1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

3D&T - Ragnarok Online [ON]

Tópico em 'Play by Forum' iniciado por julienvaz, 6 Mar 2010.

  1. julienvaz

    julienvaz Usuário

    Ok Galera !
    Vamos retomar a campanha !!

    Lista de Jogadores

    1 - Náring

    2 - Utaki

    3 - Andorekun
     
  2. julienvaz

    julienvaz Usuário

    Retomando...

    Após os agradecimentos, Tierra cai chorando aos pés de Valkrist e desmaia...
     
  3. Náring

    Náring Mad Hatter

    Nome: Valkrist
    Classe(Kit): Espadachim
    Poderes de classe: Golpe Fuminante
    F: 2 (cortante)
    H: 1
    R: 2
    A: 1
    PdF: 0
    Vantagens: Energia Extra (-1 pt)
    Desvantagens: Codigo de Honra (Caçador e Combate) (+2 pts)
    Pontuação Total: 5 pts
    Descrição: Valkrist tem aproximadamente 1,70m e pesa 65kgs, sendo magor por causa do intenso treinamento. Seus cabelos são roxos e longos, ele evita prende-los. Seus olhos são violeta e têm um brilho de determinação sempre presente. Ele nunca se separa de sua Lâmina de confiança.
    Ele é filho de fazendeiros de Rachel e sempre sonhou em se tornar um aventureiro e desbravar o mundo e protager os fracos em nome de Freya. Assim que teve idade o bastante, foi para o Campo de Treinamento se tornar um aprendiz. Graduou-se como Espadachim com honras e desde então caça nas áreas proximas a Prontera.
    Ele tem um forte senso de honra e dever. Está sempre pronto a proteger os que precisam. É alegre a maior parte do tempo e muito determinado. Valkrist é louco por chocolate e evita bebidas alcoolicas, por ser muito fraco para alcool e ser extremamente dificil para ele parar uma vez que tome um gole. Ele sonha em visitar Comodo e em se tornar um Templario um dia.
    PEs: 3



    Valkrist tenta consolar a garota, mas ela acaba por desmaiar. Ele a segura em seus braços e a ergue.
    -Preciso leva-la ate a pousada, para ela descansar. Depois podemos ver oque será feito.
    Põe-se então a caminho da cidade de Prontera, onde pretende alugar um quarto para que a garota repouse.
     
    Última edição: 9 Mar 2010
  4. julienvaz

    julienvaz Usuário

    Taí as Regras, Galera!
    Regras
    Morte: Personagens de Ragnarök são muito resistentes à morte. Caso um jogador seja reduzido a 0 PVs, considere-o Muito Fraco. Se receber um novo ataque, ficará Inconsciente, depois ficará Quase Morto e então morrerá se receber mais algum ataque.
    Munição Limitada: Todos os personagens de Ragnarök possuem, naturalmente, a desvantagem Munição Limitada sem receber nenhum ponto por isso.
    Capacidade de Carga: A capacidade de carga dos personagens é menor que o normal. Eles podem carregar nas costas 20kg por cada ponto de Força que possuam. Personagens com F 0 podem carregar até 10 Kg.

    Kits de Classes
    Sobre kits no 3D&T Alpha: Um jogador não paga nada para adquirir um kit, mas deve cumprir as exigências que ele pede. Ao escolher um kit, o jogador pode escolher gratuitamente um de seus poderes e pode comprar cada poder adicional por 10 PEs. Ao deixar para trás um kit e adotar outro, o jogador perde os poderes que comprou, mas recebe de volta os pontos que gastou, podendo comprar assim novos poderes no novo kit que escolheu. Esse sistema de kits permite que o jogador possua quantos kits quiser, mas o 2º kit custa 1 ponto, o 3º custa 2 pontos e assim em diante.
    Para jogar Ragnarök, surgiro a seguinte mecânica: quando for adotar uma das classes primárias (exceto o kit de Super Aprendiz) o jogador deve largar o kit de Aprendiz e seus talentos. Mas quando for adotar classes secundárias, o mesmo permanece com a classe primária e seus talentos (e, claro, paga a mais pela secundária). O mesmo vale para transclasses. Os kits de classes secundárias poderão ser encontrados na 3ª parte dessa adaptação e os de transclasses na 5ª parte.

    Um dos requisítos dos kits de classes primárias é de o personagem ter 9 pontos, para incentivar os jogadores a usar o kit de Aprendiz enquanto evoluem o personagem. Como regra opcional, o mestre pode ignorar esse requisito e permitir que os jogadores escolham esses kits com personagens feitos com 5 pontos (ou seja, personagens pré-construídos).
    Outra opção é permitir que os jogadores conquistem os kits por meio de uma missão (quest), como acontece no MMORPG. No site da Level Up ensina as missões que são feitas para conseguir as classes (na página da classe em "como se tornar um"). O mestre pode usar essas descrições para criar suas próprias missões no jogo.

    Aprendiz
    Papel de Combate: Atacante.
    Exigências: 5 pontos de personagem.
    • Recuperação Espantosa de PVs: O aprendiz ainda possui todo o vigor da juventude, por isso pode se curar mais rápido que os demais. Ele recupera normalmente 1 PV por hora e em repouso ele recupera a cada hora uma quantidade de PVs igual aos seus pontos em Resistência.
    • Fingir de Morto: Muitas vezes um aprendiz ainda não tem força e garra suficiente para vencer um inimigo de uma só vez, então eles podem se fingir de morto. Se fingir de morto exige um teste bem-sucedido de H+3 (que moleza). Um personagem que esteja se fingindo de morto é prontamente ignorado por seus inimigos.
    Inimigos precisam ser bem sucedidos em um teste de H-1 para descubrir que o personagem está apenas fingindo. Inimigos com Faro Aguçado ou Infravisão fazem um teste normal de Habilidade. Inimigos com a especialização Diagnóstico (existente nas perícias Medicina ou Animais) podem fazer esse teste com H+2. Inimigos com Ver o Invisível não necessitam de testes (portanto, não podem ser enganados).
    • Primeiros-Socorros: Quando se está começando em um mundo de aventuras, uma das primeiras regras é saber prestar primeiros-socorros. O aprendiz pode gastar 1 PM e curar 1 PV. Ele pode, no máximo, gastar 3 PMs por turno (e assim, curar 3 PVs). Um aprendiz só pode usar essa técnica em si mesmo.

    Arqueiro
    Papel de Combate: Atacante.
    Exigências: 9 pontos de personagem, PdF 2.
    Especial: No Ragnarök, um arqueiro deve comprar flechas ou aprender uma técnica que o ensine a fabricar novas flechas. Como regra opcional, o mestre poderia assumir que apenas personagens com H 2 ou mais são capazes de fabricar flechas.
    • Chuva de Flechas: O arqueiro pode lançar mais de uma flecha (PdF) de uma única vez. Ele gasta 1 PM por disparo (incluíndo o primeiro) e pode atacar um número de vezes máximo igual à sua Habilidade.
    • Rajada de Flechas: Gastando 2 PMs e se concentrando ileso durante um turno,o arqueiro pode atacar no próximo turno com PdF dobrado.
    • Olhos de Águia: O arqueiro recebe Visão Aguçada e o alcance normal do seu PdF é dobrado.

    Espadachim
    Papel de Combate: Atacante ou Tanque.
    Exigências: 9 pontos de personagem, F 2.
    • Golpe Fulminante: O espadachim pode gastar 2 PMs e receber um bônus de F +3.
    • Recuperação Espantosa de PVs: O espadachim recupera, normalmente, 1 PV por hora e em repouso ele recupera a cada hora uma quantidade de PVs igual aos seus pontos em Resistência.
    • Provocar: O espadachim pode provocar seu oponente caso o mesmo falhe em um teste de R+1. O alvo sofre um redutor de FD -1 e os mesmos efeitos da desvantagem Fúria, atacando apenas quem o provocou. O efeito dura até o final do combate ou caso o usuário seja reduzido a 0 PVs.
    • Vigor: O espadachim pode gastar 1 PM e receber um bônus de FD+2 até o final do turno.

    Gatuno
    Papel de Combate: Atacante ou Dominante.
    Exigências: 9 pontos de personagem, H 2.
    Especial: Gatunos podem comprar a perícia Crime por apenas 1 ponto.
    • Ataque com Facas: Usando facas em ambas as mãos o gatuno pode atacar mais de uma vez por turno. Ele gasta 1 PM por disparo (incluíndo o primeiro) e pode atacar um número de vezes máximo igual à sua Habilidade.
    • Perícia em Esquiva: O gatuno recebe um bônus de +2 na sua Habilidade ao fazer testes de esquiva.
    • Roubo: O gatuno pode roubar outras pessoas, inclusive durante uma batalha! Ele rouba 10 Zennys (ou moedas de ouro) por cada ponto positivo na seguinte equação: H do gatuno + 1d6 - H da vítima. Caso a vítima seja considerada um alvo surpreso ou indefeso, a Habilidade dela não é subtraída na hora do roubo. Caso o gatuno possua a especialização Punga (da perícia Crime), ele recebe um bônus de +2 na sua Habilidade.
    • Chutar Areia: Utilizando um movimento (do turno) o gatuno poderá "chutar areia" em seu oponente. O mesmo tem direito a um teste de Resistência para negar o efeito e, em caso de falha, ficará "cego" por 1d6 -R turnos (cegueira está na pág. 41 do Manual Alpha).
    • Recuar: O gatuno pode fugir de um combate normalmente, sem ser penalizado com menos PEs no final da aventura.

    Mago
    Papel de Combate: Atacante ou Dominante.
    Exigências: 9 pontos de personagem, R 1, Magia Elemental.
    • Mago Elemental: Escolha um tipo de Magia Elemental (água, ar, fogo, terra ou espírito). O mago gasta apenas metade dos PMs necessários (arredondado para cima) para lançar magias do caminho elemental escolhido. Essa habilidade pode ser comprada mais de uma vez, para caminhos diferentes. Ela não concede bônus caso o personagem possua a vantagem Elementalista para o mesmo caminho mágico.
    • Magias Adicionais: O mago conhece outras magias além das magias iniciais: Bola de Fogo, Bola de Lama, Bomba Aérea, Bomba de Luz, Bomba de Vento, Inferno de Gelo e Parilisia (que para o mago é baseada no caminho Elemental da Terra).
    • Recuperação Espantosa de PMs: O mago recupera, normalmente, 1 PM por hora e em repouso ele recupera a cada hora uma quantidade de PMs igual aos seus pontos em Resistência.

    Mercador
    Papel de Combate: Atacante.
    Exigências: 9 pontos de personagem, F 2.
    Especial: Em Ragnarök, mercadores precisam de uma habilidade especial para montar lojinhas e comercializar itens com outros jogadores. Em 3D&T um mercador não precisa disso, apenas de roleplay (interpretação) e testes de perícias e de Habilidade.
    A capacidade de carga dos mercadores é de 30 kg por ponto de Força.
    • Mamonita:Mercadores podem usar dinheiro para conseguir um ataque mais poderoso. Eles podem gastar 1 PE (Ponto de Experiência) que tenham guardado para conseguir um ataque com a FA dobrada (inclusive acertos críticos). O PE deve ser gasto antes da rolagem de dado.
    • Desconto: O mercador conhece a arte da barganha. Ele consegue 20% de descontos (arrendondados para cima) na hora de comprar itens. Uma Arma Mágica que custe 10 PEs custará apenas 8 PEs para ele. Personagens que possuam a especialização Lábia (da perícia Manipulação) conseguem descontos de 30%.
    • Carrinho: O mercador pode ter seu próprio carrinho de mão para levar consigo e levar mais itens, acessórios e o que mais quiser. Ele pode colocar no carrinho até 60 kg de itens. Quando está com seu carrinho, um mercador pode usá-lo em um Ataque Especial conhecido como "Cavalo de Pau". Ele funciona igual a vantagem, concedendo F+2 pelo custo de 1 PM.

    Noviço
    Papel de Combate: Baluarte.
    Exigências: 9 pontos de personagem, R 1, Magia Branca, Clericato.
    Especial: O noviço recebe, gratuitamente, a vantagem Inimigo (mortos-vivos e youkais). Além das magias iniciais, um noviço naturalmente sabe as magias Cura Mágica e Esconjuro de Mortos-Vivos.
    • Conhecimento Médico: O Noviço adquire a perícia Medicina. Além de seu uso normal, ela rende +2 pontos em magias de cura.
    • Magias Adicionais: Além das magias iniciais, o noviço também sabe as magias Aumento de Dano, Cura Mágica Superior e Armadura Extra.
    • Teleporte: O noviço também é capaz de utilizar magia Teleportação.

    Super Aprendiz
    Papel de Combate: Atacante ou Dominante.
    Exigências: 12 pontos de personagem, kit Aprendiz.
    Especial: Para conseguir o kit de Super Aprendiz o jogador deve evoluir seu personagem usando o kit Aprendiz e sem trocá-lo nenhuma vez. Um super aprendiz pode comprar normalmente qualquer habilidade de primeira classes (as classes apresentadas aqui em cima, também conhecidas como 1-1).

    É isso aí. No próximo post nós traremos alguns monstros e regras para capturá-los como animais de estimação e o mais legal: regras de como adaptar seus monstros preferidos. Até lá!
    Let's rök!






    Monstros, MVPs e Pets

    Tipos de Criaturas
    No 3D&T os seres são divididos em humanos, semi-humanos, humanóides, youkai (que inclui mortos-vivos) e construtos. Já em Ragnarök a divisão é diferente: bruto, amorfo, inseto, demônio, peixe, planta, morto-vivo, humanóide, dragão e anjo.
    É importante definir quais categorias usar antes do jogo começar, em função dos jogadores poderem comprar vantagens como Inimigo e itens especiais com Flagelo. Cada grupo de jogo pode montar a diversão que parecer mais interessante e justa, desde que não haja menos de 5 categorias (e é bom a quantidade não passar 7 ou 8).
    Como sugestão, podem usar a seguinte divisão:
    • Humanos (incluíndo semi-humanos);
    • Humanóides (como orcs, ogros, goblins, centauros etc);
    • Animais (bruto, peixe e dragão);
    • Jardim (insetos e plantas);
    • Youkai (demônios, anjos e mortos-vivos);
    • Construtos.
    Os monstros do jogo que estão presentes na categoria "amorfos" podem ser realocados. Alguns deles seriam construtos, outros seriam youkais e alguns seriam humanóides (como os góblins). Fica a encargo do mestre enquadrá-los em outras categorias.

    Tipos de Dano
    No 3D&T existem sete tipos de dano: corte, perfuração, esmagamento, fogo, frio, elétrico, químico e sônico. No Ragnarök isso é chamado de "propriedades" e existem nos tipos: normal, água, terra, fogo, vento, veneno, sagrado, sombrio, fantasma e morto-vivo. Da mesma forma como as categorías de inimigos, é importante definir os tipos de dano. Embora nós prefiramos usar o sistema do 3D&T, não existe nenhum problema em usar o do MMORPG.
    Uma sugestão para englobar o sistema de propriedades do jogo online dentro dos tipos de dano é essa:
    • Corte, Perfuração e Esmagamento (propriedade Normal);
    • Frio (propriedades Água e Sombrio);
    • Fogo (propriedades Fogo e Morto-Vivo);
    • Sônico (propriedades Vento e Fantasma);
    • Químico (propriedades Terra e Veneno);
    • Elétrico (Sagrado e magia branca, fazendo com que magias de cura causem dano ao invés de curar).

    Construindo Monstros
    Para criar seus próprios monstros de Ragnarök você precisará de uma tabela com suas informações principais. Alguns sites com esse tipo de tabela são: Level Up, FansRO e RagData. E, ao contrário do que possa parecer, adaptar monstros é muito fácil. Não se assuste e siga em frente.

    Pontos de personagem
    A primeira coisa e a mais importante a ser feita é definir de quantos pontos o monstro será feito. Para isso, pegue o nível (level) do monstro no jogo, divida por 2 (arredondando para cima) e some +4.

    Características
    Os atributos do jogo são STR/FOR (força), AGI (agilidade), VIT (vitalidade), INT (inteligência), DEX/DES (destreza) e LUK/SOR (sorte), além disso há também DEF (defesa) e MDEF (defesa mágica). Adaptar os pontos de atributos do jogo para as características de personagem é simples:
    Distribuas os pontos de personagens nas características com base nas características dos monstros no jogo. Claro que nem sempre vai bater, mas é mais para guiar. Primeiramente, divida (quase) todos por 10 e arredonde para baixo.
    • Força (ou o Poder de Fogo, no caso de monstros onde o ataque básico é à distância) é o STR. Muitos monstros tem STR muito baixo, então deixe-o para preencher no final com os pontos que restarem;
    • Habilidade é AGI;
    • Resistência é VIT;
    • Armadura é DEF;
    • PVs é igual a Rx5;
    • PMs é igual a Rx3.
    Armaduras Extra, Vulnerabilidades e Invulverabilidades

    A "propriedade do monstro" (ou apenas "propriedade") é o tipo de dano que ele causa (para o caso de heróis terem armaduras extras ou vulnerabilidades).
    A "propriedade da arma" (ou "tabela de propriedades") demonstra a foça de dano de cada propriedade sobre a criatura. O monstro recebe a vantagem Armadura Extra para os tipos de dano contra os quais o for forte (demonstrados pela cor vermelha - com baixa porcentagem de dano) e recebe Vulnerabilidade para os tipos que em que ele é fraco (as verdes - alta porcentagem). Caso a porcentagem vermelha para um tipo de dano for muito baixa, menor que 25% (alguns chegam a ser negativo), então esse monstro terá Invulnerabilidade contra aquele elemento.
    No caso de uma criatura ter uma ser forte contra uma propriedade e fraca contra outra que se encaixam ambas na mesma categoria, dê preferência à característica dos elementos (Água, Fogo, Terra e Vento).
    Em termos de pontos, Armaduras Extra e Vulnerabilidades custam, respectivamente, +1 e -1 ponto cada. Uma Invulnerabilidade custa +3 pontos.

    Vantagens e Desvantagens
    Verifique quais são propícias àquele monstro: se voa, dê Vôo (2 pts); se é aquático, dê Anfíbio (0 pts); se é morto-vivo, dê uma vantagem única relacionada (zumbi, fantasma, esqueleto etc); se é do tipo "bonitinho inofensivo", dê Aparência Inofensiva (1 pt); se é aberrante ou muito feio, dê Monstruoso (-1 pt).
    Observe também a velocidade na tabela do monstro: se for do tipo "muito rápido", dê-lhe Aceleração (1 pt); e se for do tipo "teleporte", dê-lhe Teleporte (2 pts). Olhe também o tamanho na tabela: se for "pequeno" ou "grande", considere em dar Modelo Especial (-1 pt).
    Algumas tabelas também mostram características de agir do monstro (chamado de "modo") e suas técnicas ("skills"). O modo dá umas dicas de interpretação para o inimigo, mas também pode dar algumas ideias de vantagens (por exempo, alguns dizem que ele se irrita, então a criatura pode receber a desvantagem Fúria).
    Já os skills são uma rica fonte de ideias. Observe com cuidado e veja se algum se parece com alguma vantagem ou magia. No caso de magias, considere como se o monstro a soubesse usar naturalmente (mas gastando PMs). Skills genéricas podem ser consideradas como Ataque Especial. Mesmo que uma criatura tenha muitas skills, evite lhe dar mais que duas ou três magias conhecidas (exceto para MVPs). Alguns exemplos de skills e suas magias relacionadas seriam "blooddrain" (Roubo de Vida), "heal" (Cura Mágica), "fireball" (Bola de Fogo), "safety wall" (Proteção Mágica) e "wind atack" (Bomba Aérea). A skill "summon" o permite invocar monstros (um bando de 1d6). O monstro pode ser o mesmo descrito na skill ou então algum monstro genérico feito com metade dos pontos de personagem do montro que o invocou.
    Lembre-se que, mesmo sem ter nenhuma vantagem de ataque, criaturas também podem utilizar manobras de combate como Ataque Especial Nível 0 (1 PM por FA+1), Ataques Múltiplos (H-2 por ataque extra) e Ataque Concentrado (um turno de concentração por FA+1).

    Revisão
    Cuide para que os valores das características, bem como vantagens, desvantagens, armaduras extra e vulnerabilidades fique de acordo com os pontos de personagem da criatura, calculados no primeiro passo. Muito provavelmente a pontuação distribuída será diferente da prevista pela divisão do nível dele, mas tente regular para que sejam iguais. Se sobrarem pontos, coloque alguns em características ou compre alguma vantagem (ofensiva, de preferência). Se faltar, elimine pontos de alguma característica ou venda alguma vantagem menos importante para a criatura.
    Claro, não precisa seguir tudo à risca. O importante é fazer deixá-los passar a mesna sensação de desafio aos jogadores que ele trás no MMORPG.

    MVPs
    Alguns montros muito raros e poderosos em Ragnarök são chamados de MVP. Na verdade MVP (Most Valuable Player) é o termo dado a quem os vence, mas acabou se tornando sinônimo dessas criaturas. Criaturas MVP são criaturas únicas, que aparecem de tempos em tempos em alguns lugares específicos.
    MVPs são construídos igual a qualquer outra criatura, mas não dividem seu nível pela metade (mas ainda recebem os pontos extras). Ou seja, são feitos com uma quantidade de pontos igual seu nível no jogo +4.
    MVPs são imunes ao medo (como a magia Pânico, entre outras) e recebem +2 em testes contra sono, paralisia, petrificação e venenos (naturais ou mágicos). Todos recebem Ver o Invisível (dos Sentidos Especiais).
    Eles também são imunes a ataques vorpais. Mas caso recebam um e falhem em seu teste de Armadura, eles recebem o valor da FA dobrado. A maioria dos MVPs podem invocar outros monstros para o ajudarem nas batalhas. Eles podem invocar 1d6 monstros iguais aos descritos nas suas fichas do MMORPG, ou como regra alternativa, monstros feitos com 1/4 (um quarto) da sua pontuação.
    Se os jogadores (quando evoluírem muito) conseguirem vencer um MVP, além das recompensas normais por vencer um inimigo tão forte, dê-lhes a vantagem Boa Fama.

    Exemplos de Criaturas
    Aqui vão alguns exemplos de criaturas criados com o sistema explicado acima.

    Poring (5 pts)
    Tipo: Jardim / Dano: Frio
    F 0, H 1, R 1, A 1, PdF 0, 5 PVs e 3 PMs.
    Aparência Inofensiva, Armadura Extra (Frio e Fogo) e Vulnerabilidade (Sônico).

    Besourro Ladrão (7 pts)
    Tipo: Jardim / Dano: Corte
    F 2, H 1, R 2, A 2, PdF 0, 10 PVs e 6 PMs.

    Rocker (9 pts)
    Tipo: Jardim / Dano: Químico
    F 1, H 3, R 3, A 3, PdF 0, 15 PVs e 9 PMs.
    Armadura Extra (Sônico) e Vulnerabilidade (Fogo e Químico).

    Orc (16 pts)
    Tipo: Humanóide / Dano: Químico
    F 4, H 3, R 5, A 5, PdF 0, 25 PVs e 15 PMs.
    Armadura Extra (Sônico) e Vulnerabilidade (Fogo e Químico).

    Goblin (17 pts)
    Tipo: Humanóide / Dano: Frio
    F 3, H 5, R 4, A 3, PdF 0, 20 PVs e 12 PMs.
    Aceleração, Armadura Extra (Frio e Sônico) e Vulnerabilidade (Químico).
    Magias conhecidas: Bomba Aérea.
    Nota: O goblin de Rune-Midgard é muito diferente do goblin de Arton, por isso não dei a ele a vantagem única do Manual Alpha.

    Bafomé (85 pts) MVP
    Tipo: Youkai / Dano: Químico
    F 10, H 15, R 10, A 10, PdF 0, 50 PVs e 30 PMs.
    Aceleração, Ataque Especial, Ataque Múltiplo, Armadura Extra (Fogo e Sônico), Invulnerabilidade (Frio e Químico) e Vulnerabilidade (Elétrico).
    Magias conhecidas: Teleporte, Cura para os Mortos, Terremoto, Criatura Mágica, Explosão, Invocação.
    Arma Mágica: Foice (Corte, F +2, H -1, Vorpal).

    Animais de Estimação
    Também chamados de mascotes ou pets, animais de estimação são comuns no mundo de Ragnarök. Eles sempre andam ao lado de seus donos e os ajudam a enfrentar os inimigos que forem.

    Capturando
    O primeiro passo para capturar um animal de estimação é conseguir uma isca. Essa isca é um item raro e tem um valor em PEs igual à quantidade de pontos de personagem que o monstro é feito; ou seja, 10% dessa quantidade (10 PEs = 1 ponto de personagem). Assim, para capturar um Poring é necessário uma isca (maçã verde) que custa 5 PEs e a isca para capturar um Rocker (flor cantante) custa 9 PEs.
    Quando encontrar um monstro, jogue a isca e role um dado: se der 1 ele é pego; todos os outros números ele percebe a armadilha e não é capturado. Se o personagem tiver a especialização Doma (da perícia Animais) a chance de capturar aumenta: a criatura é capturada com 1 ou 2 no dado.
    MPVs não podem ser capturados. São monstros únicos e ninguém sabe o que pode atraí-los.

    Despertando
    Quando um monstro é capturado, ele fica em um estado latente: em um ovo, casulo, hibernando, em coma ou alguma outra característica. O Jogador deve comprar a vantagem Aliado (10 PEs) para que o monstro acorde.
    Ele precisa ser bem tratado ou irá fugir e caso perca todos seus PVs morrerá imediatamente.
    Animais de estimação capturados não ganham pontos de experiência e, diferente de Aliados comuns, não evoluem junto com o personagem.

    Bem, aí está mais uma parte da nossa adaptação de Ragnarök.
    Na próxima parte vamos trazer os kits das classes secundárias.
    Let's rök!





    Classes Secundárias

    Alguns kits (como Templário e Arruaceiro) têm muitos talentos, enquanto outros têm menos. O fato é que muitas habilidades das classes no jogo possuem, no 3D&T, vantagens ou magias com resultados semelhantes. Essa também é uma explicação para o fato de boa parte dos talentos de algumas classes (bardos, odalíscas, bruxos etc) serem listas de magias adicionais. Olhando friamente parece ser menos interessante que talentos com efeitos diferenciados, mas muitas vezes uma lista de magias vale mais que qualquer habilidade.
    O bardo pode usar seu instrumento musical tanto para desferir golpes de curto alcance (Força) como atirar flechas em golpes de longo alcance (Poder de Fogo). Em compensação, a Odalisca usa seu chicote (PdF) e não precisa gastar flechas.
    Mas é isso, vamos ao que importa:

    Caçador
    Papel de Combate: Atacante.
    Exigências: 15 pontos de personagem, kit Arqueiro, PdF 4.
    Nota: O caçador tem menos talentos que as outras classes para que possa gastar PEs aprimorando suas armadilhas (veja o talento "Armadilha" para entender).
    • Armadilha: O caçador pode implantar armadilhas. Com esse talento, o jogador ganha a vantagem Ataque Especial, que só pode ser usado como armadilha. Ao usar o Ataque Especial, ele coloca uma armadilha em um local do campo de batalha, que será acionada somente quando alguém pisar nela, podendo ser um inimigo, um aliado ou o próprio caçador (alguém que tenha visto o caçador a colocando recebe +1 em testes de esquiva. O próprio caçador recebe +2, caso pise nela sem querer). O bônus da FA é de +3 e é baseado em PdF. O caçador pode comprar poderes adicionais da vantagem Ataque Especial para usar em sua armadilha. Personagens que tenham a especialização Armadilha (das perícias Crime, Investigação, Máquinas e Sobrevivência) gastam 1 PM a menos ao usar a vantagem, mas o custo mínimo de uso é sempre 1 PM.
    • Flagelo das Feras: O caçador recebe a vantagem Inimigo, mas valendo para monstros que pertençam tanto ao tipo Animal quanto Jardim (os tipos de criaturas foram discutidos na 2ª parte da adaptação).
    • Falcão: O caçador recebe um falcão como aliado. O falcão automaticamente ataca o mesmo alvo que o caçador, mas este pode gastar uma "ação" (um turno é uma "ação" e um "movimento") para comandar que o falcão ataque outro alvo. Um falcão é uma criatura com F 0, H 3, R 2, A 0, PdF 0, Aceleração e Vôo. Seu primeiro ataque é um ataque surpreso; ou seja, seu alvo é considerado um alvo indefeso (FD = Armadura). A cada novo ataque, o falcão faz um teste de H +1 para tentar um novo ataque surpreso. Caso ele falhe em um teste, não poderá tentar novos ataques surpresas contra esse alvo. Um falcão sempre tenta usar esquiva ao ser atacado (com o seu bônus de Aceleração, claro).

    Bardo
    Papel de Combate: Baluarte ou Dominante.
    Exigências: 15 pontos de personagem, kit Arqueiro, Magia Elemental.
    Especial: Este kit só pode ser adquirido por personagens de sexo masculino. Eles usam instrumentos musicais como armas, mas (inacreditavelmente) continuam atirando flechas com os mesmos. O instrumento também pode ser usado para desferir dano por Força, portanto, sem a necessidade de trocar de armas para isto.
    • Flecha Melódica: O bardo pode atacar com PdF como se tivesse Ataque Especial II: acerta 3 inimigos com FA+2 gastando 4 PMs.
    • Lições de Música: Bardos aprendem, através da música, a controlar o ar e a manipular espiritualmente os outros. Este talento concede os efeitos da vantagem Elementalista para Ar e Espírito.
    • Magias Adicionais #1: Acordar, Ataque Vibratório, Aumento de Dano, Ataque Vorpal, Barreira de Vento e Bomba Aérea.
    • Magias Adicionais #2: Bomba de Vento, Comando de Khalmyr, Desmaio, Flecha de Vento, Fúria Guerreira e Impulso.
    • Magias Adicionais #3: Inferno de Gelo, Marcha da Batalha, Marcha da Coragem, Nevoeiro de Hyninn e Ondas de Vento.

    Odalísca
    Papel de Combate: Baluarte ou Dominante.
    Exigências: 15 pontos de personagem, kit Arqueiro, Magia Elemental.
    Especial: Este kit só pode ser adquirido por personagens de sexo feminino. Sua arma deixa de ser o arco e passa a ser um chicote (PdF, corte), sem sofrer nenhuma penalidade, mesmo sem possuir a vantagem Adaptador. Mas ela não pode mais atacar com arco e flecha (ou receberá penalidade por troca de tipo de dano).
    • Estilíngue: A Odalisca pode atacar com PdF como se tivesse Ataque Especial II: Acerta 3 inimigos com FA+2 gastando 4 PMs.
    • Lições de Dança: Odalíscas aprendem, através da música, a controlar o ar e a manipular espiritualmente os outros. Este talento concede os efeitos da vantagem Elementalista para Água e Espírito.
    • Magias Adicionais #1: Acordar, Amor Incontestável de Raviollius, Aumento de Dano, Barreira de Vento, Canto da Sereia e Comando de Khalmyr
    • Magias Adicionais #2: Desmaio, Fúria Guerreira, Impulso, Inferno de Gelo, Lâmina d’Água e Marcha da Batalha.
    • Magias Adicionais #3: Marcha da Coragem, Nevasca, Nevoeiro de Sszzaas, Ondas de Vento e Sono.

    Cavaleiro
    Papel de Combate: Atacante ou Tanque.
    Exigências: 15 pontos de personagem, kit Espadachim, F 4.
    Nota: O cavaleiro no MMORPG possui diversas habilidades com lança que não são apresentadas aqui, uma vez que no 3D&T não faz diferença o tipo de arma que o personagem está usando (o talento "Perfurar", por exemplo, pode ser usado com qualquer tipo de arma).
    • Contra-Ataque: Sempre que receber um ataque, um cavaleiro pode dar um contra-ataque. Esse contra-ataque não leva em conta sua Habilidade (FA = F + 1d6) e ele não pode usar nenhuma vantagem ou bônus (mas acertos críticos ainda funcionam). Ele pode contra-atacar em cada turno um número de vezes igual a sua Habilidade -1.
    • Perfurar: Cavaleiros recebem a vantagem Ataque Múltiplo, mas seu número máximo de ataques é igual sua Habilidade +1.
    • Montaria: Um cavaleiro recebe um Peco-Peco como Parceiro, sem pagar pela vantagem. Este Peco-Peco sempre tem F 0, H 5, R 4, A 4, PdF 0 e Aceleração (feito de acordo com as regras apresentadas no capítulo sobre adaptação de criaturas, na 2ª parte da adaptação).
    • Impacto de Tyr: O cavaleiro pode usar a magia "Soco de Arsenal" como uma habilidade natural, mas gastando PMs normalmente. O dano provocado não é considerado mágico.

    Templário
    Papel de Combate: Tanque.
    Exigências: 15 pontos de personagem, kit Espadachim, A 2 e Magia Branca.
    Nota: Essa classe tem muitas habilidades interessantes e difíceis de serem resolvidas por magias ou vantagens, por isso ela tem mais talentos que o normal.
    • Fé: O templário recebe a vantagem Pontos de Vida Extras e Armadura Extra contra dano Elétrico e provocados por Magia Branca ou por ceres celestiais (anjos e etc).
    • Escudo Refletor: Sempre que um templário recebe um ataque, seu escudo, armadura ou proteção devolve ao atacante uma parte do dano infligido. Esse dano não diminui o dando recebido pelo templário. O atacante recebe de volta seu próprio ataque sem contar a Habilidade (F+1d6) e deve rolar sua FD normalmente. Um Templário pode usar esse talento por turno um número de vezes igual à sua Armadura. Esse talento só reflete danos normais à curta distância (apenas de dano por Força, mas incluíndo o uso de vantagens).
    • Magias Adicionais: O templário também pode conjurar as magias Proteção Mágica Superior, Armadura Extra, Cura Mágia (não é necessário clericato) e Redenção (a descrição dessa magia está no fim desse kit).
    • Crux Magnun: O templário pode usar a magia Brilho de Espírito com algumas modificações: ela passa a ser baseada em Magia Branca (portanto, causando mais dano em seres das trevas e mortos-vivos) e acerta todos em uma área em forma de cruz (cada braços tem 2 metros partindo do ponto central.
    • Montaria: Um cavaleiro recebe um Peco-Peco como Parceiro, sem pagar pela vantagem. Este Peco-Peco sempre tem F 0, H 5, R 4, A 4, PdF 0 e Aceleração (feito de acordo com as regras apresentadas no capítulo sobre adaptação de criaturas, na 2ª parte da adaptação).
    Redenção
    Escola: Branca; Custo: 3 PMs; Alcance: Curto; Duração: Sustentável.
    Algumas pessoas nasceram para dar a vida pelos seus amigos. Esse é o caso de quem utiliza essa valiosa magia. O conjurador deve lançar essa magia sobre algum protegido e então ele recebe todo o dano que o protegido receber no lugar deste. O dano é defendido apenas pela FD do protegido. O alvo da magia pode tentar resistir (talvez para poupar o amigo autruísta), mas deve ser bem sucedido em um teste de R-1.

    Mercenário
    Papel de Combate: Atacante ou Dominante.
    Exigências: 15 pontos de personagem, kit Gatuno, H 3, Ataque Múltiplo.
    • Lâminas Destruidoras: Mercenários podem atacar com seu Ataque Múltiplo um número de vezes igual sua Habilidade x2 e não gastam o 1 PM do primeiro golpe.
    • Invisibilidade: O mercenário recebe a vantagem Invisibilidade.
    • Ataque Venenoso: Sempre que o atacante realiza um acerto crítico, além de sofrer dano, a vítima deve ser bem-sucedida em um teste de Resistência. Se falhar, será envenenada, perdendo 2 PVs por turno até curar-se (com magia ou antídoto) ou morrer. Construtos, mortos-vivos e criaturas com Armadura Extra ou Invulnerabilidade (químico) são imunes a este efeito.
    • Névoa Tóxica: O mercenário é capaz de usar a magia "Nevoeiro de Sszzaas" como uma habilidade natural (não é necessário vantagem mágica). Ele paga PMs normalmente e o dano não é considerado mágico. Personagens com Armadura Extra ou Invulnerabilidade contra dano Químico são imunes.
    • Proteção contra Venenos: O mercenário recebe a vantagem Armadura Extra (Químico).

    Arruaceiro
    Papel de Combate: Dominante.
    Exigências: 15 pontos de personagem, kit Gatuno, perícia Crime.
    Especial: Recebem a desvantagem Má Fama. As pessoas o consideram um "malandro" e evitam fazer contato ou agem com um certo temor ao falar com eles.
    • Plágio: Pode copiar o último ataque recebido, custando 1 PM a mais. As características usadas são as do arruaceiro, mas ele pode copiar o uso de qualquer vantagem, técnica ou talento que não tenha. No caso de magias, o custo é de 3 PMs a mais, mas não é necessário ter vantagem de Magia (mas quaisquer outros pré-requisitos são necessários).
    • Desarmar: O arruaceiro pode desarmar suas vítimas. Ele faz um teste de Habilidade +1 para tentar desarmar e a vítima deve fazer um de Força -1 para segurar. Se o arruaceiro for bem-sucedido e a vítima for mal-sucedida, ela deixa cair no chão qualquer coisa que estiver segurando, como armas, escudos, pergaminhos etc.
    • Estorquir: O arruaceiro intimida os logistas para venderem mais barato. Ele consegue 30% de descontos (arrendondados para cima) na hora de comprar itens. Uma Arma Mágica que custe 10 PEs custará apenas 7 PEs para ele. Personagens que possuam a especialização Intimidação (das perícias Manipulação e Crime) conseguem descontos de 40%.
    • Talentos de dano à distância: Ele recebe os talentos "Rajada de Flechas" e "Olhos de Águia" (ambos foram apresentados no kit de Arqueiro, na 1ª parte da adaptação).
    • Furtividade: O arruaceiro pode usar a magia "Furtividade de Hyninn" como uma habilidade natural, pagando PMs normalmente (não é necessário vantagem mágica).

    Bruxo
    Papel de Combate: Atacante.
    Exigências: 15 pontos de personagem, kit Mago, Pontos de Magia Extras x2.
    • Bruxo Elemental: O bruxo recebe a vantagem Elementalista para dois elementos (água, ar, fogo, terra ou espírito) à escolha do jogador.
    • Magias Adicionais #1: Bola de Vento, Bomba de Terra, Brilho de Espírito e Brilho Explosivo.
    • Magias Adicionais #2: Criar Pântano, Explosão, Fúria de Beluhga e Lâmina D'Água.
    • Magias Adicionais #3: Lança Infalível de Talude, Ondas de Vento, Poder Telepático e Raio Espiritual.

    Sábio
    Papel de Combate: Dominante.
    Exigências: 15 pontos de personagem, kit Mago, R2 e Pontos de Magia Extras x1.
    Nota: Muitos sábios usam livros como arma (Força, esmagamento). Mesmo assim, eles podem ter livros comprados como Armas Mágicas, com bônus e poderes.
    • Magias Adicionais: Aumento de Dano, Cancelamento Superior, Enfraquecer Magia, Mágica Silenciosa de Talude, Poder Telepático, Proteção Mágica Superior e Terremoto.
    • Desejo Arcano: Sempre que efetuar um ataque com F ou PdF, um mago pode, no mesmo turno, usar um Desejo Arcano. Usá-lo consome 2 PMs e tem o mesmo efeito da magia Ataque Mágico. A FA da magia é igual H + 1d6 (não é somado o gasto de PMs) e o elemento é determinado de maneira aleatória. Para isso, role um dado: 1 é fogo, 2 é frio, 3 é elétrico, 4 é químico, 5 é sônico e, se der 6, role novamente o dado.
    • Espelho Mágico: Gastando 1 PMs por turno e sendo bem sucedido num teste de H+2 a cada vez que for atingido por uma magia, o sábio absorve todos os PMs das magias que forem utilizadas contra ele durante o turno em questão. Essa absorsão só funciona contra magias de ataque (que possuam uma FA). Outros tipos de magias continuam fazendo efeito e ataque por F ou PdF ainda dá dano normal. Caso o sábio seja alvo da magia "Cancelamento de Magia" ou "Cancelamento Superior", ele perde todos os PMs que ganhou. Usar Cancelamento de Magia consome o dobro de PMs que o sábio ganhou e Cancelamento Superior consome a mesma quantia.

    Ferreiro
    Papel de Combate: Atacante.
    Exigências: 15 pontos de personagem, kit Mercador, F 4.
    Especial: Todo ferreiro tem "punhos firmes" e recebe bônus de F+1 em testes para segurar o que tem nas mãos.
    • Martelo de Thor: O ferreiro gasta 2 PMs e golpeia o chão violentamente. Todas as criaturas a até 3m dele devem ser bem sucedidas em um teste de Resistência -1 ou ficarão atordoadas e no próximo turno só terão direito a uma ação ou a um movimento (apenas um dos dois).
    • Manejo Perfeito: Ao custo de 3 PMs, o ferreiro dar um ataque normal que ignora a Armadura da vítima (FD = H + 1d6).
    • Forja: Ferreiros podem forjar Armas Mágicas. Forjar gasta metade (arredondado para cima) dos PEs necessários para comprar uma (os PEs podem ser doados por outros personagens) e o mesmo (a metade) em PMs. É necessário ser bem sucedido em um teste de H -2. Se falhar, todos os PEs são perdidos (lembrando que 6 é sempre uma falha). Se obter sucesso, a arma estará forjada.

    Alquimista
    Papel de Combate: Dominante.
    Exigências: 15 pontos de personagem, kit Mercador, Alquimista (vantagem).
    Nota: Alquimistas não necessitam de vantagens mágicas (embora possam ter), mas podem usar algumas magias normalmente. Eles as usam de acordo com a vantagem Alquimista, pagando metade do preço e gastando um turno de preparação (ou pagam o preço normal sem gastar turno). Diferente do descrito pela vantagem, eles não traçam um desenho no chão, mas passam esse turno preparando poções e compostos alquímicos.
    • Preparar Poção: Um alquimista pode preparar poções de magias que conhece da mesma maneira descrita no manual Alpha. A diferença é que eles gastam medade dos PEs (arredondado para cima) para preparar.
    • Fogo Grego & Terror Ácido: Eles podem usar normalmente a magia Ataque Mágico e podem escolher causar dano por Fogo (fogo grego) ou Químico (terror ácido).
    • Criar Flora & Criar Esfera Marinha: O alquimista pode usar a magia Invocação do Elemental e invocar um monstro vegetal que não pode se movimentar (criar flora) ou uma pequeno ser aquático (e que não pode ser invocado fora d'água) que usa um Ataque Especial: Amplo, sendo que a vantagem deve ser comprada junto com as características, usando os PMs gastos na magia. A esfera marinha sempre ataca usando um "sacrifício heróico", ou seja, morre no ataque, mas ganha 1d6 a mais na FA (criar esfera marinha).
    • Revestir & Curar: O alquimista pode usar as magias Aumento de Dano e Proteção Mágica (simulando habilidades de revestimento). Ele também pode usar a magia Cura Mágica e fazer poções de uso imediato para curar seus aliados. Para compensar a falta da exigência Clericato, o personagem gasta PMs normais para utilizá-la e ainda gasta um turno de preparo, ou gasta o dobro sem gastar um turno (caso adquira a vantagem Clericato ele passa a gastar metade dos PMs).

    Sacerdote
    Papel de Combate: Baluarte.
    Exigências: 15 pontos de personagem, kit Noviço, R 2, Pontos de Magia Extras x1.
    • Recuperação Espantosa de PMs: O sacerdote recupera, normalmente, 1 PM por hora e em repouso ele recupera a cada hora uma quantidade de PMs igual aos seus pontos em Resistência.
    • Riqueza de Espírito: O sacerdote pode gastar metade dos PMs necessários (arredondados para cima) para usar magias da escola de Magia Branca.
    • Magias Adicionais: O sacerdote aprende as magias Ataque Vorpal, Barreira Mística, Cura Total, Esconjuro de Mortos-Vivos, Proteção Mágica Superior, Ressurreição e Sacrifício de Marah.
    • Glória: Gastando 15 PMs, no próximo turno todos os personagens conseguem um acerto crítico na FA ou FD tirando 5 ou 6 no dado. Além disso, recebem um bônus de +1 em qualquer teste durante esse turno.

    Monge
    Papel de Combate: Atacante.
    Exigências: 15 pontos de personagem, kit Noviço, Ataque Múltiplo.
    • Meditação: O monge gasta um turno meditando e recupera 3 PVs e 2 PMs. Caso ele sofra dano durante esse turno, a meditação falha. Ele é considerado um alvo indefeso (FD = Armadura).
    • Magias Adicionais: O monge aprende novas magias que podem ser usadas apenas nele mesmo: Teleportação (passo etéreo), Proteção Mágica Superior (corpo fechado), Ataque Vorpal (fúria interior) e Aumento de Dano (invocar esfera espiritual).
    • Punho Supremo de Asura: O monge pode utilizar a magia Soco de Arsenal, com a diferença que ele deve pagar 4 PMs e ela tem FA = F + H + 1d6 + 6.
    Pronto. Achei que não acabaria nunca, mas estão todas aí. Olhando de longe, pode parecer que elas tem talentos meio apelativos, mas lembre-se que elas tem muitas exigências e, por serem um segundo kit, custam 10 PEs para serem adotadas. E se isso está apelativo, eu não quero nem imaginar o que dirão quando sair as transclasses. haha
    Na próxima parte dessa adaptação, falaremos sobre itens, adaptando cartas, armas, armaduras e chapéus.
    Let's rök!





    Armas e Itens de Batalha
    O jogo possui uma grande diversidade de itens e têm algumas funcionalidades bacanas para eles. Vamos abordar aqui algumas dessas aplicações.

    Informações importantes
    Em termos de jogo qualquer item pode ser usado por qualquer jogador, não importa o nível. Como regra alternativa, o mestre pode proibir o uso de itens por personagens com menos de o triplo (ou só o dobro mesmo) de pontos. Assim, um item feito com 3 pontos não pode ser usado por personagens que tenham menos de 9 pontos.Uma arma também pode ser usada por qualquer classe. Mas, caso o mestre queira ser mais hardcore e dar restrições de classes, tudo bem. Uma dica nesse caso é permitir que personagens usem armas não permitidas por sua classe (kit de personagem) com um redutor de F ou PdF -1, semelhante ao redutor por uso de tipo de dano diferente. Da mesma forma, um personagem com a vantagem Adaptador poderia usar qualquer tipo de arma sem redutor algum.

    Adaptando armas e armaduras
    O 3D&T tem uma mecânica bem simples para trabalhar com armas e armaduras, por isso nem dá pra prometer muita coisa. Outro fato é que, embora o jogo tenha milhões de armas, não tem também porque ficar adaptando uma por uma. Caso haja alguma arma ou escudo interessante, com poderes legais e um nome imponente e o jogador (ou o mestre) quiser adaptaptá-lo, seria da seguinte maneira:
    A regra básica para adaptar um item é observar o nível dele. Esse nível será igual à quantidade de pontos que ele é feito. Você pode encontrar informações sobre itens em bancos de dados como o FansRO e o RagData.
    Determinada a quantidade de pontos, basta contruí-la com os bônus e poderes (e maldições) apresentados no Manual Alpha e também no Manual da Magia (um poder que seria muito usado é o Flagelo).
    Lembre-se que toda arma mágica de 3D&T pode ter o tipo de dano (tanto físico como de energia) que o jogador quiser (escolhido na hora da compra), mas só um único tipo de dano. Então, uma espada com dano de Fogo pode até ser usada para cortar cordas ou madeira, mas não dará bônus contra inimigos com fraqueza contra dano de Corte.

    Refinando
    Primeiramente, apenas itens mágico podem ser refinados. Itens "normais", sem poderes, bônus ou maldições, não podem. Sobre os itens mágicos, qualquer um pode ser refinado (armas, escudos ou armaduras - nada que querer refinar um anel) a menos que o mestre julgue que um item tenha um papel importante na história, afinal, quando se refina um item, ele corre o risco de quebrar.
    Refinar um item aumenta apenas seu Bônus Mágico (F/PdF ou A). Para refinar, o personagem deve coletar minérios (fracon, oridecon etc) em forma de PEs. A quantidade é igual a metade do bônus mágico que irá se refinar. Só se pode refinar um bônus de cada vez, mesmo que se tenha PEs para refinar mais vezes. Após refinar (e rolar o dado), pode-se refinar outra vez (e fazer uma nova rolagem).
    Sempre que mandar refinar um item, o jogador rola um dado. Tirando de 1 a 4, a refinação é um sucesso. Tirando 5 ou 6, o item se quebra e é perdido, juntamente com os PEs usados na refinação.

    Slots
    A quandidade de slots (espaço para fixar cartas) de um item é bem randômica. Sempre que comprar ou achar um item, o jogador deve rolar um dado e conferir o resultado:
    • 1 ou 2: O item não tem slots.
    • 3 ou 4: O item tem um slot.
    • 5: O item tem dois slots.
    • 6: O item tem três slots.
    Uma vez que o dado foi rolado e a quantidade de slots foi determinada, nada pode ser feito. Slots não podem ser fabricados ou implementados de nenhuma maneira. Se for útil para a campanha, o mestre pode proibir que algum item importante tenha slots.

    Outros Itens
    O jogo possui diversos tipos de itens. Quem joga sabe que, ao matar um monstro, ele deixa no chão vários itens diferentes, que podem ser usados para vender ou serem usados em maneiras diversas. Em termos de jogo, esses itens que os monstros deixam cair são os Pontos de Experiência (PEs) que o personagem ganha após derrotar um monstro. Esses PEs podem ser usados para melhorar o personagem (comprando caracterírsticas e vantagens) ou para usos diversos descritos no Manual. Em Ragnarök, além desses usos, eles podem ser usados com outros objetivos:

    Fabricar flechas
    Personagens que usem flechas podem fabricá-las usando troncos e pedaços de madeira. No 3D&T, fabricar flechas não consome itens (PEs). Mas os personagens podem gastar PEs em forma de itens especiais para fabricar flechas mais poderosas. Cada flecha criada pode, obviamente, ser usada uma úncia vez.
    • Flecha afiada: Gasta 3 PEs para fabricar 1d6 flechas. Elas concedem um bônus de +1 na FA.
    • Flecha especializada: Gasta 2 PEs para fabricar 1d6 flechas. As flechas criadas pertem a um tipo de dano diferente do dano padrão do arqueiro, mas ele pode usá-las sem redutor. Todas as flechas criadas juntas pertencem ao mesmo tipo de dano (fogo, frio, elétrico, químico ou sônico).
    • Flecha sonífera: Gasta 1 PE para fabricar 1d6 flechas. Quando usada, caso o atacante consiga um acerto crítico e que esse vença a FD da vítima, esta fica paralisada (indefesa). Qualquer dano causado à vítima provoca o cancelamento da paralisia.
    • Flecha venenosa : Gasta 2 PEs para fabricar 1d6 flechas. Quando usada, caso o atacante consiga um acerto crítico e a vítima falhe em um teste de Resistência, a vítima fica envenenada e perde 2 PVs por turno até ser curada (magia ou antídoto) ou morrer. Construtos, mortos-vivos e criaturas com Armadura Extra ou Invulnerabilidade (químico) são imunes a este efeito.
    • Flecha emudecedora: Gasta 1 PE para fabricar 1d6 flechas. Quando usada, caso o atacante consiga um acerto crítico e que esse vença a FD da vítima, esta fica muda (igual à magia Silêncio).
    • Flecha fatal: Gasta 1 PE para fabricar 1 flecha. Quando usada, confere um acerto crítico automático (não é necessário rolar o dado).
    Preparar poção
    Os jogadores podem usar itens para preparar poções (os itens de cura descritos no capítulo "Objetos Mágicos", no Manual Alpha). Eles precisam de metade dos PEs necessários (arredondado para cima). No caso de itens muito baratos (como Cura Menor ou Magia Menor), o mais indicado é fazer dois deles ao mesmo tempo (pagando pelos dois o preço de um). Não é permitido fazer mais de dois itens ao mesmo tempo. Além de metade dos PEs, também pode ser necessário alguns itens especiais para o preparo (manual de poções, vasilha de mistura). Esses itens especiais não são gastos na fabricação, podendo ser usados diversas vezes. Cada um deles custa 1 PE.
    Quando for fabricar o item, o jogador rola um dado: um resultado de 1 a 4 é um sucesso; já se tirar 5 ou 6, a fabricação da poção falha e os (PEs) itens usados são perdidos (exceto os itens de preparo). Alquimistas com o talento "Preparar Poção" sempre têm sucesso na fabricação de poções e não precisam de itens de preparo.

    Cozinhar
    Os jogadores também podem cozinhar iguarias raras. Cada prato é único e comê-lo todo (não pode dividir) rende +1 em uma característica do personagem, dependendo do prato preparado. Cozinhar é semelhante a preparar poções. É necessário 5 PEs em forma de itens diversos e alguns itens de preparo (que não são gastos), como frigideiras e livros de receita.
    Quando for cozinhar um prato desses, o jogador rola um dado: tirando 1 ou 2 a iguaria é preparada; já se tirar de 3 a 6, o prato se queima, a comida estraga e os PEs usados são perdidos. Personagens com a especialização Culinária, da perícia Artes, podem ter sucesso no preparo com 1, 2 ou 3.
    Preparar iguarias que aumentem 1 ponto em características de 6 a 10 gasta 10 PEs em itens e exige um livro de culinária mais avançado, que custa 2 PEs. Essa iguaria pode ser usada para aumentar 2 pontos em características até 5, mas os pontos não podem ser divididos em características diferentes (e nem entre personagens diferentes).

    Geradores de itens
    Alguns itens são chamados de "geradores". Usá-los faz com que o personagem receba um item totalmente randômico. Alguns exemplos de itens assim são a velha caixa azul, o velho álbum de cartas e a caixa de presentes. Esse tipo de item pode ser descartado das aventuras, mas, caso o mestre decida usá-lo, pode se pegar perguntando: "que item pode sair de lá?". Bem, meu caro, a resposta é simples: "problema seu".
    Para não ficar em apuros, quando decidir que um item desse será encontrado, faça uma listinha de 6 itens que você acha que seria interessante para os jogadores e para a aventura, e então mande um dos jogadores rolar um dado. Simples, não? Uma dica seria:
    • 1: um item de 1 a 3 PEs
    • 2 ou 3: um item qualquer de 5 PEs ou uma carta "simples".
    • 4: um item qualquer de 10 PEs ou uma carta "avançada".
    • 5: um item de 15 ou 20 PEs.
    • 6: um item de 25 ou 30 PEs.
    Isso, claro, é apenas uma dica, e você pode fazer do jeito que julgar mais interessante e divertido.

    Chapéus
    Ragnarök permite que os jogadores usem chapéus de todos os formatos, estilos e cores e que concedem bônus como qualquer item mágico. O tipo de chapéu a ser encontrado não importa em termos de regras e vai de acordo com o mestre ou com o jogador. Muitos chapéus são itens simples e não concede bônus nenhum, mas alguns mais raros, sim.
    Os bônus que eles concedem pode ser igual aos bônus das cartas apresentadas aqui embaixo ou iguais ou aos itens apresentados (em valor e em poder) no Manual 3D&T Alpha e no Manual da Magia Alpha. Cabe ao mestre conceder um chapéu com um bônus justo aos jogadores, como faria com qualquer item.

    Cartas
    Monstros feitos de 15 pontos ou mais podem soltar cartas quando mortos. Quando um monstro desses morrer, o mestre deve rolar um dado. Se tirar 6, role outro. Tirando de 1 a 4 o monstro libera uma "carta simples" e tirando de 5 ou 6 o monstro libera uma "carta avançada".
    Cartas podem ser colocadas apenas em itens mágicos e que tenhas slots livres. Cada carta utiliza um slot e uma vez que uma carta é colocada em um item, ela se prende nele e não pode mais ser retirada.
    Cada carta concede um bônus para quem estiver utilizando o item mágico na qual ela for colocada. Caso o item seja perdido, vendido, estrague ou roubado, o personagem perde o bônus. O bônus deve ser determinado pelo mestre (ou ele pode permitir que o jogador escolha um da lista).
    As cartas concedem adjetivos aos nomes dos itens onde elas são colocadas, dando a ele um nome diferenciado e tornando-o um item único. Não apresentei nenhum adjetivo aqui para que os próprios jogadores possam criar seus adjetivos. Um exemplo qualquer seria uma arma mágica +1 que recebeu uma carta com flagelo contra youkais e que, a partir de então, ela passa a se chamar "espada abençoada +1".

    Cartas simples:
    Cartas simples podem ser vendidas por 5 PEs a serem usados livremente pelos jogadores ou adicionam a mesma quantidade de PEs ao valor de pontos de um item mágico.
    Cada carta simples concede um dentre os seguintes bônus:
    • Ataque Especial: uma vez por combate, a arma pode executar um Ataque Especial que aumenta sua Força ou PdF em +2, sem custo em PMs (somente para Armas Mágicas).
    • Flagelo: escolha um grupo de criaturas. Contra elas, a Força ou PdF da arma aumenta em +1 (somente para Armas Mágicas).
    • Veloz: o item concede ao personagem H+2 em testes de Iniciativa e Esquivas.
    • Vital: o item concede ao personagem R+1 em testes contra efeitos naturais (não causados por magia) como envenamentos, fúria e pânico.
    • Toque de Energia: uma vez por combate, o usuário pode executar uma manobra Toque de Energia como se tivesse essa vantagem, causando dano igual a seu valor de Armadura +1d, e sem gastar Pontos de Magia. O tipo de energia é decidido quando a carta é colocada no item mágico (exceto para Armas Mágicas).
    • Sentido Especial: o jogador recebe um Sentido Especial dos constados na vantagem (apenas um).
    • Telepatia: o jogador recebe um dos poderes listados na vantagem telepatia (apenas um).
    Cartas avançadas:
    Cartas avançadas podem ser vendidas por por 10 PEs a serem usados livremente pelos jogadores ou adicionam a mesma quantidade de PEs ao valor de pontos de um item mágico.
    Cada carta avançada concede um dentre os seguintes bônus:
    • Bônus de Ataque: concede +1 na Força ou PdF do personagem, desde a característica não ultrapasse 5 pontos (somente para Armas Mágicas).
    • Bônus de Defesa: concede +1 na Armadura do personagem, desde a característica não ultrapasse 5 pontos (somente para Armaduras Mágicas).
    • Armadura Extra: como a vantagem, este traje dobra a Armadura do usuário contra um dos seguintes tipos de dano: Fogo, Frio, Elétrico, Químico ou Sônico (somente para Armaduras Mágicas).
    • Anti-Inimigo: Quando a arma é empunhada por um personagem com a vantagem Inimigo, ela se torna uma arma +3 contra esse tipo de criatura (somente para Armas Mágicas).
    • Venenosa: sempre que o atacante realiza um acerto crítico, além de sofrer dano, a vítima deve ser bem-sucedida em um teste de Resistência. Se falhar, será envenenada, perdendo 2 PV por turno até curar-se (com magia ou antídoto) ou morrer. Construtos, mortosvivos e criaturas com Armadura Extra ou Invulnerabilidade (químico) são imunes a este efeito (somente para Armas Mágicas).
    • Submarina: permite ao usuário respirar normalmente embaixo d’água, e também mover-se com velocidade normal (exceto para Armas Mágicas).
    • Magia Irresistível: Quando você lança magias, os alvos delas sofrem um redutor de -1 em seu teste de Resistência (exceto para Armas Mágicas).
    • Vantagem: o jogador também pode dar à carta um bônus semelhante a uma das seguintes vantagens: Aceleração, Ataque Múltiplo, Elementalista, Inimigo, Paralisia, Pontos de Magia Extras, Pontos de Vida Extras, Resistência à Magia ou Xamã.
    Aí está tudo o que prometi e mais algumas coisas que eu empolguei e acabei fazendo. Podem enriquecer ainda mais sua campanha de Ragnarök 3D&T, além de poderem ser usados em quaisquer outras campanhas e cenários.
    Na 5ª parte da adaptação a gente vai falar bem rápido sobre transclasses. Que tal darmos poderes épicos aos jogadores de 3D&T? Até lá!
    Let's rök!






    Transclasses

    Um personagem pode se tornar transclasse quando for feito com 25 pontos de personagem. Além disso, ele deverá pagar 2 pontos para adotar o kit, já que ele ainda tem o kit de Classe Primária (que foi de graça) e o kit de Classe Secundária (que custou 1 ponto, por ser um kit extra).
    Também fiz uma coisa meio drástica. Não fiz lista de magias para kits com habilidades essencialmente mágicas (menestrel, odalisca, arquimago, professor).
    Bem, agora chega de papo, vamos aos kits mais apelativos já criados pro 3D&T:

    Atirador de Elite
    Papel de Combate: Atacante.
    Exigências: 25 pontos de personagem, kit Caçador, PdF 6.
    • Tiro Preciso: Sempre que a flecha do atirador de elite matar um oponente (acabar com seus PVs) ela o trespassa e atinge outro alvo. Se esse com o dano, ela o trespassa e atinge outro, até que um alvo não morra. A flecha, claro, voa em linha reta, portanto não atingirá alvos que estejam fora da reta do tiro disparado pelo atirador de elite.
    • Caminho do Vento: O atirador de elite gasta 2 PMs no início do combate. Ele e seus aliados receberão um bônus de +1 na iniciativa e em testes de esquiva até o fim do combate.
    • Visão Real: Sempre que for fazer um ataque, o atirador de elite pode gastar 2 PMs extras conseguirá um acerto crítico na FA tirando 5 ou 6 no dado. Esse bônus não é cumulativo com outras habilidades que concedam o mesmo tipo de bônus, como Ataque Especial: Perigoso.
    • Falcão de Elite: O falcão do atirador de elite recebe Ataque Múltiplo e F+1 e A+1. Esse talento só pode ser comprado por personagens que já tenham comprado o talento "Falcão", do caçador.

    Menestrel
    Papel de Combate: Baluarte ou Dominante.
    Exigências: 25 pontos de personagem, kit Bardo, PdF5.
    Especial: Este kit só pode ser adquirido por personagens de sexo masculino. Assim como o bardo, ele usa instrumentos musicais como arma, podendo atirar flechas (PdF) com o mesmo.
    • Bênção Protetora: Ao custo de 3 PMs, o menestrel pode ativar uma barreira de proteção que irá durar 3 turnos. Essa barreira impossibilita a aproximação de qualquer um, seja inimigo ou aliado, em um raio de 2 metros do menestrel. Por isso, ele não pode receber dano por Força, apenas por PdF ou magia (exceto magia que necessite tocar o alvo).
    • Vulcão de Flechas: O menestrel recebe a vantagem Tiro Múltiplo, mas o limite de tiros por turno é igual ao dobro de sua Habilidade.
    • Controle de Marionete: O menestrel paga 6 PMs e lança seu poder a um aliado. Esse aliado recebe os benefícios da vantagem Parceiro, com a diferença de que só funciona com características do menestrel (e o menestrel não recebe nenhum benefício). O aliado nunca recebe mais de 5 pontos em uma característica. Esse poder dura 3 turnos.
    • Bis: O menestrel pode usar mais uma vez a última magia conjurada. Ele paga metade dos pontos gastos (arredondado para cima). Não se pode usar um "bis" duas vezes seguidas.

    Cigana
    Papel de Combate: Baluarte ou Dominante.
    Exigências: 25 pontos de personagem, kit Odalisca, PdF 5.Especial: Este kit só pode ser adquirido por personagens de sexo feminino. Assim como a odalisca, ela usa chicotes (PdF) como arma.
    • Bênção Protetora: Ao custo de 3 PMs, a odalisca pode ativar uma barreira de proteção que irá durar 3 turnos. Essa barreira impossibilita a aproximação de qualquer um, seja inimigo ou aliado, em um raio de 2 metros da odalisca. Por isso, ela não pode receber dano por Força, apenas por PdF ou magia (exceto magia que necessite tocar o alvo).
    • Vulcão de Chibatadas: A odalisca recebe a vantagem Tiro Múltiplo, mas o limite de tiros (ataque com o chicote) por turno é igual ao dobro de sua Habilidade.
    • Controle de Marionete: A odalisca paga 6 PMs e lança seu poder a um aliado. Esse aliado recebe os benefícios da vantagem Parceiro, com a diferença de que só funciona com características da odalisca (e ela não recebe nenhum benefício). O aliado nunca recebe mais de 5 pontos em uma característica. Esse poder dura 3 turnos.
    • Bis: A odalisca pode usar mais uma vez a última magia conjurada. Ela paga metade dos pontos gastos (arredondado para cima). Não se pode usar um "bis" duas vezes seguidas.

    Lorde
    Papel de Combate: Atacante.
    Exigências: 25 pontos de personagem, kit Cavaleiro, F 6.
    • Frenesi: O lorde recebe um bônus de F +3 e uma quantia de PVs igual sua Resistência, mas recebe um redutor de H-1 e A -1 e os efeitos da desvantagem Fúria, não podendo se esquivar, usar vantagens, magias ou itens. Ativar o frenesi custa 6 PMs e o lorde perde 1 PV por turno.
    • Golpe Traumático: Sempre que conseguir um acerto crítico, além do dano, a vítima fica com uma hemorragia, perdendo 3 PVs por turno. Uma hemorragia pode ser estacada com magia ou por um teste bem sucedido de Medicina (antídotos não funionam para estancá-la). Construtos e mortos-vivos são imunes.
    • Lâmina de Aura: O lorde gasta 5 PMs e desfere um ataque normal. Além da FA do ataque que deve ser absorvida pela FD do oponente, o alvo do ataque recebe um ataque espiritual de FA igual a 5, que deve ser absorvido apenas por sua Armadura, como se fosse um alvo indefeso.

    Paladino
    Papel de Combate: Tanque.
    Exigências: 25 pontos de personagem, kit Templário, A 5.
    • Sacrifício do Mártir: O paladino gasta uma quantidade escolhida de PVs e desfere um ataque com FA igual à quantidade de PVs usados. Esse ataque considera o alvo indefeso (FA = Armadura) e também ignora bônus mágicos de proteção oferecidos por magias.
    • Canto de Batalha: Quando o paladino usar esse talento, todos os seus aliados recebem um bônus de H +1 e todos os seus inimigos recebem um redutor de H -1. O paladino gasta 3 PMs e o paladino perde 1 PV por turno. O canto de batalha dura 4 turnos.
    • Gloria Domini: O templário invoca uma imensa cruz com braços de 3 metros de comprimento. Todos atingidos por ela recebem um dano de FA = H + 2d e são considerados indefesos (exceto monstros MVPs). Seres das trevas e mortos-vivos são considerados vulneráveis (inclusive MVPs). Logo, um morto-vivo não MVP recebe todo o dano diretamente em seus Pontos de Vida. Usar o Gloria Domini custa 5 PMs.

    Algoz
    Papel de Combate: Atacante ou Dominante.
    Exigências: 25 pontos de personagem, kit Mercenário, H 6.
    • Veneno Mortal: O algoz gasta 4 PMs e 3 PVs e pode obtém um acerto crítico. Ele deve fazer um teste de Habilidade para tentar envenenar a vítima com o talento "ataque venenoso" (do Mercenário) ou com uma arma mágica venenosa. A vítima ainda tem direito a um teste de Resistência para anular o envenenamento.
    No caso de arma mágica vorpal ou da magia Ataque Vorpal, o algoz deve jogar um dado à parte (que não irá interferir na FA) e tirar um 6 no mesmo.
    • Destruidor de Almas: O dano final do algoz (depois de subtrair a FD da FA) retira PVs normalmente e a mesma quantidade em PMs. Usar esse talento custa 3 PMs.
    • Impacto Meteoro: O algoz usa seu ataque múltiplo acertando o maior número de alvos possíveis. Todos que receberem dano final (subtraindo Pontos de Vida) devem fazer um teste de R -1 ou ficam cegos por dois turnos. Caso ele queria atacar alguma pessoa mais de uma vez, essa pessoa deve fazer um teste de Resistência contra cegueira para cada ataque. O custo em PMs é igual ao número de ataques desferidos + 2.

    Desordeiro
    Papel de Combate: Dominante.
    Exigências: 25 pontos de personagem, kit Arruaceiro, H 5.
    Especial: Recebem bônus extra de +1 em testes da especialização Punga (da perícia Crime).
    • Espreitar: O desordeiro recebe a vantagem Invisibilidade e não pode ser detectado por Ver o Invisível (tanto o sentido especial quanto a magia), a menos que quem esta "vendo o invisível" tenha Habilidade maior que a sua.
    • Preservar: Ao usar o talento "plágio" (do arruaceiro), o desordeiro pode usar a técnica plagiada até o fim do combate, mesmo que receba outros ataques. Ele só pode decorar uma vantagem/magia/talento e ao plagiar num novo ele esquecerá do antigo. O custo adicional do plágio permanece.
    • Instinto de Defesa: Sempre que receber um ataque por Força, o desordeiro pode contra-atacar. Esse contra-ataque não leva em conta sua Habilidade (FA = F + 1d6) e ele não pode usar nenhuma vantagem ou bônus (mas acertos críticos ainda funcionam). Ele pode usar seu instinto de defesa em cada turno um número de vezes igual a sua Habilidade -1.

    Arquimago
    Papel de Combate: Atacante.
    Exigências: 25 pontos de personagem, kit Bruxo, R 4.
    • Dreno de Alma: Sempre que desferir um ataque com Força ou PdF, os PVs que o inimigo perder são absorvidos em forma de PMs pelo arquimago.
    • Poder Mágico: Pagando 2 PMs para ativar esse talento, a próxima magia que o arquimago utilizar terá efeito dobrado. A magia ainda pode ser usada através das vantagens Elementalista ou Alquimista.
    • Esmagamento Mágico: Esse talento deve ser usado simultaneamente ao lançar uma magia. Seu uso consome 2 PMs extras sobre a magia. A magia é lançada normalmente, mas caso o personagem consiga se esquivar dela, ele ainda recebe metade do dano da FA (arredondado para baixo).

    Professor
    Papel de Combate: Dominante.
    Exigências: 25 pontos de personagem, kit Sábio, R 5.
    • Prisão de Teia: O professor pode usar a magia Tela de Megalokk normalmente, mesmo não tendo a vantagem Magia Negra. Caso possua a vantagem, seu custo é reduzido pela metade (1 PM por criatura). Personagens que ficarem presos pela magia são considerados idefesos. Além disso, recebem um redutor de A -1 contra dano baseado em fogo, seja normal ou mágico. Para escapar da teia é necessário ser bem sucedido em um teste de F -1.
    • Enloquecedor: O alvo desse talento fica recebe Vulnerabilidade à Magia, mas dobra sua Habilidade quando for lançar mágias. Esse talento custa 4 PMs e dura 5 turnos.
    • Exalar Alma: O professor recebe todos os PMs do alvo e esse recebe todos os PMs do professor. A quantidade de PMs não pode ultrapassar o limite máximo de PMs do professor (o excedente será perdido). O alvo tem direito a um teste de Resistência -2. Usar essa técnica consome 2 PMs do professor e, caso ele obtenha um sucesso, consome mais 1 PM da quantia recebida.
    • Sifão de Alma: O professor faz um ataque mágico que consome todos os PMs do alvo. A FA do ataque é igual a Habilidade do professor + os PMs do alvo. O alvo tem direito a um teste de Resistência -1 para negar o efeito. Se obter um sucesso, o professor recebe todo o dano (e o alvo não perde PMs). Usar esse talento custa 3 PMs.

    Mestre-Ferreiro
    Papel de Combate: Atacante.Exigências: 25 pontos de personagem, kit Ferreiro, F 6.
    • Derreter: Sempre que o mestre-ferreiro conseguir um acerto-crítico, o alvo deve fazer um teste de Armadura. Se falhar, sua arma se quebrará, seja mágica ou não. Ele terá que lutar só com os punhos, portanto ficará com F ou PdF -1 se ele não tiver a vantagem Adaptador. No caso de monstros ou inimigos sem armas, se falharem, eles recebem um F -1 até o fim do combate.
    • Aprimorar Armamento: O próprio mestre-ferreiro pode refinar armas, da mesma maneira que a regra mostrada no capítulo anterior. A diferença é que ele deve ser bem sucedido em um teste de H -1 (lembrando que um 6 é sempre uma falha). Além disso, para ser bem-sucedido em forjar armas (com o talento Forja, do ferreiro) o teste passa a ser de H -1.
    • Impulso no Carrinho: Sempre que estiver equipado com um carrinho de mão (concedido pelo talento "carrinho", do mercador), o mestre-ferreiro recebe a vantagem Aceleração (mas com bônus de +2 na iniciativa, não acumulável com outros bônus) e seu dano em usar a técnica "cavalo-de-pau" é de F +3.

    Criador
    Papel de Combate: Dominante.
    Exigências: 25 pontos de personagem, kit Alquimista, PdF 7.
    • Proteção Química Total: O criador recebe Invulnerabilidade contra dano Químico.
    • Perícia com Arma: O criador recebe um bônus extra de F+2 sempre que estiver usando armas mágicas com dano de Força.
    • Homúnculos: Ele é capaz de gerar vida e criar um homúnculo, um ser vivo que lhe obedece em tudo. Para criar um homúnculo o criador deve gastar 30 PEs. Ele pode escolher um dos homúnculos a seguir:
    o Amistir: Um homúnculo tipo "tanque" que se parece com uma ovelha ou com um babuíno. Tem F0 H1 A4 R2 PdF0, Pontos de Vida Extras.
    o Filir: Um homúnculo tipo "atacante" e tem a aparêcia de uma coruja ou de um pássaro de penas longas. Tem F1 H3 A0 R1 PdF0, Vôo e Ataque Múltiplo.
    o Lif: Do tipo "baluarte" e se assemelha a uma ninfa de cabelos de folhas verdes ou pétalas vermelhas. F0 H2 A1 R2 PdF0, Pontos de Magia Extras e é capaz de usar a magia Cura Mágica Superior.
    o Vanimirth: Seu papel de combate é "dominante", ou quase isso. Ele tem a aparência de um peixe gelatinoso ou de uma grande e nojenta lesma. F1 H3 A1 R1 PdF1, Ataque Especial (PdF, Elétrico). Além disso, ele pode usar a magia Cura Mágica, mas não escolhe quem deve ser curado. Jogue um dado:
     1 ou 2: Cura ele mesmo.
     3 ou 4: Cura seu criador.
     5 ou 6: Cura um inimigo.
    • Um homúnculo pode evoluir caso o seu criador doe seus pontos de experiência para ele. Ele só pode usar esses pontos para comprar pontos em características ous as vantagens Pontos de Magia Extras e Pontos de Vida Extras. Nem o criador e nem o homúnculo recebem pontos de experiência pelas vitórias de um homúnculo.
    • Homúnculos não podem falar e obedecem seus criadores fielmente, como se ambos tivessesm a vantagem Aliado. Todos os comandos de aliado funcionam normalmente. Além disso, o criador pode usar um comando novo, chamado "vaporizar". Assim seu homúnculo volta a ser um composto químico em um tubo de ensaio e poderá ser libertado novamente mais tarde. Ele não recupera PVs ou PMs enquanto estiver nesse estado. Ele só pode ser vaporizado se tiver, pelo menos, seu total de PVs menos seu valor de Resistência (ou seja, 4 PVs para R1 e 8 PVs para R2).
    • Caso um homúnculo perca todos os seus PVs, ele segue a escala de morte (assim como os jogadores) e se chegar no sexto nível, morrerá.

