1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Alan Moore

Tópico em 'Quadrinhos' iniciado por Garm, 29 Jun 2003.

1. Garm

Garm Usuário

Gostaria de saber se existe alguem no forum fan do Alan Moore, pelo visto, o V é, hehehe, ãcho Do Inferno a melhor obra dele, juntamente com V de Vingança :mrgreen:

2. Lord Ashram

Lord Ashram Denny Crane

Existem diversos fãs do Moore aqui no fórum. Um deles (Navegador se não me engano) usa a imagem dele no avatar e no banner.

Eu sou fã de praticamente tudo que ele já fez.
    No momento eu to lendo Tomorrow Stories e to curtindo bastante.
    Minha obra preferida dele ainda continua sendo Watchmen.

3. TT1

TT1 Dilbert

Eu gosto do trabalho do cara !

Monstro do Pântano rlz ! 8-) Meu quadrinho preferido :obiggraz:

4. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

acho q só todo mundo q frequenta o sub-fórum de quadrinhos.......

5. Mithrellas

Mithrellas Usuário

Sem dúvidas a melhor é Watchmen! ^^ hehehe

Mas V de Vingança também é foda =)))

6. Rafael Prado

Rafael Prado Usuário

Eu gosto muito também de "A Liga..." Li o primeiro Tom Strong... ele é fantástico. :clap:

7. Lukaz Drakon

Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

"Watchmen" e "V de Vingança"

O homem tem que ser eternizado com alguma super homenagem. Ele é soda. :clap:

8. V

V Saloon Keeper

Garm, vou editar o título do tópico e deixar só "Alan Moore", ok?

---------

Bom, o Moore é o mestre. É o meu autor preferido, e na minha concepção ele é o cara que mais contribuiu para os quadrinhos como forma de arte, depois do Will Eisner.

Vou preparar um top com comentários das obras dele que eu já li e depois eu posto aqui.

9. Garth Blackwood

Garth Blackwood Dragon Highlord

Ditto.

Preciso ler mais coisas do Moore.

10. Lord Tar-Palantir §

Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

Só digo isso: Promethea.

Quem não leu, devia ler... ele enfia tanta referência que dá até dor de cabeça :mrpurple:

11. V

V Saloon Keeper

Promethea é o que eu mais quero ler dele.

Mas eu tenho os dois primeiros encadernados do Top 10, ou seja, a "primeira temporada" da série, completa. Terminei de ler o segundo hoje.

Acaba de se tornar a terceira melhor coisa do Alan Moore que eu já li. Melhor que A Piada Mortal, melhor que LOEG, melhor que Do Inferno...

Top 10 é aquela idéia que todo escritor de HQ queria ter. É genial. E pra quem conhece bastante de quadrinhos clássicos de super-heróis, é dez vezes mais divertido, pois as referências pipocam sem parar.

Mas o Moore não é Neil Gaiman. Ele não usa as referências como muleta (não estou dizendo que o Gaiman faz isso sempre, mas ele já fez muito - Livros Da Magia, alguém? :roll: ). Não. Em Top 10 as referências só existem pra complementar histórias muito bem escritas e personagens interessantíssimos.

Tem ação, drama, suspense e é muito engraçado. Os temas são muito polêmicos e pertinentes, certas coisas na história realmente fazem você pensar.

A série tem um clima espisódico proposital, já que o objetivo é fazer algo parecido com uma série de TV policial.

Bom, pra quem não sabe, um breve resumo da história, que se passa numa realidade alternativa parecida com a nossa:

Depois da Segunda Guerra, o número de super-heróis, mutantes, paranormais, alienígenas, andróides, etc, tornou-se muito grande, a ponto de ficar incontrolável. Então decidiram juntar toda essa "gente" numa cidade construída especialmente para isso: Neopolis.

Top 10 conta as histórias dos policiais dessa cidade, que obviamente também fazem parte dos grupos acima mencionados.

O fato é que todo mundo em Neopolis, do mais reles mendigo até o mais importante cidadão faz parte da classe que na HQ é tratada como "science-people", ou seja, ou tem poderes, ou tem acesso a incríveis aparatos tecnológicos, ou é um alienígena, ou um robô... bom, vocês entenderam.

O interessante é toda a parte social retratada na obra, que é muito bem trabalhada e coerente, e muitas vezes engraçada.

Por exemplo, existem leis de imigração para alienígenas e pessoas de outra realidades. Aliás, o lance das realidades é importante: fazendo referência a Marvels e DCs da vida, em Top 10 existem diversas Terras paralelas, e cada uma delas tem a sua "Neopolis". As histórias contadas no livro se passam na Terra 10, por isso o nome, Top 10.

Outro exemplo, os robôs acusam os humanos de preconceito e exigem ser chamados de ferro-americanos, ao invés de outros termos, que muitas vezes são considerados ofensivos. Mais ou menos como acontece hoje, onde temos termos como afro-americano e nativo-americano.

E isso são só dois exemplos. Tem muito, muito mais. Como eu disse, eu tenho os dois primeiros volumes encadernados. Isso corresponde aos números de 1 a 12, ou seja, um ano de série. O bom é que cada ano é como se fosse uma temporada de uma série de TV, então o arco de histórias fecha e há uma espécie de "fim". Mas claro que há um gancho para a temporada seguinte. :mrgreen:

12. Lord Tar-Palantir §

Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

Ok. Depois desse lindo resumão do V ( :lol: ), eu me sinto na obrigação de falar mais da Promethea.

A veia psicodélica do Moore salta mais do que veia de viciado em heroína nesse quadrinho. Na verdade, eu não li tudo da Promethea, só li até o número 8 ou 9 se não me engano.

Mas o pouco ( :roll: ) que eu li é o suficiente pra viajar.

Promethea é uma espécie de deusa, uma criatura poderosa pra dedéu que "encarna" em uma pessoa normal de tempos em tempos. A história começa girando em torno da Promethea atual, sempre indo fundo no psicológico da moça e das pessoas ao redor dela.

Mas a coisa fica mais divertida quando se passa a história para as Prometheas anteriores. Tem umas viagens fortíssimas, cósmico-freak-psicodélico-insanas, lotadas de referências, mas como bem disse o V, sem depender delas para funcionar.

Sem falar que a arte é uma maravilha. 8-)

Quem tiver oportunidade de ler ou mesmo dar uma folheada, aproveite. :mrpurple:

EDITADO: Só adicionando uns links com capas:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Eu a-do-ro o Google. :lol:

13. V

V Saloon Keeper

Ah, eu esqueci de falar da arte de Top 10!!!

Gene Ha detona! Nenhum artista chegou nesse nível de detalhamento em uma história com vários protagonistas desde George Pérez.

O Moore sabe escolher muito bem os artistas com quem trabalhar.

Tar, quando eu tiver dinheiro sobrando eu vou comprar os TPBs de Promethea. Já vi pra vender do 1 até o 3.

14. Garth Blackwood

???? Não saquei esse exemplo de Livros da Magia. O que há lá?

15. V

V Saloon Keeper

Ele usa as referências como muleta.

São elas que acabam conduzindo a história, que é maçante, expositória demais, sem ritmo e anti-climática.

16. Fake

Fake Lord make me fast and accurate

Watchmen eh meu quadrinho preferido... :grinlove:

17. Bellcross

Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

Para mim... "V de vingança" no ceu e as outras obras na terra...
    pra falar a verdade... eu so li 3 obras dele... "Piada mortal" "V de vingança" e "Do Inferno"... desses 3 nenhum me marcou tanto quanto "V" que com certesa esta no meu top 3 dos quadrinhos ("Gen - Pes descalsos", "V de vingança" e "Preto & Branco")
    ** ********* ** **** Watchman... quando tiver tempo lerei !!

A equipe de moderação do fórum de quadrinhos informa: este post foi editado por conter menção à pirataria. Fica registrado que pirataria de HQ também é pirataria. :wall: :hellboy:

18. NaVegaDor

NaVegaDor Usuário

Eu mesmo. Não vou ficar falando o quanto eu admiro o Moore, é chover no molhado. Links sobre o louco:

Desse último peguei o
    que usei em meu banner:

(Capitão Nemo, Tom Strong - invisível, Constantine, Rorschach, Miracleman, Halo Jones, V, Coringa, Monstro do Pântano, Sir William Gull e Alan Moore)

Esse foi um dos textos que abriu meus olhos sobre a profundidade e seriedade com que Moore trabalha. Isso pra ficar no material em português. Ler Moore, conhecer bem suas obras e referências é abrir a mente para todo um universo. Vale a pena.

19. Garth Blackwood

Fonte: Devir

20. Garm

Garm Usuário

Po, voltei de viagem hj, e po, foi mto bom encontrar fans de HQ e principalmente do MESTRE Alan Moore :D

Compartilhar