moda mais atual. Nós temos desenvolvido o projeto ao observar como as pinhas se abrem ao reagirem à falta de umidade", acrescenta o professor.


    O design está sendo desenvolvido por Veronika Kapsali, estudante PhD da Escola de Moda de Londres, que pertence à Universidade de Artes de Londres.


    "Tem sido uma grande alegria trabalhar num projeto que irá liderar uma mudança de paradigmas no mundo da moda. Este projeto é fascinante pois faz uma interface entre a moda e a tecnologia ", disse Veronika, que tem experiência na alta costura e na London Fashion Week, e tem trabalhado no projeto há três anos. (Fabiana Pio)

    Fonte : Scientific American Brasil
     
  9. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    bom....esse naum é inutil.....
    mas é bem inusitado a motivação dos caras..... :mrgreen:
     
  10. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Cientistas Americanos conseguem controlar computador com a mente.
    Quatro pessoas conseguiram controlar um computador usando seus pensamentos e um "chapéu especial" equipado com grande número de eletrodos. O sistema pode, no futuro, ser adaptado para ajudar pessoas deficientes a controlar uma cadeira de rodas motorizada ou um membro artificial.
    Embora experiências anteriores tivessem permitido que um macaco controlasse um computador com o pensamento, os eletrodos foram implantados no cérebro do animal. A nova experiência, revelada em relatório à National Academy of Sciences, não requer implantes ou cirurgia.

    "Os resultados demonstram que as pessoas podem usar ritmos eletroencefalográficos registrados por sensores próximos ao couro cabeludo para controlar movimentos rápidos e precisos de um sensor, em duas dimensões", escreveram Jonathan Wolpaw e Dennis McFarland, do New York State Department of Health e da State University of New York em Albany. Eles testaram o sistema em quatro pessoas - dois homens parcialmente paralíticos que usam cadeiras de rodas e um homem e uma mulher saudáveis.

    Durante as experiências, os quatro voluntários encaravam uma tela de vídeo, usando um chapéu que continha 64 eletrodos em contato com o couro cabeludo, para registrar as atividades cerebrais. A chave para o processo era um algoritmo especial de computação - um programa que traduzia os sinais cerebrais na forma de orientação produzindo o movimento que os usuários desejavam que o computador realizasse.

    Depois de algum tempo de prática, todos os quatro participantes aprenderam a mover o cursor na tela em duas direções, concluíram McFarland e Wolpaw. "O impressionante controle multidimensional e não invasivo obtido no estudo atual sugere que uma interface não invasiva de controle pelo cérebro poderia propiciar o uso de um braço robotizado, uma cadeira de rodas motorizada ou uma neuroprótese", escreveram os pesquisadores.

    Os cientistas concluíram que os dois homens deficientes se saíram melhor na tarefa. Isso talvez esteja relacionado a uma motivação mais forte, ou talvez a um cérebro que se vê forçado a se tornar mais adaptável para lidar com os ferimentos que os deixaram deficientes, concluíram os pesquisadores.
     
  11. Sobre o controle mental: eu tenho medo de sequer imaginar o algoritmo de calibração do controle.... :roll:

    muito interessante!
     
  12. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    cara... vc tem noção da potencialidade dessa descoberta... tanques de guerra... até mesmo robôs (Não estou falando dakeles humanoides de filmes não ok!!)...
    Belicamente falando, essa descoberta é muito util !!

    Mas é claro... a ideia não é essa né!! :aham:
     
  13. Úvatar

    Úvatar Meow? Miau! Usuário Premium

    Cientistas torturam voluntários para saber se fé alivia a dor


    8O Alguém se habilita?
     
  14. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Mais uma vez a ciência querendo se meter no delicadíssimo campo religioso!!
    Esses experimentos ñ tem nada a ver com fé em Deus!!! :tsc: :tsc:
     
  15. Dwain

    Dwain Banned

    Tem um livro , da Super Desinteressante intitulado ""As Invenções Mais Malucas Da História só tem besteira . la vai um exemplo: ''Carroça anfíbia"" é um instrumento bastabte idiota , é um burro que anda na água puxando uma carroça e assim ele está fazendo uma boa fisioterapia e estará mais ágil :lol:
     
  16. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    No caso do telefone celular esqueceram de falar da bateria, já que o grande drama ecológico é descarta-la sem risco ao meio ambiente. No mais a idéia é válida.
     
  17. Deriel

    Deriel Administrador

    A bateria tá inclusa no "biodegradável"
     
  18. Omykron

    Omykron far above

  19. Úvatar

    Úvatar Meow? Miau! Usuário Premium

    O pior é que essa porra é cara... :lol:
     
  20. Deriel

    Deriel Administrador

    Oras, pelo menos guarda chaves
     

Compartilhar