• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Primeira vez

Agora é minha vez d falar. Em 2003 (eu estava na 5ª série) meu professor de matemática resolveu se desfazer de umas revistas e livros velhos q ele tinha. Ele os levou para a sala de aula e distribuiu a seus alunos. Quando chegou a minha vez ele me deu a "O Universo Fantástico de J. R. R. Tolkien" nº 02. Olhei a capa e tinha uma foto de Frodo. Guardei-a na mochila e desci as escadas para o pátio. Sentei em um banco e folheei a revista. Claro q, à primeira lida, não entendi bulhufas. Lia, relia e trilia aquela revista, q tenho até hoje. Algumas matérias: O Silmarillion, A Criação de Arda (Reinaldo José Lopes a escreveu), Linguística (também de R. J. Lopes), um pouco de geografia e uma matéria de páginas sobre Tolkien em potuguês, na qual eu vi pela primeira vez a Valinor. Na parte de trás da revista. uma propaganda da Martins Fontes, mostrando a Edição única de SDA com Gandalf na capa, O Hobbit e O Silmarillion e as três edições separadas de SDA. Fiquei vários e vários meses querendo pelo menos um dos livros (a situação financeira não ajudava muito). Quando foi no ano passado, surgiu a oportunidade de comprar SDA com o Olho de Sauron na capa. Em pouco mais de 1 mês li toda a obra. Foi paixão à primeira lida. Fiquei fascinado com essa leitura. Ainda não li o Silma nem O Hobbit mas, quando surgir a oportunidade, lerei. Ufa, essa é minha história.
 
Minha vó é advogada e na casa dela é cheios daqueles livros gigantescos de direito penal :blah:. Um dia fui na casa dela e tinha um livro maior que todos e peguei pra ver, era OSdA. O livro já tinha rodado em mil mãos e ninguém tinha lido... então peguei ele pra mim...:mrgreen: [aposto que se ela tivesse desconfiado que eu me tornaria uma fanática não teria me dado e eu ia ter que comprar...]:obiggraz:
 
Eu não faço a mínima idéia. :clap:

Lembro de estar no colégio e um amigo meu comentou que ia ter o filme baseados no SdA. Imediantamente eu falei que os livros eram fodões e que os filmes iam ser muito bons. Antes disso eu não lembro de nenhum contato.

Ai depois disso eu comecei a procurar algumas coisas sobre os livros e vi os filmes. =]
 
Há uns 3 ou 4 anos mais ou menos. Eu não lia muito, e o pouco que lia era apenas sobre ficção. Na verdade, antes de SDA, só me lembro de ter lido 3 livros com uma quantidade razoável de páginas: Harry Potter 1, 2 e 3. Eu percebi que estava ficando meio ignorante e desinformado, além de portador de uma grámatica que deixava a desejar. Então, resolvi procurar mais livros de ficção. Encontrei O Senhor Dos Anéis no Submarino; que talvez não seja propriamente de ficção, mas o pessoal comentava que tinha muitas guerras, e como eu gostava de guerras, quis ler. Além do mais, a sinopse me pareceu bem interessante na época. Gostei do primeiro e, portanto, comprei o segundo. Também gostei desse, o que me levou a ler o terceiro e logo depois O Hobbit. Depois disso, peguei gosto pela leitura e fui lendo cada vez mais livros diferentes de estilos diferentes, de histórias diferentes e, obviamente, autores diferentes...
 
Eu tinha 11 anos, era pequena e ingênua... pedi o primeiro livro do SdA emprestado para o meu primo pelo simples comentário dele de que o autor dO Senhor dos Anéis tinha um nome parecido com o da JK Rowling... :ahn?:
Ele me disse também que os livros eram um pouco parecidos e que já tinha o filme... E eu, que sempre falava mal de SdA (sem nem saber do que se tratava a história) resolvi ler. Acho que foi pq eu tinha acabado de descobrir os prazeres de uma leitura...
 
Não sei quando ouvi falar em Tolkien, só sabia que era um clássico da literatura de fantasia. Foi só em 2001 se não me engano, quando li uma notícia sobre os filmes, é que fiquei interessado em conhecer os livros antes da estréia nos cinemas e de ver qualquer imagem que me influenciasse.
Meu irmão possuía uma edição em inglês, formato livro de bolso, que estava abandonada. Tomei coragem (primeiro livro em inglês que peguei) e comecei a ler... e não parei mais. Foram dias de descoberta, curiosidade e emoção. Que terminaram em tristeza (pela estória que acabara) e melancolia (pela sensação de fim de um ciclo, uma era, cujas maravilhas se perderão para sempre). Ler os acontecimentos narrados nos apêndices e conhecer o destino dos membros da Comitiva ratifica a noção de que todas as estórias acabam em morte (mesmo que represente o início de outra estória em outro plano).
Hoje em dia aconselho a pularem o prefácio e os textos introdutórios e começar direto no primeiro capítulo, mas não foi o que fiz naquela época. Só depois de acabar o livro é que fui realmente entender algumas das observações ali escritas.
 
Meu namorado, fã da banda Rush, me mostrou uma música chamada Rivedell, e disse que era baseada em um livro da literatura inglesa, etc. Acho que 2 anos depois estreou a Sociedade do Anel e nós fomos ver. Adorei a história e resolvi ler os livros. Aí, já era tarde demais...!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo