• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cientistas conseguem transferir dados a uma velocidade de 339 Gbps

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=3]Valor corresponde a 1 milhão de filmes completos sendo enviados em apenas um dia.[/h]

7828092222692945.jpg

(Fonte da imagem: Reprodução/Diário Del Web)​

Uma equipe de físicos liderados pelos cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia conseguiu chegar a um marco impressionante na transferência de dados: 339 gigabits por segundo (Gbps), o que é equivalente a transmitir quatro milhões de gigabytes ou um milhão de filmes completos por dia.

A conquista é bastante impressionante por si só, mas não parou por aí. Os físicos trabalharam com cientistas da computação e engenheiros de rede para estabelecer um novo recorde de transferência a partir de um único link. Eles conseguiram enviar dados a uma velocidade de 187 Gbps entre Victoria, no Canadá, e Salt Lake City, nos Estados Unidos.

Atingir velocidades de transferência de dados além de cômodo para usuários comuns é também primordial para cientistas. Um exemplo é o Grande Colisor de Hádrons (LHC, do inglês Large Hadron Collider), que utilizou uma rede global de computadores para transferir 100 petabytes (100 milhões de gigabytes).

[h=2]Cada vez mais[/h]

Além de atingir uma velocidade incrivelmente alta, a equipe também criou uma estrutura nova de rede entre as cidades de Pasadena e Salt Lake City (ambas cidades dos EUA) para mostrar novos métodos de estabelecer conexões intercontinentais e conexões diretas entre memórias de computador. Afinal, obter velocidades enormes de transferência de dados é uma grande conquista, mas as redes para fazer essas conexões também precisam evoluir.

Com as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas, a equipe acredita que, no ano que vem, eles poderão chegar a uma velocidade de um terabit por segundo (mil Gpbs), utilizando redes de longo alcance.

Fonte
 
Incrível o resultado dos caras. Pra pesquisas gigantes, como o LHC, na qual toneladas de dados são gerados, velocidade e capacidade de transmissão de dados são essenciais. E esperemos que com a melhora nos equipamentos de ponta, a transmissão de dados dos usuários comuns acompanhe o desenvolvimento e melhore também.
 
Ah. Devo ter passado o olho e entendido coisa errada. Ou não entendi nada mesmo.
Para mim, ao se falar em jogo, traduzo FPS logo por "first-person shooter".
Mas, falando em filme, é "frame per second".
 
"ou um milhão de filmes completos por dia"...
Lógico, porque um filme completo é uma unidade de medida muito exata.

Muito provavelmente eles estejam considerando uma média de 4GB por filme que é pouco abaixo que a medida máxima de um DVD padrão (4,7GB). Aí fazendo as contas fica de acordo com que tá públicado no texto dessa matéria.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo