• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Cruz de Cinza (Fran Zabaleta e Luis Astorga)

kika_FIL

Usuário
“La peregrinación de Baltasar y de Hans es un viaje por la locura de la religión” - Fran Zabaleta

Uma das mais agradáveis surpresas de meu ano literário, A Cruz de Cinza é um livro que chegou às minhas mãos quase por acaso, numa compra de impulso. Lançado no Brasil em 10 de outubro de 2008 pela editora Record, este romance histórico conta das andanças de Baltasar Sachs e Hans Gotha, além das desventuras de Paulette, através da loucura religiosa que foi o século XVI.

Os personagens principais são fictícios. Baltasar - retratado como um pregador sábio, preocupado com o seu entorno, que busca um mundo mais humano e menos mesquinho - é um rapaz inteligente e de família rica que se torna monge pela ordem de Cister, numa tentativa de descobrir Deus, mas se vê cativado pelos argumentos de Lutero numa audiência pública e se decide a seguí-lo.

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
eu sei que é feio ser exibida e orgulhosa... mas eu não me aguento: Olha o que o Fran disse sobre o artigo:

from fran zabaleta <zabaleta.fran@gmail.com>
to Clarisse Alvarenga <death1606@gmail.com>
date Sat, Sep 12, 2009 at 11:30 AM
subject Re: Sobre el libro "La cruz de ceniza"
mailed-by gmail.com

hide details 11:30 AM (2 hours ago)

Acabo de leer la reseña. Y, ante todo, he de darte las gracias. Creo de verdad que has clavado las características más destacadas de la novela, has resumido perfectamente su sentido. Con detalles que me gustan especialmente, como el que afimes que Hans es "a voz da razão e da consciência de Baltasar"... sobre todo porque eso es exactamente. Hans surgió un poco por casualidad, pero se convirtió, a medida que avanzaba la escritura, en un personaje fundamental como contrapunto de Baltasar. Él y Paulette son los únicos personajes que no se implican en la locura de la religión... y precisamente por eso son exterminados. En un mundo de locos no hay lugar para los cuerdos.

Me agrada especialmente que te hayan gustado los personajes. Es una obsesión personal: crear personajes vivos, en constante evolución, que sean capaces de ver el mundo con ojos cambiantes y, sobre todo, con matices.

Lo dicho: me ha encantado tu crónica. Estoy en deuda contigo.

Un abrazo,

Fran Zabaleta
 
Dá vontade de ler o livro, tanto pela sua resenha Kika, quanto pela simpatia incomparável do Fran Zabaleta...

Quem dera todos os escritores fossem acessiveis e simpaticos como ele....:timido:
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo