• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dicionário Kazar (Milorad Pavi?)

Meia Palavra

Usuário
Em algum ponto entre os séculos VIII e IX os Kazares passaram por uma grande conversão religiosa. A história aceita que esse povo túrquico que estabeleceu um dos maiores impérios da Idade Média- que englobava grande parte do que hoje é Rússia, Cazaquistão e Ucrânia- tenha se convertido ao judaísmo.

O escritor sérvio Milorad Pavi?, porém, preferiu não acatar a versão oficial e escolheu caminhos mais tortuosos. Em seu Dicionário Kazar, ele não conclui a questão, mas narra um pedaço a história desse povo quase mítico- que desapareceu sem deixar vestígios- apesar de nos cazaquistaneses clamarem serem seus descendentes essa é uma afirmação tão comprovável quanto a de que os albaneses são o que restou dos antigos ilírios.

CONTINUE LENDO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
...e você vai fazer a sacanagem de não dizer a diferença entre o livro masculino e o feminino...? Ainda mais em um livro que só se acha em sebos... rs
 
Diferenças (em inglês).

Tenho o Paisagem pintada com chá, dele. Cheguei a começar a ler um ou dois anos atrás, mas não avancei na leitura porque (1) o livro tava bem mofado e irritava absurdamente a minha rinite e (2) não me senti suficientemente atraído. O Paisagem tem palavras cruzadas e outros rococós paraliterários que não me pareceram muito interessantes. Pelo que eu li dele na época, ele parece que escreve com uma proposta de intertextualidade e afins.
 
Eu comecei pelo Dicionário Kazar e gostei bastante, o que me levou até o "Paisagem pintada com Chá". Mas como você, não consegui avançar pela "Paisagem".

A melhor das histórias do Dicionário Kazar (contada em vários verbetes em cada um dos "livros" que compõem o dicionário) foi a dos Caçadores de Sonhos, pessoas capazes de penetrar nos sonhos de outros homens...

Só mais tarde vim a descobrir que estes Kazares realmente existiram e que algumas de suas passagens tinham origem "histórica".

Por exemplo, parece que há uma lenda na qual os Russos (que originalmente seriam vikings), escolheram sua religião chamando emissários cristãos, árabes e judeus (de forma similar a descrita no livro). Mas estou citando de memória e posso estar errado.
 
Zzeugma disse:
...e você vai fazer a sacanagem de não dizer a diferença entre o livro masculino e o feminino...? Ainda mais em um livro que só se acha em sebos... rs

Seria spoiler! hehe Mas o Rodrigo postou :)

E não li mais nada dele ainda. Estou com o Paisagem aqui, mas no original... Vou demorar um pouco ainda pra tomar coragem.
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo