1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"Vós sois o sal da terra" (Mateus, 5:13)

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Calib, 25 Set 2014.

  1. Calib

    Calib Visitante

    Contextualizando:
    1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
    2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
    3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
    4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
    5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
    6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
    7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
    8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
    9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
    10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
    11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
    12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
    13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
    14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
    [...]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)




    Sermão de Santo Antonio
    (Padre António Vieira)

    Vos estis sal terrae. S. Mateus, V, 13.

    I

    Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a não querem receber. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal!

    Suposto, pois, que ou o sal não salgue ou a terra se não deixe salgar; que se há-de fazer a este sal e que se há-de fazer a esta terra? O que se há-de fazer ao sal que não salga, Cristo o disse logo: Quod si sal evanuerit, in quo salietur? Ad nihilum valet ultra, nisi ut mittatur foras et conculcetur ab hominibus. «Se o sal perder a substância e a virtude, e o pregador faltar à doutrina e ao exemplo, o que se lhe há-de fazer, é lançá-lo fora como inútil para que seja pisado de todos.» Quem se atrevera a dizer tal cousa, se o mesmo Cristo a não pronunciara? Assim como não há quem seja mais digno de reverência e de ser posto sobre a cabeça que o pregador que ensina e faz o que deve, assim é merecedor de todo o desprezo e de ser metido debaixo dos pés, o que com a palavra ou com a vida prega o contrário.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    -------------------------------------------

    Minha dúvida:

    Por que Jesus diz aos pregadores que eles são o sal da terra, como se isso fosse coisa boa? No versículo 14, ao dizer "Vós sois a luz do mundo", fica claro, por paralelismo, que o anterior tinha esse mesmo sentido positivo.
    O sal de fato é ou era usado para preservar alimentos, mas é sabido (e acho que era naquele tempo também) que o sal, para a terra, faz mal, e não bem; que ele prejudica o solo e mesmo o esteriliza. Devemos entender que "terra" aí está significando o mesmo que "mundo", e não apenas o solo?
    No entanto, no sermão de Vieira os usos de "terra" nos remetem ora à nação brasileira, ora ao solo mesmo. E este último sentido fica reforçado pela oposição que adiante ele faz com o mar: "Deixa as praças, vai-se às praias; deixa a terra, vai-se ao mar".

    Então, se acaso o sentido fosse mesmo o de mundo e não o de solo, teria sido apenas uma coincidência bastante infeliz?... Ou eu estou viajando demais? :rofl:
    Reporto-me aqui sobretudo ao @Bruce Torres e ao @Paganus que poderiam elucidar a interpretação desse passo. Mas fica aí aberto para todos os miguxos do fórum.
     
  2. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    E o que você tá fazendo lendo a Bíblia quando deveria estar lendo Sade?

    E respondendo ao tópico. Sim, os antigos já faziam isso de salgar a terra pra matar qualquer chance do inimigo obter alimentos naquele lugar. A resposta acho que é: Mateus era um homem pobre da Idade da Pedra. Não era um estudioso nem sabia do que tava falando.
     
    • LOL LOL x 4
  3. Calib

    Calib Visitante

    Eu estava na verdade relendo o sermão do Vieira, e não a Bíblia. Essa só depois do TCC. :P
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    Olha @Calib , o termo em grego pra terra é "γῆς" e ele é usado na maioria das vezes em contraponto ou conjunto com céu, "οὐρανῷ". Talvez ele visse isso em polos antagônicos mesmo, como se a matéria fosse má e, de fato, aos seus discípulos caberia a necessidade de purgar o que fosse corrupto, de impedir que isso viesse à tona.

    Agora, concordo com o Morfs: Jesus pode muito bem não saber do que estava falando. Mas acho que o discurso, como eu o interpretei, está alinhado com a visão comum contemporânea de Jesus como um profeta apocalipticista - o mal não deverá triunfar pois o machado está à raiz.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Bem, essa é a interpretação que aprendi:

    Ocorre que na bíblia Jesus fala por parábolas e o livro alerta disso no Novo Testamento em uma das partes mais enigmáticas (acho que Hebreus), onde se comenta que é preciso ensinar dando "leite" para as pessoas porque não estão prontas para receberem o verdadeiro alimento "sólido" (dando a entender que as pessoas são infantis e se recusaram a escutar a mensagem original verdadeira como deviam e até a bíblia foi afetada no processo porque traz apenas as parábolas uma vez que os escritores estão incluídos entre os "infantis"). Por isso muitas das imagens e histórias são simbólicas (no tempo e espaço daquela época) e isso vale para o papel figurado do sal durante os ensinamentos buscando se aproximar rudemente do contexto cultural da época.

