• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafio de Literatura (atualizado em 04/12/05 - 20:00h)

Status
Fechado para novas mensagens.
Capítulo XXVII "A Mulher de Athos" :wink:

(sendo bem sincera, de memória eu não lembrava de todos os detalhes, tive que dar uma procurada aqui no livro, esse desafio foi muito bom, Anigel! :clap:)

Agora, vamos para a pergunta...

Sobre Cândido do Voltaire:

1. Onde ele encontra Martinho, e por que esse o acompanha na viagem?
2. Qual a diferença principal entre Martinho e o mestre de Cândido, o Pangloss?

é isso :wink:
 
É, deixa eu tentar então... :kiss:

1. Em Surinam; Cândido espalhou pela cidade que pagaria a passagem, a comida, e daria duas mil piastras, ao homem que fizesse a viagem em sua companhia, sob a condição de que esse fosse o homem mais desgostoso da sua condição e o mais infeliz da província. E um velho sábio foi escolhido, que se chamava Martinho.

2. O Mestre Pangloss dizia que tudo está o melhor possível neste mundo, enquanto Martinho, do contrário, era maniqueu...

É isso? :o?:
 
:oops: :oops: :oops:

:mrgreen: :kiss:

Desculpa, gente, vou ter que passar a bola dessa vez, estou de viagem, sem tempo pra elaborar um desafio decente!
 
Hum, então vou fazer um desafio bem fácilzinhu só pra entrar na brincadeira ...

Em Antígona, por que a personagem principal é sentenciada e qual é a sua sentença? :mrgreen:
 
Ela é sentenciada à morte por enterrar o corpo de seu irmão Polinice, que não recebeu as honras funerárias devido a um mandato do Rei Creonte, pois Polinice lutou em Guerra contra Tebas. Antígona foi aprisionada dentro de uma caverna, para lá morrer.
 
Wow.... fazia tempo que isso não ocorria..... bem.... vamos ver.... sobre um livro que estou lendo (e não acabo nunca!)

Qual o nome do companheiro "cavaleiro" de Eduardo VI?
 
Pandatur... se a pergunta não é "qual o título do livro", seria interessante vc dar o título... pq histórias sobre Eduardo VI tem de renca por aí :roll:
 
:? Vou chutar...se você está se referindo ao livro O Príncipe e O Mendigo então é Miles Hendon filho de Sir Richard. Se eu não me engano ele foi feito cavaleiro por Eduardo VI.
 
Nossa... foi mal Mestra Joy... esqueci de citar o livro!!!
Mas a Anigel acertou e pode mandar bala!!!
 
Pandatur disse:
Nossa... foi mal Mestra Joy... esqueci de citar o livro!!!
Mas a Anigel acertou e pode mandar bala!!!

8-) Obrigada Pandatur!!!


-------------------------------------------------------------------------------------------

Em Drácula de Bram Stocker Jonathan Harker recebe um presente da esposa do hospedeiro. Ele inicialmente pensa em recusar esse presente, mas por fim acaba aceitando.

01 - Que presente é esse?
02 - Por que ele pensou em recusar?
03 - Por que ele resolveu aceitar?
 
Anigel... sempre com extremo bom gosto!

01 - Um pequeno crucifixo...
02 - Por ser membro da Igreja Anglicana, ele considera esses objetos como idólatras;
03 - Ele não queria desapontar a velha, e viu que ela estava bem intencionada e meio desesperada...

É isso? :obiggraz:
 
Curunír disse:
Anigel... sempre com extremo bom gosto!

01 - Um pequeno crucifixo...
02 - Por ser membro da Igreja Anglicana, ele considera esses objetos como idólatras;
03 - Ele não queria desapontar a velha, e viu que ela estava bem intencionada e meio desesperada...

É isso? :obiggraz:

:oops: Obrigada Artur!!! :kiss:

8-) Está certo. Sua vez agora. :wink:
 
Desculpem pela demora...

Bom, alguma coisa de literatura brasileira, pode ser? E nostálgica, no meu caso, pelo menos...

E fácil, pra variar: No livro Fábulas, de Monteiro Lobato, ele reescreve as velhas fábulas de dois conhecidos fabulistas, comentando-as.

Pois bem, quem são esses velhos fabulistas?
Qual fábula Emília "quis linchar", e porque?
 
Nossa, se eu der dicas vai ficar ridículo! :osigh:

Mas dei uma pesquisada, e aí vão as dicas, então:

Um era um escravo que viveu na Grécia há uns 3000 anos. Tornou-se famoso pelas suas pequenas histórias de animais, cada uma delas com um sentido e um ensinamento, e que mostram como proceder com inteligência. O seus animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens.

O outro é natural de Chateau- Thierry, na região francesa da Champagne, onde
veio ao mundo no ano de 1621.
É autor de uma vasta obra, como contos, poemas, máximas e pensamentos, mas ficou celebremente conhecido pelas suas fábulas. Essas histórias atravessa-
ram os séculos e continuam em voga. Estão na boca do povo e muitas pessoas as repetem sem dar-se conta da sua origem. Quem não conhece a fábula da "Raposa e das Uvas", do "Lobo e do Cordeiro", e muitas outras tão famosas quanto estas que circulam por todo o mundo?

Bom... quanto à fábula, a boneca quis linchá-la porque não gostou da lição de moral que ela traz...
 
O Livro de Monteiro Lobato chamado Fábulas, que é de 1922, eu acho, tem em maioria fábulas de Esopo e La Fontaine... :mrgreen:

né?
 
Eram três perguntas, uma eu respondi quando dei as dicas... Então são duas perguntas, Caio... mas tudo bem, postei esse desafio a tanto tempo que vou considerar que você acertou, pra brincadeira continuar! :wink:
 
bem, eu só não quis repetir oq vc já tinha dito, vc tinha respondido na dica msm ;P

Aproveitando o imbalo da conversa com a Litzhel

Qual é o Poema inaugural da carreira de Carlos Drummond de Andrade? E em qual obra, de que ano, foi publicado?

Quem achar que tá muito facil pode responder também qual é o livro dele em que há maior quantidade de poemas com conteúdo notadamente político... :wink:


aiai, adoro Drummond :mrgreen:
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo