• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Asas de Balrog pelo Mundo

Olha, essa questão de ter asas ou não é muito supérflua. Porque se não tem asas, veja os implantes de silicone, e se tem asas, veja as operações para mudança de sexo!

Perto de botar um par de seios e tirar um pêniso, botar ou tirar um parzinho de asas não é nada, né?

Parem de discutir balrogs primitivos, vamos discutir os balrogs contemporâneos :mrgreen:
 
Eu pelo menos tenho asas, naum sou uma galinha e nem tenho inteligência d couve-de-bruxelas.

Segundo minha opiniao, alguns Balrogs tem asas. Supondo q tivessemos 10 balrogs na primeira era, servindo Morgoth. 2 (inclusive o lider Gothmog) morrerram no assalto a Gondolin. Um desses claramente naum era alado, pois caiu d uma montanha lutandu com um loko lah e morreu. Gothmog provavelmente tb naum tinha asas.
Agora, sobram 8. Esses 8 lutam na Guerra da Ira. Lá, devem sobrar apenas uns 3, q conseguem escapar. Agora, naum deve ser facil escapar d um exercito enorme por terra. Esses 3 sobrevientes deviam sim ser alados. Eles poderia ter criado asas antes d serem impedidos d manipular seu corpo.
 
Só esclarecendo:

Existiram ao todo 7 Balrogs, incluindo Gothmog. Isso é dito pelo próprio Tolkien em trechos na HoMe.

E apenas um Balrog sobreviveu à Guerra da Ira, que foi justamente o chamado de Ruína de Durin, que se escondeu em Moria.
 
7? Entaum, tinhamos 5 na Guerra da Ira. E naum sobrou apenas 1 não. Olhe essa passagem d Silmmarillion, pag 320:

"...Os balrogs foram destruídos, a não ser por uns poucos que fugiram e se esconderam em cavernas inacessíveis, enraizadas na terra..."

E sobre a queda de Gandalf e o balrog, tenho alguns argumentos. Primeiro, a aceleração dos corpos em queda é de 10 m/s². Ou seja, a cada segundo, a velocidade aumenta em 10 m/s². Em 1 minuto, a velocidade deles seria 600 m/s², e eles teriam percorrido alguns Km. Como, segundo o livro, a queda foi longa, eles teriam percorrido muitos Km, o q eh impossivel, pois a mina naum pode ser tão profunda assim, a terra seria quente demais numa profundidade taum grande. Ou seja, a queda foi aparada. E o Balrog pode ter feito isso muito bem com asas
 
Essa passagem do cap. XXIV do Silmarillion foi escrita bem antes de Tolkien afirmar que existiram no máximo 7 Balrogs, numa época em que ele ainda os concebia como criações diretas de Morgoth e em grandes números, o que pode explicar esses "uns poucos que fugiram".

Pegando como base a informação mais tardia dos 7 Balrogs, podemos excluir dois que morreram antes da Guerra da Ira (Gothmog e o que enfrentou Glorfindel); sobram 5 Balrogs para lutarem na Guerra da Ira. Como alguns morrem e outros sobrevivem (a Ruína de Durin entre os sobreviventes), esse trecho mostra-se ainda mais incompatível com a idéia tardia de Tolkien pois, dado um número tão pequeno (5), ele provavelmente (quando e se reescrevesse o trecho para ficar de acordo com sua decisão posterior) diria quantos morreram e quantos sobreviveram além da Ruína de Durin.

Seria improvável ele não mencionar outros Balrogs que sobreviventes além do de Moria dada a importância de tais personagens e a sua natureza (Maiar); assim, pelo conceito do total de 7 Balrogs e nenhuma menção posterior a outros sobreviventes, acredito que a Ruína de Durin tenha sido o único a escapar da ira dos exércitos de Valinor.

Quanto às fórmulas de velocidade para a queda, acho que tu está forçando um pouco a barra; Tolkien não deveria estar pensando na Física da queda nesse sentido (aliás, duvido que ele tivesse tal conhecimento físico para aplicá-lo desse modo). O Balrog não precisaria de asas para "amortecer" a queda: o corpo dele simplesmente era resistente o suficiente para isso, suficientemente resistente inclusive para amortecer o impacto para o próprio Gandalf. Acredito que essa seja uma explicação mais condizente com a mítica do texto, e não fórmulas matemáticas.
 
Hm... eu tinha esquecido disso mesmo. Esse trecho é da epoca q existiam 1000 balrogs, q eram cavaleiros...
Bom, parece q essa discussao sobre as asas dos Balrogs nunca vao terminar
 
se eles de fato possuiam asas, porque Gondolin ficou tanto tempo escondida, e, quando atacada, somente foi citado que criaturas aladas invadiram o ceu da Cidade Branca e nao Balrogs?
 
ombudsman disse:
se eles de fato possuiam asas, porque Gondolin ficou tanto tempo escondida [...]

Porque ficava no meio de um mar de montanhas, além de ser protegida por uma hoste de Grandes Águias.

[..] e, quando atacada, somente foi citado que criaturas aladas invadiram o ceu da Cidade Branca e nao Balrogs?

Balrogs eram criaturas aladas, tá tudo incluído. :mrgreen:
 
Se estivessem entre as criaturas aladas, os Balrogs seriam mencionados, pois não eram "mais uns na multidão", da mesma forma que são mencionados atacando no solo e não colocados em um bolo de "criaturas terrestres" com Orcs e Trolls.

A menção um tanto indefinida de "criaturas aladas" sugere que Tolkien não tinha pensado ainda em que tipo de criaturas seriam essas (já que os dragões alados só surgiram na Guerra da Ira), preferindo manter uma neutralidade que poderia ser corrigida depois em uma das inúmeras reescritas do conto. Talvez ele mencionasse algo como as montarias que os Nazgûl usariam posteriormente, ou mesmo simplesmente abolisse essa parte e mantivesse o ataque apenas pelo solo.
 
pessoalmente eu tenho praticamente certeza de que eles têm asas, e que eles podem voar. pra isso me baseio num unico argumento: pq Gandalf n fugiu com os outros, em vez de parar para enfrentar o valaraukar? o fogo ou o chicote do demonio jamais alcançaria qualquer um da comitiva. Gandalf sabia q ele podia voar e atacá-los, e parou para enfrentá-lo. isso eh, pelo menos, o que eu acho. :|
 
Gandalf parou para enfrentar o Balrog porque era o único ali que poderia fazê-lo, por ambos serem da mesma "espécie', ou seja, Maiar e, teoricamente, possuírem poderes similares. Como disse o próprio mago:

(...) "Fly! This is a foe beyond any of you."
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Gabriel disse:
[...] por ambos serem da mesma "espécie', ou seja, Maiar e, teoricamente, possuírem poderes similares.

Nada a ver, não precisava ser maia para derrotar um Balrog. Um elfo bem treinado podia fazê-lo.

É, um Elfo dos áureos tempos, como Glorfindel e Ecthelion. E qual era o Elfo à mão ali em Moria? Legolas. :roll:

E como o próprio Gandalf disse: "Fly! This is a foe beyond any of you", o que obviamente inclui o Elfo presente.
 
Krebain disse:
Aliás, porque Gandalf destruiria a ponte se Balrogs voassem?

Ele não destruiu a ponte para impedir a passagem do Balrog mas sim para ganhar tempo para a Sociedade fugir.

Gabriel disse:
É, um Elfo dos áureos tempos, como Glorfindel e Ecthelion. E qual era o Elfo à mão ali em Moria? Legolas.

Ah, mas sinceramente. Será que todos eles juntos somados alí não davam conta do Balrog não? Legolas, Gimli, Aragorn e Boromir pelo menos? E ainda mais aquele Balrog fraquinho do jeito que tava após seis mil anos de hibernação... sei não hein. :lol:
 
Muito provavelmente vou estar postando a mesma coisa que antes, mas, possivelmente, deve estar mais facilzinho de se compreender. Em resumo, é isso:


-- Envolto numa grande sombra

(Balrog)
() = Sombra

/Pássaro\
/\ = Asas (embora isto seja apenas uma comparação para a explicação seguinte)

-- O momento em que a sombra em volta dele se expandiu como duas grandes asas

/_____Pássaro______\
/________\ = Asas abertas.

(_____Balrog_______)
(_________) = Sombra estendida como a asa do passarinho (Repare na semelhança na maneira. Ainda assim, são coisas diferentes. Uma é asa e outra é sombra).

-- "E suas asas se abriram de parede a parede..."

A partir daqui eu creio que seja uma "maneira de dizer", sem se referir à ASAS em si. Apenas falando da Grande-Sombra-Que-Se-Abria-Assim-Como-Uma-Asa fez mais um movimento parecido com a de uma asa, mas não sendo uma asa propriamente dita.

***

Legolas, Gimli, Aragorn e Boromir pelo menos

Considerando-se que Legolas não era um Glorfindel da vida, e Gimli era apenas um anão (já que o próprio rei dos anões foi morto pelo balrog), e que Aragorn e Boromir não tinham tanto poder ASSIM, acho que só Gandalf ficava no páreo mesmo.
 
DarkRider disse:
Apenas falando da Grande-Sombra-Que-Se-Abria-Assim-Como-Uma-Asa fez mais um movimento parecido com a de uma asa, mas não sendo uma asa propriamente dita.

Não existe esse negócio de asa "propriamente dita". Se a coisa parece com uma asa, se comporta como uma asa e é usada como uma asa, então é uma asa, seja de pássaro, de xícara, de nariz, de avião ou de balrog.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo