• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Crônicas de Nárnia

Ah, faz tempo que eu tô querendo ler esse livro!!!
Eu já encomendei o primeiro volume, O Sobrinho do Mago, vamos ver se é bom mesmo.
:D
 
Puts..você devia ter comprado as crônicas todas...estão vendendo em um volume único, e eu acho que sai mais barato...
Em qualquer site de compras você encontra.
 
Antes, era da ed. abu, eu nem sabia q existia o sobrinho do mago, jah tinha tres livros...
prah fik com a coleçao completa eu comprei td d novo...^^
 
É, mas aquele volume único é muito esquisito.
Odeio aquele papel e é muito grande, pesado, parece um Aurélio, sei lá, não é o tipo de livro que você pode ler deitado, ou levar pra outro lugar...
Hehehehehehehehehehehe....
:wink:
 
Cults disse:
É, mas aquele volume único é muito esquisito.
Odeio aquele papel e é muito grande, pesado, parece um Aurélio, sei lá, não é o tipo de livro que você pode ler deitado, ou levar pra outro lugar...
Hehehehehehehehehehehe....
:wink:

Isso é verdade...mas eu acho lindo aquele livrão....
 
Narnia é realmente muito bom e C S Lewis tambem é um grande entre os grandes mas ando sem tempo pra ler as cronicas ultimamente, já vi algum material teologico dele mas não lembro o nome, e sei que é muito respeitado como Teologo protestante
 
eu li todos os 7 em ingles quando tinha uns 8 anos de idade, depois reli umas 10 vezes cada 1. na época eu não tinha ouvido falar em senhor dos aneis. os melhores são the lion, the witch and the wardrobe (eh o segundo) e voyage of the dawn treader ( eh o 5º, como eh o nome em portugues?), mas todos os outros são muito legais tb. :P :P :D
 
Terminei ''O sobrinho do mago'' antes do carnaval e achei bem bacana. Contudo, depois de ler este e ''Roverandom'' preciso dar uma descansada dos infantis antes de ler '' O leão, a feiticeira e o guarda-roupa''.
Uma coisa que achei interessante é o fato de Narnia surgir a partir de uma canção, assim como Arda no Silmarillion. Por acaso o surgimento do mundo a partir de uma canção ocorre em alguma mitologia, ou foi uma coincidência entre Lewis e Tolkien?
 
Pandatur *AWAY* disse:
Terminei ''O sobrinho do mago'' antes do carnaval e achei bem bacana. Contudo, depois de ler este e ''Roverandom'' preciso dar uma descansada dos infantis antes de ler '' O leão, a feiticeira e o guarda-roupa''.
Uma coisa que achei interessante é o fato de Narnia surgir a partir de uma canção, assim como Arda no Silmarillion. Por acaso o surgimento do mundo a partir de uma canção ocorre em alguma mitologia, ou foi uma coincidência entre Lewis e Tolkien?

Tem uma mitologia sim, agora vc me pegou se uma africana ou a hindu, whatever. Iso surgiu numa lista de discussão sobre Tolkien... mas o fato é que seja qual for a mitologia é extremamente improvável que Tolkien tenha tido contato com a mesma.

E Tolkien não curtia muito umas coisinhas do Lewis, inclusive acusava de ter emprestado algumas idéias ;)
 
Eu ja vi essa pergunta aparecer algumas vezes aqui no forum. Infelizmente eu nao conheco o bastante para dar uma resposta confiavel, mas desconfio de que um medievalista saberia alguma coisa a respeito. Se voces quiserem deem uma procurada na pagina de reviews sobre os livros de Tolkien que tem na pagina do New York Times, e leiam o review do Silmarillion. (Precisa fazer registro na pagina antes.)

http://www.nytimes.com/books/01/02/11/specials/tolkien.html

Eu tenho o texto em casa, e mais tarde posso postar algums trechos aqui.

Edit: Aqui está o trecho do texto que interessa:


"What is medieval in Tolkien's vision is his set of organizing principles, hias symbolism and his pattern of legends and events. In the work of Boethius and the scholastic philosophers, as in Dante and Chaucer, musical harmony is the first principle of cosmic balance, and the melody of individuas - the expression of individual will - is the standard figure for the play of free will within the overall design of Providence. This concord of will and overall design was simultaneously expressed, in medieval thought, in terms of light: the foundation of "music" was the orderly tuning of the spheres."

"O que é medieval na visão de Tokien é seu conjunto de princípios de organização, seu simbolismo e seu padrão de lendas e eventos. No trabalho de Boécio e nos filósofos escolásticos, e em Dante e Chaucer, a harmonia musical é o primeiro princípio de equilíbrio cósmico, e a música composta pelos indivíduos - a expressão da vontade individual - é a imagem padrão do exercício do livre arbítrio dentro do desígnio total da Providência. Esta associação de desígnio total e livre-arbítrio foi expressa simultaneamente, no pensamento medieval, em termos da luz: o fundamento da música era a harmonia das esferas."
 
Veleu, Swanhild...
Agora lá vai outro ponto... temos anéis em ''O sobrinho do mago'', assim como uma árvore ''mágica''. A árvore, creio eu, pode estar mais ligada com a macieira do Jardim do Éden, do que com alguma das duas árvores de Tolkien. Mas, e os anéis mágicos? É claro que temos anéis mágicos em várias mitologias, como a nórdica por exemplo, e, que se não me engano, Lewis apreciava, assim como Tolkien e os Inklings. Mas há a possibilidade de Lewis ter retirado a idéia dos anéis mais precisamente de Tolkien do que das outras mitologias, ou será que sou eu quem está procurando muitas semelhanças não por acaso nas obras de lewis e Tolkien?
 
Pandatur, aí eu não sei. Não é bom tentar responder esse tipo de pergunta sem ler o livro primeiro (e eu não li nada do Lewis).
 
Se você ainda nào leu, então leia Swanhild, pois vale a pena.
E acabei de descobrir que o site www.narnia.com está de cara nova...muito bacana. Lá você pode conhecer melhor o fantástico mundo criado por Aslam, quer dizer, por C.S. Lewis. Há uma seção onde você explora Narnia, suas terras, os personagens e a cronologia de sua história, além de testar seus conhecimentos. Pode-se saber mais sobre o autor e a criação das obras também. E segundo o site, o diretor de Shrek, Andrew Adamson, filmará '' O leão, a feiticeira e o guarda-roupa''.
Só que a notícia é de 31/07/02, e portanto não dá pra saber se o projeto continua firme...

-------
Acabei de ler "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa" e percebi muito claramente a presença do cristianismo na obra.


*SPOILER*


Em "O sobrinho do mago", Aslam inicialmente parece ser Deus, ao criar Narnia. Porém, vemos que ele na verdade está mais relacionado com Cristo, ao ser morto e ressucitar em "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa".
Agora é ler "O cavalo e seu menino", o terceiro livro. Mas isso só no feriado da Semana Santa, ou em Julho...
 
poutz, eu li esses livros há tanto tempo... nem lembro com muitos detalhes...
mas espero q vcs q taum lendo jah tenham percebido q naum se trata de atlântida, como disseram aqui, naum??!uhauhauaua
mas a coleção é muito legal mesmo, e bem antiga... eu vi a versão nova, e a capa é muito boa.... :D
 
eu gostei muito das cronicas de nárnia, acho que já li todos umas 4 vz cada, e alguns eu li mais vezes. o meu preferido é o navil da alvorada. eu adoro o ripichipi!
mas qto a essa edição nova, perdeu a magia, aqueles desenhos pintados... eles tinha que ser em preto e branco!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo