• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bye bye Conectiva

• Criador do tópico Criador do tópico Deriel
  • Data de Criação Data de Criação
Humm... nada como uma briguinha de "o meu é melhor que o seu" para começar um feriadão que vou passar trabalhando :mrgreen:

Deriel disse:
dermeister disse:
Deriel disse:
Não tenho mais tempo de ficar bricando com Linux. Fico com meu XP
Ah, é exatamente por NÃO ter tempo sobrando que eu uso Linux :)

Windows é muito mais produtivo, nem tem como negar =]

Mais produtivo ele não é, de forma alguma. Você pode argumentar que é mais fácil, mais bonito, mais estável, menos problemático, mais suportado, e em algumas dessas eu até concordaria, mas não que é mais produtivo.

E a razão está justamente no uso quase que exclusivo de interface gráfica. Elas são mais fáceis de usar, e para alguns tipos de trabalhos podem até ser mais úteis ou mais eficientes que interfaces do tipo linha de comando. Mas quando se trata de fazer coisas repetidamente, o Linux ganha, e não precisa de acessórios específicos para isso.

Num exemplo, vamos supor que você deseje fazer uma mesma alteração em uma série de imagens: redimensioná-las, por exemplo. É muito fácil redimensionar uma imagem com um Photoshop da vida. Alguns cliques, depois salva, e pronto. Mas e quanto a redimensionar dezenas, centenas delas? Acredito que o Photoshop e programas equivalentes até tenham uma ferramenta do tipo "Batch Convert" que faça o trabalho, basta selecionar as imagens, especificar o que se deseja fazer, e ele faz a operação em todas as imagens. Mas é aí que entra o detalhe: foi necessária uma nova ferramenta, esse "Batch Converter".

Numa interface de linha de comando, eu posso redimensionar uma imagem com algum comando do tipo:

convert -resize 640x480 imagem.jpg

Provavelmente mais difícil de lembrar que clicar no botão direito, achar um "Resize" no menu, especificar os parâmetros, e clicar em "OK", isso é um fato. (Mas, para quem prefere isso, existem vários programas de edição gráfica que funcionam exatamente dessa forma.) Mas por outro lado, se eu quiser operar em todas as imagens do diretório, o comando é essencialmente o mesmo:

convert -resize 640x480 *.jpg

Não é necessária uma nova ferramenta, nem o aprendizado dessa nova ferramenta. Esse é o grande ponto.

Esse exemplo talvez nem tenha sido tão bom, porque afinal há uma forma de se fazer a mesma coisa no Windows, de forma tão eficiente quanto no Linux, ou até mais. Mas isso se deve ao fato de existir uma ferramenta específica para a tarefa (operar em várias imagens em seqüência). Se não tivesse, se a única maneira de redimensionar uma imagem fosse abri-la no Photoshop, ir no menu, especificar manualmente o tamanho, salvar, fechar, como isso poderia ser automatizado?

Esse é o caso de outras tarefas. Para citar um exemplo real, eu recentemente baixei um grande número de páginas de um site (estilo 'mirroring') para ter aqui. Mas essas páginas tinham um banner, que eu desejo retirar. É um código de várias linhas que está colocado nos arquivos html, mas que é facilmente identificado e retirado. No Windows, a única solução que vejo é procurar um programa específico para essa tarefa, e tentar usá-lo para editar os arquivos (cerca de 13000). Se funcionar, ótimo, se não, só me resta editar um a um, porque no Word vai ser difícil: mesmo criando um macro, a perspectiva de abrir um por um os arquivos e rodar o macro não é agradável.

Por outro lado, no Linux há ferramentas que fariam isso facilmente, e operar em 13000 arquivos é apenas ligeiramente mais complicado que operar em 1.

Por isso que digo que, ainda que o Windows seja superior em um monte de aspectos, em produtividade o Linux ganha, isso é fato. Eu dei dois exemplos, de tarefas que podem até não ser rotineiras, mas que não são de forma alguma coisas raras ou que só seriam feitas uma vez na vida. E muitos outros exemplos poderiam ser citados.

Finalmente, vale esplicitar o óbvio: embora eu afirme que o Linux é sim mais produtivo que o Linux, isso vale na média. Certamente há n coisas que podem ser feitas mais facilmente com o Windows, e seria possível dizer que o Windows é mais produtivo usando como argumentos tarefas dessa lista, mas, na média, o Linux ganharia.

já vi q o Cildraemoth é fã do Tuk ... :mrgreen:

Bem, o Linux possui suas vantagens e desvantagens. Pra mim, a principal e praticamente única desvantagem é ñ ter ainda tantos programas d qualidade, e ñ ser tão palatável. Definitivamente ñ o recomendo pra usuários comuns ....

Do contrário, o Windows já deu nos nervos com uma série de limitações, bugs incorriíveis, etc .. etc ... Além de abstrair coisas importantes q acontecem do usuário.
Ao contrário do Deriel, hoje eu uso meu tempo livre pra me adaptar ao Linux completamente, e até ser capaz d deixar a máquina e o S.O como eu quiser (outro ponto favorável do Linux).

Varatar disse:
Ao contrário do Deriel, hoje eu uso meu tempo livre pra me adaptar ao Linux completamente, e até ser capaz d deixar a máquina e o S.O como eu quiser (outro ponto favorável do Linux).
Eu prefiro gastar esse tempo com outras coisas mais úteis, tendo vida social por exemplo... :lol:

Úvatar disse:
Varatar disse:
Eu prefiro gastar esse tempo com outras coisas mais úteis, tendo vida social por exemplo... :lol:
É .. mas minha vida social acabou há algum tempo ... :osigh:
job, job, job, job .... :evil:

Úvatar disse:
Varatar disse:

Ditto. É tão bom ligar meu PC, ouvir minhas músicas, gravar meus CDs sem precisar pirar com as porcarias do Linux. Aliás, os ambientes gráficos do Linux são mais pesados e mais instáveis que o Windows... ou vão negar? (Deriel arma os links com os testes e avaliações) :D

É eu tb realmente acho q as interfaces gráficas são um pouco mais pesadas do q o que roda no Windows. Mas isso ñ justifica absolutamente nada ...

Nob disse:
Deriel disse:
Nob disse:
Deriel disse:
Aliás, os ambientes gráficos do Linux são mais pesados e mais instáveis que o Windows... ou vão negar?

Sim.

:lol:

Onde estão os testes e avaliações?

Podemos começar com essa aqui :D

http://www.osnews.com/story.php?news_id=7324&page=1

8-)

Mas sabe como é, é apenas um artigo totalmente biased. Linux biased.

A solução mais divertida que eu li foi o do "kernel personally compiled". Uso sempre quando reclamam que o Linux é lento (e é absolutamente comum): oras, é só recompilar o kernel com as opções que você quer.... afinal, quem viaja nas férias? :lol: Ou indico outra GUI qualquer. E daí se não roda seus aplicativos? É tudo open source, é só você adequá-los :lol:

Mas é lógico que não é culpa do Linux. É dos malditos usuários preguiçosos! :D

Deriel disse:
Podemos começar com essa aqui :D

http://www.osnews.com/story.php?news_id=7324&page=1

8-)

Mas sabe como é, é apenas um artigo totalmente biased. Linux biased.

A solução mais divertida que eu li foi o do "kernel personally compiled". Uso sempre quando reclamam que o Linux é lento (e é absolutamente comum): oras, é só recompilar o kernel com as opções que você quer.... afinal, quem viaja nas férias? :lol: Ou indico outra GUI qualquer. E daí se não roda seus aplicativos? É tudo open source, é só você adequá-los :lol:

Mas é lógico que não é culpa do Linux. É dos malditos usuários preguiçosos! :D

Faltou especificar o ambiente gráfico. O Xfce, por exemplo, é bem mais leve que o Windows XP, nunca vi problemas de estabilidade ou compatibilidade nele, etc.

Existe a questão de qual dos dois ambientes é o melhor, mas aí já envolve gosto.

Sercelda disse:
Vcs não cansam não?!?! :zzz:

Não só eles não cansam ... mas muita gente na comunidade tecnológica. Essa briga Windows x Software LIvre tende a durar até a Microsoft cair ...
(haha brincadeira esta profecia :twisted: :twisted: )

Varatar disse:
Não só eles não cansam ... mas muita gente na comunidade tecnológica. Essa briga Windows x Software LIvre tende a durar até a Microsoft cair ...

Não... Quando a MS cair escolheremos outra. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

dermeister disse:
Varatar disse:

Não... Quando a MS cair escolheremos outra. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

:lol: :lol: :lol:
Sua resposta foi meio ambígua.
Outra pra que?? Pra malhar (no caso dos linuxers) ou pra comprar os produtos legalizados, piratear, etc ... ??

Sentimento de Inferioridade.... é mais fácil malahar outras companhias do que melhorar a qualidade e o suporte d os software Open Source (com raríssimas exceções).

Valinor 2025

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:
Back