1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A espada quebrada

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por hoffsant, 19 Jan 2004.

1. hoffsant

hoffsant Usuário

No livro, a espada de Isildur é quebrada quando o mesmo caiu na batalha. Isso não torna o momento um tanto banal? Quero dizer, uma espada tão poderosa quebrar quando seu dono caiu. Ou ela estava ligada à ele de alguma maneira mágica?

2. The NIGHT ELF

The NIGHT ELF Usuário

Bom eu tambem naum entendi muito bem mais deve ser o q vc citou depois!!!
    (ligada de alguma forma magica)...

3. Deriel

Deriel Administrador

"Cair em batalha" não significa exatamente levar um tombo foi sim durante a Batalha contra Sauron, quando Elendil morreu (caiu) lutando com o mesmo (e não como o filme mostra). Imagine em sua mente uma Batalha monstruosa, mano-amano entre Elendil, o Alto, portando Narsil, Gil-galad, Alto Rei dos Noldor empunhando Aeglos, a lança que nunca errava o alvo contra Sauron, o Maia.

Se isso é morrer de forma banal, poutz, imagina como seria morrer com estilo :obiggraz:

4. realmente, Elendil morreu Honrado, defendeu seu povo mesmo sabendo que Sauron era superior e arriscando sua vida foi que em meios conseguiu salvar seu povo através do golpe de Isildur.

5. leoff

leoff They will bend the knee or I will destroy them.

Armas famosas, aquelas que tem nome, sao associadas a seu dono. Em geral nao ficam passando de mão em mão. Por isso, quando ele morre, ela se quebra. Nao, nao tem nada a ver com magia. É um simbolismo e uma convençao desse tipo de histórias que Tolkien respeitou.

6. que é isso? vc ta dizendo que toda espada se quebra quando seu dono é morto??? que besteira vc disse! ela quebra apenas se sofrer oa to de ser quebrada, mais num há uma integração entre arma e dono, seria idiotice cometer este erro.

7. DW

DW Usuário

cm ela é quebrada mesmo??? no filme eu lembro q o Sauron pisa.. mais eh assim mesmo no livro?? faiz tempo q eu li o sda e ñ lembro... :o?:

8. pelo que parece é assim mesmo mas se num foi assim foi batendo contra as rochas.... Tenho a leve impressão que foi pisando sim! faz tempo que não leio a sociedade do anel.

9. Galaek

Galaek Usuário

agora vcs despertaram uma curiosidade minha: como elendil e gil-galad morreram??oqq sauron fez?

10. Deriel

Deriel Administrador

Acho que não pode ser citado como regra :think: Pelo que me lembro agora de sopetão, com minha memória falha, apenas duas espadas foram quebradas: Narsil e Gurthang. Várias espadas famosas como Ferroada, Orchrist e Glamdring sobreviveram intactas e passaram a outras mãos.

11. leoff

leoff They will bend the knee or I will destroy them.

Cuidado com o "besteira" por favor, estou me baseando no que li, sem achismos... Quero dizer que em mitologia é comum a arma de um guerreiro se quebrar com a morte do dono. Nao, a arma nao se quebra sozinha, o autor inventa uma desculpa para ela se quebrar. Entendeu? Foi esse o caso de Narsil. A lógica está em criar um meio irrefutável da arma nao ser usada de novo. Foi esse o caso, Tolkien representou Narsil como um símbolo do poder númenoriano contra Sauron; logo, ela só seria reforjada para aquele capaz de encará-lo novamente.

Quebrar espadas é uma convençao, mas nao é a única forma. De qualquer jeito, armas famosas nao trocam de mão o tempo inteiro. Uma se quebram, outras sao enterradas com o dono ou desaparecem por algum tempo até acharem um novo que a mereça. Esse é o caso das armas famosas em Tolkien: Narsil, Aeglos, Glandring, Grond...

12. Deriel

Deriel Administrador

Sim, sim, de acordo.

A maioria das armas de Tolkien são enterradas com os donos ao invés de quebradas. Mas a convenção é válida: uma grande arma de um grande portador não pode ser utilizada por qualquer um. Mas é um não poder moral, não exatamente fisicamente impeditivo. Não pode de não ter qualificações suficientes pra.

E também em grande parte dos casos uma arma não necessariamente tinha algum poder especial por ter um nome e seus nomes, apelidos ou renomes podem se dever à maneira como era utilizada pelo seu portador. Por exemplo, imagine o quaão ridícula seria uma lança que "nunca erra o alvo". O cara a direciona pro sentido contrário do alvo e ela se torce e retorce e acerta o alvo... bobo não? É meio lógico supor que "a lança que nunca erra o alvo" recebeu esse apelido, pelo menos em parte, devido à destreza de seu dono.

13. Fëanor_Tilion

Fëanor_Tilion Usuário

Que eu saiba Grond não voltou a aparecer em batalha depois que Morgoth lutou com Fingolfin ( lembrano que na batalha final da Guerra da Ira Morgoth se escondeu e não lutou ).

14. Magangster®

Magangster® Usuário

Essa parada de arma ligada ao dono tem fundamento desde as histórias de Artur e Excalibur,quando o dono abandona o plano a arma deve ser deixada junto ao corpo por questões de honra,ou deve ser destruída para não sujar a honra do guerreiro que se foi.Não sei no caso de Isildur,Elendil,Aragorn,Gil-galad.... :roll:

15. Elfon

Elfon Usuário

Eh verdade, nunca pensei nisso, varias lendas celtas, vikings, nordicas em geral, a espada vai junto com o dono, pois eh honroso morrer em batalha empunhando sua espada (ou qualquer q seja a arma) e no caso do livro eh a Narsil e a outra fodona q eu esqueci o nome hehe

16. Níniel

Níniel let's put a smile on that face

Eu acho que a espada pariu-se porque o senhor do mal a partiu. N acho que tivesse nenhuma magia ligada ao seu Senhor. POr outro lado, só Aragorn, o herdeiro de Isildur poderia utilizar Anduril e exigir o cumprimento da promessa dos mortos das sendas!!! :eek:

Fikei com dúvidas!! :o?:

17. Sim, só Aragorn pois ele era herdeiro da linhagem

18. Fëanor_Tilion

Fëanor_Tilion Usuário

A Andúril foi enterrada com Aragorn, pelo menos é o que me parece.
    Geralmente quando um rei ou pessoa importante do reino morre em batalha, se não houver ninguém com moral suficiente pra reclamar a espada, ela vai para o túmulo com o dono, em honra do herói morto, isso só não aconteceu com a Narsil porque havia alguém lá para reclamá - la.

19. Deriel

Deriel Administrador

Não vejo razões pra terem enterrado Aragorn com Anduril pois Aragorn nem enterrado foi e seu filho parece, pelas parcas informações, um herdeiro bastante capaz.

20. Omykron

Omykron far above

se fosse assim desde que ela (narsil) fora quebrada, ela deveria ter sido reforjada.

a principal função da Anduril era de mostrar que a espada do rei que ousou desafiar Sauron voltou, e também voltou um rei com poder e força de vontade de enfrenta-lo (como aragorn o fez no forte da trombeta e na frente do portão negro olhando para Boca de Sauron.)

Compartilhar