• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alan Moore

Garm

Usuário
Gostaria de saber se existe alguem no forum fan do Alan Moore, pelo visto, o V é, hehehe, ãcho Do Inferno a melhor obra dele, juntamente com V de Vingança :mrgreen:
 
Existem diversos fãs do Moore aqui no fórum. Um deles (Navegador se não me engano) usa a imagem dele no avatar e no banner.

Eu sou fã de praticamente tudo que ele já fez.
No momento eu to lendo Tomorrow Stories e to curtindo bastante.
Minha obra preferida dele ainda continua sendo Watchmen.
 
Eu gosto do trabalho do cara !

Monstro do Pântano rlz ! 8-) Meu quadrinho preferido :obiggraz:
 
Gostaria de saber se existe alguem no forum fan do Alan Moore, pelo visto, o V é, hehehe, ãcho Do Inferno a melhor obra dele, juntamente com V de Vingança

acho q só todo mundo q frequenta o sub-fórum de quadrinhos.......
 
Garm, vou editar o título do tópico e deixar só "Alan Moore", ok?

---------

Bom, o Moore é o mestre. É o meu autor preferido, e na minha concepção ele é o cara que mais contribuiu para os quadrinhos como forma de arte, depois do Will Eisner.

Vou preparar um top com comentários das obras dele que eu já li e depois eu posto aqui.
 
Promethea é o que eu mais quero ler dele.

Mas eu tenho os dois primeiros encadernados do Top 10, ou seja, a "primeira temporada" da série, completa. Terminei de ler o segundo hoje.

Acaba de se tornar a terceira melhor coisa do Alan Moore que eu já li. Melhor que A Piada Mortal, melhor que LOEG, melhor que Do Inferno...

Top 10 é aquela idéia que todo escritor de HQ queria ter. É genial. E pra quem conhece bastante de quadrinhos clássicos de super-heróis, é dez vezes mais divertido, pois as referências pipocam sem parar.

Mas o Moore não é Neil Gaiman. Ele não usa as referências como muleta (não estou dizendo que o Gaiman faz isso sempre, mas ele já fez muito - Livros Da Magia, alguém? :roll: ). Não. Em Top 10 as referências só existem pra complementar histórias muito bem escritas e personagens interessantíssimos.

Tem ação, drama, suspense e é muito engraçado. Os temas são muito polêmicos e pertinentes, certas coisas na história realmente fazem você pensar.

A série tem um clima espisódico proposital, já que o objetivo é fazer algo parecido com uma série de TV policial.

Bom, pra quem não sabe, um breve resumo da história, que se passa numa realidade alternativa parecida com a nossa:

Depois da Segunda Guerra, o número de super-heróis, mutantes, paranormais, alienígenas, andróides, etc, tornou-se muito grande, a ponto de ficar incontrolável. Então decidiram juntar toda essa "gente" numa cidade construída especialmente para isso: Neopolis.

Top 10 conta as histórias dos policiais dessa cidade, que obviamente também fazem parte dos grupos acima mencionados.

O fato é que todo mundo em Neopolis, do mais reles mendigo até o mais importante cidadão faz parte da classe que na HQ é tratada como "science-people", ou seja, ou tem poderes, ou tem acesso a incríveis aparatos tecnológicos, ou é um alienígena, ou um robô... bom, vocês entenderam.

O interessante é toda a parte social retratada na obra, que é muito bem trabalhada e coerente, e muitas vezes engraçada.

Por exemplo, existem leis de imigração para alienígenas e pessoas de outra realidades. Aliás, o lance das realidades é importante: fazendo referência a Marvels e DCs da vida, em Top 10 existem diversas Terras paralelas, e cada uma delas tem a sua "Neopolis". As histórias contadas no livro se passam na Terra 10, por isso o nome, Top 10.

Outro exemplo, os robôs acusam os humanos de preconceito e exigem ser chamados de ferro-americanos, ao invés de outros termos, que muitas vezes são considerados ofensivos. Mais ou menos como acontece hoje, onde temos termos como afro-americano e nativo-americano.

E isso são só dois exemplos. Tem muito, muito mais. Como eu disse, eu tenho os dois primeiros volumes encadernados. Isso corresponde aos números de 1 a 12, ou seja, um ano de série. O bom é que cada ano é como se fosse uma temporada de uma série de TV, então o arco de histórias fecha e há uma espécie de "fim". Mas claro que há um gancho para a temporada seguinte. :mrgreen:
 
Ok. Depois desse lindo resumão do V ( :lol: ), eu me sinto na obrigação de falar mais da Promethea.

A veia psicodélica do Moore salta mais do que veia de viciado em heroína nesse quadrinho. Na verdade, eu não li tudo da Promethea, só li até o número 8 ou 9 se não me engano.

Mas o pouco ( :roll: ) que eu li é o suficiente pra viajar.

Promethea é uma espécie de deusa, uma criatura poderosa pra dedéu que "encarna" em uma pessoa normal de tempos em tempos. A história começa girando em torno da Promethea atual, sempre indo fundo no psicológico da moça e das pessoas ao redor dela.

Mas a coisa fica mais divertida quando se passa a história para as Prometheas anteriores. Tem umas viagens fortíssimas, cósmico-freak-psicodélico-insanas, lotadas de referências, mas como bem disse o V, sem depender delas para funcionar.

Sem falar que a arte é uma maravilha. 8-)

Quem tiver oportunidade de ler ou mesmo dar uma folheada, aproveite. :mrpurple:


EDITADO: Só adicionando uns links com capas:

http://continuitypages.com/abc/prometheabook1hca.JPG
http://continuitypages.com/abc/prometheabook1a.jpg

Eu a-do-ro o Google. :lol:
 
Ah, eu esqueci de falar da arte de Top 10!!!

Gene Ha detona! Nenhum artista chegou nesse nível de detalhamento em uma história com vários protagonistas desde George Pérez.

O Moore sabe escolher muito bem os artistas com quem trabalhar.

Tar, quando eu tiver dinheiro sobrando eu vou comprar os TPBs de Promethea. Já vi pra vender do 1 até o 3.
 
Garth Blackwood disse:
V disse:
(não estou dizendo que o Gaiman faz isso sempre, mas ele já fez muito - Livros Da Magia, alguém? Rolling Eyes )

???? Não saquei esse exemplo de Livros da Magia. O que há lá?

Ele usa as referências como muleta.

São elas que acabam conduzindo a história, que é maçante, expositória demais, sem ritmo e anti-climática.
 
Para mim... "V de vingança" no ceu e as outras obras na terra...
pra falar a verdade... eu so li 3 obras dele... "Piada mortal" "V de vingança" e "Do Inferno"... desses 3 nenhum me marcou tanto quanto "V" que com certesa esta no meu top 3 dos quadrinhos ("Gen - Pes descalsos", "V de vingança" e "Preto & Branco")
** ********* ** **** Watchman... quando tiver tempo lerei !!
______________

A equipe de moderação do fórum de quadrinhos informa: este post foi editado por conter menção à pirataria. Fica registrado que pirataria de HQ também é pirataria. :wall: :hellboy:
 
Lord Ashram disse:
Existem diversos fãs do Moore aqui no fórum. Um deles (Navegador se não me engano) usa a imagem dele no avatar e no banner.

Eu mesmo. Não vou ficar falando o quanto eu admiro o Moore, é chover no molhado. Links sobre o louco:

http://www.alanmooresenhordocaos.hpg.ig.com.br/index.htm
http://geocities.yahoo.com.br/alanmooresitebr

Desse último peguei o Link que usei em meu banner:
navegalanmoore.gif

(Capitão Nemo, Tom Strong - invisível, Constantine, Rorschach, Miracleman, Halo Jones, V, Coringa, Monstro do Pântano, Sir William Gull e Alan Moore)

Esse foi um dos textos que abriu meus olhos sobre a profundidade e seriedade com que Moore trabalha. Isso pra ficar no material em português. Ler Moore, conhecer bem suas obras e referências é abrir a mente para todo um universo. Vale a pena.
 
Finalmente no Brasil uma obra que relaciona e analisa a fundo o trabalho de Alan Moore, o premiado autor inglês de quadrinhos que vem revolucionando o gênero desde a década de 80 e provando que as HQs podem (e devem!) ser tratadas com seriedade.

ALAN MOORE: ARGUMENTOS é um catálogo da exposição dos trabalhos do autor que aconteceu entre 20 de Setembro e 31 de Dezembro no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, na cidade de Amadora, Portugal. Todas as suas principais obras publicadas na Inglaterra e nos EUA fazem parte deste catálogo, que conta um pouco da sua fabulosa carreira, assim como detalhes e curiosidades dos bastidores.

Histórias em quadrinhos que marcaram época no mundo todo, como V de Vingança, Watchmen, Monstro do Pântano, Do Inferno e Batman, A Piada Mortal dividem espaço com materiais menos conhecidos como Halo Jones e Small Killing e a fase de super-heróis, como WildC.A.T.S e Supreme. Seus trabalhos mais recentes, Liga dos Cavalheiros Extraordinários e toda a linha do selo ABC também fazem parte deste estudo, que deixa bem claro que a carreira de Alan Moore pode ser definida com apenas duas palavras: criatividade e qualidade. Não importa qual o tipo da história que este autor nos ofereça, ele sempre consegue nos impressionar, seja através de textos densos e cheios de referências, ou pelas soluções inesperadas de seus roteiros.

ALAN MOORE: ARGUMENTOS é uma obra para quem já é fã do trabalho deste incrível escritor e para aqueles que desejam conhecer mais a fundo a carreira dele. Uma obra biográfica indispensável para quem é apaixonado pelo fantástico mundo das histórias em quadrinhos.




ALAN MOORE: ARGUMENTOS
Edição portuguesa.
80 págs., cor, 24,0 cm x 27,5 cm

Fonte: Devir
 
Po, voltei de viagem hj, e po, foi mto bom encontrar fans de HQ e principalmente do MESTRE Alan Moore :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo