• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Altruísmo surgiu junto com hostilidade e guerra, diz estudo

RSS

Usuário
Comportamentos aparentemente opostos se complementaram na história.
Pesquisador, no entanto, diz que humanidade pode escolher ser uma espécie melhor.

More...
 
Se formos pensar no altruísmo genético (tomei a liberdade de cunhar este termo, veremos que a relação do surgimento do altruísmo estar ligado às guerras e rivalidades faz todo o sentido.

Por exemplo, é (ou pelo menos era há um tempo) costume entre os esquimós, que quando uma família tem que empreender uma longa jornada por procura de um novo lugar para habitar os membros idosos do clã ficam para trás, pois significariam um peso e um atraso a mais na longa jornada e que poderia comprometer o sucesso do grupo como um todo. Ou seja, os genes daquele clã nunca seria perpetuados...altruísmo sim, mas um altruísmo para garantir que o seu clã persista em detrimento dos outros que não seguem tal prática, podemos chamar de um tipo de defesa genética.

Assim, no final das contas, o altruísmo sempre vem imbuído de uma defesa, livrar parentes próximos da ameaça, uma cidade em detrimento de outra, seu pool genético em detrimento de outro.....Altruísmo e "guerra" caminham lado a lado...
 
Sim, essa história de altruísmo ligado à conservação dos genes é bem interessante.. mas gosto de pensar que os seres humanos transpuseram esse comportamento apenas primitivo..

“Nosso legado não é nosso destino”, afirmou Bowles ao G1. “Se os humanos agem de forma hostil hoje e no futuro não é por causa do processo evolucionário que nos trouxe até aqui. A história nos traz muitos exemplos em que a violência contra os outros é inteiramente redirecionada e, às vezes, completamente eliminada”, diz ele.

“Ao contrário dos outros animais, nós podemos escolher que espécie queremos nos tornar e (dentro de certos limites, é claro) influenciar no comportamento através da educação, da criação e do exemplo”, afirma o cientista.

Grande final de matéria!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo