dermeister
Ent cara-de-pau
A partir de 07/12 (a partir das 6h, para os mais ansiosos), teremos uma nova série de recursos disponíveis no MUD. São algumas coisas bastante interessantes que foram discutivas pela equipe de desenvolvimento nas últimas semanas:
* A Floresta de Haon Dor, e a Vila de Archet foram readaptadas pelo Cildraemoth;
* O Bosque Sagrado, a Creche Anã e as Galerias Subterrãneas de Bri foram adaptadas pelo Neithan;
* Fizemos um progresso significativo na troca do nome 'Imortal' por 'Maia', restam poucos lugares, ainda. Isto inclui as Políticas de Jogo, cujo texto foi alterado com a troca, porém, não houve nenhuma mudança em seus propósitos ou significados.
* O comando WIZLIST foi substituído pelo comando MAIAR
* O comando DEITIES foi substituído pelo comando VALAR
* O comando IMMTALK foi substituído pelo comando MTALK (de MaiaTALK). O atalho ":" permanece.
* Agora os Valar dos Salões de Mandos irão dar um manto para os renascidos. (Tivemos reclamações dos guardas das cidades e de algumas senhoras extremamente pudicas sobre renascidos andando "ao natural" pelas ruas)
* Foi adicionado o comando RAP, bater em portas (RAP <direção>). Futuramente será usado por NPCs do MUD.
* Foi adicionado um completo sistema de escrita e edição de livros para o MUD. Este sistema é exclusivo do MUD Valinor (nunca vi nada assim em nenhum outro MUD). Abaixo há algumas instruções datalhadas a seu respeito. As capas para os livros estão a venda inicialmente em Bri, porém em breve estarão em outras cidades. Os livros das bibliotecas serão adaptados para usar o novo sistema.
* A Floresta de Haon Dor, e a Vila de Archet foram readaptadas pelo Cildraemoth;
* O Bosque Sagrado, a Creche Anã e as Galerias Subterrãneas de Bri foram adaptadas pelo Neithan;
* Fizemos um progresso significativo na troca do nome 'Imortal' por 'Maia', restam poucos lugares, ainda. Isto inclui as Políticas de Jogo, cujo texto foi alterado com a troca, porém, não houve nenhuma mudança em seus propósitos ou significados.
* O comando WIZLIST foi substituído pelo comando MAIAR
* O comando DEITIES foi substituído pelo comando VALAR
* O comando IMMTALK foi substituído pelo comando MTALK (de MaiaTALK). O atalho ":" permanece.
* Agora os Valar dos Salões de Mandos irão dar um manto para os renascidos. (Tivemos reclamações dos guardas das cidades e de algumas senhoras extremamente pudicas sobre renascidos andando "ao natural" pelas ruas)
* Foi adicionado o comando RAP, bater em portas (RAP <direção>). Futuramente será usado por NPCs do MUD.
* Foi adicionado um completo sistema de escrita e edição de livros para o MUD. Este sistema é exclusivo do MUD Valinor (nunca vi nada assim em nenhum outro MUD). Abaixo há algumas instruções datalhadas a seu respeito. As capas para os livros estão a venda inicialmente em Bri, porém em breve estarão em outras cidades. Os livros das bibliotecas serão adaptados para usar o novo sistema.
Código:
Sintaxe: BOOK <livro> READ Lê a primeira página do livro
BOOK <livro> READ <página> Lê a página indicada
BOOK <livro> TITLE <título> Define o título do livro
BOOK <livro> INSERT Insere uma página ao livro
BOOK <livro> INSERT <página> Insere uma página na posição indicada
BOOK <livro> TAKE <página> Retira uma página do livro
BOOK <livro> SIGN Assina o livro
BOOK <livro> SEAL Lacra o livro (impede novas edições)
O comando BOOK permite ler e editar livros no MUD. Se seu personagem
tiver os insumos adequados (papel, caneta ou pena, e uma capa) você
poderá escrever seus próprios livros. Os comandos de escrita de livros
funcionam de forma conjunta com os comandos para escrita de folhas de
papel (de fato, o livro nada mais é do que várias folhas escritas com o
comando NOTE unidas a uma capa). O processo de escrita de um livro pode
parecer complexo a primeira vista, motivo pelo qual elaboramos um guia
mais detalhado sobre isto. Nas páginas finais desta ajuda, elaboramos
um exemplo completo (passo a passo) da escrita de um livro.
BOOK <livro> READ
BOOK <livro> READ <página>
Estes comandos são usados para ler livros do seu inventário. Usando a
primeira forma do comando, você irá ler a primeira página do livro. Nesta
condição, uma lista de todas as páginas escritas será exibida. Usando a
segunda forma do comando, você poderá ler uma página específica do livro.
Exemplos:
BOOK 'As aventuras de Tom Bombadil' READ
Lê a primeira página do livro)
BOOK 'As aventuras de Tom Bombadil' READ 22
Lê a 22ª página do livro)
BOOK aventuras READ
Esta é uma forma simplificada dos comandos anteriores, que
desobriga você de digitar o título completo. Este comando terá o
mesmo efeito dos anteriores caso você tenha apenas um livro com a
palavra 'aventuras' no título em seu inventário. Caso contrário,
o primeiro deles será lido.
BOOK <livro> TITLE <título>
Este comando permite definir o título de um livro. Sendo um comando de
edição, ele só funcionará em livros que não tenham sido lacrados. Os
livros intitulados serão referenciados pelo MUD através da palavra
'livro' e de qualquer palavra que conste em seu título. Títulos podem
ter no máximo 60 caracteres.
Exemplo:
BOOK caderno TITLE O diário de Fredegar Bolger
Considerando que você tenha um caderno em branco que atenda pelo
nome 'caderno' em seu inventário, este comando irá transformá-lo
em um livro intitulado 'O diário de Fredegar Bolger'. A partir de
então, o livro será referenciado pelos nomes 'livro' e qualquer
palavra do título.
BOOK <livro> INSERT
BOOK <livro> INSERT <página>
Estes comandos permitem inserir páginas em livros. As páginas nada mais
são que folhas de papel previamente escritas com o comando NOTE. Seu
personagem precisará estar segurando a página em suas mãos para poder usar
este comando. Sendo um comando de edição, ele só funcionará em livros
que não tenham sido lacrados. A primeira forma do comando irá inserir
a página logo após a última página do livro, atribuindo automaticamente
o número. A segunda forma permitirá inserir páginas no meio de outras,
desde que não exista nenhuma página com o número indicado (Lembre-se:
isto é papel, e papel não tem renumeração automática :) . O número máximo
de páginas que podem ser inseridas em livros depende da capa (caderno,
bloco, etc) que você usou quando começou a escrever o livro (em geral,
é possível encontrar para compra itens como "Um caderno de 50 folhas",
ou "uma capa para livros de até 50 folhas").
Exemplos:
BOOK diário INSERT
Este comando irá inserir a página que seu personagem está segurando
no final do livro que atende por 'diário'. A página irá assumir
automaticamente o número imediatamente superior ao número da última
página do livro.
BOOK diário INSERT 5
Considerando que seu personagem possua um livro chamado
'diário' com as páginas 1, 2, 3, 4, 6, 7 e 8 escritas, será
possível inserir a 5ª página faltante com este comando. Não é
possível adicionar uma página com o mesmo número de uma página
já existente.
BOOK diário INSERT 120
Considerando que seu livro tenha as páginas 1, 2 e 3 escritas,
este comando irá adicionar a página 120, deixando-o com as páginas
1, 2, 3 e 120 escritas. Estas quebras propositais na numeração
das páginas não tem muita utilidade, porém, é um recurso que
está disponível.
BOOK <livro> TAKE <página>
Este comando permite extrair (arrancar) uma folha de um livro. A folha
será colocada no inventário do seu personagem, podendo então ser editada
ou reutilizada. Sendo um comando de edição, ele só funcionará em livros
que não tenham sido lacrados. A extração de uma folha deixará um "furo"
na sequência de páginas escritas do livro (Novamente lembramos: isto é
papel, e papel não tem renumeração automática :)
Exemplo:
BOOK diário TAKE 5
Considerando que o livro tenha as páginas 1, 2, 3, 4, 5 e
6 escritas, este comando irá retirar a 5ª página do livro,
colocando-a em no inventário do seu personagem. A numeração das
páginas ficará então 1, 2, 3, 4 e 6.
BOOK <livro> SIGN
Este comando permite assinar um livro. A assinatura fará com que o nome e
sobrenome do seu personagem seja exibidos antes da contagem de páginas do
livro, no READ. Assinando o livro, você removerá qualquer outra assinatura
existente (a única forma de criar uma assinatua indelével é lacrando
o livro, o que impedirá qualquer edição futura). Sendo um comando de
edição, ele só funcionará em livros que não tenham sido lacrados.
Exemplo:
BOOK diário SIGN
Assina o livro que atende pelo nome de 'diário' (obviamente,
ele deve estar no inventário do seu personagem).
BOOK <livro> SEAL
Este comando permite lacrar um livro. Após lacrados, os livros não poderão
mais ser editados de forma alguma (o que inclui a inserção e extração de
páginas, assinaturas e edição do título). Este comando é IRREVERSÍVEL:
uma vez adicionado, o lacre não pode mais ser removido (nem mesmo pelo
autor do livro). Use este comando caso queira escrever livros para venda,
ou criar livros imutáveis, com páginas e assinaturas indeléveis.
Exemplo:
BOOK diário SEAL
Lacra o livro que atende pelo nome de 'diário' (obviamente,
ele deve estar no inventário do seu personagem).
EXEMPLO DA ESCRITA DE UM LIVRO PASSO A PASSO.
Elaboramos este exemplo para demonstrar o processo de edição de um livro
da forma mais simples possível. Em geral, são estes os passos que você
precisará seguir quando for escrever sua obra.
Seu personagem precisará ter em seu inverntário os seguintes itens:
* Uma capa para livros ou caderno
* Uma caneta
* Alguma quantidade de folhas de papel (dependendo de quantas páginas
terá seu livro)
Inicialmente, tendo o caderno no inventário do personagem, você precisará
definir o título do livro. Assumindo que seu livro será escrito a partir
de um caderno que é referenciado simplesmente pelo nome 'caderno',
isto deve ser feito com o comando
BOOK caderno TITLE O diário de Fredegar Bolger
a partir deste momento, o caderno passará a ser refereciado pelos nomes
'livro' e 'Diário de Fredegar Bolger', ou qualquer palavra deste.
Em seguida, você poderá assinar o livro. Isto não é obrigatório, e em
livros escritos por mais de um autor geralmente não é desejável (afinal,
apenas um deles poderá assinar o livro). Isto pode ser feito com
BOOK diário SIGN
Agora a primeira página do livro poderá ser inserida. Para isto, é
necessário primeiro escrevê-la com os comandos para escrita em folhas
de papel (NOTE). Inicialmente seu personagem precisará segurar a folha
em suas mãos
HOLD papel
e em seguida, escrever o texto digitando
NOTE WRITE
Isto colocará o personagem no Editor de Texto, que pode ser finalizado
digitando '/s' no início de uma linha. Convém verificar se o texto
escrito está correto com
NOTE SHOW
antes de inserir definitivamente a página no livro com o comando
BOOK diário INSERT
A partir deste momento, a folha de papel foi retirada das mãos do seu
personagem e inserida no livro.
O processo acima (HOLD papel / NOTE WRITE / BOOK diário INSERT) deve
ser repetido com todas as páginas que você deseja adicionar ao livro. Ao
fim ou durante o processo, você poderá ler o livro digitando
BOOK diário READ
ou ainda
BOOK diário READ <número da página>
Maiores informações a respeito do comando NOTE podem ser encontradas
digitando HELP NOTE.