• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Correto. No caso se o Lula for julgado pelo STF fica sem a possibilidade dos recursos caso seja condenado. Moro julgando seria inédito, mas tem a questão de recorrer outras esferas judiciário em caso de condenação. A oposição e grande mídia vão alegar manobra etc. Não sei se do ponto de vista jurídico isso seja vantajoso para o Lula.
Maaais ou menos. Recentemente, o STF mudou o entendimento: ministros, senadores etc não são mais julgados diretamente pelo Pleno do STF, mas sim por uma das turmas, por sorteio. Assim, Lula teria direito a recurso sim, ao Pleno.
 
Só eu acho o maior absurdo alguém não ter direito a recurso? :think:
 
"Eu gosto de Curitiba", "podiam ter me convidado pra prestar depoimento", diz Lula. E causa risadas.
Antes tarde do que nunca, você não acredita nisso, chamaram ele pra depor 2 vezes e ele fugiu.
Depois fez cena e mandou a CUT aparecer lá e queria ser algemado.
Por favor, não acreditem no Lula, não sejam ingênuos.
 
Antes tarde do que nunca, você não acredita nisso, chamaram ele pra depor 2 vezes e ele fugiu.
Era só ele/Moro ter feito a coisa certa sem atropelos. Qual o problema de o Lula depor? Nenhum: desde que feita seguindo os critérios da justiça e não aquele circo midiático. A repercussão não foi boa, né. Olha aí:
Deu no El País Brasil:
OPINIÃO

DAVID ALANDETE
19 MAR 2016 - 19:25 BRT

Juízes justiceiros que sonham com Watergate

Qual Justiça decidirá sobre Lula: a que presume a inocência de todos acusados ou a que atende apenas à indignação nas ruas?

Há pouco de épico na tentativa de retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Governo do Brasil. Sua posse como ministro foi apressada e incômoda, como se a história se repetisse como trâmite burocrático. Sensações reduzidas pelo fato de que, neste momento, quem pisa nos calos de Lula sejam os juízes e não (aparentemente) adversários políticos.

A Justiça decidirá quanto há de verdade nas acusações de enriquecimento ilícito que pendem sobre Lula. A questão é qual Justiça decidirá: a que presume a inocência de todos os acusados ou a que atende apenas à indignação política nas ruas.
herói das manifestações numerosas contra o Partido dos Trabalhadores é o juiz federal Sergio Moro, que comanda as investigações de desvio de dinheiro da petroleira estatal. Este, convencido pelo papel que lhe foi designado pela história, cita em seus autos o caso Watergate, paradigma de abuso de poder e queda de um presidente. Efetivamente, Moro recorreu às proporções desse grande escândalo para justificar a gravação e a filtração de uma conversa telefônica em que a presidenta Rousseff comunicava a Lula que havia enviado o termo de posse de ministro. "Use-o apenas em caso de necessidade", disse. Se assinasse o documento, como fez na quinta-feira, Lula receberia foro privilegiado e apenas o Supremo poderia julgá-lo. Vendo Lula escapar pelos seus dedos, o magistrado parecia lançar uma mensagem desesperada: façamos história, que caiam.

Ao seu resgate, veio outro juiz federal, Itagiba Catta Preta Neto, que se apressou a ordenar a anulação da nomeação de Lula porque "a ostentação e exercício do cargo poderia tornar-se uma intervenção indevida e odiosa na atividade policial do Ministério Público". Uma apelação curiosa, vinda desse magistrado.

Mais de um ano atrás, antes da eleições que Rousseff ganhou novamente, o mesmo recomendava: "Ajude a derrubar Dilma e volte a viajar para Miami e Orlando. Se ela cair, o dólar também cairá". "Fora Dilma", escreveu, ao lado de uma selfie, em uma manifestação. E recentemente, proclamou em seu Facebook: "Lula pode ser ministro da Justiça. Estamos perdidos".

Assim acaba a independência judicial. Apesar de as fronteiras entre o ativismo política e a Justiça serem tão difusas quanto no caso de Lula, outro magistrado,esse do Supremo, decidiu, na sexta-feira, suspender sua nomeação como medida cautelar.

Moro, portanto, pode continuar indo atrás de Lula. É o seu papel. Quando se viu obrigado a explicar por que filtrou uma conversa privada entre a presidenta e Lula, disse que a "chefe da República não tem privilégio absoluto no sigilo das suas comunicações", como demonstra "o precedente da Suprema Corte norte-americana em EUA v. Nixon, em 1974, um exemplo a ser seguido". Esquece que, no caso de Watergate, quem gravou seus adversários não foi um juiz, mas o próprio presidente, que foi obrigado a renunciar. Não é um mal exemplo para um magistrado, especialmente se ele tiver ambições políticas.
Fonte: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/03/19/opinion/1458424342_316271.html
 
Era só ele/Moro ter feito a coisa certa sem atropelos. Qual o problema de o Lula depor? Nenhum: desde que feita seguindo os critérios da justiça e não aquele circo midiático. A repercussão não foi boa, né. Olha aí:
mas é isso que eu falei, o MP-SP já tinha chamado 2 vezes e ele não foi.
Depois, coincidentemente a Dilma chama ele pra ser ministro, aí vem o NY Times, também pegou mal:

http://politica.estadao.com.br/noti...ra-nomeacao-de-lula-sao-ridiculas,10000022166
 
Moro já é um dos maiores heróis da história do Brasil.

Mas tentar acabar com a corrupção só podia dar nisso. Bate de frente com a Presidência da República, com o STF... O que me deixa mais triste, no entanto, é ver gente do povo não reverenciando o que o Moro vem fazendo. Chegamos num nível de polaridade política, em que todos aqueles que se sentem incomodados com o Juiz Moro são exatamente aqueles que querem que o sistema corrupto perdure no país.

Eu, por exemplo, só faltei soltar foguete quando saiu a decisão de que o Azeredo foi condenado a 30 anos de cadeia. Queria ter visto o @Neithan e o @ricardo campos comemorando essa véspera de prisão do Lulalau... Mas se mostraram, de forma decepcionante, defensores da corrupção. Lamentável.
 
Moro já é um dos maiores heróis da história do Brasil.

Mas tentar acabar com a corrupção só podia dar nisso. Bate de frente com a Presidência da República, com o STF... O que me deixa mais triste, no entanto, é ver gente do povo não reverenciando o que o Moro vem fazendo. Chegamos num nível de polaridade política, em que todos aqueles que se sentem incomodados com o Juiz Moro são exatamente aqueles que querem que o sistema corrupto perdure no país.

Eu, por exemplo, só faltei soltar foguete quando saiu a decisão de que o Azeredo foi condenado a 30 anos de cadeia. Queria ter visto o @Neithan e o @ricardo campos comemorando essa véspera de prisão do Lulalau... Mas se mostraram, de forma decepcionante, defensores da corrupção. Lamentável.

Eu li isso aqui, quer dizer, se for verdade não é só herói informal mais.

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2016/03/juiz-sergio-moro-e-condecorado-pelas.html
 
Nossa. Um dos fails mais épicos que já vi alguém digitar.
Que memória ruim, Thor! Esqueceu disso aqui?
No discurso de posse do novo ministro Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente da república Dilma Rousseff em seu discurso chegou a mencionar que estamos à beira de um Estado de Exceção. Ela criticou duramente a quebra de sigilos dos grampos da Operação Lava-Jato, autorizada pelo juíz Sérgio Moro, disse que respeita o direito da população se manifestar, mas que o que aconteceu ontem foi uma afronta muito grande à Presidência da República.

Só para vocês entenderem o que é Estado de Exceção:

Pensa o que você quiser, Sr. Panos Quentes. Eu ouvi a Chefe do Executivo do meu país dizer claramente que as "investigações, baseadas em grampos ilegais", podem nos deixar à beira do Estado de Exceção. Você interpreta o que quiser. Pra mim é uma ameaça aberta do que vai acontecer se continuarem cutucando a onça com vara curta.
 
Lula é condenado a 9 anos e 6 meses

É, o Moro deu um regaço no Lulinha... Sinuca de bico: obviamente o Lula vai recorrer. Na verdade, o próprio MPF pode recorrer pois o Moro, ao que me consta, não acatou a denúncia na íntegra (não li toda a sentença, mas parece que o Lula foi absolvido de algumas imputações). Seja como for, se ele não recorrer ele vai preso (pena acima de 8 anos, regime fechado).

Só que se ele recorrer e se estrebuchar no TRF, aí ele corre o risco (muito sólido, me parece) de não só ter a pena mantida (ou agravada, se o MPF recorrer e o TRF entender neste sentido), como ainda assim se tornar inelegível. A única maneira disto não ocorrer é se o TRF enrolar demais, o que eu acho que dificilmente ocorre, ainda mais com o Brasil todo cobrando por uma resposta rápida. Se a população souber que o Lula não se tornou inelegível por atraso do TRF... xiiii...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo