• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Carta 210

Christopher não se envolveu por ser sempre contra a feitura dos filmes

Mas que graças ao filme o filho do grande genio tah ganhando um dinheiro danado tá hein??? Nunca se vendeu tantos livros em toda a história...

O anão foi até aceitavél Olwe...mas acho que tolkien escreveria algo do tipo:
" Caro diretor PJ, por que não pos também um nariz de palhaço em Gimli para esclarecer melhor o seu papél nesse filme??"

hauhua
 
A Rowling com certeza garantiu sua visão, mas matou o filme. Prefiro os Tolkien quietinhos, melhor excesso de liberdade que falta.
 
Z cortou o fim do livro, inclusive a morte exata de Saruman. Nesse caso eu não posso ver nenhuma razão boa para fazê-lo morrer em Orthanc.

Hehe...se o PJ matar o Saruman em Orthanc na roda de espinhos, não seria do agrado do Professor.
 
depois que falaram q o PJ vai mudar o final o terceiro livro e que o sauron tomará forma humana e o aragorn vai dar umas espadadas nele.... acho q tolkien iria processar o diretor......ehueheuheuheueh
 
Pena que não poderia porque a New Line detém os direitos para fazer o filme como quiser...mas o Tolkien daria uma bronca no PJ.
 
Acho que nenum de nos cometeriamos certas barbaridades de Z. O Velho Tolkien ta mais do q no direito dele de defender sua obra, e acho que Cristopher devia fazer o mesmo.
 
Pequeno_Hooligan disse:
O professor chutou o pau da barracaEle praticamente humilhou os produores do desenho... :twisted:

Eu achei até que ia ser pior...

(Depois que o Frodo foi pra Osgiliath, eu não me surpreenderia de ver o sauron pegando o anel de volta e dominando arda...)mas em fim... Atenha-mo-nos a carta (bonitu isso neh?)

Logo que acabei de ler o sda, um pouco antes do filme chegar as telas, eu imaginei que ele(tolkien) seria muito duro em seus comentarios a respeito de alterações.

Mas conforme eu fui conhecendo um pouco mais da maneira dele de pensar fui vendo que não era assim...Ele é até bem flexível a cortes desde que se corte elementos que não sejam estruturais e fundamentias para a ambientação da historia....

Esse tal de Z se esqueceu completamente do espirito do livro, e creio q ele nao deve ter lido o livro com olhos de leitor (e nada mais) pois se o tivesse provavelmente não seria capaz de propor esses absurdos....

Acho q se tolkien tivesse vivo e visse frodo em osgiliath ele morria denovo.... hahha não canso de pensar nisso....
 
Eu acho quem com o PJ tudo é possivel!!!!
Sei lá se esse Z não era o codinome do PJ hehehehehe pq ele tem ums ideias bem parecida com as do nosso querido diretor. :wink: hauahuhauhauhauahuah

Ei.. Será que alguem tem o e-mail do PJ, para mandarmos essa carta pra ele ou para a New Line.

Surtiria efeito!!!!!! :lol:
 
Isso na verdade é um flood, mas eu só queria dar um "up" nesse tópico pra galera não perder.

Seria interessante incrusívio se ele fosse mandado como merge para o Filmes, talvez??

:beer:
 
Cara, ao invés de sempre criticarmos o pj devíamos elogia-lo, por não ter feito um filme desses...


8-)
 
Z queria fazer um filme infantil, dando um tratamento mais do que simplista a história, o que deixou Tolkien irritado. Ainda bem não foi filmado. Apesar de eu achar que um escritor deve se conter diante de um roteiro, acho pelo menos o autor tem o direito de reclamar quando ve descaso.

Com relação a PJ, acho que tem coisas que o Tolkien entederia outras nem tanto. Será que PJ já leu essa carta?
 
Tá aí uma coisa que não concordo.

Deturpação nenhuma da obra foi feita. Isso é um fato que os mais ávidos insistem em discordar, sem no entanto contra-argumentarem.

E desrespeito é ainda mais forte. Porque as mídias televisivas e cinematográficas não dão o espaço detalhado que a literatura dá.

E é forte, porque a intenção era justamente a contrária. Divulgar um pouco do trabalho dele em imagens.

O fato de não ter tido pleno sucesso em vários pontos não o classifica de forma alguma como desrespeito. Porque o que valeu foi a intenção. Muitos fãs esquecem totalmente disso ao julgarem. Aliás, nem levam em conta que a divulgação foi o maior fruto desses esforços.

Em tempo, é normal se apegar à história que você engendrou. Mas sempre é bom lembrar que a obra só é alterada e deturpada se a obra for alterada e deturpada.

Isso parece simplista? Pois é, porque é simples assim.
 
Vendo o que este cidadão iria fazer com a obra, vejo que PJ é mais fiél do que Nerd marido de modelo.
Tolkien mostra uma grande sensatez ao distinguir a obra de uma empreitada cinematográfica. Acho que PJ leu esta carta sim, e suas mudanças não deturparam de forma alguma a essencia do livro.
 
Não, Fox. A intenção nunca foi divulga nada. A intenção sempre foi ganhar dinheiro. E eu não vejo problema nisso, até aí não. Até porque os direitos do filme foram vendidos e Tolkien ganhou um bom dinheiro com isso também.

O ponto é: o PJ se propôs e filmar o SdA e respeitar o espírito da obra. Ele apareceu em documentário lendo o livro e dizendo que sempre recorria a ele quando estava em "dúvidas".
Os filmes tiveram muitas coisas boas? Sim. Quem reclamar do Condado é um bobão.

Mas onde é que elfos em Helm têm a ver com o espírito da obra? Ou o PJ mentiu ou então não entendeu o livro. Ou então achou que ia ficar "legal".
 
Uma coisa é adaptação outra é se basear em uma obra para criar outra. PJ gravitou entre os dois. No SdA:SdA foi mais pro lado da primeira e no ADT mais pra segunda. Muitas vezes filmes baseados em histórias escritas mudam os nomes deixando claro que não se amarrou ao original. Minority Report é um exemplo. Alguns preferem manter o nome mas não se preocupam em deixar qualquer coisa inalterada. Pra comparar como é diferente os dois estilos (adaptação e inspiração) é só compararar dois filmes e as obras que os nomeiam. Por exemplo ''Harry Potter'' e ''O último dos moicanos". O primeiro é absolutamente fiel ao livro, já o segundo só lembra levemente o livro.
Quando o PJ condensa o roteiro e retira partes como o Tom Bombadil ele está adaptando. Quando ele inventa coisas alheias ao livro (como elfos em helm) ele está apenas baseando o seu filme no livro. Ele deveria por no começo: Livremente inspirado na obra "O Senhor dos Anéis" e não manter o nome até dos volumes.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Olwë disse:
Tolkien era exigente com relação à sua obra. Não entendo por que Christopher não aceitou se envolver no projeto do filme como Rowling fez em relação ao Harry Potter...

Christopher não se envolveu por ser sempre contra a feitura dos filmes.

Talvez porque, no fundo, sabia que (tecnicamente e financeiramente) teria que fazer concessões e aceitar a opinião dos produtores. Seria como Gandalf aceitar o Um anel. Muito arriscado.

Sobre a carta... tudo o que podia ser dito o professor disse. E eu acho que ele NÃO GOSTARIA DO FILME; tanto o SDA quanto AdT. No livro, um dos principais itens que desagradou Tolkien foi o tempo: o livro é curto demais. Imagine as partes que cortaram e inventaram no filme!! Eu sou purista sim, não adianta querer gravar Jesus Cristo passeando de Harley Davidson, ou vc acata a obra como ela é ou filma outra coisa. Pra que reescrever uma obra finalizada?

P.S. Me lembro agora de um fato semelhante ocorrido com o livro " A MÁQUINA DO TEMPO": No livro, a ação se passa em Londres, no filme, a primeira coisa que fizeram foi inventar uma mudança do personagem pra NY, resultado: matou a história. e o filme, por essa e outras é h o r r í v e l. VIVA TOLKIEN!!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo