Ainda nessa linha da forma, mesmo os orcs eu acredito que eram muito menos monstruosos do que são comumente retratados.
Não só nos filmes, mas do RPG, filmes e jogos derivados, eu já conhecia o imaginário de orcs monstrengos verdes antes de ouvir falar em Tolkien. Mas será que são assim mesmo?
São feios, são deformados, desproporcionais, mas são essencialmente de feições humanas, ainda que humanos com garras e presas (embora eu não confie muito nessas descrições). Uma técnica básica de guerra é desumanizar o inimigo, transformá-lo em animal. E a narrativa que temos é élfica.
Na verdade nunca tinha questionado isso, porque como quase qualquer um, já tinha a imagem de orc pronta do mundo do RPG e seu derivados. Esse questionamento só me ocorreu quando vi a descrição que Tolkien fez dos orcs comparando-os com povos mongólicos. Ali eu parei e pensei, opa, pera lá, orc é muito mais gente que bicho. Gente animalizada, seja pelo seu próprio mestre, seja pela narrativa do inimigo, mas são gente. Sua origem é incerta, mas faz-se crer que derivam de gente (seja elfo, humano ou ambos). Além de orc ser um termo genérico pra muita coisa diferente, que foi generalizada por quem contou a história.
Ora, se os orcs que não tinham nenhum direito de escolha sobre sua aparência provavelmente não eram tão bestiais assim, não são os Balrogs, que podiam escolher como aparentar, que o seriam.