• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anéis de Saturno podem desaparecer

Smaug

Cacho
Isso mesmo, segundo a notícia do site Folha:

Clica Aqui

Uma erupção de oxigênio atômico vista pela sonda Cassini trouxe a suspeita de que os anéis de Saturno possam estar sofrendo erosão, dizem cientistas da Nasa.

Se confirmada a erosão, os famosos anéis podem desaparecer em 100 milhões de anos.


:obiggraz:
 
Que legal.

Quando poderemos conferir se desapareceriam?

Ah, são só 100 milhões de anos.

:gotinha:
 
Nob, que nada. dá pra ter certeza disso mto antes de acontecer por completo.
Basta apenas ter certeza que essa erosão está fazendo eles diminuirem de tamanho (i.e., que ela realmente existe). E essa análise não dura 100 milhões de anos :mrgreen:

Mas ah, já tem um tópico sobre isso, sobre a cassini, ali embaixo..
 
Ah. hm.. pois é, agente acostumado com coisas q levam 1 ou 2 dias para serem concluidas... :lol:

Tipo, eu não entendi o termo "oxigenio atomico". :roll:
 
Dark Light disse:
Tipo, eu não entendi o termo "oxigenio atomico". :roll:

:think: é verdade, não percebi esse "termo", preciso de óculos :mrgreen: ... hum, mas atomico não tem haver com numero atômico ? ou ... :o?: hum... essas coisas de química :roll:
 
Sr. Cachopardo disse:
Dark Light disse:
Tipo, eu não entendi o termo "oxigenio atomico". :roll:

:think: é verdade, não percebi esse "termo", preciso de óculos :mrgreen: ... hum, mas atomico não tem haver com numero atômico ? ou ... :o?: hum... essas coisas de química :roll:
!!!!!
Tipo, todo oxigenio é formado de atomos o.o talvez ele tenha se referido à Oxigenio que não está na forma de O2 nem O3, ou seja, um íon :think: que teria um átomo só
 
Quem sabe, so q infelizmente nao veremos Saturno sem o seu anel. Eu ja me acustumei em olhar pra um mapa ou imagem de saturno e ve os aneis. Agora depois dessa noticia terei q me acustumar com essa ideia antes de morrer................................... Q doidera
 
Estranho que eles sofram erosão, levando em conta que eles não são corpos rígidos, mas sim partículas.
A erosão seria causada pelo que?!

Os anéis de Saturno, em um telescópio, são as coisas mais fantásticas de se ver em um céu noturno!!
 
E a Sonda Cassini que nos revela mais coisas... :obiggraz:

Sonda Cassini descobre novo anel em Saturno - BBC Brasil

Cientistas britânicos descobriram um novo anel em Saturno usando a sonda Cassini.
As descobertas foram feitas na região do anel F. O novo anel, que recebeu o nome de S/2004 1R, parece estar associado com a lua Atlas.
Ele está a 138 mil km do centro de Saturno, entre os anéis A e F. A largura do novo anel foi estimada em 300 km, mas ainda não se sabe se ele dá a volta em todo o planeta.
A sonda Cassini-Huygens chegou ao planeta Saturno em julho.

Objetos

Dois novos objetos também podem ter sido descobertos na órbita do planeta.
Segundo cientistas da Universidade de Londres, se pelo menos um dos objetos for confirmado, o número de luas conhecidas de Saturno passará a 34.
Um pequeno objeto foi descoberto se movendo perto da área externa do anel F, na parte interior da órbita da lua Pandora.
Ele foi observado pela primeira vez por Carl Murray, do Queen Mary College, da Universidade de Londres, em imagens tiradas no dia 21 de junho, dias antes da sonda Cassini chegar a Saturno.
"Eu vi esse objeto quase indetectável na parte externa do anel F", disse ele. A equipe de Murray foi a primeira a calcular uma órbita para o objeto.
Cientistas ainda não conseguem dizer se o objeto é uma lua ou um acumulado temporário de partículas.
Se for uma lua, o seu diâmetro é estimado em 4 ou 5 km, e ela está localizada a 1.000 km do anel F, o mais externo de Saturno.
A distância do centro do planeta seria de 141 mil km. Ela também estaria a 300 km da órbita da lua Pandora.
O objeto foi chamado provisoriamente de S/2004 S3.

Outro objeto

Os cientistas também não têm certeza se o objeto está sozinho.
Joseph Spitale, do Instituto de Ciência Espacial de Boulder, no Colorado, fez uma pesquisa em outras imagens e descobriu um dado estranho.
"Quando fui procurar imagens adicionais para refinar a órbita do novo objeto, descobri que cinco horas depois de ele ter sido visto pela primeira vez, ele parecia estar em órbita no interior do anel F", disse Spitale. "Se esse é o mesmo objeto, então ele tem uma órbita que cruza o anel F, o que o transforma em um objeto estranho."
Como a existência de um corpo que cruze um anel não é normal, o segundo objeto observado está sendo tratado como um objeto separado e recebeu o nome de S/2004 S 4.
 
Saturno é MUITO interessante, entre os nove, ganha de longe...

Uma das coisas mas intrigantes é seu número de corpos sólidos orbitantes e as relações entre eles.
A Cassini promete revelar ainda mais coisas... boa sorte para a missão!
 
Prefiro marte

vida, vida, vida..

a primeira colônia espacial daqueles.. terráqueos nojentos que acham que o universo pertence à eles :aham:
 
Pra mim Europa eh muito mais promissora. Pena q uma missão para lá exija uma complexidade tecnica e tecnologica muito grande, mas me parece q a NASA e a Agência Européia já estão se mexendo....
 
europa? é uma lua de saturno? (a vida poderia existir lá? ú.u)

tipo, é que a vida pode se adaptar à marte bem facilmente.. e são praticamente vizinhos nossos.. se comparado à esses planetas mais distantes
 
nerjal disse:
Pra mim Europa eh muito mais promissora. Pena q uma missão para lá exija uma complexidade tecnica e tecnologica muito grande, mas me parece q a NASA e a Agência Européia já estão se mexendo....

Sim, a Europa na parte de astrobiologia é mais "rica", e, além de se ter um custo MUITO maior e complexibilidade infinitamente superior, Saturno também possui uma atração devido à formação de seus anéis e número elevado de luas, o que nos daria pistas importantes sobre a formação e início do sistema solar.

Mas Europa é, sim, MUITISSIMO interessante...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo