• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Status
Fechado para novas mensagens.
Sobre o leite condensado e demais guloseimas, parece que a maioria era destinado a escolas, institutos e universidades federais, para serem utilizados em bandeijões e nas comida das creança.
 
Não querendo defender o biroliro, MAS

Essa grana é referente a todo gasto do governo federal, não do gabinete. Aí entra forças armadas, por exemplo, todos os ministérios, são quase 1 milhão de servidores. É um aumento em relação a 2019, é um gasto excessivo em tempo de crise, mas não é o MOÇAGATE que tão pintando.
E soldado lá tem que comer Leite Moça?
 
Não querendo defender o biroliro, MAS

Essa grana é referente a todo gasto do governo federal, não do gabinete. Aí entra forças armadas, por exemplo, todos os ministérios, são quase 1 milhão de servidores. É um aumento em relação a 2019, é um gasto excessivo em tempo de crise, mas não é o MOÇAGATE que tão pintando.

Este gasto de forma alguma pode ser diluído dessa forma, pq vc assume erroneamente que todos esses 1 milhão (que são menos) comem as custas do estado, se beneficiam dessa compra aí. E isso simplesmente não é verdade.

A grande maioria das universidades, instituições, e órgãos gerais do governo ou dão vale alimentação, ou contratam um serviço de alimentação dos servidores. Ou seja: a situação fica pior ainda se vc diluir esses 1,8 bi pra todos os servidores, pq isso significaria duplicidade de gasto do estado.

Isso tem uma parcela q vai pra bandejão de universidade? Deve ter sim, mas os gastos em vinhos, p.ex., são pra poucos que estão nas castas altas dos ministérios e do Planalto sim.

Além disso, em 2020 estavam a grande maioria dos servidores em home-office, sem aulas nas faculdades e institutos federais. Como se justifica esse gasto? Pior: como se justifica esse aumento no gasto em relação a 2019?
 
Este gasto de forma alguma pode ser diluído dessa forma, pq vc assume erroneamente que todos esses 1 milhão (que são menos) comem as custas do estado, se beneficiam dessa compra aí. E isso simplesmente não é verdade.

A grande maioria das universidades, instituições, e órgãos gerais do governo ou dão vale alimentação, ou contratam um serviço de alimentação dos servidores. Ou seja: a situação fica pior ainda se vc diluir esses 1,8 bi pra todos os servidores, pq isso significaria duplicidade de gasto do estado.

Isso tem uma parcela q vai pra bandejão de universidade? Deve ter sim, mas os gastos em vinhos, p.ex., são pra poucos que estão nas castas altas dos ministérios e do Planalto sim.

Além disso, em 2020 estavam a grande maioria dos servidores em home-office, sem aulas nas faculdades e institutos federais. Como se justifica esse gasto? Pior: como se justifica esse aumento no gasto em relação a 2019?
Só de efetivo militar são 360mil pessoas.

E na matéria completa do Metropoles tem tudo mais detalhado: https://www.metropoles.com/brasil/m...ho-do-governo-federal-tem-de-sagu-a-chicletes

De novo: É um gasto excessivo para um ano de crise financeira, 20% a mais que o ano anterior, mas tá longe de ser algo fora do normal para o Estado brasileiro.
 
Só de efetivo militar são 360mil pessoas.

E na matéria completa do Metropoles tem tudo mais detalhado: https://www.metropoles.com/brasil/m...ho-do-governo-federal-tem-de-sagu-a-chicletes

De novo: É um gasto excessivo para um ano de crise financeira, 20% a mais que o ano anterior, mas tá longe de ser algo fora do normal para o Estado brasileiro.
Que se retire o efetivo militar da conta. Ok, os soldados precisam comer. Sem problema.
Retiramos então 632 milhōes dos 1,8 bilhão e ficamos com cerca de 1,2 bilhão ainda.
Retiramos 370 mil dos “1 milhão” de servidores, ainda ficamos con 630 mil.
.......
A conta continua absurda!!! E MTO. Falo novamente: a grande maioria dos servidores NÃO recebe alimentação dessa forma aí. Ou recebe vale alimentação, ou, em RAROS casos, há um refeitório em q se contrata uma empresa terceirizada para prestar serviço. Nos dois casos, a conta não entra nesses gastos específicos aí. A rubrica, a dotação é outra.

Além disso, temos sim que questionar pq diabos o governo compra 2 milhões de reais em chicletes. Isso não é alimento!!

Temos q questionar tb pq o Ministério da Defesa gasta 2,5 milhões em vinhos. Os oficiais fazem o q com isso?? Pq eu duvido q soldado beba vinho!!! E eu não quero ver os oficiais comandando as tropas alcoolizados! ( apesar de que isso pode justificar as ações erráticas do Eduardo no Ministério da Saúde :think: )

E não, não acho q seja lavagem de dinheiro. Acho q é improbidade administrativa msm. Mau uso de dinheiro público!
 
O mais razoável é fazer uma comparação com outros anos, outros governos, tanto quantitativa (valor total) quanto qualitativa (itens claramente supérfluos). É importante, sim, reparar que corresponde ao montante do Executivo Federal inteiro, ou seja, inclui os gastos da Administração Indireta, então não pode ser atribuído somente ao governo; mas os gastos dos ministérios entram na conta do governo, sim. E se a conclusão for que a diferença não foi tão grande, a crítica continua válida. Não era o candidato que ia acabar com tudo isso daí?
 
@Snaga já notou como essa narrativa bolsonarista é parecida com a dos negacionistas das páginas de Astronomia que a gente segue? Homem não pisou na Lua etc.
Eu prometi que ia ler esse tópico todo e ainda vou. Só preciso de tempo. Porque é exatamente isso que sei que vou encontrar: negaconismo.

Existe um misto de desconhecimento (não gosto de chamar de ignorância, as pessoas se ofendem), preguiça (ou comodidade) e paixão.

Por desconhecerem determinado assunto, as pessoas acabam indo pelo caminho mais fácil do raciocínio: a dúvida (o que é natural).
Se eu desconheço noções básicas de política, sociologia, antropologia, história e comunicação, é fácil duvidar sobre licitude ou ilicitude de determinada ação de determinado sujeito que tenha um cargo governamental.

(O mesmo vale para astronomia, exploração especial e ciência como um todo. No caso de exploração espacial, nem é preciso conhecer sobre ciência, basta saber história.)

"Mas, Snaga, você tá querendo demais. Nem 10% da população tem acesso a esses conhecimentos".
Não, e nem é necessário ter conhecimento acadêmico - o que é óbvio. Ter disposição para ouvir os muitos lados da história (lendo notícias que vão na contra-mão umas das outras) já é suficiente. Varie suas fontes de informação, tenha coragem de ler aquilo que você discorda - mas com a mente aberta!

Mas aí entramos na outra parte: preguiça.

As pessoas começam na dúvida (repito: o que é muito natural) e deveriam sanar essa dúvida. Mas a preguiça de buscar informação sobre o assunto às mantém estagnada na dúvida.

Há 10 anos poder-se-ia culpar a dificuldade em conseguir informação, mas hoje? Quem expõe sua dúvida na internet está usando o mesmo aparelho que poderia saná-la, mas não o faz por preguiça.

Aí entra outra questão, pois a preguiça é sempre tentar conseguir algo de forma mais fácil. Se eu desconheço algo e duvido deste algo, a primeira explicação me basta. E muitas vezes essa explicação é simples e fácil de absorver, o que combina com a preguiça do sujeito. Seja o fato de dizer que o módulo lunar parece uma sucata e portanto seria impossível levantar vôo (o que, num primeiro olhar, é extremamente coerente, afinal parece mesmo uma sucata), ou seja pelo fato de dizer "mas ele não pode fazer nada porque o STF barrou todos os poderes dele e deu para os governadores" (o que também é coerente num primeiro olhar, afinal o STF realmente apontou na constituição onde diz que determinadas ações não cabem ao GF).

Por preguiça, o sujeito não se aprofunda na explicação. É-lhe conveniente.

E aí entra a paixão, que é algo tão natural quanto a dúvida. Todos nós temos nosso nível de paixão. Uns mais, outros menos.
E aqui eu posso resumir o raciocínio com uma única frase: "foda-se se estou errado. Vou defender minha opinião porque não vou abaixar a cabeça pra ninguém que pensa diferente porque não quero mostrar pra ninguém que estou errado."

Eu chamo isso de paixão, vocês chamem do que quiserem. :dente:
 
@Fëanor ainda publica por aqui? Ele fez um comentário bem interessante sobre o caso do Leite Condensado lá no Facebook. Se ele não estiver mais por aquibpra comentar por isso, irei plagiá-lo. Mas é um raciocínio interessante.
 
@Fëanor ainda publica por aqui? Ele fez um comentário bem interessante sobre o caso do Leite Condensado lá no Facebook. Se ele não estiver mais por aquibpra comentar por isso, irei plagiá-lo. Mas é um raciocínio interessante.
Quase nunca mas eu costumo ser o bot que traz os posts dele pra cá. Hoje foi o Neithan.
 
2021-01-27 at 15.25.49.jpeg

Esse lugar aí já recebeu 1 milhão em recursos do Governo Federal, entre serviços e materiais à Universidade do Paraná, ao Estado e aos Comandos das Forças Armadas. Tão investindo a grana na casa da praia ou o que?

Quem não acredita, pode ver por si mesmo. Os dados estão lá no Portal Transparência:


Dei uma olhada rápida e a primeira coisa que vi foi a Universidade do Paraná comprando pão francês a 89,40 reais o kg.

2021-01-27 at 15.48.56.jpeg

E aí, qual é a desculpa da vez?
Já posso chamar de mau caráter quem tá defendendo isso (sim, tem gente tentando passar pano) ou ainda não?
 
@Fëanor ainda publica por aqui? Ele fez um comentário bem interessante sobre o caso do Leite Condensado lá no Facebook. Se ele não estiver mais por aquibpra comentar por isso, irei plagiá-lo. Mas é um raciocínio interessante.

Eu posto aqui seguindo uma distribuição de Poisson com n -> c (com c >> 1) e p -> 0.

Exceto quando me invocam, aí p aumenta consideravelmente. :mrgreen:

Já que os bots não trouxeram minhas últimas publicações aqui, vou fazê-lo manualmente mesmo.

Primeiramente, a postagem à qual o ilustre amigo Snaga se refere:


Em seguida, outra consideração que fiz da coisa toda, fazendo a conexão com um trabalho investigativo que um usuário do twitter fez:


Por fim, para descontrair:



Quase nunca mas eu costumo ser o bot que traz os posts dele pra cá. Hoje foi o Neithan.
Bot errático, tá complicado configurar direito.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo