1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Bola de Prata 2010

Tópico em 'Esportes' iniciado por Ecthelion, 16 Ago 2010.

1. Ecthelion

Ecthelion Mad

Bola de Prata é uma premiação anual do futebol brasileiro, criada em 1970 pela revista Placar e mantida até hoje, para os melhores jogadores do Brasileirão. O prêmio foi idealizado pelos jornalistas Michel Laurence e Manoel Motta.

Todos os jogos são assistidos por jornalistas da Placar, sempre nos estádios, e atribuem notas de 0 a 10 aos jogadores. Ao final do campeonato, são premiados os jogadores com as melhores médias, por posição (somente os jogadores com mais de 16 jogos são levados em consideração). A melhor média de todas leva a Bola de Ouro.

O recordista do prêmio Bola de Prata é Rogério Ceni, com 6 prêmios. Zico, Júnior e Renato Gaúcho detêm 5 prêmios cada um.

Em 2007 a Placar fez uma parceria com o canal de televisão a cabo ESPN Brasil. Desde então, o evento de entrega do prêmio é feito por jornalistas das duas empresas, assim como a distribuição de notas.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

.............................
    Eu acho o Bola de Prata uma das premiações mais justas pois evita bastante distorções e leva em conta todo o campeonato.

Hoje, o time dos melhores seria:

FH, Mariano, Antônio Carlos, Bolívar e Roberto Carlos; Sandro, Hernanes, Bruno Cesar e Conca; Taisson e Roger.

Mas o Sandro, o Hernanes e o Roger já foram vendidos e muita coisa pode mudar.

2. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

Eu também gosto mais dessa premiação do que a de craque do brasileirão.
    Ambos tem seus furos, mas esse me parece mais imparcial.

3. E nessa votam jornalistas competentes (meio exagerados, saudosistas ao extremo e bichas de esquerda, mas vá lá). A da CBF é mais um "prêmio SporTV/Globo de qualquer coisa".

4. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

Só acho que tem uma falha. Todos os jogos tem o mesmo peso. Mas pra mim, um craque bola de ouro se destaca contra Inter no Beira Rio ou contra Flamengo no Maraca. Não contra o Guarani em casa.

5. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

Mas aí vai acabar colocando variáveis demais.
    Vai ficar que nem o ranking de seleções da FIFA.
    Lendo os critérios parece justíssimo e muito bem fechado. Mas na prática só cria aberrações bizarras no ranking.

6. Knolex

Knolex Well-Known Member In Memoriam

Eu até concordaria numa Copa do Mundo ou torneios de mata-mata. Mas como a vitória contra o Guarani em casa, em termos de Brasileirão, vale o mesmo que derrotar o Inter no Beira-Rio, tem que ter o mesmo peso sim.

7. Deriel

Deriel Administrador

E quem decide o peso de cada jogo? E com base em que?

8. Neithan

Eu sei que é quase impossível criar tais variáveis. Mas acho que para o prêmio Bola de Ouro deveria ser (PRA MIM) um prêmio para o que brilhou mais, não o mais regular. Sei lá, prefiro o prêmio da Placar do que o da Globo/CBF, mas não concordo 100% com ele.

Poderia ser feito uma tabela, por exemplo: Clássicos valem 2x a mais do que não-clássicos. Jogos fora de casa vale 1.5x a mais do que jogos em casa. E assim por diante.

9. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Não podemos esquecer que em pontos corridos o jogo que pode decidir o título não é necessariamente um clássico. De repente um jogo decisivo contra o Guarani citado pelo Neithan na ultima rodada pode ser infinitamente mais importante.

Só como exemplo baseado o que vimos no ano passado.

De pouco adiantava o Obina ser um cara que tinha o hábito de fazer um monte de gol em clássicos e depois sumir o resto do campeonato enquanto tínhamos o Fred que quando estava em atividade vinha decidindo quase todos os jogos do Flu independente de adversário.

E aí? Quem brilhou mais? O artilheiro de clássico ou artilheiro de campeonato?

Eu prefiro premiar em primeiro lugar o jogador mais efetivo e regular.

Eu vejo o critério "clássico" importante sim, mas como fator de desempate.

Última edição: 17 Ago 2010
  10. Deriel

Deriel Administrador

O que é um clássico? quem decide o que é um clássico? tempo de existência dos times? vezes que ocorreu o jogo? número de torcida? quando um jogo deixa de ser um clássico? quando passa a ser um?

Tudo esbarra nas variáceis. Cada termo tem que ter uma definição clara e direta.

11. Neithan

Por isso que eu disse que seria quase impossível. Seria grande a chance de, como disse o Fusa, criar algumas aberrações no ranking.

12. Deriel

Deriel Administrador

Dá pra usar o [ame]http://pt.wikipedia.org/wiki/Ranking_Mundial_de_Clubes_da_IFFHS[/ame]

13. Neithan

Eu gosto do sistema de pontuação do IFFHS. Saem também algumas anomalias, mas o ranking tem uma pontuação bem legal. E pelo menos não menospreza a Libertadores, que tem o mesmo número de pontos que a Champions (assim como a Sul-Americana = Liga Europa).

Mas para jogador, não vejo como fazer uma pontuação mais complexa, infelizmente (eu acho). Por exemplo, se for valorizar os clássicos (minha ideia inicial), os 4 paulistas e os 4 cariocas teriam uma vantagem contra os demais, já que encaram 6 clássicos ao longo do Campeonato.

Que pena.

Compartilhar