    Sumo-Sacerdote
    Papel de Combate: Baluarte.
    Exigências: 25 pontos de personagem, kit Sacerdote, R 5.
    • Meditatio: O sumo-sacerdote gasta um turno meditando e recupera 5 PMs. Caso ele sofra dano durante esse turno, a meditação falha. Ele é considerado um alvo indefeso (FD = Armadura).
    • Assumptio: Ele gasta 6 PMs e todos os ataques que alvo desse talento receber têm a FA reduzida pela metade (arredondado para cima). O efeito dura 3 turnos.
    • Basílica: Uma aura de paz é criada em um raio de 5 metros do sumo-sacerdote e ninguém dentro desse campo pode atacar ou ser atacado. Esse talento consome 3 PMs por turno e o sumo-sacerdote não pode se mover ou agir enquanto o sustenta. Além disso, ele também pode usar a magia Paz de Marah.

    Mestre
    Papel de Combate: Atacante.
    Exigências: 25 pontos de personagem, kit Monge, F 4.
    • Zen: Ele pode usar a magia Aumento de Dano com efeito dobrado (mas ainda apenas em si mesmo). Além disso, depois de usar essa magia, ele pode usar um ataque simples no mesmo turno (de Força, sem usar nenhuma vantagem).
    • Combo Esmagador: O mestre pode usar a técnica "punho supremo de asura" em conjunto com seu ataque múltiplo. Para cada ataque ele deve pagar os PMs da técnica mais o PM extra da vantagem Ataque Múltiplo.
    • O Último Dragão: Essa é uma versão ampliada do talento "punho supremo de asura", do monge. O mestre paga 6 PMs e ataca com FA = Fx2 + H + 1d6 + 6. No caso de acertos críticos, a Força é multiplicada por 3.
    Olhando aqui no final, eu acho que ficaram meio apelões. Claro, nenhum personagem recém-criador terá esse tipo de talentos e só depois de suar, sangrar e matar muito poring é que eles poderão se divertir com esses poderes. Afinal, se o cara já tem 25 pontos de personagem, então ele merece alguns poderes de nível épico, não é mesmo?
    Let's rök!
     
    Última edição: 10 Mar 2010
  5. julienvaz

    julienvaz Usuário

    1º Capítulo - Prontera

    Prontera é a capital de Rune Midgard, há várias pessoas nas ruas conversando e comerçializando itens variados. O centro de Prontera, cheio de pessoas, possui as lojas principais da cidade:

    - Loja de Armas e Equipamentos
    - Loja de Itens
    - Taverna
    - Estalagem
    - Ferreiro
     
  6. Náring

    Náring Mad Hatter

    Valkrist, com a garota nos braços, se dirige à estalagem.
     
  7. julienvaz

    julienvaz Usuário

    No caminho da estalagem Valkrist ouve pessoas conversando:
    - Fui alertado de rumores com monstros atacando nos Esgotos de Prontera.
    - Fiquei sabendo da invasão também.
    - Dizem que há um programa de exterminação feito pela Ordem dos Cavaleiros de Prontera.
    - E eles pagam bem ?
    - Acho que sim...

    .: + :.

    A estalagem é uma construção bonita de fora, com decorações e flores nas janelas e feita de madeira fina os detalhes, e branca inteiramente.
    Dentro há 3 pessoas, um casal conversando no banco e um homem observando a decoração. Há também uma garota no balcão, que quando Valkrist se aproxima, ela pergunta:
    - Com problemas senhor ? Se quiser deixar sua companheira ou passar a noite aqui a taxa é de 1000z.

    ...
     
  8. Náring

    Náring Mad Hatter

    O espadachim sujo de geleia põe a garota num banco ao lado e remexe os bolsos, descobrindo que não tem dinheiro algum com ele.
    -Droga, agora me lembro por que havia saido para caçar...Er, será que eu não poderia deixar ela aqui e pagar na volta? Ela realmente precisa de cuidados, urgentemente, e eu não estou com dinheiro no momento. Mas estou de partida agora mesmo para arrumar algum...no...no Esgoto! Isso! Eles estão pagando bem por expedições que ajudem a inspecionar os esgotos! Por favor, eu pago, palara de espadachim...


    ---------------
    OFF: Julien, e a experiencia dos porings e do Mastering?
     
  9. julienvaz

    julienvaz Usuário

    - Ok senhor, mas ela só poderá ficar 24 horas, que corresponde ao preço. Se quiser ganhar esse dinheiro todo deverá se inscrever na Ordem dos Cavaleiros de Prontera. Meu irmão se inscreveu lá, mas ele diz que é preciso passar num teste para ter acesso aos Esgotos...
     
  10. Náring

    Náring Mad Hatter

    -Muito obrigado, vou-me apressar então.

    Dito isso o espadachim (ainda sujo de geleia) se dirige o mais rapido que pode à Cavalaria.
     
  11. julienvaz

    julienvaz Usuário

    A Ordem dos Cavaleiros é um pequeno estabelecimento no noroeste de Prontera, quando Valkrist entra percebe que há uma fila de pessoas no canto direito e do outro lado um mago sentado no banco e um arqueiro observando o local. No lugar da fila, um homem com trajes militares está pedindo para as pessoas assinarem uma lista. Outras pessoas com trajes militares conversam no canto, inclusive uma mulher...
     
    Última edição: 10 Mar 2010
  12. Náring

    Náring Mad Hatter

    Valkrist se dirige ao homem com a lista, e lhe pergunta como deve proceder para alistar-se na expedição.
     
  13. julienvaz

    julienvaz Usuário

    O homem olha para Valkrist e diz:
    - Bem, garoto, primeiro você terá que formar um grupo de pelo menos três aventureiros... O teste é simples, apenas vá com seu grupo no 1º andar e recupere uma Medalha de Recrutamento, que deverá estar bem escondida, depois traga-a até aqui. Assim, o senhor será aceito para a Eterminação e terá acesso aos Esgotos. Lembre-se, se caso perde-la não será aceito e irá reencontrá-la, portanto guarde-a bem. E tome cuidado com os monstros...
     
  14. Náring

    Náring Mad Hatter

    Precocupado agora com ter de arranjar mais dois companheiros, Valkrist começa a olhar pelo local. Rapidamente nota o mago e o arqueiro. O espadachim se dirige a eles.
    -Com licensa, eu estou à procura de um grupo para participar da Exploração ao Esgoto, evocês parecem estar livres, oque acham? Estou certo de que formariamos um grupo excelente, vocês parecem do tipo que precisam de distancia para trabalhar, e eu consigo aguentar a linha de frente sem grandes problemas.
     
  15. julienvaz

    julienvaz Usuário

    O mago diz:
    - Por mim tudo bem...
    - Bem, parece que vamos ter que trabalhar juntos... - profere o arqueiro.

    .: + :.
    Na entrada dos Esgotos há várias pessoas conversando e um comerciante de poções...​
     
  16. utaki

    utaki Usuário

    Nome: Utaki
    Classe: Arqueiro
    Poder de classe: Chuva de Flechas

    F: 0
    H: 1
    R: 2
    A: 1
    PdF: 2
    Vantagem: sentidos especiais (audição aguçada, faro aguçado e visão aguçada) -1
    Desvantagem: código da honestidade +1,
    restrição de poder (não posso usar habilidades se estiver muito quente) +1

    Descrição:
    Utaki é discreto e fala pouco. Não gosta de se meter em problemas desenecessários. Sempre viveu nas florestas de Payon, vindo de uma família simples. Seus pais viviam em dificuldade, e por isso ele resolveu se aventurar em busca de tesouros para ajudar sua família. Mede aproximadamente 1,75, peso ideal, tem cabelo desarrumado verde e olhos escuros.

    Ao chegar no esgoto, Utaki observa as pessoas, tentando imaginar se tinham chances de ganhar a recompensa, mesmo com tantas pessoas na frente.
    - Certo, então tudo o que temos que fazer é ir no primeiro andar pegar essa Medalha? Estamos prontos?
     
  17. Náring

    Náring Mad Hatter

    Valkrist saca sua Lâmina e a brande uma vez no ar.
    -Eu estou pronto, entramos quando vocês quiserem!
     
  18. Andore-Kun

    Andore-Kun Usuário

    Nome: Andore
    Classe: Mago
    Poder de classe: Magia Elemental - Espírito

    F: 0
    H: 1
    R: 2
    A: 1
    PdF: 1

    PV=10 PM=10

    Vantagem: Genialidade +1, Energia Extra +1,
    Desvantagem: Ambiente Especial -1 (lugar que contém Luz), Maldição -1 (fico com cabeça de poring quando me aproximo de um)

    Magias: Ataque Mágico, Cancelamento de Magia, Detecção de
    Magia, Força Mágica, Pequenos Desejos, Proteção Mágica.


    Descrição:
    Andore veio de uma Familia de magos nascidos em Geffen, porem moram em Prontera, seus pais estão sempre viajando, eles eram grandes aventureiros e agora apenas caçadores de raridades. Andore ainda não possui nenhum grande propósito mas gosta de estudar magia, e para aprender na prática esta buscando por aventuras.


    Andore corta frente de Utaki em direção a entrada, dizendo:
    - Vamos logo!, precisamos conseguir! :joy:
     
    Última edição: 14 Mar 2010
  19. julienvaz

    julienvaz Usuário

    Os Egotos são escuros e há correntes de água escura por entre as plataformas. Vários caminhos seguem por diferentes direções na escuridão...

    VUSH !!

    De repente, um besouro marrom aparece na frente dos heróis e se prepara para batalhar...

    Besourro Ladrão (7 pts)
    Tipo: Jardim / Dano: Corte
    F 2, H 1, R 2, A 2, PdF 0, 10 PVs e 6 PMs.

    INICIATIVA
    [roll0]

    Percebendo que seus oponentes ainda pensam, o monstro investe em Andore !!

    ATAQUE
    [roll1]
     
  20. Náring

    Náring Mad Hatter

    Valkrtist caminha pelo esgoto, à frente de seus companheiros, olhando para os lados com atenção, mas não o bastante para notar o que os espreita.
    O Besouro pula neles, assustando Valkrist por um momento. Ele tenta se recuperar rapido para contra atacar.
    [roll0]

    O Besouro passa por ele e segue para Andore, Valkrist se apressa em tentar chamar a atenção do inseto com um golpe. Ele ergue sua lâmina e a vira, dirijindo sua ponto para o Besouro com as duas mãos.

    [roll1]
     

Compartilhar