    Em outras palavras, o texto fala de pessoas em que a palavra sal pode ser substituída por outro termo como "portadores da palavra/missionário/evangelizador e salgar seria trocada por evangelizar/converter. O mesmo ocorre se substituir sal pela palavra luz em que a luz na verdade seja uma pessoa enviada pela igreja e não a luz de verdade como luz do sol.

    Então não é que as pessoas devam se transformar literalmente em grãos de sal (ou sequer imitar a natureza inanimada de um objeto). Mas elas devem ter uma natureza marcante pelo bom exemplo de Jesus Cristo e não terem medo de exibir o brilho legítimo que a vida correta traz.

    O sal precisa estar puro para consumo e ser aplicado na medida correta (como tudo na vida). Por exemplo, sal misturado com areia não é útil (assim como qualquer material misturado aleatoriamente). O sal também é símbolo de personalidade, como o doce, o amargo e o azedo e a bíblia menciona os sabores amargo e doce durante a ingestão do livro celeste (doce na boca, amargo no ventre). A pessoa que não é "sal" nunca tem ânimo para ser qualquer coisa com nitidez, nem feliz, nem triste, nem lá nem cá, nem quente nem frio, apenas morno (que a bíblia abomina e vomita) e por isso o sujeito nunca muda para melhor. Por sinal o sal já foi usado como pagamento (de grande valor como dinheiro e sua produção era um monopólio).
     
    Última edição: 26 Set 2014
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1
  6. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Eu sempre entendi que era o sal retirado da terra. Eu não sei qual era o processo usado para produzir sal na época, mas ele também pode ser obtido em minas, e não só através da evaporação da água do mar.
     
  7. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    O sal "da" terra, não "na" terra. :lol:

    @Calib , no AT o sal também é citado como um elo de ligação entre Deus e o Povo:

    Considerando que a pregação de Cristo visa reforçar - em algumas leituras - e ampliar - em outras leituras - a dimensão da Aliança com Javé, novamente é como se ele manifestasse a necessidade de um alinhamento com Deus, o que leva à doutrina da Salvação. Deixar de ter "sabor" colocaria o indivíduo para fora dessa Aliança, uma recriminação resgatada posteriormente pelo autor de Apocalipse na carta à igreja de Laodiceia:

     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Calib

    Calib Visitante

    Devo concluir que nesse caso foi uma metáfora infeliz pela coincidência na tradução para o latim? Seria como dizer "Vós sois a luz para os fotofóbicos..." :lol:


    @Éomer , todo o sal vem do mar; o que se encontra em minas ou "na terra" é onde houve mar um dia e não há mais.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  9. Atyarwen

    Atyarwen A Hobbit-size Elf Usuário Premium

    "Por que Jesus comparou seus seguidores ao sal e à luz?

    Jesus deu a entender que seus seguidores são como sal, não só para um pequeno grupo, mas para toda a humanidade. São como uma luz, não para um número limitado de pessoas, mas para todos os que querem enxergar com clareza. Com essa linguagem figurada, Jesus deixou claro que não desejava que seus seguidores se isolassem da sociedade. Por quê?

    Pense no seguinte: O sal só pode conservar o alimento se estiver misturado a ele. Uma lâmpada só pode iluminar uma sala se estiver dentro dela. De fato, Jesus nunca ordenou a seus discípulos que se mudassem para uma parte isolada da Terra para estabelecer comunidades religiosas. Nem os incentivou a viver separados, atrás das paredes de instituições religiosas. Assim como o sal precisa estar em contato com o alimento para conservá-lo e a luz precisa estar no ambiente para iluminá-lo, os cristãos precisam estar envolvidos em sua comunidade para ser uma influência positiva na vida das pessoas.'

    QUADRO MENTAL: “Vós sois o sal da terra.” (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    )

    ASSUNTO: Vós (os discípulos de Jesus)

    IMAGEM: O sal

    PONTO DE SIMILARIDADE NESSE CONTEXTO: A capacidade de preservar

    LIÇÃO: Os discípulos tinham uma mensagem que podia preservar a vida de muitas pessoas



    fonte aqui:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  10. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    Considerando que a retórica do Vieira alcançava os rincões nacionalistas, ele encontrou uma bela forma de demonstrar seu ponto nessa passagem.

    Algo que pode te ajudar, @Calib :
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 26 Set 2014
    • Gostei! Gostei! x 1
  11. Calib

    Calib Visitante

    Fiquei zonzo de tentar ler com essa fonte e esse kerning... :o

    Mas vou tentar com mais calma outra hora. :P
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  12. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Ah vá, tu entendeu né?

    Outra coisa que lembrei é do valor que era atribuído ao sal na antiguidade, a ponto do "salário"dos soldados ser pago com ele
     
  13. Omykron

    Omykron far above

    só passei para dizer que aquele que busca razão, bom senso e coerência em texto religioso, está fadado a loucura.
    Olhem o paganus e #reflitão





























    #flammer
     
    • LOL LOL x 5

Compartilhar