• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasil ocupa 69ª posição em ranking de percepção da corrupção

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
O Brasil ocupa a 69ª posição no ranking sobre a percepção da corrupção mundial, divulgado nesta terça-feira em Berlim pela ONG Transparência Internacional, que destacou que o problema afeta a luta contra a instabilidade financeira.

No ano passado, o país apareceu na posição de número 75 da classificação criada pela organização não governamental.

O índice mostra a percepção do grau de corrupção por empresários e analistas e vai de zero, que é considerado o máximo da corrupção, a 10, a nota máxima da transparência.

Dinamarca, Nova Zelândia e Cingapura dividem a primeira posição, seguidos por Finlândia e Suécia, enquanto Iraque, Afeganistão, Mianmar e Somália ocupam as últimas posições.

Na América Latina, o Chile é o melhor país, na 21ª posição, seguido por Uruguai (24), Porto Rico (33) e Costa Rica (41).

A Venezuela aparece entre os mais corruptos, na posição de número 164 entre os 178 países incluídos no estudo.

"No momento em que os governos destinam importantes quantias de dinheiro para lutar contra os problemas mundiais mais urgentes, como a instabilidade dos mercados financeiros, a mudança climático e a pobreza, a corrupção continua sendo um obstáculo",
afirma a ONG.

"Os governos têm que integrar as medidas contra a corrupção em todos os âmbitos, seja para enfrentar a crise financeira ou a mudança climático, ou para erradicar a pobreza".
"A Transparência Internacional recomenda que se aplique estritamente a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que é a única iniciativa mundial que pode servir de base para acabar com o problema",
acrescenta o relatório da ONG.

"Não se pode aceitar a corrupção. Muitas pessoas pobres e vulneráveis continuam sofrendo com suas consequências em todo o mundo",
declarou a presidente da ONG, Huguette Labelle.

Desde 1995, a Transparência Internacional publica de forma anual o índice de percepção da corrupção.

A seguir o ranking dos países mais e menos corrptos de acordo com a ONG:

=1. Dinamarca 9.3

=1. Nova Zelândia 9.3

=1. Cingapura 9.3

=4. Finlândia 9.2

=4. Suécia 9.2

6. Canadá 8.9

7. Holanda 8.8

=8. Austrália 8.7

=8. Suíça 8.7

10. Noruega 8.6

=11. Islândia 8.5

=11. Luxemburgo 8.5

13. Hong Kong 8.4

14. Irlanda 8.0

=15. Áustria 7.9

=15. Alemanha 7.9

=164. República Democrática do Congo 2.0

=164. Guiné 2.0

=164. Quirguistão 2.0

=164. Venezuela 2.0

168. Angola 1.9

168. Guiné Equatorial 1.9

170. Burundi 1.8

171. Chade 1.7

=172. Sudão 1.6

=172. Turcomenistão 1.6

=172. Uzbequistão 1.6

175. Iraque 1.5

=176. Afeganistão 1.4

=176. Mianmar 1.4

178. Somália 1.1

Fonte
 
Triste, mas verdadeiro.

Deixando de olhar só para nós e olhando para a humanidade, a maioria da população sofre na mão de governos tão ou mais corruptos que o nosso, sob os demandos de uma verdadeira classe política dominante que mama no dinheiro público, que aproveita da ignorância da maioria.

Pensem: na África, não existe um governo sequer que possamos classificar generosamente como "moderadamente corrupto" e na ditadura chinesa, o PC é um antro de roubalheira.

E parece que, no ranking deste ano, a Itália está sendo colocada em seu devido lugar. Veja:

[ame]http://en.wikipedia.org/wiki/Corruption_Perceptions_Index[/ame]

Mas eu acho que a culpa de tudo isso é que o mundo, por incrível que isso possa parecer, ainda está em transição (observando uma tendência de muito longo prazo) para uma sociedade politizada, e digo isso mesmo dos países desenvolvidos. Entretando não se pode dizer que essa transição se consolidará definitivamente, ainda mais que passamos por uma onda de despolitização que ainda não atingiu seu pico.
 
Pior que existe a percepção e também a ação contra a corrupção. Nesse último quesito eu acho que a gente come poeira. Não bastasse os ouvidos de mercador dos políticos e a memória de formiga do povo também temos agilidade de tartaruga.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo