• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você lê jornal?

Ogden

Usuário
Os noruegueses, de modo geral, lêem MUITO os jornais em circulação no país ou sua região. Parece que a Noruega é o país em que mais se lê jornal em toda a Europa, e o que possui mais... bom, me escapou a palavra, mas é o que mais possui jornais, de forma geral. De circulação nacional eu vi o VG e parece que tem um outro, enquanto há vários outros muito grandes que atendem às diferentes regiões do país.

O ponto não é esse.

Voltando de lá, eu não me encontrei com tantas pessoas lendo jornais, seja em casa ou fora dela, e nem se fala dos adolescentes!


A impressão que tenho da adolescência brasileira é de que os que pegam em jornais só leêm os cadernos de esportes e as tirinhas que saem nos jornais.


Queria saber de vocês algumas coisas, então:

- se você reconhece a importância de ler jornais diariamente, sejam os acontecimentos no mundo, o caderno de política e até o caderno de esportes está valendo (não conta horóscopo e a parte das tirinhas);

- para os leitores de cadernos de esportes, vocês procuram nesses cadernos alguma informação além de futebol/esportes populares (vôlei, basquete, tênis, etc.)?

- de modo geral, vocês preferem as notícias lidas em um jornal ou vistas na TV? Acreditam que há alguma diferença?


Por enquanto não dou minhas respostas...
 
Bem, respondendo:

Eu não leio jornal por uma serie de fatores, os maiores deles são: a falta de tempo e a alergia que eu tenho a jornais (isso, aquela tinta me dá uma coceira no nariz...).

Eu vou fazer vestibular no final deste ano, esse é mais um dos motivos pelo qual eu acho importante a leitura de jornais, mais sinceramnet, não me resta tempo para isto.

Eu prefiro então, mais por uma questão de tempo, assistir o jornal na TV, que no final das contas informa do mesmo jeito sendo uma coisa mais dinamica. Uma outra opção pela falta de tempo seria ler apenas uma revista tipo a "Veja" no final de semana, pq contém informações da semana inteira mais resumidamente. O problema é que ultimamente so leio a "superinteressante"... Argh! Esse vestibular é um inferno! Sobra tempo pra nada!
 
Leio de vez em quando, apenas o que me interessa, e nem sempre isso está no caderno de esportes.
Mas eu prefiro saber das notícias pela TV, em canais do tipo Bandnews e Bloomberg
 
Eu leio sim. Não todo dia de fato, mas eu procuro ler sempre que dá. Quando não dá para ler eu dou uma olhada nas notícias na internet mesmo, é mais prático.

Uma coisa que eu não gosto no jornal é o seu formato. É muito grande, eu não consigo arrumar posição pra ler, o que acaba me desanimando por vezes...
 
Eu leio sempre que dá mesmo, mas gosto mais de revistas, até por causa da tinta do jornal que de certa forma causa uma certa alergia e como disse o Legendary o formato também é meio incomodo para ler, tipo é sempre preferivel lê-lo em cima de uma mesa e sentado, não dá muito pra você ler em ônibus e mêtro sem achar descomfortável, mas o que compro com mais regularidade é o Jornal do dia de Domingo cujos cadernos aumentam.
 
Realmente, o Jornal não possui o melhor formato para a leitura, sendo muito desconfortável. Geralmente prefiro revistas como a Veja ou Isto É, ou melhor ainda, o Jornal Nacional. Confesso q tenho bastante preguiça de ler um jornal.
 
Leio quase todo o dia, quase todo o jornal. Mas prefiro notícia na televisão. É mais dinâmico e... bem... fácil, apesar de que o Jornal Nacional consegue ser chato e cansativo muitas vezes. Leio revistas semanais, mas não gosto muito; são tendenciosas demais.

De qualquer maneira, considero muito importante ler jornais com frequencia. Não só pra vestibular, por exemplo, mas para poder se posicionar criticamente sobre a realidade, votar bem nessa época de eleições, e ver o que vai afetar a sua vida.

Estudo num dos colégios mais ricos de São Paulo e me surpreende a quantidade de gente lá que nunca sequer abriu um jornal na vida. Tem gente que nem sabe quem é o presidente do Brasil. Sério.
 
Leio jornais regularmente e aprendi a não acreditar muito neles.

Quando se faz um curso ligado a comunicação voc6e perde a fé nesses meios... =(
 
Sempre que posso leio.

E não leio as inutilidades..... se leio, vou direto à paginas de noticias, opiniões, e coisas do ramo.
 
Eu leio muito jornal... deveria, mas não leio. O preço do jornal é um dos meus problemas. Vcs podem pensar que R$2,50 por dia não é muita coisa, mas p/ mim é.
Além do preço, o formato standard dos jornais é um saco de folhear, somando isso a tinta que sai nas nossas mãos... :? . Antes de comprar jornal eu prefiro comprar revista, mais expecificamente Cartacapital, Época e Scientific American.

Quando leio jornais eu leio primeiro as manchetes, claro. Depois eu vou passando por outras notícias, sem ler com muita profundidade, até os cadernos com notícias nacionais e mundiais.... digo isso pq leio, na maioria das vezes o jornal local.

Dragus disse:
Leio jornais regularmente e aprendi a não acreditar muito neles.

Quando se faz um curso ligado a comunicação voc6e perde a fé nesses meios... =(
Estou no segundo ano de jornalismo e isso é complicado pq, pelo o que agente vê e analisa, corremos o risco de virar um cético extremista.

Em um exercício em sala, meu grupo analisou uma edição dos jornais O Globo e O Diário da Tarde publicados no mesmo dia. Havia uma notícia sobre a alta do comustível onde um jornal dizia que aquele era o 1º aumento do ano e o outro jornal dizia que era o 2º aumento, que o 1º havia ocorrido no mês x em decorrência da alta do álcool... muita gente lê e pensa que tanto faz se esse for o 1º ou o 2º, mas é uma coisa que tira o crédito do jornal.
 
Guinevere disse:
Eu prefiro então, mais por uma questão de tempo, assistir o jornal na TV, que no final das contas informa do mesmo jeito sendo uma coisa mais dinamica.


não, não informa do mesmo jeito, apesar de ser mais dinâmico. É provado que o seu cérebro não absorve direito as notícias passadas daquela forma tão... dinâmica. Se você duvida, após assistir a uma edição inteira do JN tente se lembrar das três primeiras notícias.


Além do que, por vias televisivas os jornais conseguem ser menos confiáveis que os lidos, principalmente os da Globo. Sendo assim, na televisão prefiro a rede Record ou a RedeTV!.


Quanto ao formato dos jornais... nossa, não tem nada melhor! Ê trem bão sô! :grinlove:

Meu pai assina a Folha de São Paulo e o Estados de Minas (o segundo somente aos fins de semana), e volta e meia, preso no engarrafamento que sempre tem aqui de manhã no meu bairro (isso quando saio com o meu pai) eu pego um caderno aleatório pra ler.

Pela internet eu costumo ler algumas coisas do New York Times e do Bergens Tidende.

Uma opção muito interessante da qual eu não havia me lembrado é a leitura de revistas, que eu gosto também, mas aqui na casa do meu pai eu não tenho muito acesso. Gosto muito da Veja, que a minha mãe assina, mas aí ela mora noutra parte de cidade.

Quanto ao preço do jornal isso é realmente um problema, mas as assinaturas em geral costumam ser bem em conta. :wink:


E continuo com a minha paixão pelo formato dos jornais :grinlove:
 
Pra mim é complicado ler jornais por um motivo simples. Os jornais daqui de Sergipe são muito fracos, com sempre as mesmas notícias "seca no interior, enchente na capital, assalto a ônibus, Sergipe desclassificado na série c", e os jornais de fora custam muito caro. Uma edição da Folha de SP custa mais de 5 reais, alem de que só chega lá pras 3 da tarde. Ai eu acabo dependendo de tv e internet mesmo.

Quanto a posição incomoda de ler, bem, eu nao me importo muito. Eu abro o jornal no chão e leio. Não sei por que nao gosto de ler em mesas :mrgreen:
 
Eu leioo soh as manchestes das noticias... soh qndo eu vejo que eh boa ai eu vo lah e leio mas eh qndo eu n tenho nda pra fazer... mas eu sempre leio a parte de esportes!! principalmente de futbol!!
 
No caso de Sergipe então é mais difícil do que eu pensei, quanto ao preço de jornais de fora... mas as notícias do Estado de Minas também não são muito diferentes. Aliás, o que anda acontecendo no Brasil gira em torno de violência e futebol, pelo menos é isso o que aparece.

além do congestionamento na avenida Rebouças que saiu hoje na Folha :lol:
 
Eu leio jornal nos find de semana e durante a semana às vezes vejo as manchetes no jornal do vizinho antes de ir para a escola.
Eu reconheço a importância de ler jornal, mas eu acho muuuito chato!
Legal no jornal são as crônicas (principalmente as do veríssimo!), as críticas de cinema e teatro e as palavras cruzadas.
De resto..... :tsc:
 
Ogden disse:
Guinevere escreveu:

Eu prefiro então, mais por uma questão de tempo, assistir o jornal na TV, que no final das contas informa do mesmo jeito sendo uma coisa mais dinamica.




não, não informa do mesmo jeito, apesar de ser mais dinâmico. É provado que o seu cérebro não absorve direito as notícias passadas daquela forma tão... dinâmica. Se você duvida, após assistir a uma edição inteira do JN tente se lembrar das três primeiras notícias.

Não sei não... você consegue ler um jornal inteiro e depois se lembrar da primeira reportagem que leu? Eu não... Mais o caso não é se lembrar das reportagens que você leu ou assistiu e sim se alguem te perguntar algo sobre você saber responder, estar por dentro do assunto, e isso você consegue tanto pela TV como pelo jornal escrito...concorda?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo