• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A decisão de Frodo

Por que Frodo teve que se separar de seus amados amigos para destruir o Um Anel sozinho? Eu fico me perguntando: foi para não pôr em risco a vida deles? ( mas aí ele estaria arriscando o sucesso da jornada, pois a Sociedade foi formada para ajudá-lo na destruição do Anel ) ou foi para evitar mais casos como o de Boromir, ou seja, evitar que outros de seus companheiros fossem dominados pelo Um?
Ou então outra coisa?

O que vocês acham?
 
Luna Undómiel disse:
Por que Frodo teve que se separar de seus amados amigos para destruir o Um Anel sozinho?

O que vocês acham?

Ele fez isso pra evitar corromper o seus colegas.
Pouco depois de Boromir tentar roubar-lhe o Anel, Frodo percebeu que sorrateiramente o Anel iria atrair cada um de seus companheiros.
Ele resolver partir antes que o Anel lhes fizesse mais mau.

Ele tbm diz q odiava esta-los deixando, mas gostava ao mesmo tempo.

Tah numa das ultimas paginas da Sociedade.
 
liteeliniel disse:
Luna Undómiel disse:
Por que Frodo teve que se separar de seus amados amigos para destruir o Um Anel sozinho?

O que vocês acham?

Ele fez isso pra evitar corromper o seus colegas.
Pouco depois de Boromir tentar roubar-lhe o Anel, Frodo percebeu que sorrateiramente o Anel iria atrair cada um de seus companheiros.
Ele resolver partir antes que o Anel lhes fizesse mais mau.

Ele tbm diz q odiava esta-los deixando, mas gostava ao mesmo tempo.

Tah numa das ultimas paginas da Sociedade.

Exatamente.

Assim como Boromir, qualquer criatura na Terra Média poderia ser "corrompido" pelo Anel (menos o Tom Bombadil). Todos iam querer arrumar uma utilidade para ele, mesmo que fosse para o bem, como dizia o Gandalf.

Agora, realmente, um Hobbit levar SOZINHO o anel de poder de Sauron para a Montanha da Perdição em Mordor foi uma idéia meio bizarra. Ainda bem que o Sam vai com o Frodo, acredito que se ele fosse sozinho ou seria morto, ou tomaria o Anel para si.
 
Sem o Sam Frodo jamais teria conseguido, isso fica provado a qualquer um que leu as obras. Eu acho também que se a sociedade inteira tivesse entrado em Mordor não teria dado certo e o anel seria tomado. Se a sociedade tivesse ido Aragorn não tinha levado os corsários e Gandalf não teria ajudado no Abismo de Helm portanto as duas baalhas seriam perdidas. Também têm o Pippin que não teria olhado o Palantir e Sauron teria ficado de olho em Mordor.
 
Isso é obviamente o motivo dado por Frodo, o surto de Boromir, mas podemos desconfiar também de um sentimento de querer o anel só pra si, isso nós nunca saberemos, mas certamente a decisão de Sam em seguí-lo foi fundamental para que a demanda fosse terminada.
 
El fez isso pq provavelmente previu que não ia dar certo.... o anel perto de tanta gente.... pessoas facilmente corrompidas.... e também pq era a missão dele... ele escolheu isso...
 
bom, foi por isso tmb. ele não queria que o anel corropesse os amigos. mas ele tmb não queria colocar em risco a vida deles. por isso ele parte sozinho. pq ele sabe que vai ser muito perigosos e ele não quer q os amigos passem por esses perigos só por causa dele.
 
Isso é uma questão a se discutir. Vários caminhos poderiam ser tomados e ninguém pode dizer o que aconteceria em cada um.É lógico que vão dizer que o que aconteceu foi o único bom, pq é o único comprovado, mas taí uma dúvida pra mim também.
 
Beregond disse:
Isso é uma questão a se discutir. Vários caminhos poderiam ser tomados e ninguém pode dizer o que aconteceria em cada um.É lógico que vão dizer que o que aconteceu foi o único bom, pq é o único comprovado, mas taí uma dúvida pra mim também.

Eh q num tem mtu mais pra ser falado..
tipo Tolkien escreveu issu..
tah escrito no livro no final... tem ateh os pensamentos dele.. soh num posto pq tou com a versão ingles da SDA..

:wink:
 
Talvez impedir q os amigos ossem corrompidos fosse o principal, mas com certeza axo q ele tbm deve ter pensado em outras coisas, o risco de vida q seus amigos correriam em Mordor, o desejo de Aragorn de ir a Minas Tirith, o fato de anel poder ser mais facilmente descoberto com um grupo relativamente grande, etc...

Ele passou muito tempo pensando antes do q ocorreu com Boromir, além de q ele não pensaria só em um fator...
 
Ele era o unico ser que não poderia se apoderar do anel e usa-lo para funções maléficas. No pr´prio livro, Gandalf recusa o anel pois se ele o usa-se ele poderia usa-lo para funções horríveis.

Depois do fato de Boromir ele percebeu que o anel era poderoso demais e que ele deveria carrega-lo e destrui-lo.
 
Glorfindel disse:
Sem o Sam Frodo jamais teria conseguido, isso fica provado a qualquer um que leu as obras. Eu acho também que se a sociedade inteira tivesse entrado em Mordor não teria dado certo e o anel seria tomado. Se a sociedade tivesse ido Aragorn não tinha levado os corsários e Gandalf não teria ajudado no Abismo de Helm portanto as duas baalhas seriam perdidas. Também têm o Pippin que não teria olhado o Palantir e Sauron teria ficado de olho em Mordor.
Com certeza...sem o Sam o Frodo naum conseguiria...mas sem o Gollum os dois naum teriam chance nem de chegar em Mordor...e alias, sem o Gollum o Um naum teria sido destruido...
Sem a ajuda do Gandalf e dos rohirrim liderados por Eomer, a batalha no Abismo de Helm tb teria sido perdida...
Basicamente, o erro do curioso Tuk foi q salvou Frodo e Sam do Olho...alem de fazer com q Sauron desviasse sua atencaum para o hobbit...e talvez esse (na concepcaum de Sauron) tivesse o Anel...
 
Eu axo que vcs tão esquecendo que o anel infuenciava mto as decisões do Frodo, será que o anel não fez com que o Frodo tentasse fugir sozinho ficando mais fácil assim para Sauron o capturar? ou entaum que o próprio Frodo queria o anel apenas para ele? e naum axo q o Frodo seria o unico q usaria apenas para o bem tds ali tentriam usar para o bem té o proprio Boromir... o problema é o tempo que aguentariam o próprio Frodo já estava perdendo suas forças
 
Arwen Tinuviel disse:
Glorfindel disse:
Sem o Sam Frodo jamais teria conseguido, isso fica provado a qualquer um que leu as obras. Eu acho também que se a sociedade inteira tivesse entrado em Mordor não teria dado certo e o anel seria tomado. Se a sociedade tivesse ido Aragorn não tinha levado os corsários e Gandalf não teria ajudado no Abismo de Helm portanto as duas baalhas seriam perdidas. Também têm o Pippin que não teria olhado o Palantir e Sauron teria ficado de olho em Mordor.
Com certeza...sem o Sam o Frodo naum conseguiria...mas sem o Gollum os dois naum teriam chance nem de chegar em Mordor...e alias, sem o Gollum o Um naum teria sido destruido...
Sem a ajuda do Gandalf e dos rohirrim liderados por Eomer, a batalha no Abismo de Helm tb teria sido perdida...
Basicamente, o erro do curioso Tuk foi q salvou Frodo e Sam do Olho...alem de fazer com q Sauron desviasse sua atencaum para o hobbit...e talvez esse (na concepcaum de Sauron) tivesse o Anel...
Eh o q eu falo pra todo mundo axo q os 9 da sociedade do anel tiveram sua participaçao, ateh msm boromir, sem eskecer dos outros como gollum, tom bombadill, theoden, faramir e etc.
 
Isso eu acho realmente um ponto polêmico...

quer dizer, pra mim parece claro que Frodo decide ir sozinho porque os outros membros da Sociedade, com a proximidade de Mordor e passando mais tempo na presença do Anel, se cooremperiam. Até aí, tudo bem. Mas o que faria de Sam alguém invulnerável a esse poder de atração?

A amizade dos dois hobbits (se pensarmos bem, antes da Contenda Sam só era jardineiro de Frodo; seus melhores amigos eram Merry e Pippin) ou a provada resistência dos hobbits à dominação do Mal (nesse caso, não seria melhor mandar todos os hobbits com Frodo, ou mais hobbits na Companhia?

Tem também um terceiro ponto nisso tudo... fico me perguntando se, quando a Sociedade partiu, alguém tinha idéia do que fazer quando se alcançasse as Fendas da Perdição... pq, se vermos bem, sabemos que, se não houvesse Gollum, Sam teria que ter jogado Frodo no meio do vulcão quando este se negou a destruir o Anel...


Moradan

---------------------------
"A new power is rising...
Its victory is at hand!"
 
Moradan disse:
Tem também um terceiro ponto nisso tudo... fico me perguntando se, quando a Sociedade partiu, alguém tinha idéia do que fazer quando se alcançasse as Fendas da Perdição... pq, se vermos bem, sabemos que, se não houvesse Gollum, Sam teria que ter jogado Frodo no meio do vulcão quando este se negou a destruir o Anel...

Realmente... :think:
Parece que isso tudo foi quase como "um tiro no escuro", uma tentativa desesperada, e tb muito corajosa. Mas nao foi só isso...a Sociedade tinha mesmo o objetivo de ir com Frodo até as Fendas da Perdição, talvez eles achassem q nao seria tão difícil como foi ( claro q eles sabiam q seria difícil, mas talvez nao soubessem o grau de dificuldade tão intenso da missão q teriam de encarar...). E Gollum foi mesmo um golpe do destino, pois quem poderia imaginar? ( bom, Gandalf, quem sabe? :wink: )
Acho q é isso, se mais alguma coisa surgir na minha mente eu posto depois....

Tô morrendo de sono :zzz:
 
Quando olhamos a história na integra vemos que todos influenciaram na vitória. Aragorn, Gandalf e Sam sabiam e entendiam como Frodo estava sendo "controlado" pelo anel por isso fizeram de tudo para ajudar. Aragorn e Gandalf tirando o olho do Sauron de Mordor e Sam não se deixando influenciar pelo que Frodo lhe dizia (e olha que ele lhe disse muitas coisas ruins). A destruissão do anel sem duvida foi de uma forma que se contou com inteligência (Aragorn e Gandalf), paciência (Sam), sorte (Pippin e Merry) e por último um pouco de pancadaria (legolas e Gimli).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo