• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Iluminado (The Shining, 1980)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    15

meerah_vanya

Usuário
Alguém assistiu?

Na verdade existem dois filmes com esse nome.. Eu me refiro ao mais antigo, da WB..

Na minha opinião é muito engraçado, patético.... - mas era pra ser de suspense, terror... Fala sério... E na época, eu estava com medo de assistir. Foi colocar a fita no vídeo que eu fiquei muito mais tranqüila...

Dizem que o riso faz bem a saúde... :lol:
 
Eu gostei do filme. A direção é estupenda e achei que conseguiu criar um clima suspense muito bom.

SPOILERS (selecione para ler)

Só não gostei da parte em que os fantasmas tiram o Jack Nicholson da dispensa. Até aquela hora o que estava acontecendo é que todos estavam ficando loucos. Mas a partir daí os fantasmas passam a ser reais e eu achei que o roteiro perdeu com isso.

FIM DOS SPOILERS

Aliás, alguém já viu o episódio dos Simpsons que parodia o Iluminado?? Eu achei melhor que o original.
 
Esse The Shining é o do REDRUM?
Do banho de sangue quando abrem a porta?
Do labirinto?

Ah.... Se for, eu achei esse filme espetacular...

SPOILERS (não sei se é, mas....)
Mas a partir daí os fantasmas passam a ser reais e eu achei que o roteiro perdeu com isso.
Bom, pra mim os fantasmas NÃO viraram reais depois disso...Ele conseguiu sair mas acho que não foram os fantasmas que o libertaram...A loucura o fez pensar assim.....


FIM DOS QUASE SPOILERS
 
SPOILERS

Krebain disse:
Esse SPOILERS (não sei se é, mas....)
Mas a partir daí os fantasmas passam a ser reais e eu achei que o roteiro perdeu com isso.
Bom, pra mim os fantasmas NÃO viraram reais depois disso...Ele conseguiu sair mas acho que não foram os fantasmas que o libertaram...A loucura o fez pensar assim.....


FIM DOS QUASE SPOILERS

Quer dizer que a loucura dele destrancou a porta que só podia ser destrancada pelo lado de fora???

Mas claro que isso não torna o filme ruim. O Jack Nicholson está realmente assustador.
 
Barlach disse:
Krebain, The Bird escreveu:
Esse SPOILERS (não sei se é, mas....)
Citação:

Mas a partir daí os fantasmas passam a ser reais e eu achei que o roteiro perdeu com isso.


Bom, pra mim os fantasmas NÃO viraram reais depois disso...Ele conseguiu sair mas acho que não foram os fantasmas que o libertaram...A loucura o fez pensar assim.....

FIM DOS QUASE SPOILERS


Quer dizer que a loucura dele destrancou a porta que só podia ser destrancada pelo lado de fora???
Ao menos no livro, foram os fantasmas que destrancaram a porta, como eu não sei...

Ainda não consegui assistir, porque o dvd da locadora quebrou e eles não compram outro. Só li o livro, é de arrepiar... 8O o filme parece mesmo ser muito bom.

Editado:Eu tava dando uma olhada nesse site aqui e o filme foi indicado ao framboesa de ouro por Pior diretor e pior atriz... 8O
 
Eli Nerwen disse:
Editado:Eu tava dando uma olhada nesse site aqui e o filme foi indicado ao framboesa de ouro por Pior diretor e pior atriz... 8O
Não entendi... como o filme pode ter sido indicado ao Framboesa se ele recebeu críticas tão positivas?
 
É claro que os fantasmas ajudaram ele. A última cena do filme só reafirma isso.

Btw, tá pau a pau com Exorcista como o melhor filme de terror que eu já vi. Ambos me deixaram com medo até de olhar pro lado.
 
Um dos melhores filmes de suspenses que já vi, se não o melhor. Uma verdadeira aula de como fazer um filme assustador, principalmente para as produções fraquinhas que temos nos dias atuais.
 
segundo melhor terror que eu já vi perdendo só pra Psicose do Hithcock.

eu fiquei paralisado desde o trailer e tive que assistir de dia, com medo que eu fosse assassinado enquanto assistia. depois da primeira vez, comprei o dvd e agora já vi dezenas de vezes.

a edição desse filme, os closes e os enquadramentos que o kubirck faz são absolutamente maginíficos. a direção também é genial.

eu li que a Shelley Duvall detestava o kubrick porque ele mandava os atores repetirem cada cena centenas de vezes, coisa que o chaplin costumava fazer em seus filmes. eles até brigaram feio e tal.
 
Acho errado chamarem o filme de Terror.
Acredito que ele se caracteriza mais como Suspence Horror, ou como se diz um suspense perturbador, como em Psicose, Louca Obcesão. Jack Nicholson ficou perfeito no papel, esse tipo de atuação fica bom pro seu "tipão" de ser.
Confesso q ainda não entendi aquele fim direito :eek:

Nota: 8.0
 
claro que é um filme de terror.

psicose é terror também. terror tem suspense embutido, óbvio, mas não deixam de ser terror.
 
Squall Leonhart disse:
Acho errado chamarem o filme de Terror.
Acredito que ele se caracteriza mais como Suspence Horror, ou como se diz um suspense perturbador, como em Psicose, Louca Obcesão. Jack Nicholson ficou perfeito no papel, esse tipo de atuação fica bom pro seu "tipão" de ser.
Confesso q ainda não entendi aquele fim direito :eek:

Nota: 8.0

Eu também classificaria ele de outra maneira, um suspense psicológico. É o que o filme faz: te deixa perturbado a todo instante!

O final é complicadinha mesmo...eu entendi o seguinte:

Spoiler

O personagem do Jack Nicholson morre, e no retrato que mostra na parede, de uma data anterior, ele está presente, significando que foi ele mesmo o primeiro assassino do hotel, aquele que matou as duas filhas, e que agora reencarnou e tentou repetir a dose...

Fim do Spoiler

Acho que é isso, mas vi só uma vez, e o final pode ter outras interpreteções...
 
a Shelley Duvall detestava o kubrick porque ele mandava os atores repetirem cada cena centenas de vezes
Ei li que o Kubrick mandou ela repetir uma cena 237 vezes.

Não gostei desse filme. O roteiro é todo baseado em clichês. Não gosto dos livros do Stephen King. Nem serviu pra dar susto esse filme.
 
655321 disse:
a Shelley Duvall detestava o kubrick porque ele mandava os atores repetirem cada cena centenas de vezes
Ei li que o Kubrick mandou ela repetir uma cena 237 vezes.

Não gostei desse filme. O roteiro é todo baseado em clichês. Não gosto dos livros do Stephen King. Nem serviu pra dar susto esse filme.

Pra mim é uma das poucas adaptações de livros de Stephen King boa. Outra que me vem à mente é À Espera de Um Milagre.
 
655321 disse:
a Shelley Duvall detestava o kubrick porque ele mandava os atores repetirem cada cena centenas de vezes
Ei li que o Kubrick mandou ela repetir uma cena 237 vezes.

Não gostei desse filme. O roteiro é todo baseado em clichês. Não gosto dos livros do Stephen King. Nem serviu pra dar susto esse filme.

Mas o roteiro do filme só pega a idéia inicial do livro do Stephen King. O Kubrick mudou quase tudo.
 
Mas o roteiro do filme só pega a idéia inicial do livro do Stephen King. O Kubrick mudou quase tudo.

Alguém sabe as diferenças livro-filme?

Eu gostei do filme, mas não achei tãããão assustador. É perturbador, a parte técnica é impecável, as atuações também, menos a da mulher do Nicholson, extremamente irritante.
 
Eu gostei muito desse filme, apesar de apenas ter assistido a segunda versão. Ainda quero ver a primeira com o Jack Nicholson.
 
Eu gostei muito desse filme, apesar de apenas ter assistido a segunda versão. Ainda quero ver a primeira com o Jack Nicholson

Segunda versão, quem? Tem outra versão fora a do Kubrick??
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo