• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Status
Fechado para novas mensagens.
Deixa eu ver se entendi. Lá na China quem é rico é graças ao capitalismo, quem é pobre é graças ao comunismo/socialismo? É isso? Ah tah.

Ufa, que bom que vivemos num país capitalista que, assim como todos os outros países capitalistas do mundo, não há desigualdade social.
 
Graças ao capitalismo e a inovação hoje a humanidade vive muitoooo melhor do que anos atrás.
Não é sobre desigualdade e sim sobre geração de riqueza.
 
Concordo. Mas sua tese de dois regimes convivendo na China, um responsável por tudo de bom e outro por tudo de ruim não faz o menor sentido. :lol:
O que é ruim na China é o autoritarismo como você mesmo disse, fruto do socialismo do PCCh antes da abertura.

Para eles hoje esse duo socialismo-capitalismo é ótimo, só é ruim para a concorrência do resto do mundo! Deram "liberdade" de produção e inovação aos empresários chineses, "liberdade" de precificar e vender para quem eles quiserem e etc. Mas continuam controlando negócios chaves e interferem no que bem entender. Depois escutem ao podcast sobre a China que indiquei, é top!

Um iPhone é exemplo da geração de riqueza, pagasse 100x mais em um produto do que do valor de produção e o dinheiro gira por muitas pessoas
 
No fim os líderes vão ficar bilionários e a maior parte da população empobrecida, somente a elite sobressai.

A China é capitalista para o que convém, quase tudo é produzido por lá e vendido, sem distribuição social, parte da população vem enriquecendo pelo trabalho e não pelo estado social. Wake up
Repito, não sabe diferenciar entre Socialismo e Comunismo (se fosse assim a Alemanha de Hitler seria socialista, só por causa do nome do partido), de ditadura e democracia, sem contar que há grande diferenças entre o que esta no papel (utopia) do que é feito na pratica,
Você continua não entendo a diferença entre economia, politica, cultura, e etc. por isso as usa como melhor lhe convém, não é.
 
Eu acho que daqui a pouco já vale um tópico sobre Impeachment do Bolsonaro. Eu diria que a movimentação da ideia para tal está crescendo. Ontem já tivemos algumas passeatas de carros pelo centro de São Paulo.
 
Adorei a ideia de um tópico para o impeachment (mesmo que ele não aconteça), porque quero que a gente arrume uma enquete bem cretina para colocar lá. Algo do tipo:

Bolsonaro vai sofrer impeachment?

Sim, com a bênção de São Marx.
Não, chora mais, petralhas.
Durante o segundo mandato, talvez, mas a gente não estará vivo para saber.
Google: você quis dizer E O LULA, E O PT?
Voto com a Ema.
Só se eu não virar jacaré.

Etc.
 
Alguém ainda acredita que inteligência e renda são proporcionais?
Alguém ainda acredita que a razão sempre fala mais alto que o caráter?

Tem alguns mitos, além do próprio Bolsonaro, que demoraram muito pra cair.
 
Não é implausível que haja, na média, uma relação monótona (≠ proporcionalidade) entre inteligência e renda, porque inteligência tem uma parte ambiental, na qual, em média, os ricos estão mais bem servidos.... Seja como for, nem estava pensando em termos de inteligência (e muito menos de caráter, wtf?), há outros aspectos como educação formal, alfabetização científica, acesso à informação, etc. Há correlações diversas entre esses fatores, que podem levar a relações causais não-triviais. É um assunto complexo, quem tá afim de caçar mitos deveria explorá-lo, ao invés de desmentir frases simplistas ditas por ninguém... Isso sem falar de fatos da cena política, como a rejeição maior ao governo Bolsonaro ser ainda entre ricos, isso em jan/2021.[1][2][3]
 
Última edição:
Existe sim uma diferença na educação formal de quem tem o mínimo de condição de acesso em relação a quem não tem nenhuma (o que é a maioria o Brasil). A desigualdade social refletindo na desigualdade educacional é enorme no Brasil.
Mas passando esse mínimo, a diferença muda muito pouco. Pouco importa se a pessoa ganha 2 salários mínimos ou 10. Muda perfumaria, basicamente.

A elite brasileira, mesmo destacando a ponta da pirâmide, tem uma educação muito pior que na maioria do mundo.

Dando aula em universidade isso fica muito claro. Turma de alunos cotistas de escola pública têm alunos muito bons e alunos muito ruins, do mesmo jeito que acontece com as turmas de alunos não cotistas.
A quantidade de informação que eles tiveram acesso pode até mudar, mas a maneira que eles pensam sobre ela não. E informação é fácil de ter hoje em dia se você já passou desse limite mínimo de acesso.

Aí que entra o caráter. A informação taí pra quem quiser ver (de quem já passou o limite de acesso), o governo sabia que ia acabar o oxigênio no amazonas e preferiu ignorar o problema e continuar pregando o uso de tratamento preventivo. Ganhar 10 salários mínimos não faz você entender isso melhor. Mas a falta de caráter, independente da sua classe social, faz você ignorar essa informação, ignorar a tragédia, ignorar as mortes pelas quais o governo é diretamente responsável, e continuar achando o presidente o máximo. Isso não depende do preço da escola que você frequentou. Isso é caráter.

Claro, quem tá se fodendo pra conseguir juntar 400 reais no fim do mês, o que é a maioria da população, tem grande probabilidade de não ter tempo pra pensar em mais nada além de sobreviver mais um dia.

Pode-se divergir quanto a planos econômicos, reformas, estrutura política, teto de gastos, e o escambau. Isso vai variar da percepção e formação (formal ou não) que cada um tem, e concordo que também varia com classe social, por n motivos.

Agora, aceitar que se ignore o pedido de oxigênio no meio de uma pandemia, não dá né.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo