• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A espada quebrada

• Criador do tópico Criador do tópico hoffsant
  • Data de Criação Data de Criação

hoffsant

Usuário
No livro, a espada de Isildur é quebrada quando o mesmo caiu na batalha. Isso não torna o momento um tanto banal? Quero dizer, uma espada tão poderosa quebrar quando seu dono caiu. Ou ela estava ligada à ele de alguma maneira mágica?

"Cair em batalha" não significa exatamente levar um tombo foi sim durante a Batalha contra Sauron, quando Elendil morreu (caiu) lutando com o mesmo (e não como o filme mostra). Imagine em sua mente uma Batalha monstruosa, mano-amano entre Elendil, o Alto, portando Narsil, Gil-galad, Alto Rei dos Noldor empunhando Aeglos, a lança que nunca errava o alvo contra Sauron, o Maia.

Se isso é morrer de forma banal, poutz, imagina como seria morrer com estilo :obiggraz:

realmente, Elendil morreu Honrado, defendeu seu povo mesmo sabendo que Sauron era superior e arriscando sua vida foi que em meios conseguiu salvar seu povo através do golpe de Isildur.

Armas famosas, aquelas que tem nome, sao associadas a seu dono. Em geral nao ficam passando de mão em mão. Por isso, quando ele morre, ela se quebra. Nao, nao tem nada a ver com magia. É um simbolismo e uma convençao desse tipo de histórias que Tolkien respeitou.

que é isso? vc ta dizendo que toda espada se quebra quando seu dono é morto??? que besteira vc disse! ela quebra apenas se sofrer oa to de ser quebrada, mais num há uma integração entre arma e dono, seria idiotice cometer este erro.

cm ela é quebrada mesmo??? no filme eu lembro q o Sauron pisa.. mais eh assim mesmo no livro?? faiz tempo q eu li o sda e ñ lembro... :o?:

pelo que parece é assim mesmo mas se num foi assim foi batendo contra as rochas.... Tenho a leve impressão que foi pisando sim! faz tempo que não leio a sociedade do anel.

leoff disse:
Armas famosas, aquelas que tem nome, sao associadas a seu dono. Em geral nao ficam passando de mão em mão. Por isso, quando ele morre, ela se quebra. Nao, nao tem nada a ver com magia. É um simbolismo e uma convençao desse tipo de histórias que Tolkien respeitou.

Acho que não pode ser citado como regra :think: Pelo que me lembro agora de sopetão, com minha memória falha, apenas duas espadas foram quebradas: Narsil e Gurthang. Várias espadas famosas como Ferroada, Orchrist e Glamdring sobreviveram intactas e passaram a outras mãos.

Theonan disse:
que é isso? vc ta dizendo que toda espada se quebra quando seu dono é morto??? que besteira vc disse! ela quebra apenas se sofrer oa to de ser quebrada, mais num há uma integração entre arma e dono, seria idiotice cometer este erro.
Cuidado com o "besteira" por favor, estou me baseando no que li, sem achismos... Quero dizer que em mitologia é comum a arma de um guerreiro se quebrar com a morte do dono. Nao, a arma nao se quebra sozinha, o autor inventa uma desculpa para ela se quebrar. Entendeu? Foi esse o caso de Narsil. A lógica está em criar um meio irrefutável da arma nao ser usada de novo. Foi esse o caso, Tolkien representou Narsil como um símbolo do poder númenoriano contra Sauron; logo, ela só seria reforjada para aquele capaz de encará-lo novamente.

Quebrar espadas é uma convençao, mas nao é a única forma. De qualquer jeito, armas famosas nao trocam de mão o tempo inteiro. Uma se quebram, outras sao enterradas com o dono ou desaparecem por algum tempo até acharem um novo que a mereça. Esse é o caso das armas famosas em Tolkien: Narsil, Aeglos, Glandring, Grond...

Sim, sim, de acordo.

A maioria das armas de Tolkien são enterradas com os donos ao invés de quebradas. Mas a convenção é válida: uma grande arma de um grande portador não pode ser utilizada por qualquer um. Mas é um não poder moral, não exatamente fisicamente impeditivo. Não pode de não ter qualificações suficientes pra.

E também em grande parte dos casos uma arma não necessariamente tinha algum poder especial por ter um nome e seus nomes, apelidos ou renomes podem se dever à maneira como era utilizada pelo seu portador. Por exemplo, imagine o quaão ridícula seria uma lança que "nunca erra o alvo". O cara a direciona pro sentido contrário do alvo e ela se torce e retorce e acerta o alvo... bobo não? É meio lógico supor que "a lança que nunca erra o alvo" recebeu esse apelido, pelo menos em parte, devido à destreza de seu dono.

Esse é o caso das armas famosas em Tolkien: Narsil, Aeglos, Glandring, Grond...
Que eu saiba Grond não voltou a aparecer em batalha depois que Morgoth lutou com Fingolfin ( lembrano que na batalha final da Guerra da Ira Morgoth se escondeu e não lutou ).

Essa parada de arma ligada ao dono tem fundamento desde as histórias de Artur e Excalibur,quando o dono abandona o plano a arma deve ser deixada junto ao corpo por questões de honra,ou deve ser destruída para não sujar a honra do guerreiro que se foi.Não sei no caso de Isildur,Elendil,Aragorn,Gil-galad.... :roll:

Eh verdade, nunca pensei nisso, varias lendas celtas, vikings, nordicas em geral, a espada vai junto com o dono, pois eh honroso morrer em batalha empunhando sua espada (ou qualquer q seja a arma) e no caso do livro eh a Narsil e a outra fodona q eu esqueci o nome hehe

Eu acho que a espada pariu-se porque o senhor do mal a partiu. N acho que tivesse nenhuma magia ligada ao seu Senhor. POr outro lado, só Aragorn, o herdeiro de Isildur poderia utilizar Anduril e exigir o cumprimento da promessa dos mortos das sendas!!! :eek:

Fikei com dúvidas!! :o?:

A Andúril foi enterrada com Aragorn, pelo menos é o que me parece.
Geralmente quando um rei ou pessoa importante do reino morre em batalha, se não houver ninguém com moral suficiente pra reclamar a espada, ela vai para o túmulo com o dono, em honra do herói morto, isso só não aconteceu com a Narsil porque havia alguém lá para reclamá - la.

Não vejo razões pra terem enterrado Aragorn com Anduril pois Aragorn nem enterrado foi e seu filho parece, pelas parcas informações, um herdeiro bastante capaz.

Sim, só Aragorn pois ele era herdeiro da linhagem
se fosse assim desde que ela (narsil) fora quebrada, ela deveria ter sido reforjada.

a principal função da Anduril era de mostrar que a espada do rei que ousou desafiar Sauron voltou, e também voltou um rei com poder e força de vontade de enfrenta-lo (como aragorn o fez no forte da trombeta e na frente do portão negro olhando para Boca de Sauron.)

Valinor 2025

Total arrecadado
R$0,00
Termina em:
Back