Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Vilya disse:Concordo contigo, V. Acrescento, sem querer polemizar, que poderíamos considerar erro uma tentativa de fazer algo de forma semelhante que acabe numa diferença grosseira ou numa contradição, mesmo se tratando de obras de ficção. Mas não fiquei, e nem vou ficar, debulando o roteiro atrás dessas coisas e muito menos sei quais eram as intenções de PJ ao gravar.V disse:Por que "erro"? Tipo, se fosse uma adaptação de fatos históricos, seria até compreensível... mas esses filmes são obras de ficção, adaptados de outras obras de ficção... tipo, o termo "erro" não é de forma alguma aceitável.
O PJ transformou as cornetas numa mera formalidade. Por exemplo, o Boromir toca a corneta dele e os orcs não têm nem um segundo de hesitação. Mas isso é apenas um detalhe pequeno. No entanto, como o nosso amigo Décio observou em sua crítica, se o PJ tivesse mostrado os orcs amedrontados e confusos com a corneta de Helm, a cavalgada dos heróis atropelando todo mundo teria ficado muito mais verossímil.
Concordo novamente. E você além de pegar justo no ponto ainda reinvocou um exemplo muito bom. A questão acaba por se traduzir assim: até que ponto o PJ pode mudar o que está escrito sem me incomodar (e cada um assuma a primeira pessoa dessa frase). Aos que acham que a história se resume a destruir o anel no fim, provavelmente nada vai incomodar. Aos puristas radicais, nem a inundação de Isengard agradou. E nós, que estamos no meio termo, ficamos um pouco menos ou um pouco mais incomodados de acordo com nosso grau de compreenção do que é a obra e do que adaptar um livro para o cinema (quem sabe talvez nem nos incomodemos por fim).V disse:No entanto, eu não sei se foi falha de interpretação ou uma necessidade das filmagens, e como isso é só um detalhe pode-se perfeitamente dar o benefício da dúvida.
Vilya disse:Exemplo (também pequeno): O Haldir com seus elfos em Helm é tão grosseiro quanto um hipopótamo de chapéu safari voando num balão.
Quem quiser saber mais da Terra Média, que leia os livros. Ninguém pode criticar um cara que teve a coragem de se responsabilizar por um projeto grandioso desses...Vilya disse:Concordo contigo, V. Acrescento, sem querer polemizar, que poderíamos considerar erro uma tentativa de fazer algo de forma semelhante que acabe numa diferença grosseira ou numa contradição, mesmo se tratando de obras de ficção. Mas não fiquei, e nem vou ficar, debulando o roteiro atrás dessas coisas e muito menos sei quais eram as intenções de PJ ao gravar.V disse:Por que "erro"? Tipo, se fosse uma adaptação de fatos históricos, seria até compreensível... mas esses filmes são obras de ficção, adaptados de outras obras de ficção... tipo, o termo "erro" não é de forma alguma aceitável.
O autor em sim, no fundo não me interessa nem um pouco.Vilya disse:É veradade, Ka Bral, as vezes trocamos o homem pela obra e, pelo menos eu, em vez de afirmar que sou fã de Tolkien deveria, para ser correto, afirmar que sou fã de sua obra.Ka Bral disse:Eu sou de opinião semelhante, exceto pelo fato de que eu NÃO SOU FÃ DE TOLKIEN, e sim daquilo que ele escreveu, e do Mundo que ele criou.
Vilya disse:Ps: Este seu avatar não é um regresso ao elfo das trevas não, né?
Fox disse:Fã? Perda de tempo, prefiro curtir demais mas sem perder o bom senso.
Ka Bral disse:Eu sou de opinião semelhante, exceto pelo fato de que eu NÃO SOU FÃ DE TOLKIEN, e sim daquilo que ele escreveu, e do Mundo que ele criou. Para começo de conversa, jamais o perdoarei pelo tratamento dispnesado aos homens negros de Arda, não importa o que digam. E não, eu não desejo iniciar essa discussão de novo...
olha...é triste saber q aquilo q vc amou ler não vai estar (ou não esteve) na telona, porém não gera uma crise em mim...
claro q houveram alguns pontos d q não gostei (Arwen no lugar do Glorfindel, mataram o Haldir...), mas veja só : os filmes ficaram barbaros, o PJ conseguiu passar td o encanto (ou boa parte dele) pro pessoal q viu os filmes, e eu acho q ele vem fazendo o papel direitinho...
qto a ser fã...nada de fanatismo ...uma admiração por ele (Tolkien) ter construído uma narrativa empolgante, cenários belíssimos e conseguido juntar em uma só história aspectos mto interessantes de várias mitologias ...é realmente algo q encanta...porém não "fanatiza" .
Uhuhuhuhhu... vc me ama, né naum?Maglor disse:Ka Bral disse:Eu sou de opinião semelhante, exceto pelo fato de que eu NÃO SOU FÃ DE TOLKIEN, e sim daquilo que ele escreveu, e do Mundo que ele criou. Para começo de conversa, jamais o perdoarei pelo tratamento dispnesado aos homens negros de Arda, não importa o que digam. E não, eu não desejo iniciar essa discussão de novo...
Ah, isso é linguagem figurada. É como dizer que "ouve Beethoven". Lê-se Tolkien, ouve-se Beethoven, não é errado. Mas você quer dizer que não gota da figura do Tolkien? Das opiniões dele? Sobre o quê, especificamente? Ele tinha algumas, especialmente sobre racismo, impressionantemente avançadas, ponderadas e coerentes. O tratamento que ele deu os Homens como um todo em Arda (certo, Numenorianos fora, talvez), é igual ao dos Homens do mundo real aqui. Não entende quem não quer.![]()
Maglor disse:Ô Fox, cuidado pra não dizer coisas absurdas quando está no embalo de escrever. Claro que "fanatismo" tem a raiz em fã, mas o sentido usual desta não é de "fanático", necessariamente. Eu gosto desses livros a ponto de me considerar fã; mas por que meu bom-senso é alterado? Vendo as coisas assim, é como dizer que não se pode gostar muito de algo, porque então, necessariamente, você vai ter uma visão distorcida. Não é verdade isso.
Fox disse:Maglor disse:Ô Fox, cuidado pra não dizer coisas absurdas quando está no embalo de escrever. Claro que "fanatismo" tem a raiz em fã, mas o sentido usual desta não é de "fanático", necessariamente. Eu gosto desses livros a ponto de me considerar fã; mas por que meu bom-senso é alterado? Vendo as coisas assim, é como dizer que não se pode gostar muito de algo, porque então, necessariamente, você vai ter uma visão distorcida. Não é verdade isso.
Por demais eu vi as duas coisas andando de mãos dadas.
Foram raros os casos de fãs que não turvavam o próprio senso critico ao julgar tal coisa que curte muito.
Fanatismo tem raiz em fã e essa raiz costuma ser forte., salvo as abençoadas exceções.
Gosto muito dos filmes, gosto muito também da temática, mas, eu realmente gosto mais da obra de Tolkien. Afinal, a obra é a essência, pois, sem ela não haveria filmes de SdA - está tudo lá na obra escrito de uma maneira única.
Quanto à temática, ela é muito interessante, mas, é o modo que Tolkien construi sua saga é que faz toda a diferença. Poucas obras tomaram tanto o tempo e dedicação de um escritor para serem escritas.