• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você sabia? Curiosidades sobre o mundo de Tolkien

Ah, de fato eu estava enganado. Acabo de pesquisar e vi que realmente, Tolkien criou Imin, Tata e Enel depois da publicação d'O Silmarillion. E como minha informação restringe-se aos seis livros principais(LoTR, Hobbit, Silm, e Contos Inacabados), não sabia disso.

E por que Imin, Tata e Enel não guiaram os eldar para o Oeste? Afinal de contas, di-se que apesar da perversão e sedução que Melkor fez em Cuiviénen, um elfo jamais morreu lá. Além de que não foi estabelecidade conexão entre Imin, Tata e Enel, e Ingwë, Finwë e Elwë, de modo que tanto um grupo quanto o outro podem ter despertado. A falta de uma companheira à Elwë realmente, me é suspeita, e não sei como explica-la.
 
E por que Imin, Tata e Enel não guiaram os eldar para o Oeste? Afinal de contas, di-se que apesar da perversão e sedução que Melkor fez em Cuiviénen, um elfo jamais morreu lá.
Isso é dito mesmo? Não ao que me lembre.

Onde é dito que Elwë despertou dem Cuiviénen? Aliás, os primeiros líderes das tres famílias foram Imin, Tata e Enel, não Ingwë e seus irmãos.
Além do mais, seria no mínimo estranho Thingol ter despertado, isto é, não ter nascido, e ainda assim ter um irmão (embora alguns queiram comparar essa hipótese com os irmãos ainur que também são não-nascidos).
 
Ah, de fato eu estava enganado. Acabo de pesquisar e vi que realmente, Tolkien criou Imin, Tata e Enel depois da publicação d'O Silmarillion. E como minha informação restringe-se aos seis livros principais(LoTR, Hobbit, Silm, e Contos Inacabados), não sabia disso.

E por que Imin, Tata e Enel não guiaram os eldar para o Oeste? Afinal de contas, di-se que apesar da perversão e sedução que Melkor fez em Cuiviénen, um elfo jamais morreu lá. Além de que não foi estabelecidade conexão entre Imin, Tata e Enel, e Ingwë, Finwë e Elwë, de modo que tanto um grupo quanto o outro podem ter despertado. A falta de uma companheira à Elwë realmente, me é suspeita, e não sei como explica-la.

Você pode dar uma conferida nos Anais de Aman, Parte 2, a partir do parágrafo 41 como texto auxiliar e estas dúvidas
 
A Obra de Tolkien é rica em detalhes e cheia de curiosidades que nem todos têm acesso, seja pelos livros não terem edição em português, seja pela dificuldade em ler em inglês ou para importar os livros.
Assim, Lastannë (da comunidade do orkut de O Senhor dos Anéis) este projeto que traz informações sobre os livros do legendarium, outros livros e da vida de Tolkien de forma divertida e leve, para aumentar o conhecimento sobre as obras e seu autor.

Gente, ando impressionado com o quanto há para saber, ainda sobre a obra de Tolkien... E Valinor é o parceiro ideal, aqui pelas nossas bandas latino-americanas...
Parabéns a toda a equipe.
 
Olá! Não sei se este é o tópico correto para fazer esta pergunta (se não for, me desculpem!): Quais eram os instrumentos musicais usados da Terra Média (dos elfos, homens, anãos e etc)?
 
Lendo o livro "as aventuras de Tom Bombadil" logo no prefacio me deparei com a expressão "A Ruina do Senhor dos Anéis", achei engraçado pois ainda não terminei a saga principal e encontrei um baita spoiler do ultimo livro nesta referencia a trilogia. QUeria falar não, mas encontrei outro spoiler vendo o titulo dos tópicos aqui: "a morte de Saruman", acho que vou ficar longe de voces até terminar a trilogia.
 
Lendo o livro "as aventuras de Tom Bombadil" logo no prefacio me deparei com a expressão "A Ruina do Senhor dos Anéis", achei engraçado pois ainda não terminei a saga principal e encontrei um baita spoiler do ultimo livro nesta referencia a trilogia. QUeria falar não, mas encontrei outro spoiler vendo o titulo dos tópicos aqui: "a morte de Saruman", acho que vou ficar longe de voces até terminar a trilogia.
Hahaha é uma boa decisão! Você decididamente não verá preocupações com spoilers num fórum sobre a própria obra.
 
Lendo o livro "as aventuras de Tom Bombadil" logo no prefacio me deparei com a expressão "A Ruina do Senhor dos Anéis", achei engraçado pois ainda não terminei a saga principal e encontrei um baita spoiler do ultimo livro nesta referencia a trilogia. QUeria falar não, mas encontrei outro spoiler vendo o titulo dos tópicos aqui: "a morte de Saruman", acho que vou ficar longe de voces até terminar a trilogia.

Termine o Senhor dos Anéis e O Hobbit, antes de se aventurar em outras obras (a não ser que você não ligue pra spoilers)

Mas hoje em dia é difícil achar alguém que não leu o SdA, não viu os filmes e está lendo alguma outra coisa do Tolkien. Acho que foi a primeira vez.
 
Talvez ele só tenha visto os filmes na versão do cinema, não as estendidas. Na do cinema a morte do Saruman não aparece no filme, o personagem simplesmente some da trama.
 
Lendo o livro "as aventuras de Tom Bombadil" logo no prefacio me deparei com a expressão "A Ruina do Senhor dos Anéis", achei engraçado pois ainda não terminei a saga principal e encontrei um baita spoiler do ultimo livro nesta referencia a trilogia. QUeria falar não, mas encontrei outro spoiler vendo o titulo dos tópicos aqui: "a morte de Saruman", acho que vou ficar longe de voces até terminar a trilogia.

Eu nunca encarei esse fórum como uma fonte de espoileres, pois simplesmente não ligo pra isso e sim como uma ferramenta de consulta que ajuda na melhor compreensão das obras, mas cada um sabe o que faz.
 
Lendo o livro "as aventuras de Tom Bombadil" logo no prefacio me deparei com a expressão "A Ruina do Senhor dos Anéis", achei engraçado pois ainda não terminei a saga principal e encontrei um baita spoiler do ultimo livro nesta referencia a trilogia. QUeria falar não, mas encontrei outro spoiler vendo o titulo dos tópicos aqui: "a morte de Saruman", acho que vou ficar longe de voces até terminar a trilogia.

Entendo que o Tolkien não tinha problemas com spoilers e esperava que os leitores também não tivessem (embora ele tenha criticado levemente o título "O Retorno do Rei", quando resolveram publicar os livros em três volumes, mas não o bastante pra convencer a Allen Unwin a mudar). O próprio prólogo solta algumas informações como
Faramir, Elrond, "os filhos de Elrond" (não cita os nomes dá pra sacar que são todos), Arwen, Aragorn, Galadriel, Bilbo, Merry, Pippin e Sam sobrevivem. E talvez mais alguns, tenho que reler com atenção.

Mas hoje em dia é difícil achar alguém que não leu o SdA, não viu os filmes e está lendo alguma outra coisa do Tolkien. Acho que foi a primeira vez.

Entrando nesse assunto, eu já começo a ver algo muito legal. Com o primeiro filme já beirando os 19 anos, vai ser cada vez mais comum de alguém ter contato com os livros primeiro e partir pro melhor dos dois mundos: poder curtir os livros imaginando tudo ao seu próprio modo e depois adorar os filmes do SdA (e se decepcionar com os do Hobbit ... sorry, ainda não consegui perdoar o PJ por isso).
 
Eu gostaria de ter tido contato bem antes, se a versão animada de O Senhor dos Anéis, feita no final dos anos 70 tivesse passado na TV aberta brasileira no menor tempo possível após seu lançamento, relevando-se o fato que no desenho não foi possível um bom aprofundamento da história.

 
Apesar de muita gente criticar essa versão animada acho inegável que ela foi a porta de entrada pra vários fãs conhecerem o universo de Tolkien naquela época. Quando a série da Amazon for lançada é inevitável que mais pessoas se interessem pelos livros, sem falar no papel exercido pelas outras mídias para divulgar a obra. Por exemplo, já vi gente que teve o primeiro contato com o universo tolkieniano através de um jogo de videogame, aí a pessoa viu os filmes e depois leu os livros.
 
Os jogos até são uma forma bem interessante pra um primeiro contato. Até nisso, antes da trilogia do Peter Jackson eles eram escassos e muito pouco divulgados.
 
Os jogos até são uma forma bem interessante pra um primeiro contato. Até nisso, antes da trilogia do Peter Jackson eles eram escassos e muito pouco divulgados.
Falando em jogos tolkienianos pouco divulgados tinha um RPG do Super Nintendo de A Sociedade do Anel chamado J. R. R. Tolkien's The Lord of the Rings: Volume 1, mas as continuações nunca foram feitas pois o jogo na época não vendeu bem. Não cheguei a jogar, e até recentemente eu nem sabia da existência desse jogo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo