• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anéis de Saturno podem desaparecer

Sir Togo Bolseiro disse:
Sim, a Europa na parte de astrobiologia é mais "rica" (...)
E imaginar que isso ainda só é o sistema solar já faz os ufomaníacos pularem de alegria...

Acho que já estou desviando demais a conversa.
 
Mesmo que vida seja encontrada, não será nada que seja significante o bastante para os ufólogos amadores/intusiastas/que não tem noção nenhuma (sendo esta última categoria a mais abundante).
Seria algo extremamente importante, mas beeeeeeeeem longe do que eles sonham em ver comprovada a existência...
 
*Este Necromante ordena: Levante-se tópico!*
Sir Togo Bolseiro disse:
A Cassini promete revelar ainda mais coisas... boa sorte para a missão!
A missão vai bem, pelo jeito... :D


Titã tem atividade geológica e carbono na atmosfera
Imagens e dados da Cassini-Huygens reforçam a tese da existência de lagos na superfície da lua de Saturno


Pasadena, EUA - A lua Titã, um satélite de dimensões planetárias que orbita Saturno, está "geologicamente viva" e, possivelmente, tem líquidos se movimentando em sua superfície, além de ter uma atmosfera rica em carbono, dizem os cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato (LPJ) da Nasa, em Pasadena.

Apesar de não haver ainda uma comprovação da existência de lagos de metano e etano, como se supõe, as imagens e dados captados pela sonda euro-americana Cassini-Huygens acrescentam cada vez mais indícios neste sentido.

Formas lineares longas detectadas pelas câmeras e radares indicam atividade geológica e superfícies planas escuras indicam a existência de lagos, segundo Charles Elachi, chefe da equipe de imagens do LPJ.

Elachi disse que há uma "crescente confiança" quanto a estes sinais. Segundo relatou, a possível "região dos lagos" - já denominada Si-Si Cat, porque a filha de um membro da equipe a considerou parecida com a imagem do gato de Halloween - surge nas imagens com razoável destaque em relação ao restante do relevo, mais irregular.

As imagens e dados foram coletados pela sonda em sua primeira aproximação a curta distância de Titã, a maior das 33 luas de Saturno e a única conhecida no Sistema Solar a ter uma atmosfera. A Cassini-Huygens passou a menos de 1,2 mil km de distância do satélite, na quarta-feira, e conseguiu "ver" um pouco mais através da densa e nebulosa capa atmosférica de Titã.

O radar da sonda conseguiu mapear uma área de 1.995 km por 121 km, que começou a ser analisada na quarta-feira. O grande interesse em Titã se deve a suas características particulares no Sistema Solar e ao fato de, provavelmente, conter os elementos que permitiram o surgimento da vida na Terra. O carbono encontrado na atmosfera é um destes elementos.


Fotos de Titã

É pena que esse "provavelmente" não nos dê tanta segurança...
Mas são grandes passos no conhecimento do Universo...
 
Como um admirador de Saturno (sei que tem outros por aqui) e, consequentemente, da bem sucedida Sonda Cassini...
Acabei achando o site da NASA que cobre toda a missão Cassini-Huygens... :D

Cassini-Huygens - Mission to Saturn & Titan

Tem fotos lindas, como essa...
m20041130-cassini.jpg
 
Dark Light disse:
Ah. hm.. pois é, agente acostumado com coisas q levam 1 ou 2 dias para serem concluidas... :lol:

Tipo, eu não entendi o termo "oxigenio atomico". :roll:

:think: Não sei se é isso mas vamos lá:

Oxigênio Atômico deve ser o Oxigênio com sua Massa Atômica alterada.

Assim, ele fica instável podendo implodir, já que o número de elétrons não "bateria" com o número de prótons.

Acho que é isso,
Até!
 
Úvatar disse:
Como um admirador de Saturno (sei que tem outros por aqui) e, consequentemente, da bem sucedida Sonda Cassini...
Acabei achando o site da NASA que cobre toda a missão Cassini-Huygens... :D

SIM! Admiradores de Saturno (foi o primeiro corpo celeste que vi diretamente em um telescópio).
Vou baixar TODAS as fotos! :D
 
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u12841.shtml disse:
Pouso da Huygens na superfície de Titã é considerado um sucesso
da Folha Online - 14/01/2005 - 17h50

O pouso da sonda Huygens na superfície de Titã, a maior das luas de Saturno, foi considerada um sucesso pela ESA (Agência Espacial Européia). A missão é histórica porque a Huygens foi o primeiro artefato humano a descer em uma lua que não seja a da Terra.

A sonda efetuou a descida de duas horas e meia na densa atmosfera de Titã com um pára-quedas. Os dados captados por ela já são enviados à Terra por uma rede de radiotelescópios sensíveis.

A mistura de nitrogênio e metano na lua de Titã deve provocar reações químicas similares às da Terra bilhões de anos atrás. Os estudos do local, portanto, podem ajudar os cientistas a entender como as coisas aconteceram em nosso planeta, usando a lua como termo de comparação.

De acordo com a "BBC", a sonda deve tirar 750 fotos durante a sua jornada. Também recolherá dados que darão detalhes sobre o clima e composição química de Titã, além de gravar ruídos produzidos pela tempestuosa atmosfera da lua.

A "BBC" também informou que um dos canais de transmissão de dados parou de funcionar, mas o canal mais importante, responsável pela coleta de informações sobre a composição química da superfície de Titã, continuava funcionando bem.

"Eu acho que encontraremos solo, não líquido --não há muita evidência para líquidos espalhados lá embaixo nas observações feitas até agora", diz John Spencer, pesquisador do Southwest Research Institute, nos EUA, envolvido com a missão da Cassini.

Há 20 dias, desde que deixou sua nave-mãe (Cassini), a Huygens viajava em direção à lua Titã. A sonda européia entrou na atmosfera de Titã com velocidade 20 vezes superior à do som.

A Cassini chegou a Saturno em julho de 2004, depois de viajar durante sete anos.

Animação da BBC sobre a chegada da sonda, Real Media, em inglês.

Um link legal :D

Para quem não sabe sobre essa sonda. :obiggraz:

The Cassini Imaging Team home page. 8-)

:mrgreen: Tem mais...

8O Cientistas classificam lua de Saturno como "mundo inflamável"

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo