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Calib
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Contextualizando:
13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
[...]
Mateus 5:1-14
Sermão de Santo Antonio (Padre António Vieira)
Vos estis sal terrae. S. Mateus, V, 13.
I
Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a não querem receber. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal!
Suposto, pois, que ou o sal não salgue ou a terra se não deixe salgar; que se há-de fazer a este sal e que se há-de fazer a esta terra? O que se há-de fazer ao sal que não salga, Cristo o disse logo: Quod si sal evanuerit, in quo salietur? Ad nihilum valet ultra, nisi ut mittatur foras et conculcetur ab hominibus. «Se o sal perder a substância e a virtude, e o pregador faltar à doutrina e ao exemplo, o que se lhe há-de fazer, é lançá-lo fora como inútil para que seja pisado de todos.» Quem se atrevera a dizer tal cousa, se o mesmo Cristo a não pronunciara? Assim como não há quem seja mais digno de reverência e de ser posto sobre a cabeça que o pregador que ensina e faz o que deve, assim é merecedor de todo o desprezo e de ser metido debaixo dos pés, o que com a palavra ou com a vida prega o contrário.
Fonte: aqui
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Minha dúvida:
Por que Jesus diz aos pregadores que eles são o sal da terra, como se isso fosse coisa boa? No versículo 14, ao dizer "Vós sois a luz do mundo", fica claro, por paralelismo, que o anterior tinha esse mesmo sentido positivo.
O sal de fato é ou era usado para preservar alimentos, mas é sabido (e acho que era naquele tempo também) que o sal, para a terra, faz mal, e não bem; que ele prejudica o solo e mesmo o esteriliza. Devemos entender que "terra" aí está significando o mesmo que "mundo", e não apenas o solo?
No entanto, no sermão de Vieira os usos de "terra" nos remetem ora à nação brasileira, ora ao solo mesmo. E este último sentido fica reforçado pela oposição que adiante ele faz com o mar: "Deixa as praças, vai-se às praias; deixa a terra, vai-se ao mar".
Então, se acaso o sentido fosse mesmo o de mundo e não o de solo, teria sido apenas uma coincidência bastante infeliz?... Ou eu estou viajando demais?
Reporto-me aqui sobretudo ao @Bruce Torres e ao @Paganus que poderiam elucidar a interpretação desse passo. Mas fica aí aberto para todos os miguxos do fórum.
1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
[...]
Mateus 5:1-14
Sermão de Santo Antonio (Padre António Vieira)
Vos estis sal terrae. S. Mateus, V, 13.
I
Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a não querem receber. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal!
Suposto, pois, que ou o sal não salgue ou a terra se não deixe salgar; que se há-de fazer a este sal e que se há-de fazer a esta terra? O que se há-de fazer ao sal que não salga, Cristo o disse logo: Quod si sal evanuerit, in quo salietur? Ad nihilum valet ultra, nisi ut mittatur foras et conculcetur ab hominibus. «Se o sal perder a substância e a virtude, e o pregador faltar à doutrina e ao exemplo, o que se lhe há-de fazer, é lançá-lo fora como inútil para que seja pisado de todos.» Quem se atrevera a dizer tal cousa, se o mesmo Cristo a não pronunciara? Assim como não há quem seja mais digno de reverência e de ser posto sobre a cabeça que o pregador que ensina e faz o que deve, assim é merecedor de todo o desprezo e de ser metido debaixo dos pés, o que com a palavra ou com a vida prega o contrário.
Fonte: aqui
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Minha dúvida:
Por que Jesus diz aos pregadores que eles são o sal da terra, como se isso fosse coisa boa? No versículo 14, ao dizer "Vós sois a luz do mundo", fica claro, por paralelismo, que o anterior tinha esse mesmo sentido positivo.
O sal de fato é ou era usado para preservar alimentos, mas é sabido (e acho que era naquele tempo também) que o sal, para a terra, faz mal, e não bem; que ele prejudica o solo e mesmo o esteriliza. Devemos entender que "terra" aí está significando o mesmo que "mundo", e não apenas o solo?
No entanto, no sermão de Vieira os usos de "terra" nos remetem ora à nação brasileira, ora ao solo mesmo. E este último sentido fica reforçado pela oposição que adiante ele faz com o mar: "Deixa as praças, vai-se às praias; deixa a terra, vai-se ao mar".
Então, se acaso o sentido fosse mesmo o de mundo e não o de solo, teria sido apenas uma coincidência bastante infeliz?... Ou eu estou viajando demais?
Reporto-me aqui sobretudo ao @Bruce Torres e ao @Paganus que poderiam elucidar a interpretação desse passo. Mas fica aí aberto para todos os miguxos do fórum.