• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafio Literário 2016

Bartleby

fossore
O Yuri do Livrada lançou o seu desafio desse ano e achei bacana. Quero participar :3

As categorias de livros são:
1- Um prêmio Nobel
2- Um livro russo
3- um cânone da literatura ocidental
4- uma novela
5- Um livro que você não sabe por que tem
6- Um autor do seu estado
7- Um livro publicado por uma editora independente
8- Uma ficção histórica
9- Um livro maluco
10- Um livro que todo mundo já leu menos você
11- Um autor elogiado por um escritor de quem você gosta
12- Um livro bobo
13- Um romance de formação
14- Um livro esgotado
15- As aventuras do bom soldado Svejk

E no video e no site tem mais infos

 
Quero participar
Também quero. Anima aí. Aproveita o desafio para ler mais livros em 2016.
Escolhi alguns livros que eu tenho para o desafio. Não to pensando em comprar nenhum livro no momento, então vou ler os que tenho.
1- Um prêmio Nobel - O escolhido foi Faulkner. Vamos de Luz em Agosto.
2- Um livro russo - Então, to pensando em ler os três volumes de contos do Tolstói. Ou Guerra e Paz. Mas se eu achar que vai ficar muito pesado, escolho outro menor.
3- um cânone da literatura ocidental - Vai ser Iliada ou Eneida
8- Uma ficção histórica - To pensando se A Morte de Virgilio entra aqui,
11- Um autor elogiado por um escritor de quem você gosta - Acho que vai ser Borges. Por estar na estante há tempos e por ser mais curto.
13- Um romance de formação - David Copperfield, foi a primeira opção que passou pela cabeça. Hora de ler
14- Um livro esgotado - O Leilão do Lote 49 do Pynchon
15- As aventuras do bom soldado Svejk - Já está no e-reader.

O resto eu escolho depois. No momento eu to mais preocupado com a segunda fase do vestibular. Espero conseguir ler todos. Esse que o Yuri indicou parece interessante também.
 
Achei umas categorias meio estranhas, o que é um "livro bobo" ou um "livro maluco"?
E "romance de formação"? :think:
 
Achei umas categorias meio estranhas, o que é um "livro bobo" ou um "livro maluco"?
E "romance de formação"? :think:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bildungsroman
Bildungsroman
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em crítica literária, Bildungsroman (pronúncia ˈbɪldʊŋs.ʁoˌmaːn; em alemão: 'romance de formação') designa o tipo de romance em que é exposto, de forma pormenorizada, o processo de desenvolvimento físico, moral, psicológico, estético, social ou político de um personagem, geralmente desde a sua infância ou adolescência até um estado de maior maturidade. [1]

Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister (Wilhelm Meisters Lehrjahre no título original em alemão) é um romance do escritor Johann Wolfgang von Goethe considerado o marco inicial do Bildungsroman.
 
Achei umas categorias meio estranhas, o que é um "livro bobo" ou um "livro maluco"?
E "romance de formação"? :think:
No vídeo ele explicou melhor essas categorias mais abstratas. (Se bem que achei ainda meio confusa a decrição do livro bobo :think:)
 
:rofl:
Eu acho ele engraçado :p

Vendo de novo aqui, acho que a ideia é ir por conceitos bem pessoais, e nesse Livro bobo ele citou tbm guilty pleasures (acho que seria melhor se a categoria tivesse esse nome). Sei lá, talvez seja algum livro que vc saiba (ou sinta) que não deveria ler (que deveria estar lendo algo mais ~importante~ ou enriquecedor), mas que vc lê e gosta assim mesmo...
 
Resolvi seguir esse desafio. Minha lista:

