• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[25/12] A Partida da Sociedade do Anel de Valfenda

25 de Dezembro – A Partida da Comitiva de Valfenda

Autores: Sr. Cachopardo, Imadofus, Proview & Fëanor ¥

Introdução

Chegamos no período em que as guerras, as aventuras, as mortes e tudo mais relatados em "O Senhor dos Anéis" a partir do capítulo do Livro II "O Anel Vai Para O Sul" começam. É a Partida da Comitiva no dia 25 de Dezembro do ano 3018 da TE de Valfenda, rumo aos perigos de Mordor e com o objetivo de salvar os povos da ruína e desgraça de Sauron.

Nomeamos de "A Guerra do Anel & Suas Datas" pois de agora em diante, até o fim da jornada, em 25 de Março, muitos acontecimentos se desenvolverão. Também porque nos baseamos nas datas dos apêndices de “O Retorno do Rei”. Reunindo então as datas com os fatos, apresentaremos em várias partes toda esta jornada e algumas curiosidades.

Antes de ler a Parte I, não deixe de ler o prefácio desta aventura através de 25 de Outubro – O Conselho de Elrond, no qual conta como se originou esta união contra às forças de Sauron. Tenha uma boa leitura!

Parte I – A Partida da Comitiva

Ao cair da noite de 25 de Dezembro de 3018, a Comitiva do Anel deixa Valfenda, a Última Casa Amiga, seguindo para o Sul, permanecendo à Oeste das Montanhas Sombrias. As palavras de Elrond são claras: de que apenas sobre o Portador do Anel recaem exigências, sendo aos outros, permitida a volta ou desistência no caminho. Porém isso não ocorre, e com certeza a lealdade da Comitiva para com Frodo é decisiva.

A Comitiva é formada dias antes de ela partir. Elrond pergunta a Frodo se ele ainda está disposto a participar da saga, e ele responde que sim. Sam vai com ele. Então sugere a Gandalf que também participe da missão. Em seguida, diz:

“Quanto aos restantes, devem representar os Povos Livres do Mundo: Elfos, Anões e Homens”.

Então, escolhe Legolas para representar a Raça Élfica, Gimli para representar os Anões e Aragorn para representar os Homens. Boromir também é convidado a acompanhá-los, pelo menos até onde tiver que se separar para voltar a Minas Tirith.

Como sobram duas vagas (Nove para os Nove Nazgûl), Elrond e Gandalf ponderam se Glorfindel e algum outro elfo de Valfenda deve ir, mas Peregrin e Meriadoc acabam por entrar na Comitiva, por causa de sua amizade com o Portador do Anel.

A partida de Valfenda representou o passo inicial rumo à destruição do Um e à conseqüente derrota de Sauron. É o primeiro passo dos muitos que serão traçados pelas longas milhas que separam Valfenda de Mordor e de Minas Tirith.

A viagem segue, melancólica, com ventos gelados e dias sem Sol. Dormindo de dia e caminhando à noite, eles chegarão a Azevim (Eregion de outrora), após duas semanas e quarenta e cinco léguas percorridas. A partir dali o destino dos nove companheiros começará a mudar, já que o plano inicial de Gandalf é passar pelo Passo do Chifre Vermelho, sob a encosta mais distante de Caradhras, mas acabarão tendo de passar pelas Minas de Moria, onde a primeira tragédia ocorrerá.

Continua...

Curiosidade:

Curiosamente, a Partida da Comitiva, que simboliza o começo de uma jornada para enfrentar o mal mais perverso de Arda, o das forças de Sauron, se inicia no dia 25 de Dezembro, o que para o mundo real equivale à festa de Natal. Esta batalha é muito importante para todos habitantes e para o destino da Terra-média, pois depois disso Tolkien diz que o mundo iria transformando-se no mundo dos homens, e depois disso não há mais um mal em forma de seres monstruosos.

Natal é a festa dos cristãos para o nascimento de Cristo, e nas palavras de Reinaldo “Imrahil” José Lopes, no livro “Coleção 100 Respostas”, sobre O Senhor dos Anéis, diz:

A partida da Sociedade do Anel no dia 25 de Dezembro, o Natal, é mais óbvia: o nascimento de Jesus Cristo, que marca o início da salvação dos homens, também principia a libertação da Terra-média.

Tolkien foi católico fervoroso, suas obras possuem ensinamentos religiosos, mas ele diz que odeia alegorias, portanto fica a questão: coincidência das datas ou realmente alegoria à data?

Imagem:

O canadense Ted Nasmith ilustrou uma imagem que mostra Gandalf conduzindo os membros da Comitiva com a casa do senhor Elrond ao fundo e o rio desaguando na parte direita:

A Comitiva Deixa Valfenda

Mensagem:

Nós do grupo gostaríamos também de desejar Feliz Natal à equipe Valinor que nos possibilita e incentiva sempre a continuar com nossos textos; a todos os membros do fórum, pois sem vocês não haveria razão de produzir cada vez mais textos e também aos não-cadastrados que lêem!
Obrigado pelo apoio e, mais uma vez, Boas Festas a todos!
 
Puxa, mas que ótima idéia essa; ótima idéia tb colocar curiosidades e imagens, muito, muito lindo :clap:

Que coincidência, nem tinha reparado...justamente esses dias eu tô relendo a SdA e, há uns quatro dias eu cheguei no cap. O Anel vai para o Sul...

Parabéns aos autores do artigo e à Valinor!
 
Errr.. puxando o saco de meu elfo predileto - exatamente há dois meses atrás acontecia o Conselho de Elrond - 25 de outubro - e Legolas mostra as caras nas obras pela primeira vez. Vale dizer que em grande estilo! As falas dele são simplesmente poéticas, gentis e sábias. Sem falar na beleza do garoto.. ai, ai.
Bem, começa hoje então a jornada do pobre Frodo. Lembro-me quando li SDA pela primeira vez, a pena que me deu dele... e o quanto os sentimentos de desânimo, de frustração, de depressão mesmo foram tão bem ilustrados por Tolkien nessa partida - quando tudo que o guri queria era ficar quietinho na toca dele. É de fato uma data especial e decisiva para a narrativa! Grande lembrança! :grinlove:

Uns comentários à parte: apesar de Tolkien negar categoricamente as alegorias ( e de fato procurar por elas nas obras é forçar a barra demais), as datas de seus eventos coincidem muito com as datas católicas. Mas isso não chega a ser alegoria, apenas a influência de suas crenças em seus escritos - que eu particularmente censuro. O Enerdhil nos brindou certa vez nas Listas de Discussão com um excelente estudo sobre datas. E assim que tiver tempo eu posto a mensagem dele aqui
(preciso procurar primeiro.. e hoje não vai dar... :( )

O segundo comentário é sobre a ilustração. Vê-se que o Nasmith babou nessa. A imagem de seus personagens é bem diferente da descrição de Tolkien, né... veja Aragorn e Boromir! E um hobbit ruivo! E um Legolas moreno! gasp. ( brincadeirinha... sobre o Legolas. Os demais, realmente eu acho que ele não representou bem). :mrgreen:
 
pow, fantastico hein, muito bom, e ainda melhor ver essas curiosidades e imagens no fim parabens, tá muito bom
e feliz natal e um bom 2005
 
Se tivesse ganho a Biografia de Tolkien um pouco antes deste texto ser finalizado, eu poderia ter incluído um material muito interessante para a questão da data do dia 25. Mas como ganhei de Natal e a data ainda é recente, irei transcrever.

Na página 215, do livro de Michael White, "Tolkien - Uma Biografia" da editora Imago, está escrito:

No Apêndice B de O Senhor dos Anéis, dizem-nos que a Sociedade deixa Rivendell [Valfenda] para começar sua missão a 25 de dezembro. O dia em que Frodo e Sam conseguem destruir o anel, o dia em que ele é atirado na Fenda da Perdição e em que se inicia verdadeiramente a nova era é, no reconhecimento gondoriano, 25 de março. Ora, embora esta data tenha pouca importância para a maioria das pessoas, na antiga tradição inglesa (assunto que Tolkien conhecia bem), 25 de março foi a data da primeira Sexta-Feira da Paixão, a data da crucificação de Cristo. ²¹ Isso significa portanto que os principais fatos da história de como o Anel é destruído e Sauron é derrotado se passam durante o perído mítico entre o nascimento de Cristo, a 25 de dezembro, e sua morte, a 25 de março.

²¹ Por duas outras razões, 25 de março é uma data importante na tradição cristã. É felix culpa, data da Queda de Adão e Eva e também a data da Anunciação e a concepção de Cristo - exatamente nove meses antes de seu nascimento a 25 de dezembro.

E apesar de Tolkien detestar alegorias e algumas pessoas concordarem com ele neste sentido, na minha opinião há sim formas de aleorias na obra.

Mas isso não é nenhum pouco motivo de "briga", pois afinal o que isto interfere na obra do jeito que ela é? Ainda se fossem exageradas alegorias tudo bem, neste caso seria "irritante". Noutro momento do livro diz que estas questões seriam uam forma de "mensagem oculta".


E todas estas curiosidades apenas pelo fato da data ser dia 25 de dezembro e 25 de março.Dá para ver o quanto pode-se discutir dos aspectos da obra. É Tolkien 8-)
 
Só um errozinho: a Irmandade do Anel saiu de Rivendell em 3018 e não 3019... o Anel foi destruido em 25 de Março de 3019... 8O
 
Eru o Unico disse:
Só um errozinho: a Irmandade do Anel saiu de Rivendell em 3018 e não 3019... o Anel foi destruido em 25 de Março de 3019... 8O

Tens razão!
Depois o Proview corrige issso!

Mas o erro não foi meu em? Em escrevi 3018 que eu sei! :lol:
 
Proview, nunca edite uma notícia se você não é da Equipe da Notícias. Editando uma notícia, ela sairá da página inicial do site.

Eu espero que alguém possa concertar isto.

E podem ficar tranqüilos, quando os textos virarem artigos da seção da valinor, eles estarão certos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo