Os guerreiros de lança que mais causam estragos são com certeza aqueles que usam montarias por causa dos multiplicadores das investidas. Como Ianzen ressaltou, esses talentos que não são oficiais provavelmente só seriam permitidos em campanhas overpowers ou específicas (no casos de Warcraft por exemplo) onde os narradores vão se ater aos talentos daquela campanha/cenário.
Mas se a idéia é fazer um guerreiro diferente que usa uma arma corpo a corpo de longa distância como lanças e naginatas, etc, eu recomendaria o uso de alabarda.
Primeiro que a alabarda tem 2 tipos de dano, cortante e perfurante, o que dá pra vc ultrapassar algumas RDs (como zumbis), outra que ela é mais versátil pq tem talento de estilo pra ela onde é adicionado 1 golpe adicional e ela passa a dar um dano de bastão (1d6 crit x2) por bater com a ponta do cabo e por ultimo mas não menos importante é que o dano dela é de 1d10.
Agora fica o aviso, o guerreiro sem dúvida é extremamente versátil e único, afinal a não ser que tu monte uma cópia exata nunca vã ter todos os talentos iguais, então além deinvestir no básico, como especialização em arma e a linha tradicional, invista alguns talentos pra pegar os estilos de combate e no caso da arma de haste pra poder bater com ela corpo a corpo sem distância quando tiver encurralado. No caso de arma de haste e especificamente da alabarda talento pra imobilizar são valiosos.
Agora guerreiro que joga na retranca sem dúvida a sua melhor escolha é usar escudo de torre, sim aquele que dá +4 na CA, pra começar é uma vantagem exclusiva do guerreiro, nenhuma outra classe combatente começa sabendo usar isso e depois ainda que ele te dê penalidade pra atacar com a mão onde empunha a arma sua função é travar o inimigo e levar pouco ou nenhum dano fazendo ele te errar, o resto é simples, conseguir itens adicionais que dão CA, armaduras pesadas e utensílios que dificultem movimentação do inimigo (bolsa de cola funciona que é uma beleza) a linha de talentos é foco e especialização em escudo e armadura. No caso de pegar alguma prestigiada ou até uma classe básica secundária, invista em tudo aquilo que ganha CA, ex - Cavaleiro do PHB 2, Anão Defensor do DG 1 que são classes que ganham CA de alguma maneira.
Sempre que dou essas instruções gosto de postar esse aviso no final, em D&D não ganha quem dá mais dano ou quem tem a maior classe de armadura, mas sim o perspicaz que usa bem aquilo que tem a mão, e por fim não deixe que sua multiclasse seja só um acréssimo de pontos, use bem isso, faça uma boa história pro seu personagem, corra atrás com ele, aprenda as classes e divirta-se fazendo um ótimo combatente com uma história épica.