1- Um prêmio Nobel – Um, Nenhum e Cem Mil, de Luigi Pirandello
2- Um livro russo – Rúdin, de Ivan Turgueniev
3- um cânone da literatura ocidental – Odisseia, de Homero
4- uma novela – Ninguém Escreve ao Coronel, de Gabriel García Márquez
5- Um livro que você não sabe por que tem – Educação Siberiana, de Nicolai Lilin
6- Um autor do seu estado (RJ) – Leite Derramado, de Chico Buarque
7- Um livro publicado por uma editora independente – Stoner, de John Williams
8- Uma ficção histórica – Musashi, de Eiji Yoshikawa
9- Um livro maluco – Cosmos, de Witold Gombrowicz
10- Um livro que todo mundo já leu menos você – Lolita, de Vladimir Nabokov
11- Um autor elogiado por um escritor de quem você gosta – O Lobo da Estepe, de Herman Hesse (livro que marcou a juventude de Clarice Lispector, de quem sou fã incondicional)
12- Um livro bobo – O Circo da Noite, de Erin Morgenstern (era, na minha estante, o que eu mais pensei que se encaixaria aqui)
13- Um romance de formação – Menino de Lugar Nenhum, de David Mitchell
14- Um livro esgotado – Stiller, de Max Frisch (da editora Siciliano)
15- As aventuras do bom soldado Svejk (Ainda vou comprar).
DSCN3413 (2).jpg
 
Última edição:
Hahahah, seus :coxinha:.
Acho que era o Gagarin na tatuagem, não tenho certeza.

Desafio meia-boca, já foi mais instigante. Categoria de livro bobo e livro maluco é meio zuado, né.
 
mais um desafio, este é do book riot:

A book written by someone when they were under the age of 25

A book written by someone when they were over the age of 65

A collection of short stories (either by one person or an anthology by many people)

A book published by an indie press

A book by or about someone that identifies as LGBTQ

A book by a person whose gender is different from your own

A book that takes place in Asia

A book by an author from Africa

A book that is by or about someone from an indigenous culture (Native Americans,Aboriginals, etc.)

A microhistory

A YA novel

A sci-fi novel

A romance novel

A National Book Award, Man Booker Prize or Pulitzer Prize winner from the last decade

A book that is a retelling of a classic story (fairytale, Shakespearian play, classic novel, etc.)

An audiobook

A collection of poetry

A book that someone else has recommended to you

A book that was originally published in another language

A graphic novel, a graphic memoir or a collection of comics of any kind (Hi, have you metPanels?)

A book that you would consider a guilty pleasure (Read, and then realize that good entertainment is nothing to feel guilty over)

A book published before 1850

A book published this year

A self-improvement book (can be traditionally or non-traditionally considered “self-improvement”)
 
mais um desafio, este é do book riot:

A book written by someone when they were under the age of 25

A book written by someone when they were over the age of 65

A collection of short stories (either by one person or an anthology by many people)

A book published by an indie press

A book by or about someone that identifies as LGBTQ

A book by a person whose gender is different from your own

A book that takes place in Asia

A book by an author from Africa

A book that is by or about someone from an indigenous culture (Native Americans,Aboriginals, etc.)

A microhistory

A YA novel

A sci-fi novel

A romance novel

A National Book Award, Man Booker Prize or Pulitzer Prize winner from the last decade

A book that is a retelling of a classic story (fairytale, Shakespearian play, classic novel, etc.)

An audiobook

A collection of poetry

A book that someone else has recommended to you

A book that was originally published in another language

A graphic novel, a graphic memoir or a collection of comics of any kind (Hi, have you metPanels?)

A book that you would consider a guilty pleasure (Read, and then realize that good entertainment is nothing to feel guilty over)

A book published before 1850

A book published this year

A self-improvement book (can be traditionally or non-traditionally considered “self-improvement”)

Esse desafio é mais completo e diversificado, mas o problema maior pra mim é não poder ser feito inteiro com livros que já tenho e em português, já que a maioria deles é bem específica.

Acho complicado, por exemplo, conseguir um livro publicado este ano e outras particularidades propostas.

Vou tentar cumprir esse desafio que o Gabriel postou com algumas alterações, porque quero fazer isso com livros que eu já tenho em casa ou que eu possa emprestar em biblioteca.
Depois posto aqui minha lista. =]
 
Você não gosta ou consegue ouvir um?

não gosto porque não consigo hahahaha. já tentei mas não dá. meu limiar de atenção (acabei de aprender a palavra em português para attention span :lol: ) é uma piada. acho que é por isso que eu não me dou bem com podcasts.
 
Ainda estou em vias de fazer um teste pra valer com audiolivro.
Tentei ouvir alguns gratuitos, em inglês, mas achei que as pessoas narravam muito rápido e de forma mecanica.
Comprei um mais profissional (do Machado de Assis) mas ainda não transferi ele pro celular (pura preguiça) pra começar a ouvir. =/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo