• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cabeça dos Trolls

Na boa, acho que Tolkien queria envolver todas as faixas etárias com sua obra, por isso fez O Hobbit. E convenhamos, ele é muito divertido e legal!
 
Além do mais, ninguém liga para os trolls, eles são burros e brutos, só servem pra esmagar coisas, pra que Tolkien se importaria com muitas subespécies.

Achei uma leve referência mitológica(grega):
Os Hecatonquiros, são gigantes que possuem 50 cabeças e 100 braços, o que já deixa claro que os antigos imaginavam monstros com mais membros do que os humanos, mas só isso.
 
Achei uma leve referência mitológica(grega):
Os Hecatonquiros, são gigantes que possuem 50 cabeças e 100 braços, o que já deixa claro que os antigos imaginavam monstros com mais membros do que os humanos, mas só isso.

Paralelar isso com Trolls é ir meio longe demais =]
 
Ele deve ter se baseado no Etten, um Troll de duas cabeças que está presente na Mitologia Bárbara de origem Franca Germanica.

Bom foi a fonte mais antiga que já escutei, mas posso estar errado
 
Pois é, esse Etten existe inclusive no Dungeons & Dragons, mas provavelmente não tem nada a ver com os Trolls bicéfalos de Tolkien...
 
Os trolls são a prova que "duas cabeças pensam melhor que uma" é um ditado que deveria ser revisado.

Sim, os hecantonquiros são viagem. :crazy:
Mas mostram que Tolkien não foi nem de longe o primeiro a imaginar um ser com mais de uma cabeça, afinal, alguns gregos devem ter imaginado isso primeiro. Todo caso, Tolkien colocou uma breve referência a Trolls de duas cabeças e nem tocou mais no assunto, o que quer dizer que é de pouca importância.
 
Eu considero que a linguagem utilizada no hobbit é semelhante a utilizada por Bilbo quando esse contava suas histórias, com um certo exagero e enfase para tornar a história interessante e divertida, principalmente aos olhos de crianças e jovens. O hobbit, como o próprio nome diz é um livro bem ao estilo dessa raça...
 
"O Hobbit" é de uma fantasia um pouco mais infantil, mas não menos divertida, como a Prímula disse, a narrativa é bem hobbitesco, pois virtualmente foi escrita por Bilbo.
 
A questão, é que quando o Hobbit foi escrito, o legendarium ainda não estava pronto, portanto, nem tudo o que está escrito nele deve ser levado a sério para uma análise mais profunda da obra de Tolkien ;)
 
Saber no que Tolkien pensou ao dizer que alguns Trolls tinham duas cabeças será coisa pra se ficar aqui pensando dias e dias (o que muito bom). Mas certeza não teremos. Além de no Hobbit ele não dar tanta atenção assim a mitologia (como é o caso de citar campainha, golf e etc...) não é errados pensarmos que na cabeça do personagem porderia existir um Troll de duas cabeças. O que não significa dizer que realmente existiu.
 
Pode-se lembrar também que assim como no começo da expansão ultramarina, Bilbo não conhecia as terras além do condado e talvez imaginasse seres mitológicos absurdos assim como os navegantes europeus.
Trolls de duas cabeças para Bilbo seria o mesmo que um gigante Adamastor para um marinheiro português do seculo XV.
 
É, pensando por esse lado, você tem razão, Bilbo talvez tivesse em mente alguma descrição feita por algum parente seu ou seus pais, que por sua vez ouviram dos seus parentes e dos seus pais há muito tempo, e que acaba virando uma espécie de lenda/mito, que só vendo mesmo para ver se é verdade.
 
Assim como Sam no começo d'O senhor dos anéis conta um "causo" de um primo dele que viu um ser do tamanho de um olmo.
Esse é um bom exemplo sem duvida... e sem contar por exemplo o estereotipo de elfo que eles tinham. Sempre me divertir ao ver o quanto Sam e os demais hobbits (tirando Frodo) ficavam impressionados quando eles descobriam algo que ia de encontro ao que eles achava dos elfos...
 
Aqui entramos também no lance da falta de compromisso dO Hobbit com a mitologia do SdA. Existe um vai-e-vem muito grande nO Hobbit entre a mitologia própria e o nosso mundo (vide relógios, espingardas, golfe) e nesse caso aí acho que é mais uma dessas referências, àqueles Trolls de duas cabeças que existe em algumas mitologias e atualmente em vários jogos, como no Warcraft
Ahh... dos Trolls do warcraft eu lembro. Tinham duas cabeças mesmo. Então isso significa que os orcs subtendidos na citação tinham mesmo 2 cabeças?!
Se eu não me engano existe uma referência sobre eles no D&D Livro dos monstros. Se eu tiver falando merda me corrijam!
 
Última edição:
O fato é que os trolls de duas cabeças d'O hobbit é fruto da imaginação de bilbo, assim como os gigantes que aparecem em outra passagem.
Duvido que você esteja errada Miharu, afinal trolls de duas cabeças são muito comuns em jogos de RPG, pelo menos naqueles que não apelam pros hecatônquiros de uma vez.
 
já que o Hobbit foi a primeira obra de Tolkien a tratar de Hobbits acredito que ele pode ter dado alguns foras...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo