• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Manchete Alternativa: Amigo Oculto do Forum Valinor de 2023 é revelado após 28 anos.
Ele sentiu mais que ouviu o projetil atrás de si e saltou bem a tempo de ver o chão por onde iria passar explodir em inúmeros pedaços de concreto e asfalto voando pra todos os lados.
parou pra olhar se vinha mais algum, conferiu seu precioso pacote, estava intacto. Pôs-se então novamente a correr, procurando não ser visto nem pelos soldados nem pelos observadores, um dos quais era o responsável pelo estrago atual na rua. Precisava chegar até aquele prédio, onde o que parecia impossível estava prestes a ocorrer.

Hoje não importavam as torturas, a caça diária, a desolação que havia se tornado aquela cidade. Hoje, a guerra que já durava quase uma década estava em segundo plano, tornava-se apenas parte da paisagem, pois naquele dia, um ato que poderia ser considerado comum em outras eras, tomaria forma e, nas condições atuais, se tornava um ato de resistência, desafio, esperança e protesto.

Hoje se reuniriam os portadores dos presentes. Alguns sendo os que realmente iniciaram aquele movimento, outros descendentes ou representantes dos demais, que haviam tombado vitimas da tirania e opressão nacionais ou estrangeiras. Hoje, dezenove pessoas se reuniriam e anunciariam o que há 28 anos esperavam. E, mais importante, trariam consigo os símbolos daquele movimento, os presentes, os livros. banidos, proibidos, condenados por ambos lados da luta insana que dominava a paisagem daquelas regiões, hoje haveriam 19 livros num só lugar, algo inaudito desde que a ascensão do governo atual e os ataques de seus inimigos destruíram sistematicamente todas as bibliotecas.

Hoje, afinal, seriam revelados os amigos secretos, amigos ocultos, amigos presentes, amigos de verdade.
por isso, hoje não era um dia qualquer e, se não ficaria para sempre nas manchetes de jornais, ficaria com certeza nas memorias daquelas dezenove pessoas.

Brasil, 01/12/2051
 
Não, porque o Campeonato Brasileiro é só um campeonato, que por acaso é brasileiro. Neste caso, o "brasileiro" é só um adjetivo, com plena independência, como seria se fosse alemão, italiano, etc. O amigo-secreto é como o caso da mesa-redonda: não precisa ter uma mesa, nem ela precisa ser redonda, pra se fazer uma mesa-redonda hoje em dia (mesmo que saibamos que o termo se originou de eventos em que se usavam mesas redondas pra acontecer). Essa é a razão de usar hifens em substantivos compostos, pra dizer que o sentido daquela expressão está além da mera soma de seus elementos separados; que esses elementos não são mais independentes. Por isso tudo é que eu acho um abuso terem tirado os hifens de substantivos compostos em que há elemento de ligação (ex. da imagem: amigo da onça). Pra mim, é ilógico dizer que esse sintagma todo [amigo da onça] constitui um substantivo só, se não for ligado por hifens rs. Por isso eu continuo hifenizando essas nabas. Eu provavelmente não expliquei direito, mas enfim...
Entendi.

PS: hífen tem acento no singular, e hifens não tem no plural. Isso te dá agonia real também? :dente:
Não sabia. Obrigado por essa informação desagradável.

E por quê? Se (espero) hifens é paroxítona, a falta de acento não puxaria a tônica para o [e]?
 
E por quê? Se (espero) hifens é paroxítona, a falta de acento não puxaria a tônica para o [e]?
Não. Porque hifens está no mesmíssimo barco de homens. Paroxítona terminada em -ens.
Mas as terminadas em -en (singular), são acentuadas, porque é uma terminação rara para paroxítonas.
Líquen, hífen, pólen e mais um punhadinho delas. No plural, todas perdem o acentinho.

A confusão é que -ens é tanto plural de -em quanto de -en.
 
Não. Porque hifens está no mesmíssimo barco de homens. Paroxítona terminada em -ens.
Mas as terminadas em -en (singular), são acentuadas, porque é uma terminação rara para paroxítonas.
Líquen, hífen, pólen e mais um punhadinho delas. No plural, todas perdem o acentinho.

A confusão é que -ens é tanto plural de -em quanto de -en.
Verdade. Que absurda essa danada dessa língua portuguesa.
 
Não, porque o Campeonato Brasileiro é só um campeonato, que por acaso é brasileiro. Neste caso, o "brasileiro" é só um adjetivo, com plena independência, como seria se fosse alemão, italiano, etc. O amigo-secreto é como o caso da mesa-redonda: não precisa ter uma mesa, nem ela precisa ser redonda, pra se fazer uma mesa-redonda hoje em dia (mesmo que saibamos que o termo se originou de eventos em que se usavam mesas redondas pra acontecer). Essa é a razão de usar hifens em substantivos compostos, pra dizer que o sentido daquela expressão está além da mera soma de seus elementos separados; que esses elementos não são mais independentes. Por isso tudo é que eu acho um abuso terem tirado os hifens de substantivos compostos em que há elemento de ligação (ex. da imagem: amigo da onça). Pra mim, é ilógico dizer que esse sintagma todo [amigo da onça] constitui um substantivo só, se não for ligado por hifens rs. Por isso eu continuo hifenizando essas nabas. Eu provavelmente não expliquei direito, mas enfim...

Voltando ao amigo-oculto ou amigo-secreto.
:hihihi:

PS: hífen tem acento no singular, e hifens não tem no plural. Isso te dá agonia real também? :dente:
Eu achava que o nome do campeonato fosse Campeonato Brasileiro, não um campeonato que por acaso era brasileiro.
 
Eu achava que o nome do campeonato fosse Campeonato Brasileiro, não um campeonato que por acaso era brasileiro.
Sim, esse é o nome. Por isso até a gente usa as maiúsculas iniciais. O que eu quis exemplificar é que o sintagma [Campeonato Brasileiro] é formado por duas partes independentes, o substantivo "campeonato" e o adjetivo "brasileiro". Que é bem diverso de mesa-redonda ou amigo-secreto. Era isso, enfim. XD
 
Isso é para palavras formadas por prefixação, não para substantivos compostos.

Ver anexo 97875


O Nova ortografia da língua portuguesa: manual de consulta, do Domício Proença Filho, é claro nesse ponto aí. (Aliás, não comprem esse livro, porque é só um vocabulário vagabundo à semelhança do Volp, só que menor e mais barato; serve, quando muito, só pra quem trabalha com revisão kk).

Não, porque o Campeonato Brasileiro é só um campeonato, que por acaso é brasileiro. Neste caso, o "brasileiro" é só um adjetivo, com plena independência, como seria se fosse alemão, italiano, etc. O amigo-secreto é como o caso da mesa-redonda: não precisa ter uma mesa, nem ela precisa ser redonda, pra se fazer uma mesa-redonda hoje em dia (mesmo que saibamos que o termo se originou de eventos em que se usavam mesas redondas pra acontecer). Essa é a razão de usar hifens em substantivos compostos, pra dizer que o sentido daquela expressão está além da mera soma de seus elementos separados; que esses elementos não são mais independentes. Por isso tudo é que eu acho um abuso terem tirado os hifens de substantivos compostos em que há elemento de ligação (ex. da imagem: amigo da onça). Pra mim, é ilógico dizer que esse sintagma todo [amigo da onça] constitui um substantivo só, se não for ligado por hifens rs. Por isso eu continuo hifenizando essas nabas. Eu provavelmente não expliquei direito, mas enfim...

Voltando ao amigo-oculto ou amigo-secreto.
:hihihi:

PS: hífen tem acento no singular, e hifens não tem no plural. Isso te dá agonia real também? :dente:

Esses gramáticos são uns monstros mesmo :cry:
 
Chegou

giphy.gif
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo