• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Caminhos Alternativos

Tanto o caminho percorrido pela comitiva, quanto esse proposto pelo Torugo, continham perigos, óbvio. A questão era: qual desses caminhos possibilitava um perigo menor? Caminhos seguros não existiam, ainda mais numa época em que Sauron se manifestava abertamente. Gandalf acreditava que o caminho percorrido pelo grupo, pela região de Azevim, ou Eregion, era o menos perigoso. Há uma passagem no capítulo O Anel vai para o Sul que serve para tirar algumas conclusões:

O propósito deles era continuar nesse caminho a Oeste das Montanhas por muitas milhas e dias. A região era muito árida e deserta, comparada ao vale do Grande Rio que ficava nas Terras Ermas, do outro lado da cordilheira, e a caminhada seria lenta; mas assim esperavam escapar da observação de olhos hostis. Os espiões de Sauron raramente tinham sido vistos até aquele momento nessa região vazia, e os caminhos eram pouco conhecidos, a não ser pelo povo de Valfenda.
(Ênfase minha).

Gandalf desconfiava que mesmo nesse caminho menos perigoso haviam espiões do Inimigo? Acredito que sim. Mas no Vale do Anduin, certamente encontrariam perigos maiores e estariam na cara dos agentes de Sauron, e acredito, mesmo que percorressem a margem Oeste do Anduin; ou seja, longe das patrulhas de orcs da margem Leste. Teriam passado pelas Montanhas Sombrias, lugar que no passado fora infestado de orcs. Quem garante que de fato ainda estavam dispersos? Teriam passado por terras que sabemos ser refúgio de Wargs. Era certeza que beornings prestariam auxílio? Também passariam por lugares muito próximos do Inimigo. Certo, Dol Guldur ficava do outro lado do Grande Rio, mas ainda assim era uma região muito próxima da Fortaleza. O Sul da Floresta das Trevas também estava muito próximo. Quem sabe que tipo de espiões teriam também saído de lá?
O caminho que percorreram se mostrou também infestado de espiões; mas esses eram pássaros. Do outro lado da cordilheira havia, certamente, coisa pior. A Sombra de Sauron já se estendia daquele lado, independente se era lado Oeste ou Leste da margem do Anduin.

Mas se eles pretendiam passar despercebidos, e já que tempo não era o maior problema, pois esse caminho pretendido se mostrava muito longo mesmo; e se pretendiam com isso enfrentar menos perigos e espiões menos perigosos, essa foi a melhor escolha. Gandalf pode ter "errado" em ter subestimado, de certa forma, a passagem por Caradhras; e a Montanha os venceu. Mas esse era sim o caminho ideal! Vencidos pela Montanha, optaram por Moria. E lá Gandalf foi testado (vão dizer que Gandalf não sabia, ou pressentia, que enfrentaria o Balrog?!:mrgreen:): “Há forças contra as quais não fui testado ainda”. E o resto nós já sabemos.:mrgreen: Então, não acredito em erro terem ignorado o outro caminho (seja do Gandalf ou de quem mais), acredito sim num grande acerto do destino (ou do acaso, para quem acredita nisso) terem optado pelo caminho que seguiram. Na verdade foi um teste para todos.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo