• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Balada de Leithian

berenmaneta

Usuário
eu gostaria de saber se essa balada existe ou não...segundo o senhor dos anéis-a sociedade do anel, nela está contida toda a história de beren e lúthien...será q existe mesmo ou a história está somente no silmarillion?
 
Ela existe, embora não completa.

Tolkien escreveu a Balada de Leithian em dísticos octassílabos, ou seja, versos que rimam de par em par com oito sílabas cada.

As versões da Balada se encontram no terceiro volume da série The History of Middle-earth, "The Lays of Beleriand" ("As Baladas de Beleriand").
 
Além disso a história dela está descrita no Silmarillion só q não como uma balada, ela está em verso e não em prosa
 
Cara ja que nem todos possuem o livro e varios desejam ver essa balada eu vou postar a balada que eu alias curto pra caramba ...la vai :

Balada de Leithian

Ele entoou uma canção de magia
de violação, abertura, falsidade
De revelação, descoberta, traição
Felagund então de repente
Respondeu com uma canção de firmeza
de resistencia, de luta contra o poder,
de segredos guardados de força de torres
de fiel confiança, liberdade, fuga,
de mudanças e transformacoes
de ciladas evitadas, armadilhas quebradas
de prisoes que se abrem, correntes que se rompem,
de um lado para o outro, balancava a canção
cambaleando e afundando a medida que o canto
crescia felagund lutava,
e toda a magia e o poder dos elfos
ele trazia a suas palavras
Baixinho, na penumbra, ouviram-se as aves
Cantando ao longe em nargothrond
O suspiro do oceano mais alem
Alem do mundo ocidental, na areia
na terra de perolas na terra elfica
Então as trevas se fecharam; cresceu a escuridão
Em Valinor, o sangue rubro escorreu
ao lado do oceano, onde os Noldor mataram
Os cavaleiros das ondas e lhes roubaram
os barcos alvos de velas brancas
dos portos iluminados o vento assobia
o lobo uiva os corvos fogem
o gelo resmunga nas bocas do mar
os presos choravam tristes em Angband
ronca o trovão; arde o fogo
E finrod cai diante do trono


Simplesmente perfeito...Tolkien teve a manha mais uma vez galera nao reparem os erros de portugues please pq isso é muito grande :wink:

Essa ai foi retirada do silmarillion
 
Celebeth Ránasilma disse:
Além disso a história dela está descrita no Silmarillion só q não como uma balada, ela está em verso e não em prosa

O capítulo de Beren e Lúthien do Silmarillion é uma versão resumida da Balada de Leithian e não a Balada inteira. O poema engloba mais coisas, que estão relacionadas em outros capítulos do Silmarillion, como a luta de Fingolfin e Morgoth.

E o trecho postado pela *Guinevere* não é A Balada em si, e sim apenas um trecho dela, sobre o confronto com canções de poder entre Finrod e Sauron.

A Balada de Leithian que está no HoMe III, até o ponto em que Tolkien escreveu, possui 4223 versos. Nada mal para um poema incompleto. :clap:
 
Tilion disse:
A Balada de Leithian que está no HoMe III, até o ponto em que Tolkien escreveu, possui 4223 versos. Nada mal para um poema incompleto.
Nossa ai sim eu nao ia ter paciencia pra postar td aqui naum... eu sabia que era maior que no silmarillion mais nao TAO maior ! 8O
 
Proview disse:
Por aqui na Valinor tem a balada de Leithian??
Ou pelo menos algum trecho q não esteja no Silma??
Eu acho que nao tem nao, pelo menos eu ja tinha procurado a um tempo atras e nao tinha, vou procurar em algum site estrangeiro se eu achar eui posto aqui :wink:

"The Lay is not a mere literary invention - it does substantially exist, and is contained within volume III of The History of Middle-earth, appropriately named The Lays of Beleriand. When Aragorn told the tale to the hobbits in The Lord of the Rings, he hinted that the end of the lay had been lost in the mists of history. In fact, though it runs to more than four thousand lines, the lay's lack of an ending was due to the fact that Tolkien never fully completed the poem."

Traduzindo : " A balada nao é uma mera invenção literaria ela existe substancialmente e esta contida no volume 3 da historia da terra media (HoME) chamada Baladas de beleriand. Qnd aragorn contou o conto para os hobbits no sda ele diz que o fim da balada foi perdido na historia. Na verdade porem ela (a balada) percorre mais de 4000 linhas a falta de um fim é pq tolkien nunca completou totalmente o poema" (tradução tosquinha feita agora...

quem quiser saber mais dessa balada tem no site
http://www.glyphweb.com/arda/default.htm?http://www.glyphweb.com/arda/l/layofleithian.html

nao tem a balada la naum mais explica sobre ela e taus como esse trecho que eu traduzi ai :wink:
 
Galera pra alegria geral :mrgreen: (ou nao porque, claro ta em ingles!) eu achei a balada quase completa, so nao ta completa pq o dono do site diz
"Sorry that I haven't had time to type the rest yet. I'll get it done sometime soon I hope" Ou seja ele nao teve tempo de digitar td ainda mais ira faze-lo o quanto antes .

Pra galera que fala ingles ai vai o site
http://pixelmagic.dyndns.org/~carl/leithian.html

Espero ter ajudado galera!! :mrgreen:
 
Tilion disse:
Celebeth Ránasilma disse:
Além disso a história dela está descrita no Silmarillion só q não como uma balada, ela está em verso e não em prosa

O capítulo de Beren e Lúthien do Silmarillion é uma versão resumida da Balada de Leithian e não a Balada inteira. O poema engloba mais coisas, que estão relacionadas em outros capítulos do Silmarillion, como a luta de Fingolfin e Morgoth.

E o trecho postado pela *Guinevere* não é A Balada em si, e sim apenas um trecho dela, sobre o confronto com canções de poder entre Finrod e Sauron.

A Balada de Leithian que está no HoMe III, até o ponto em que Tolkien escreveu, possui 4223 versos. Nada mal para um poema incompleto. :clap:

ótimo, mas onde eu acho essa balada? eu quero lê-la.
 
No livro The Lays of Beleriand, o terceiro volume da série The History of Middle-earth.

Mencionei o nome do livro várias vezes nos posts acima.
 
O problema é que essa versão da Balada que está no site não é aquela mais completa de mais de 4000 versos: é uma versão da Balada que Tolkien começou a reescrever, não chegando a 700 versos seguidos e mais alguns esparsos de cada Canto.

Ainda fico com a primeira, e essa só se encontra no livro, junto com vários comentários que a explicam melhor.
 
A galera eu desisto entao mais até que a balada do site la ta legal... bem quem sabe o TILION nao faz o favor de digitar a que ele tem pra gente ?? Vamos la tilion eu fiz minha parte faz a sua agora!!! :lol:

To brincando é impossivel digitar algo desse tamanho mais de qqr forma se vc achar um site que tenha ela (port ou ingles) me passa ok? :wink:
 
Mesmo se eu pudesse (e não posso devido ao tempo) eu não faria, pelo simples fato da Balada ocupar mais da metade do livro em questão. Disponibilizar uma quantidade tão grande assim de texto seria pirataria (diferente do que fazemos na Valinor, onde traduzimos apenas alguns trechos dos livros, em sua maioria quase que absoluta pequenos).

Logo, como a Valinor é contra qualquer tipo de pirataria, esses pedidos e links sobre textos completos não serão aceitos aqui, então recomendo que não se fale mais disso no tópico e sim da Balada em si. :wink:
 
Eu concordo com vc Tilion, desculpa qqr coisa ai, Eru me livre de piratear Tolkien! Os autores (Tolkien no caso) tem o maior trabalho pra criar uma historia bacana e agente pirateia ela? de forma alguma! Chega de flood :oops:
 
Tipow eu ai postar ela aqui em inglês mas ela é gigante, acho melhor n fazer isso o.o
Talvez depois eu hosteie ela para passar para vcs
 
Tilion disse:
Logo, como a Valinor é contra qualquer tipo de pirataria, esses pedidos e links sobre textos completos não serão aceitos aqui, então recomendo que não se fale mais disso no tópico e sim da Balada em si.

:roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo