• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tropa de Elite (2007)

Dá uma nota pro filme ou PEDE PRA SAIR que tu é MOLEQUE


  • Total de votantes
    94
Realmente, legendar esse filme deve ser um problema, porque tem muitas narrações, além das falas.

Aliás, eu tava vendo um outro filme brasileiro nessa semana e pensei uma coisa. Muitos filmes brasileiros, de modo geral, têm narrações. De modo geral, tendemos a achar que esse é um recurso que deve ser usado com moderação, para não soar pleonástico - o narrador explica a toda hora o que se passa no filme, como se precisasse. Mas será que esse tipo de forma de contar uma história por filme não está se consolidando como uma característica do cinema brasileiro?
 
Ouvi um dia numa rádio que, pra quem vive essa "rotina" do BOPE, ou algo parecido com isso, achou o filme meio que... engraçado.

Por retratar como realmente a coisa funciona, eles viram a si próprios nas telas. E pelo jeito isso os entreteve, e muito, pois risadas da parte deles não faltaram.

Por isso, tenho um certo respeito pelo filme. Só não gosto é das palavras de baixo calão, mas isso também seria pedir demais. Pois não seria nem realidade, e nem filme nacional. =B


E que os bordões pegaram.... aaah pegaram...
 
Eu gostei do filme. Mas, devido aos comentários de alguns conhecidos que assistiram o filme comigo, acho que tinha que ter um aviso a mais, do tipo:
"Se você entra no cinema pra ver o mundo por lentes cor-de-rosa, pode não gostar do que vai assistir."
 
O problema lá em Berlim foi que a cópia com a legenda em inglês simplesmente sumiu na hora da exibição pra imprensa. Por isso tiveram que improvisar uma tradução simultânea.
 
'Variety' aponta fascismo em 'Tropa de elite'
Crítico da publicação comparou policiais do filme a nazistas da SS.
Longa brasileiro teve sua primeira sessão internacional em Berlim esta manhã.

Mais no G1
 
Tropa de Elite é um filme foda. Para os gringos será menos porque vão perder algumas tiradas, além do efeito de gírias e maneirismos ao falar, muito usados no filme. Mas ainda sim é um grande filme sem necessidade de efeitos especiais complexos.

Sobre a narração, eles poderiam tentar colocá-la em amarelo enquanto as falas em branco, pode ficar corrido e meio confuso em algumas horas, mas ainda acho melhor que colocar alguém falando por cima do Vagner Moura, alías, a voz dele ficou bem legal narrando as cenas.
 
Viva o crítico da Variety, então. É exatamente isso, eu queria que algum no Brasil tivesse tido essa mesma percepção. Como filme pipoca o filme passa, mas sim um efeito alienador, que justifica a violência, não tem nem metade do viés crítico que aparentemente tem, e deposita nos usuários de drogas e culpa da violência urbana.

O filme diverte, mas subverte também, quando aponta a força como instrumento viável para se resolver problemas sociais. O crítico foi muito aguçado quando lembrou que o filme mostra inserções sociais (como a ONG, por exemplo) apenas como uma plataforma eleitoral conivente com o tráfico.

Eu reluto em chamar arte de "fascista", mas se, por um lado, o filme pode de esquivar dizendo que não tem obrigação de fazer crítica social, porque pretende apenas contar uma história, que se diga, também, que aquela história não representa uma verdade, que a polícia não é a salvação de todos os problemas e por aí vai.
 
The joke is on you :g:

Isso mostra claramente que o cinema nacional (ditadura/social) não funciona. Tropa de Elite deveria estar no Oscar.
 
Última edição:
Bem, se o os jurados realmente apreciaram o filme ou é o Padilha que tem fotos comprometedoras deles, o importante é que nosso cinema automaticamente torna-se mais valorizado, o que é bom.

Saca só, Berlim já tinha dado o ursão prum filme brasileiro. A diferença é que Central do Brasil é um filme decente.

Enfim, esses festivais europeus estão todos indo pras cucuias. Aparentemente só Cannes ainda consegue manter uma certa compostura.


Aparentemente os youtubes sentem muito, mas este vídeo não está mais disponível.
 
Última edição por um moderador:
Viva o crítico da Variety, então. É exatamente isso, eu queria que algum no Brasil tivesse tido essa mesma percepção. Como filme pipoca o filme passa, mas sim um efeito alienador, que justifica a violência, não tem nem metade do viés crítico que aparentemente tem, e deposita nos usuários de drogas e culpa da violência urbana.

O filme diverte, mas subverte também, quando aponta a força como instrumento viável para se resolver problemas sociais. O crítico foi muito aguçado quando lembrou que o filme mostra inserções sociais (como a ONG, por exemplo) apenas como uma plataforma eleitoral conivente com o tráfico.

Eu reluto em chamar arte de "fascista", mas se, por um lado, o filme pode de esquivar dizendo que não tem obrigação de fazer crítica social, porque pretende apenas contar uma história, que se diga, também, que aquela história não representa uma verdade, que a polícia não é a salvação de todos os problemas e por aí vai.

E, se perceber bem, o filme mostra um método de combate ao crime que apenas contribui para manter a perenidade do conflito: a estrutura não é em si abalada, o que torna "Tropa de Elite" apenas uma história de mocinhos e vilões. Ou, talvez, anti-heróis e vilões. Alguém pegou o lugar do Baiano.

Mas, afora a falta de crítica social, o filme é sim, divertido.
 
59. É um ótimo filme cheio de problemas.

P.S.: Eu só vi uma vez.

P.P.S.: Ainda é melhor que Tropa de Elite.

Meodeoz, 59. Esse foi o 59º Festival de Berlim. 59 é um Número Primo de Einstein. [toca o comecinho de Lost]

Não. Isso mostra que o Festival de Berlim tem consciência social.

A Variety diria que premiar Tropa de Elite é tendência genocida alemã, não consciência social. [comecinho de Lost de novo]
 
PUC = jardim de infância?

(professor) _por favor.. cite um exemplo de instituição de poder, segundo Foucault
(aluna) _a polícia?
(professor) _muuuuuuuuuuuuuito bem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

faltou só uma estrelinha pra colar na testa dela
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo