1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Adaptações II – Aeon Flux

Tópico em 'Quadrinhos' iniciado por Breno C., 10 Mai 2009.

  1. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Já comentei a dificuldade que é falar das adaptações de quadrinhos sem soar como um fã revoltado procurando desesperadamente um meio de externar sua raiva. Porém nessa segunda parte do artigo sobre adaptações, lhes trago mais um filme que me agradou em sua bem sucedida transposição de mídias. Será uma tarefa mais árdua que a primeira, porque dessa vez o filme em questão foi adaptado de não só de uma HQ desconhecida pela maioria. Aeon Flux é muito mais do que uma simples história em quadrinhos, ela é um conceito desenvolvido para três formatos e que em cada um deles apresenta uma visão diferente para o mesmo “problema”.

    Aeon Flux foi inicialmente uma manhwa ((é um termo geral coreano para designar histórias em quadrinhos, ilustrações e animações. Fora da Coréia, o termo se refere especificamente a histórias em quadrinhos da Coréia do Sul. )) desenvolvida pela MTV norte americana com a sua filial sul-coreana. Transformado em desenho para ser passado no canal de TV, fazendo um sucesso significativo e logo tomando posto como ícone Cult. Sua história falando sobre um vírus mortal, clonagem e a rebeldia contra um sistema de governo, fez com que o desenho fosse aclamado por alguns críticos em 1991. Mas com o tempo e o final da série, ela logo caiu no esquecimento e nem sei ao certo se passou em outras filiais da MTV pelo mundo. Fiz uma pequena pesquisa em fóruns e sites, mas ninguém aqui do Brasil soube me responder se o desenho passou no canal na época ou em algum outro momento.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Anica

    Anica Usuário

    Respondendo a questão inicial, aqui no Brasil o desenho passou na mtv, sim. Foi na mesma época que passava Beavis and Butthead e Daria. :sim:
     
  3. Pips

    Pips Old School.

    Não gostei do filme. Achei ele muito leve se comparado com o desenho da MTV.

    Anica, Daria era demais.
     
  4. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Lembra o ano Anica?
     
  5. Pips

    Pips Old School.

    Entre 92 e 94, se não me engano. A época em que a MTV mais importava programas da matriz.
     
  6. Dwarf

    Dwarf Usuário

    Pips acho q foi mais pra ca.... mais por volta de 98, 2000


    mas concordo com vc q a adaptação é mais leve
     
  7. Anica

    Anica Usuário

    Eu tb não. Aliás, dei nota 2/10 para o filme quando assisti em 2006.

    :sim:

    adoro a personagem!

    Eu acho que aqui passou também um pouco depois, porque eu só comecei a ver mtv em 96, e eu vi aeon flux na mtv, logo...
     
  8. Pips

    Pips Old School.

    Então, vocês estão contando as reprises? Porque em 98 não passava mais Daria e nem Aeon Flux. Essa era época que South Park estreara na MTV junto a Na Real Seatle.
     
  9. Anica

    Anica Usuário

    eu to chutando por volta de 96, quem falou 98 foi o dwarf.
     
  10. Pips

    Pips Old School.

    Não precisa se ofender! Só estou tentando explicar :timido:
     
  11. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Cara, incrivel! Eu pesquisando e neguinho me dizendo que não tinha passado... agora quero comprar ou baixar e não acho. Vocês não estavam vendo a MTV americana não?
     
  12. Anica

    Anica Usuário

    não, até pq só até hj não tive plano de tv a cabo que oferecesse a mtv americana tb. mas ó, fica a dica, quando for pesquisar "aeon flux mtv brasil" no google e talz.
     
  13. Dwarf

    Dwarf Usuário

    pelo q eu li é de 91/92 mesmo.....

    tem um link pra compra do DVD do desenho http://shopping.banner-link.com.br/loja/loja.asp?loja_id=537&Pedido_Id=&produto_id=67740


    e esse outro aqui http://www.puxerapido.web44.net/?p=136
     
  14. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Só copiando meu desabafo lá no blog:

    Eu queria entender por que as pessoas não gostam de Aeon Flux. O Camino disse que é medíocre, mas não deu argumentos para isso. Então baseado em que Aeon Flux é um filme ruim? Seria a história (que particularmente eu acho foda)? Seriam os efeitos? Seria as representações? Fico a espera de uma resposta mais sólida e enquanto isso Aeon Flux fica como dica para quem curte quadrinhos e cinema.
     
  15. Pips

    Pips Old School.

    Como filme ele é ruim por desvirtuar a história original:

    Nos curtas originais, Aeon sempre morria ao final de cada episódio. Aqui só mostra sua morte uma vez como gancho para o romance entre ela e Trevor.
    Em seguida, esse romance estraga o quê dela ser assassinada no final de cada episódio, mostrando que o dominio que ocorre não será cessado tão cedo, devido ao poder do vírus e de seus criadores.
    A inclusão de um Deus Ex Machine (o cara do dirigivel) para tentar explicar a história verdadeira por trás do nascimento das novas crianças.

    Da metade para o fim do filme, ele perde em atuação, as cenas de ação são toscas e os efeitos (que no começo pareciam promissores) tornam-se apenas um 'alimento' para os olhos. Sem contar que em meio a uma guerra, aparentemente o lado sentimental impede que muitas das maquinas de guerra não iniciem aquele tiroteio no final. Claro que depois que eles roupem as muralhas também torna mais patética a história apocaliptica e de dominação que foi apresentado durante o filme.

    Não deu para explicar melhor. Se tiver alguma dúvida me avisa.
     
  16. imported_Ariane

    imported_Ariane Usuário

    Eu não conheço o desenho ou a história original de Aeon Flux, mas eu gostei do filme. Não é exatamente o meu estilo, mas ganhou a minha atenção, eu achei que o filme foi bem explicado e diferente da maioria. E, principalmente, porque eu sou fã da Charlize Theron! Eu adoraria assistir o segundo, pois o primeiro me agradou bastante!:sim:

    Abraços!:tchauzim:
     
  17. Anica

    Anica Usuário

    Eu achei o roteiro mal feito e idiota. Bate um pouco com o que o Pips disse na citação acima.

    a Charlize é gacta o visual dela é legal os efeitos são bacanas. Mas não tem 'coisas bacanas' que segurem um roteiro ruim.
     
  18. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Acho que na verdade ele não chega disvirtuar da história original, porque não existe uma "história original". Temos a animação na MTV e temos as HQs, sendo que mesmo nesses dois formatos a história tem pontos diferentes.

    Achei seus argumentos fortes, porém notei que foi mais falta de entendimento da sua parte sobre o filme, porque
    o romance entre ela e o Trevor é a parte mais importante da trama, que serve de motivador para N momentos. Não foi incluído um Deus Ex Machine, ele serve mais de operador e analista de banco de dados, pois faz as excolhas dos futuros pais encima de um programa.
    Quanto aos atuações, eu achei boas (não ótimas), mesmo depois que começou a porradaria, porque até nesses momentos houve um bale bem ensaiado. E
    o rompimento da muralha era mais do que necessário para findar com a história e não dar margem para uma série ou algo do tipo.
     
  19. Pips

    Pips Old School.

    Quais os N motivos? Eles eram necessário?
    O que eu disse sobre a muralha é que era desnecessário destruí-la, não serviu de nada no final do filme. Ainda se fosse no meio, daria para desenvolver a história para outro patamar.
     
  20. imported_Ariane

    imported_Ariane Usuário

    Ta bom! Meu Deus, me socorre!
    Eu não queria ofender! hahahah
    Está certo! É uma meleca, é tudo ruim! hahahahahahahahhahahahah
    Eu sinto muito! :rofl:
     

Compartilhar