• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Águas Encantadas

Neoghoster Akira

Brandebuque
A passagem abaixo (SdA) fala sobre o caminho que Beren e Lúthien percorriam no momento em que houve o encontro. Beren devia entrar em Doriath, mas não poderia fazê-lo igual aos outros homens comuns no que o Silmarillion chama de Destino. Nesse sentido a água parecia entremeada na obra quando usada para não se perder o curso de um caminho:

There Beren came from mountains cold,

And lost he wandered under leaves,

And where the Elven-river rolled

He walked alone and sorrowing.

Curioso observarmos que Beren alcançou um rio antes de ter com Lúthien. Quer dizer, se há algo ou alguém que poderia perfurar o cinturão de Melian este seria Ulmo que reinava sobre o mar que conduzia pela rota plana e sobre os mares divisores. Talvez também seguindo o mito grego de que as águas separam os mortos dos vivos.

Que Beren não teria entrado em Doriath diretamente como supõe um caminho óbvio e sim traçando uma parábola, ou curva. No que se a luz da mente de Tolkien se aproxima da pesada estrela do fardo ela se curva e se aproxima do destino fazendo círculos e voltas igual aos rios e a água, criando temas novos não previsto como a neve.

E, bem, Lúthien não fica longe quando se vê que ela passava por um caminho não muito óbvio de cicuta:

The leaves were long, the grass was green,

The hemlock-umbels tall and fair,

And in the glade a light was seen

Of stars in shadow shimmering.

Tinúviel was dancing there

Na tradição pagã, entre elas a celta, a planta venenosa cicuta (hemlock) poderia representar proteção e castidade (talvez num lance de que um dos efeitos tóxicos seria o de produzir a impotência sexual masculina por meio de reduzir o desejo sexual). O efeito letal dela se dá por meio da parada respiratória depois de atacar o digestório e sistemas nervoso e muscular.

A cicuta é citada como geralmente presente em jardins de bruxas. Lúthien dançava no "jardim da bruxa" por assim dizer. A imortalidade élfica versus a planta mortífera (há quem tenha morrido apenas por comer aves da caça envenenadas por cicuta). Detalhe que a morte de Beren é prenunciada por Thingol quando pergunta se algum mortal colocará as mãos em Lúthien e continuará vivo.

Ainda, a planta venenosa na antigüidade clássica usada por Tolkien era manipulada pelos efeitos alucinógenos.

Outros efeitos produzidos por águas encantadas se aproximam do que é apresentado no ambiente do encontro de Beren e Lúthien. Rios como o Voltavime ou Rio Encantado de Mirkwood podem fazer adormecer, as cachoeiras possuem vozes e música e podem despertar. O sono no cristianismo é como um parente próximo da morte.

The legend of Beren and Lúthien is sourced in Tolkien’s own experience, classical mythology and medieval literature, and the hope inherent to Tolkien’s Christian faith, especially for resurrection and eternal life. His multiple rewritings of the legend show its quintessential importance to him personally and the mythology of Middle-earth generally. It also shows that Tolkien was fascinated with Orphic powers.

Em outros termos, para se falar em ressurreição, o autor precisou falar antes de morte pelas pistas do texto que vão crescendo até a ordem de Thingol que declara que Beren conquistou a morte com as palavras. De fato a mera aproximação de Beren apavora o elfo Daeron que tocava escondido enquanto Lúthien dançava.

Flee Lúthien, ah Lúthien, go!
An evil walks the wood! Away!'
Then forth he fled in his dismay
ever calling her to follow him,
until far off his cry was dim. (225)
'Flee, Lúthien!', and 'Lúthien!'
from hiding Daeron called again;
'A stranger walks the woods! Away!'

Tão estranho aos desígnios élficos que o encontro com Beren realmente significou a morte de Lúthien.

De fato para seguir a vida (no cristianismo também representado pela água da vida) as vezes é preciso derrotar o caminho da morte, seja ela a morte humana, seja élfica. Beren e Lúthien estavam neste grupo.

https://scifi.stackexchange.com/questions/162489/what-content-is-in-the-new-beren-and-lúthien-book-compared-to-other-published-wo

Orphic Powers in J.R.R. Tolkien 's Legend of Beren and Lúthien

https://scholar.valpo.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1006&context=journaloftolkienresearch

The Lord Of The Rings: The Fellowship of the Ring (1954)

https://www.reference.com/science/symbolic-meaning-hemlock-tree-e84c99b2ea16bb90

https://www.enotes.com/homework-help/connotate-how-does-this-ralate-poetry-words-that-289823

http://www.alchemy-works.com/info_poison_hemlock.html

http://tolkienleithian.blogspot.com/2013/03/canto-iv.html
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo