• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas Sobre CODA (SDA RPG)

Concordo, por isso q eu axu q D&D num eh mto compativel kom a Terra-Media, mesmo as melhores das adaptações. a Terra-Media num eh compativel com d20, D&D... por causa das regras... pq causa de quase tudo. Querer botar erro critico, ajuste de nivel (ou xp) nos elfos pode teoricamente equilibrar o jogo, mas estaria fugindo mto da Terra-Media e deixando de ser SdA. A pessoa tem q saber diferenciar D7D da Terra-Media e ver q saum duas coisas diferentes.
 
Olha, gostei mt desta regra... não acho q deixaria parecido com D&D, nem pouco nem muito parecido. Talvez quem goste de um combate mais empolgante prefira adotar esta regra, eu por exemplo só jogo de novo os dados se tirar dois 6, ou seja, 12, aí ele tem direito a jogar de novo, mas não tinha pensado muito bem quanto aos erros, achei realmente interessante.

É claro q quem não quer alterar o combate, q acha q isso pode interferir no modo como será interpretada a aventura, não use, mas acho q isso não alterar tanto assim o sistema e muito menos a dinâmica do jogo na interpretação, q é o importante.

Para iso q servem as regras caseiras, quem gosta usa quem não gosta, fica como tá, ou se gostou usa qnd achar necessário, sei lá.

Bom, é isso, até a próxima.
 
É de certa forma eu sou obrigado a concordar que no livro é dito isso mesmo, sobre a facilidade dos personagens em combate e tal, mas eu só pensei em colocar isso no SdA pq meus jogadores nunca tiveram um erro critico (aquele 15 pontos abaixo do NA como diz no livro), e acho que nunca vão ter. Sem o erro critico as tarefas não tem aquele desafio, e normalmente os personagens vão fazer o teste pensando "Ah!, fod*-** se eu tirar dois 1s, eu tenho +10 mesmo, e ainda gasto 1 de coragem.

Aliás eu esqueci de falar que quando ocorresse uma falha critica o jogador poderia gastar 1 ponto de coragem pra anular ela. Seria uma boa forma de interpretar a coragem sobrepujando os erros do personagem.

Agora continua valendo a máxima do jogo, não é só porque o personagem teve um erro critico num ataque, que ele vai ficar o resto do combate desarmado e morrer. O IMPORTANTE é que ele tenha a sensação de que é/está vulnerável. Os erros criticos servem pra isso, não pra matar o personagem.
 
Aliás, outra regra opcional que eu toh usando ( e que também encontrei na página do Glebe) é sobre graduação máxima em pericia. Só que em vez de 5 + a evolução eu toh usando graduação 6 + evolução (já que eles começaram com 0 evoluções, então no começo dava 6 certinho). Eu também já avisei que a graduação máxima que eles podem conseguir numa boa será 10. Além disso eles precisarão de alguém que tenha um nivel maior para ensiná-los. Tipo pra subirem pra 11 graduações precisarão de alguém que tenha 11 graduações para treiná-los. Fiz isso quando olhei as fichas dos Nazgul e Balrog e percebi que eles tinham suas pericias em combate não tão elevadas qto eu esperava. Assim não fica uma coisa surreal de um personagem que tem 22 anos, 4 evoluções e sabe lutar melhor que o senhor dos Nazgul ou o Balrog.

Notem que não é tão fácil achar um Zé qualquer numa taverna que Tenha 11 ou 12 graduações em alguma arma para ensiná-los. Isso também força os personagens a diversificarem as suas pericias e não ficarem usando todo mundo espada longa. Eu particularmente prefiro uma Maça estrela, um mangual...
 
aonde compro o manual de SdA RPG no MA??? e qnt é???? to procurando desde qnd Iluvatár era jovem!!!

Bem, procure alguma loja de RPG por aí, ou então em alguma livraria grande, como Siciliano ou Saraiva...sempre tem... :wink:
 
Duvidas: os pre-requizitus de pericias, tipo CcA 8+ eh soh graduação neh???
Outro: Tipo, o balrog tem como chegar a intimidar total 46 dependo do mestre (bonus de situações, lugar etc...) e mesmo q seja soh 27 (29 se contar o minimo no dado) como se resiste a isso??? nem gandalf com sua força de vontade chega a tanto!! a força de vontade evolui + lentamente q a pericia intimidar... eh assim a mesma coisa com os ataques e as esquivas...
 
Aí pessoal...

..Fiz minha primeira sessão de SDA - CODA ontem de noite, depois de 3 meses com os livros, bolando uma história decente, digna de Tolkien...

No final das contas jogamos até as 6 e meia da manhã, e o povo gostou muito do sistema, prático e completo (até certo ponto), sempre dando ênfase à intrepretação, o melhor de tudo!

O sistema foi aprovado, espero que haja mais jogadores satisfeitos, para que não parem de editar suplementos!

FendiOrc
 
O sistema eh bom. To pra mestra prum pessoal, mas falta preparar umas coisas. O sistema é bom, o livro... eh cheio de erro de impressão, alguns de tradução... erros de conta... pode confundir.... tipo, SEMPRE confiram os kits da ordem pois uns tem a mais e outros a menos... os personagens prontos tem coisa errada tb, tipo a força devontade de um deles q estah errada... o livro parece ter sido lançado as pressas... se sair versão nova, espero q num tenha esses erros. :x
Mas bem q ele podia ser q nem o livro Forgotten Realms de D&D... ele é superdescritivo... tem muitos ganchos... mas ae ficaria um poko grande... bem, de qualquer forma, temos os livros de Tolkien... mas o RPG poderia ser melhor...
 
Por favor, me ajudem...

Estou tendo uns problemascom o seguite:

1- Regras de ações parciais e totais, principalmente em combate.
2- Como funciona a habilidade Golpe Rápido
3- Como devo tratar os resultados "2" e "12" nos dados
4- Como fazer os testes resistidos apropriados
5- Com distribuir Xp (eu uso um modo meus mesmo...)

6- Meu irmão fez um Anão Guerreiro que tem as seguintes Vantagens: Ambidestria, Combater com Duas Armas e Maestria com Machado, e a Habilidade de Ordem Golpe Rápido. Como funcionaria essa combinação em Combate?

Acho que é isso, pro começo, se eu tiver mais alguma dúvida eu edito esse post.

Valeu!

FendiOrc
 
FendiOrc disse:
Por favor, me ajudem...

Estou tendo uns problemascom o seguite:

1- Regras de ações parciais e totais, principalmente em combate.
2- Como funciona a habilidade Golpe Rápido
3- Como devo tratar os resultados "2" e "12" nos dados
4- Como fazer os testes resistidos apropriados
5- Com distribuir Xp (eu uso um modo meus mesmo...)

6- Meu irmão fez um Anão Guerreiro que tem as seguintes Vantagens: Ambidestria, Combater com Duas Armas e Maestria com Machado, e a Habilidade de Ordem Golpe Rápido. Como funcionaria essa combinação em Combate?

R:

1 - Ação parcial é a que não toma a rodada inteira para ser executada. Quando uma determinada ação é cotada como "total", não importa se sua cota é 4, 5 ações por rodada, ela toma todo o tempo para ser feita. No outro caso, por exemplo, se vc quiser dar um ataque a mais além da sua cota, por ser uma ação parcial, vc pode executá-la, ao custo de -5 no teste por ação adicional.

2- Vc ganha uma ação a mais de combate, que QUE SÓ PODE SER USADA PARA COMBATE (como esquiva, ataque, etc). No caso, pelo bom senso, embora a regra não fale nada, não se deve usar esse golpe rapido para ações de combate a dsitância (para tal, existe a habilidade correspondente na ordem de elite arqueiro). Golpe rápido então é só para ações de combate corpo a corpo.

3 - Para o 2 não há nenhuma regra especifica (ou seja, não significa nada, se vc tiver +14 e tirar 2, o resultado é 16 e acabou, diferente de D20, onde 1 é sempre falha em ataques). O 12 joga de novo um dado e se sair 6 vc joga de novo e por ae vai. Caso vc queira colocar regra de erro critico para 2, manda o cara jogar o dado de novo e subtrair o resultado (mas isso é regra opcional).

4 - Quando precisar resistir ué. Defina um NA a ser alcançado, e o primeiro que conseguir chegar ganhou.

5 - É meio confuso, mas se vc discorda do livro, faça do seu jeito mesmo. 1000 pontos para o objetivo principal, 500 para o secundario, 100 pontos para cada cena, e X dos teste importantes de pericias, onde X é a soma dos NA´s alcançados. No final de tudo dsitribua como achar legal para os jogadores.

6 - O seu irmão tem direito a 3 ataques por rodada sem penalidade e um com -4 ,pelo fato de ambidestria nivel 1 dá -4 no ataque ao invés de -8. Mastria com machado dá +3 para ataque.

Certo?
 
De novo a pergunta:
Tipo, o balrog tem como chegar a intimidar total 46 8O dependo do mestre (bonus de situações, lugar etc...) e mesmo q seja soh 27 (29 se contar o minimo no dado) como se resiste a isso??? nem gandalf com sua força de vontade chega a tanto!! a força de vontade evolui + lentamente q a pericia intimidar... eh assim a mesma coisa com os ataques e as esquivas...
Balrog realemente consegue um bonus tão alto, pois os bonus de stuações são cmulutivos e até no "livro dos montros" do coda diz lah q todo lugar onde o balrog reside eh considerado lugar de mal agouro ou coisa assim... tah, dependendo do mestre pode sermenos, talvez 36 ou coisa assim, mas ainda eh o suficente para fazer Ganfalf ou Elrond se encolherem de medo e chorar como mocinhas.... 8O
Como Ganfalf resistiu????
 
De novo a pergunta:
Tipo, o balrog tem como chegar a intimidar total 46 dependo do mestre (bonus de situações, lugar etc...) e mesmo q seja soh 27 (29 se contar o minimo no dado) como se resiste a isso??? nem gandalf com sua força de vontade chega a tanto!! a força de vontade evolui + lentamente q a pericia intimidar... eh assim a mesma coisa com os ataques e as esquivas...
Balrog realemente consegue um bonus tão alto, pois os bonus de stuações são cmulutivos e até no "livro dos montros" do coda diz lah q todo lugar onde o balrog reside eh considerado lugar de mal agouro ou coisa assim... tah, dependendo do mestre pode sermenos, talvez 36 ou coisa assim, mas ainda eh o suficente para fazer Ganfalf ou Elrond se encolherem de medo e chorar como mocinhas....
Como Ganfalf resistiu????

Bem...penso da seguinte maneira:

Não é todo dia que se encontra um Balrog na TM. É um inimigo poderosíssimo, e terrível, daí ter uma perícia Intimidar tão alta. Não se esqueça que normalmente ela funciona a meia potência (+14), apenas se o Balrog quiser intimidar ela vai funcionar por completo. Não sei quanto é a Força de Vontade do Gandalf, pois nunca vi a ficha dele, mas acho que não seria tão difícil superar o teste resistido contra +14. E mesmo se falhasse, teria que ser uma falha muito grande (sucesso superior ou extraordinário) para imobilizar o Gandalf, do contrário ele apenas sofreria penalizações... :wink:
 
EH, mas tem bonus de local maldito, situação, etc e etc. esse 29 q falei é conrtando tuo issu, coisa q ele tem direito de chegar, por regra...
 
Gandalf[sk disse:
]EH, mas tem bonus de local maldito, situação, etc e etc. esse 29 q falei é conrtando tuo issu, coisa q ele tem direito de chegar, por regra...

O gandalf tava em uma missão importante para o destino da terra média. Isso conta também no teste, e dando um bonus variável pra ele (uns +6, por exemplo). contando uns pontos de coragem gastos (2 por exemplo), que podem dar até +10, +16, contando com outros bonus. PÔ! O cara é o gandalf.
 
Dúvida: Como funciona a pericia lingua??? Eu preciso ter graduação pra saber falar???? Lá fala q lingua materna num precisa, mas todos os npcs da Sociedade do anel tem!!!! Tah mal esplicado ao meu ver (como muita coisa no livro). Como funciona esse diaxo?????

E akelas regras pra 1ª era q '" É recomendado q os PJs tenham 5 das 10 evoluções...""?? Num seria 5 a 10 evoluções????
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo