• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Asas dos Balrogs

Balrogs Tinham asas

  • SIM

    Votos: 79 47,3%
  • NÃO

    Votos: 73 43,7%
  • ALGUNS

    Votos: 15 9,0%

  • Total de votantes
    167
Sei lá. Na minha memória fraca, Gandalf os chama de "criaturas" ou coisa que o valha, né? E por serem antiquíssimos, muito anteriores ao Homem, nunca me ocorreria imaginá-los com algum aspecto humano rs. Pra mim sempre foram como equivalentes a demônios (inclusive por isso eles tinham asas, para mim); mas pode ser por influências externas à obra. Quando eu for ler a trilogia de novo (parei na metade do volume 2 rs) eu presto mais atenção.
O "demon of the ancient" world dito no filme é exclusivo do filme do PJ. No livro, o Tolkien só alude ao Balrog na sinopse do livro 1 como "A spirit of the first age" ou something like this. Nas cartas idem. Foi só nos textos do Silmarillion Pós SdA que Tolkien voltou a falar deles como "demônios". A idéia deles serem maiar só se consolidou DEPOIS do livro do SdA estar escrito e publicado embora, nas entrelinhas, dá-se a perceber que já, provavelmente, infundia sua percepção do que eles deviam ser durante a redação.
 
Dei uma lida mais atenta agora, mas preciso voltar no texto depois quando estiver com tempo e pensar com mais calma. O lance do anagrama me chamou mais atenção do que o buraco queimado em si.
E agora vi a diferença que você comentou sobre asas reais e o manto de sombras e, realmente, pela interpretação dada no post, faz sentido que as asas sejam reais, enquanto o manto de sombras está ao redor, na parte escura do queimado.
Bem legal, mas confesso que ainda acho muito brisado. Mas bem legal.

O lance é que sendo "asas" ou "capa alada" caras como o Nasmith nem sequer pintam a sombra e deixam o Balrog parecendo uma ratazana pelada chifruda.
Bom, levando em conta o post do buraco queimado, diferentemente do que o autor do post diz, eu não vi dois pés indistinguíveis, mas um tripé bem evidente. Ou seja, não foi só pela falta das asas (ou do manto de sombras) que o Ted Nasmith falhou no seu desenho.
 
Lembra de flipar a imagem pra vê-la na posição certa. É de ponta cabeça que o cara interpretou e aí coloca ao lado da do Chernabog.

1660244237891.png1660244269161.png
 

Anexos

  • 1660244075616.png
    1660244075616.png
    77,8 KB · Visualizações: 2
Última edição:
Sim sim, mas de pé como está também da pra ver um bicho alado. Depois tento desenhar e mostrar aqui.
O fato é que, como alguém mesmo apontou num dos posts, a gente consegue ver forma humanoide em qualquer coisa. Por isso acho que é brisa.

EDIT: A interpretação do post é de pé, não? Sem flipar.
(A) The image is of a semi-humanoid in a perfectly upright position. Meaning there is no need to rotate it to understand it. One might presume that the orientation was purposely effected. The odds of this being a random placement seem remote.

Mas é, como eu disse. Consigo ver alguém alado nos dois jeitos.
 
Última edição:
Sim sim, mas de pé como está também da pra ver um bicho alado. Depois tento desenhar e mostrar aqui.
O fato é que, como alguém mesmo apontou num dos posts, a gente consegue ver forma humanoide em qualquer coisa. Por isso acho que é brisa.
Que é o que Tolkien parecia querer fazer...deixar um literalmente "tantalizante" hint de que pode (ou não) ter coisa ali.... o lance que o cara comentou sobre a forma com que páginas se organizam sugerindo uma não-aleatoriedade, de que o papel diferente dos outros furos foi cortado nesse trecho e não queimado e de que a aura preta foi pintada e não "chamuscada" junto com o esquema do anagrama contendo 33 letras ( um número importante) além da intertextualidade com manuscritos medievais com esse tipo de artifício me colocam com a pulga bem atrás da orelha.

“a large bold hand using an Elvish script.” sendo um anagrama e virando "Plan gives us Balrog hidden in last char.’"

Possível piada com isso aqui:
1660244850303.png
"Quem me vê jamais esquece" https://www.biblestudytools.com/nas/john/12-45.html
Lembrando a piada do Zack Snyder, Chris Terrio e Cia Ltda no Batman vs Superman

1660245765052.png



2. His name. “While the anagram to ‘Tom Marvolo Riddle’ is ‘I am Lord Voldemort,’ as my good friend pointed out, ‘Albus Dumbledore’ becomes ‘Male bods rule, bud!’”
 
Última edição:
Essa parte eu achei bem mais interessante do que o buraco queimado em si. E preciso voltar a pensar melhor nisso. Não sei se captei tudo que ele quis dizer.
 
Lembrando... o cara falou que o buraco na verdade não foi queimado... foi cortado e depois teve as bordas pintadas à mão, é o que ele dá a entender. O "queimado" não atingiu as folhas de trás como parece acontecer com as outras páginas.

(B) The cut-out certainly isn’t a pattern one would expect from a burn, slash or stabbing. If it really was Tolkien’s idea of a ‘stabbing’ or ‘slashing’, it hasn’t penetrated through to the earlier pages - one must note! So one might deem that our particular ‘hole’ was specially created with purpose in mind. Indeed my close examination of the original at The Bodleian exhibition in 2018 revealed no indication that it was created by burning.
(C) The cutout of interest is very different to all the other internalized ones in any of the three parchment pages. Those other holes are of simpler shape, being generally ovoid and of ‘aerofoil’ cross-section. Whereas our cutaway is far more complex. Why, we must ask ourselves, is that?
(D) The singeing or ‘shadow’ is far more pronounced around our image of interest than around the other cutouts. Why? Was it purposely done to represent a ‘great’ shadow
 
Acho que esse é o autor do post:


O Blog dele está aqui ó:


Brisadão mas FASCINANTE, sem dúvida

Star Trek Wow GIF
 
Última edição:
Outra coisa. Aquele Balrog do PJ é muito estiloso e tal. Ficou ótimo na tela. Mas é bastante inverossímil (levando em conta que é uma ficção de fantasia) que aquele monstro, daquele tamanho, pegando fogo daquele jeito, tenha sido morto no mano a mano por qualquer elfo que seja. Mesmo por um Gandalf preso num hröa de velho. Acho aquela versão do filme bastante superestimada. Se tivessem 7 daqueles andando na Terra-média, não sobrava elfo pra contar história. Eles têm que ser menos que o Sauron. E não é comum imaginar o Sauron como um supermonstrengo, embora nos filmes também tenha achado o tamanho dele, naquela armadura, exagerado.
Não acho que esses seres iam tão além (um pouco sim, mas não muito), fisicamente falando, dos Calaquendi, que seriam o suprassumo da criação de Eru. Caso o fossem, as narrativas, tal como são narradas, não fariam muito sentido. O que os diferenciava de fato, era o poder subcriativo.
 
Ainda nessa linha da forma, mesmo os orcs eu acredito que eram muito menos monstruosos do que são comumente retratados.
Não só nos filmes, mas do RPG, filmes e jogos derivados, eu já conhecia o imaginário de orcs monstrengos verdes antes de ouvir falar em Tolkien. Mas será que são assim mesmo?
São feios, são deformados, desproporcionais, mas são essencialmente de feições humanas, ainda que humanos com garras e presas (embora eu não confie muito nessas descrições). Uma técnica básica de guerra é desumanizar o inimigo, transformá-lo em animal. E a narrativa que temos é élfica.
Na verdade nunca tinha questionado isso, porque como quase qualquer um, já tinha a imagem de orc pronta do mundo do RPG e seu derivados. Esse questionamento só me ocorreu quando vi a descrição que Tolkien fez dos orcs comparando-os com povos mongólicos. Ali eu parei e pensei, opa, pera lá, orc é muito mais gente que bicho. Gente animalizada, seja pelo seu próprio mestre, seja pela narrativa do inimigo, mas são gente. Sua origem é incerta, mas faz-se crer que derivam de gente (seja elfo, humano ou ambos). Além de orc ser um termo genérico pra muita coisa diferente, que foi generalizada por quem contou a história.

Ora, se os orcs que não tinham nenhum direito de escolha sobre sua aparência provavelmente não eram tão bestiais assim, não são os Balrogs, que podiam escolher como aparentar, que o seriam.
 
Cheque:




1660256571818.png



Michael Crichton do Jurassic Park já tinha dado a entender isso no seu Eaters of the Dead que é uma releitura de Beowulf.





 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo